Shimano RD-M810 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
3. Comprimento da corrente em bicicletas com suspensão
traseira
O comprimento "A" variará dependendo do movimento da
suspensão traseira. Devido a este fato, se o comprimento da
corrente for curto demais o sistema de tração poderá ficar sujeito
a uma carga excessiva. Para ajustar o comprimento da corrente
aplique dois elos à corrente quando a suspensão traseira estiver
numa posição em que a dimensão "A" é a maior possível e a
corrente estiver engatada no pinhão maior e roda dentada maior.
Se o deslocamento da suspensão traseira for grande, a folga na
corrente poderá não ser compensada corretamente quando a
corrente estiver engatada na roda dentada menor e pinhão
menor.
4. Comprimento do conduíte
(1) Soltar o parafuso de ajuste de tensão B até que esteja na
posição exibida na ilustração.
(2) Verifique se há folga suficiente no conduíte. Depois, alinhe o
conduíte com a extremidade inferior da
alça da carcaça externa do conduíte no
descarrilhador traseiro e corte qualquer
excesso de comprimento do conduíte.
Adicione 2 elos (com a corrente engatada tanto
no pinhão maior quanto na roda dentada maior)
Pinhão
maior
Corrente
Roda dentada
maior
5. Como utilizar o parafuso B de ajuste da tensão
Monte a corrente na coroa dianteira menor e na coroa traseira
maior e gire o braço da manivela para trocar marchas. Depois,
gire o parafuso de ajuste da tensão B para ajustar, de modo que
a polia-guia não interfira na
coroa, mas não tão perto
que toque a corrente. Em
seguida, mude a corrente
para o menor pinhão e
repeta o processo acima
descrito para ter certeza de
que a polia não encosta no
pinhão.
<Verifique a distância entre a coroa maior e a polia-guia>
Coloque o descarrilhador traseiro na posição de marcha mais
baixa, interrompa o giro da roda e verifique se a distância da
extremidade da polia-guia para a extremidade da coroa maior está
dentro dos limites de 5 a 6 mm. Gire o braço da manivela para
trocar marchas e verifique se não é percebida nenhuma
irregularidade. Se o
número de dentes para a
coroa do cassete é
mudado, realize este
ajuste novamente.
Pinhão maior Pinhão menor
Parafuso B de
ajuste da tensão
Nota:
A distância entre o batente e o retentor do conduíte do
descarrilhador traseiro pode mudar quando a suspensão traseira
se move, então, determine o comprimento do conduíte no ponto
onde este comprimento está no seu máximo. Quando mudar as
configurações do modo conversor, particularmente quando
mudar as especificações da bicicleta de montanha para descida
de montanha, a cobertura externa deve ficar menor. Se isso
acontecer, afetará a característica das mudanças de marchas,
então reajuste o comprimento da cobertura externa.
Conduíte
Retentor do conduíte
(2)
(1)
Corte da capa externa
Apãs o corte, arredonde a extremidade
de modo que a parte interior do orifício
fique com um diâmetro uniforme.
Aplique a mesma
tampa de extremidade
externa à ponta da
capa externa que
acaba de ser cortada.
Tampa de extremidade externa
A cobertura selada
com lingüeta e a
proteção de borracha
devem ser instaladas
no encaixe para o
conduite no quadro da
bicicleta.
Protetor de borracha
Protetor de
borracha
Cuidado para não dobrar
Encaixe selado com lingüeta
* Se o descarrilhador traseiro se mover muito, como nas
bicicletas de suspensão traseira, recomenda-se que
substitua a tampa com a tampa
de alumínio suplementar.
A ponta do revestimento que
tem a cobertura de alumínio
deve ester do lado da caixa de
velocidades.
cobertura de alumínio
lado da caixa
de velocidades
6. Ajuste do SIS
Acione a alavanca de mudança de marcha uma vez a fim de
passar a corrente do pinhão menor para o 2º pinhão. Em seguida
acione a alavanca apenas na extensão permitida pela sua folga
de movimento e depois gire o pedivela.
Quando mudar
para o terceiro
Gire o parafuso de regulagem
do cabo no sentido horário,
para esticar o cabo, até que a
corrente retorne ao segundo
pinhão.
Gire o parafuso de regulagem
do cabo no sentido anti-
horário, para afrouxar o cabo,
até que a corrente toque no
terceiro pinhão emitindo um
ruído.
Quando não se
ouvir nenhum
ruído
Regulagem ótima
A regulagem ótima será obtida quando a alavanca
de mudança puder ser acionada exatamente o
suficiente para eliminar a folga e a corrente tocar na
terceira engrenagem, emitindo um ruído.
* Retorne a alavanca à sua posição original (a posição onde a
alavanca estará na regulagem da segunda engrenagem e
tiver sido liberada), girando então o braço de manivela no sentido horário.
Se a corrente estiver tocando na terceira engrenagem e emitir um ruído,
gire ligeiramente no sentido horário o parafuso de regulagem do cabo,
para apertá-lo até que o ruído pare e a corrente funcione suavemente.
Acione a alavanca para mudar de marcha, e depos verifique se
não ocorre qualquer ruído nas posições das outras marchas.
Para el mejor rendimiento del SIS, se recomienda lubricar
periódicamente todas las piezas de la transmisión.
Conecte o cabo ao
desengate traseiro e, depois
de eliminar sua folga inicial,
fixe-o novamente ao
desengate traseiro conforme
ilustrado no desenho.
Puxe
Torque de aperto :
5 - 7 N·m (50 - 70 kgf·cm)
Ranhura
Nota: Certifique-se que o
cabo está firmemente
na ranhura.
Substituindo o descarrilhador traseiro
Nota: Ao remover a polia de tensão para
substituir o descarrilhador traseiro,
primeiro remova o anel E.
Anel E
Polia de tensão
Menos de 30 mm
Nota:
Coloque o cabo interno de modo que se
sobressaia por um comprimento de menos de
30 mm, em média, e verifique se o cabo interno
não interfere com os raios da roda. Interrompa o
giro da roda enquanto realiza esta etapa.
Torque para apertar a polia
esticadora / da guia :
2,45 - 4,9 N·m {25 - 50 kgf·cm}
Parafuso de regulagem
do cabo
Parafuso de regulagem
do cabo
SAINT
SL-M810
SIS-SP41
RD-M810
SS / GS
FH-M810 / FH-M815
9
CS-M770 / CS-HG80 / CS-6500
CN-HG93
SM-SP17 / SM-BT17
Instruções para o serviço técnico SI-5WN0A-002
RD-M810
Desengate traseiro
RD-M810
SS
9
17T / 23T*
11-32T / 11-34T / 11-28T / 11-23T / 12-25T
11T
Único
GS
9
31T / 37T*
11T
14T
Instalação do desengate traseiro
Chave Allen de 5mm
Ciclismo a modalidade descida de montanha e ciclismo a modalidade fora da estrada são
atividades inerentemente perigosas. Há risco de envolvimento em acidentes que podem
causar ferimentos graves e até a morte. Recomenda-se veementemente que o ciclista use
equipamentos de proteção para a cabeça e para o corpo e que faça verificações cuidadosas
em sua bicicleta antes de usá-la. Lembre-se de que você está assumindo riscos ao andar de
bicicleta e que deve levar em consideração, com muito cuidado, a sua experiência e suas
habilidades.
• Se for difícil instalar a roda, instale a alavanca de liberação rápida no lado do rotor.
Fazendo isso, certifique-se de que a alavanca de liberação rápida não interfere no rotor e que não ocorram
queimaduras.
• Utilize um detergente neutro para limpar a corrente. Não use detergentes alcalinos ou ácidos, tais como os
produtos de limpeza de ferrugem, que poderão danificar e/ou inutilizar a corrente.
• Utilize o pino de conexão reforçado somente para conectar correntes do tipo estreita.
Existem dois tipos diferentes de pinos de conexão reforçados. Verifique a tabela abaixo antes de escolher o
pino que pretende utilizar. Se forem aplicados pinos diferentes dos pinos de conexão reforçados, ou se for
utilizado um pino de conexão reforçado ou ferramenta não apropriados para o tipo de corrente em causa,
isto poderá provocar uma insuficiência na resistência da conexão, o que poderá causar a quebra da
corrente e a sua queda.
• Se for necessário ajustar o comprimento da corrente devido a uma
alteração no número de dentes da coroa, execute o corte num lugar
diferente do lugar onde foi feita a conexão com um pino de conexão
reforçado ou um pino terminal. A corrente resultará danificada se for
cortada num lugar onde foi feita a conexão com um pino de conexão
reforçado ou um pino terminal.
• Verifique se a tensão da corrente está correta e se a corrente não está danificada. Se a tensão estiver
muito fraca, ou a corrente danificada, a corrente deverá ser substituída. Se isto não for feito, a corrente
poderá quebrar e provocar lesões graves.
Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças. Peças frouxas,
desgastadas ou danificadas podem causar a queda da bicicleta e ferimentos sérios podem ocorrer como
resultado. Recomendamos somente o uso de peças de reposição originais da Shimano.
Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças. Se os ajustes não
forem realizados corretamente, a corrente pode soltar e isso pode ocasionar sua queda da bicicleta, o que
pode resultar em ferimentos graves.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar seguro para
referência posterior.
Observação:
• Dependendo da forma do quadro, o descarrilhador traseiro pode interferir com o estado do suporte.
• Se as operações de mudança de marcha não estiverem suaves, lave o desengate e lubrifique todas as
partes móveis.
• Se a folga dos elos for tanta que não é possível realizar um ajuste, o desengate deve ser substituído.
• Você deve limpar o desengate periodicamente e lubrificar todas as partes móveis (mecanismo e polias).
• Se não puderem ser feitos ajustes na mudança de marchas, verifique o grau de paralelismo na extremidade
traseira da bicicleta. Também verifique se o cabo está lubrificado e se a cobertura externa está muito
comprida ou muito curta.
• Se você ouvir ruído anormal resultante de uma polia frouxa, a polia deve ser substituída.
• Se a corrente ficar se soltando da coroa durante o uso, substitua a coroa e a corrente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado, pois ele tende a
comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência do cabo.
• Certifique-se sempre de utilizar o conjunto de rolamentos para pinhões que tenha as
mesmas marcas de grupo. Nunca utilize em combinação com um conjunto de
rolamentos para pinhões que tenha uma marca de grupo diferente.
• Utilize um conduite com comprimento suficiente, a fim de compensar o movimento
quando os punhos do guidão são virados completamente para ambos os lados. Além
disso, verifique se a alavanca de mudança não esbarra no quadro da bicicleta quando
os punhos do guidão são virados completamente.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de mudança de marchas (SIS-
SP41). Não utilize graxa DURA-ACE ou outros tipos de graxa, do contrário, poderá
provocar uma deterioração no desempenho de mudança de marchas.
• Antes do uso lubrifique o cabo interno, bem como o interior do alojamento externo, a fim de assegurar que
eles deslizem corretamente.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, utilize o conduite e o suporte inferior especificados.
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita quando a roda dentada
do pedivela estiver em movímento.
• Este produto não tem garantia contra danos resultantes de uso como saltos durante o percurso ou se a
bicicleta cair de grandes alturas, exceto se tal falha for resultante de defeito de material ou de fabricação.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso normal.
• Se tiver questães a respeito dos métodos de instalação, ajuste, manutenção ou operação, por favor
consulte uma loja profissional de bicicletas.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese)
Chave Allen de 2mm
Modo conversor
* é para quando o modo conversor for usado
Sobre o modo conversor
Este desengate é compatível com dois tipos de coroas, as do modo montanha (11-
32T/11-34T) e do modo descida (11-23T/12-25T/11-28T). Se você usar as coroas para
o modo montanha, você irá precisar também usar o modo conversor.
Use a sua mão para verificar se o modo
conversor pode ser pressionado contra a
gancheira.
Nota: Depois de tensionar a corrente,
verifique se o modo conversor pode ser
pressionado com a gancheira.
Removendo o modo conversor
Tipo de Bicicleta
Modo conversor
Combinação da coroa aplicável
Montanha Descida
X
11-32T / 11-34T
11-23T / 12-25T / 11-28T
Torque de aperto :
1 - 1,5 N·m {10 - 15 kgf·cm}
Eixo de suporte apertando o torque :
8 - 10 N·m {80 - 100 kgf·cm}
Modo Montanha Modo Descida
Informações gerais de segurança
g
a
-
18
T
-
S
H
I
M
A
N
O
H
Y
P
E
R
G
L
I
D
E
C
a
g
-
1
5
T
a
g
-
1
3
T
Marcas de grupo
ADVERTÊNCIA
Ferramenta
da corrente
Corrente
Corrente de 9 velocidades
tipo super estreita como a
CN-7701 / CN-HG93
Corrente de 8/7/6 velocidades
tipo estreita como a
CN-HG50 / CN-HG40
Pino de conexão
reforçado
TL-CN32 /TL-CN27
TL-CN32 /TL-CN27
6.5mm
7.1mm
prateado
preto
Pino de conexão reforçado
Pino terminal Pino de ligação
da corrente
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da
seguinte combinação.
Série
Cabo externo
Desengate traseiro
Tipo
Cubo livre
Engrenagens
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
RAPIDFIRE (Alavanca de mudança)
Número do modelo
Tipo
Engrenagens
Capacidade total
Combinação da coroa aplicável
Pinhão menor
Diferença em número de dentes da
engrenagem dianteira
Especificações
Desengate traseiro
1. Regulagem superior
Gire o parafuso da regulagem superior para
ajustar os componentes de forma que a polia de
guia fique abaixo da linha externa do pinhão
menor, observando-se por trás.
2. Regulagem inferior
Gire o parafuso da regulagem inferior de forma
que a polia de guia se desloque para uma
posição diretamente alinhada com o pinhão
maior.
Ajuste
Parafuso de
regulagem superior
Polia de guia
Parafuso da
regulagem inferior
Polia de guia
Pinhão maior
Linha externa do
pinhão menor
SI-5WN0A-001-06
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Shimano RD-M810 Service Instructions

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Service Instructions