13. MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
Antes da expedição as bombas são cuidadosamente embaladas numa caixa de cartão. Durante o transporte e armazenamento
do aparelho, prestar atenção ao sentido indicado na caixa.
Quando for recebida, verificar se a embalagem não está danificada e armazenar a bomba em local seco.
A movimentação pode ser realizada por uma pessoa.
! Os componentes da máquina podem suportar temperaturas, durante a armazenagem, de -20 a + 50 °C (-4°F + 122°F); é
contudo necessário, para evitar danos, que o arranque ocorra quando a máquina tiver atingido uma temperatura de, pelo
menos + 5°C (+41°F).
14. PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
É necessário ler com cuidado as advertências e os riscos que implica a utilização de uma bomba para lubrificantes. O operador
deve conhecer o funcionamento e deve entender com clareza quais são os perigos através do manual de utilização.
15. CONTRAINDICAÇÕES DE UTILIZAÇÃO
A verificação da conformidade com os requisitos essenciais de segurança e com as disposições previstas na diretiva máquinas
foram realizadas através da compilação de listas de controlo já preparadas e incluídas no processo técnico.
As listas utilizadas são de três tipos:
• lista dos perigos (retirada da EN 414 por referência à EN 292)
• aplicação dos requisitos essenciais de segurança (Dir. Maquinas - al. 1, parte 1);
• prescrições de segurança elétrica (EN 60204-1).
A seguir mencionam-se os perigos não completamente eliminados, mas considerados aceitáveis:
Durante a manutenção é possível que possam ocorrer salpicos de óleo a baixa pressão (esta operação deve ser efetuada
utilizando EPI adequados).
Contacto com o lubrificante -> ver requisitos para a utilização de EPI adequados.
A proteção contra os contactos diretos e indiretos deve ser fornecida pelo utilizador.
Na lógica de funcionamento da bomba, esta deve funcionar sempre, sendo por isso necessário prestar atenção à ligação
elétrica pois, em caso de falta de corrente, a máquina do cliente é reiniciado com um reset, enquanto a bomba de lubrificação
pode arrancar automaticamente.
Durante a desmontagem do motor pneumático subsiste o perigo da mola pré-carregada; prestar a máxima atenção.
Utilização de um lubrificante não adequado -> estão indicadas no manual as caraterísticas do fluido (em caso de dúvida
contactar o Gabinete Técnico da Dropsa Spa)