Dell OptiPlex GX100 Guia de usuario

Tipo
Guia de usuario
GuiadousuáriodosistemaDell™OptiPlex™GX100
Modelos DCP, DCS e MMP
Notas, Avisos e Cuidados
Emtodoestemanual,podemexistirblocosdetextoimpressosemnegritoouitálico.Estesblocosdetextossãonotas,avisosecuidadosesão
utilizados da seguinte maneira:
AVISO: Indica riscos para o hardware ou de perda de dados e como evitar o problema.
Asinformaçõesnestedocumentoestãosujeitasamudançassemavisoprévio.
©2000-2001 Dell Computer Corporation. Todos os direitos reservados.
Osdesenhosapresentadossãomeramenteilustrativos.ÉterminantementeproibidaareproduçãodequalquernaturezasemaautorizaçãoporescritodaDellComputer
Corporation.
As marcas comerciais utilizadas neste texto: Dell, OptiPlex, OptiFrame, Dell OpenManage, Dimension, Latitude, Inspiron, eDellWare™sãomarcascomerciaisdaDell
Computer Corporation; Microsoft , Windows , MS-DOS , e WindowsNTsãomarcascomerciaisregistradasdaMicrosoftCorporation;Inteléumamarcacomercialregistrada
e CeleronéumamarcacomercialdaIntelCorporation;3Coméumamarcacomercialregistradada3ComCorporation;IBM e OS/2sãomarcascomerciaisregistradasda
International Business Machines Corporation; Novell e NetWare® sãomarcascomerciaisregistradasdaNovell,Inc.ComoparceiradaENERGYSTAR,aDellComputer
CorporationdeterminouqueseusprodutosseguemasdiretrizesdaENERGYSTARparaeficiênciadeenergia.
Outrasmarcasenomescomerciaispodemserutilizadosnestedocumentoparafazerreferênciaàsentidadesproprietáriasdasmarcasenomeseaosseusprodutos.ADell
ComputerCorporationrenunciaqualquerinteresseproprietárioemmarcasenomescomerciaisquenãosejamdesuapropriedade.
Versãoinicial:18Maio1999
Últimarevisão:17Janeiro2001
Introdução
Configuraçãoeoperação
Programadeconfiguraçãodosistema
Instalaçãodeatualizações
Soluçãodeproblemas
Especificaçõestécnicas
NOTA:vocêpodeobteraúltimaversãodestedocumentonositedesuportedaDellnoendereçohttp://support.dell.com (emInglês).
NOTA:indicainformaçõesimportantesquevãoajudarvocêautilizarmelhoroseucomputador.
CUIDADO:indicaapossibilidadedeumasituaçãoperigosaque,senãoevitada,poderesultaremdanoslevesoumoderados.
VoltarparaapáginaConteúdo
Verificaçõesbásicas:GuiadousuáriodosistemaDell™OptiPlex™GX100
Visãogeral
SeoseusistemadecomputadorDellnãoestiveroperandoconformesuasexpectativas,esevocênãoestiverseguroquantoaoquefazer,inicie
oprocessodesoluçãodeproblemasconformeosprocedimentosdestaseção.Estaseçãoiráorientá-loquantoaospassosbásicospara
resolverproblemasfundamentaisdocomputador.Tambémirádirecioná-loparainformaçõesadicionaismaisdetalhadassobreasoluçãode
problemas e procedimentos para resolver problemas mais complexos.
Backup de arquivos
Seoseucomputadorestiverfuncionandoirregularmente,criecópiasdebackupdosseusarquivosimediatamente.Seoseucomputadortiver
umaunidadedefitainstalada,consulteadocumentaçãoqueveiocomosoftwaredecópiasbackupdefitasparainstruçõessobrecomo
executá-lo.Casocontrário,consulteadocumentaçãodoseusistemaoperacionalparaobterinformaçõessobreacriaçãodecópiasbackupde
arquivos de dados.
Verificaçõesbásicas
Consulteasseguintesseçõesnaordemindicadaatéqueoproblemasejaresolvido:
l Caso seu computador seja molhado ou danificado, consulte "Soluçãodeproblemasdeumcomputadormolhado" ou "Soluçãode
problemas de um computador danificado".
l Execute as etapas em "Verificaçãodeconexõeseinterruptores".
l Execute as etapas em "Observar e ouvir".
l Casoosistemanãotenhacompletadoarotinadeinicialização,consulte"Obtençãodeajuda".
l Casoosistemaexibaumamensagemouemitaumcódigodebeep,consulte"Mensagensecódigos".
l VerifiqueasdefiniçõesnoProgramadeConfiguraçãodoSistema.
l Execute o ProgramadeDiagnósticodaDell.
Verificaçãodeconexõeseinterruptores
Interruptoresecontrolesmalconfiguradosecabosperdidosouinadequadamenteconectadossãoamaiorfontedeproblemasparao
computador,monitor,ououtrosperiféricos(comoimpressora,teclado,mouse,ououtroequipamentoexterno).
Completeasseguintesetapasnaordemindicadaparaverificartodasasconexõeseinterruptores:
1. Desligueosistema,incluindoquaisquerperiféricosanexados(comomonitor,teclado,impressora,unidadesexternas,scannersou
plotters).
Desconecte todos os cabos de CA de suas tomadas.
2. Casoseucomputadorestejaconectadoemumfiltrodelinha,desligueofiltroe,emseguida,voltealigá-lo.Seoproblemanãofor
resolvido,experimenteumaoutratomadadotiporéguaouconecteocomputadordiretamenteemumatomadaelétricaparaconferirsea
primeiratomadadotiporéguaestáounãocomdefeito.
Visãogeral
Verificaçãodeconexõeseinterruptores
Backup de arquivos
Observar e ouvir
Verificaçõesbásicas
ProgramadeConfiguraçãodoSistema
NOTA:arotinadeinicializaçãoéatentativadosistemaoperacionaldecarregarosarquivosnamemóriaapartirdosetorde
inicialização,naunidadedediscorígidoouemoutrodispositivoiniciável.
3. Conecte o sistema em uma tomada diferente.
Seaofazerissooproblemaforresolvido,aprimeiratomadaestácomdefeito.
4. Conecte o sistema novamente na tomada. Assegure-sedequetodasasconexõesestãofirmementeencaixadaseligueocomputador.
5. Casooproblematenhasidoresolvido,vocêterácorrigidoumaconexãodefeituosa.
6. Casoomonitornãoestejaoperandoadequadamente,consulte"Soluçãodeproblemasdomonitor".
7. Casootecladonãoestejaoperandoadequadamente,consulte"Soluçãodeproblemasdoteclado".
8. Casoomouseouaimpressoranãoestejamoperandoadequadamente,consulte"SoluçãodeproblemasdasportasdeE/S".OU,então,
consulte "Observar e ouvir".
Observar e ouvir
Observareescutaroseucomputadoréimportanteparadeterminarafontedoproblema.ObserveeescuteasindicaçõesdescritasnaTabela 1.
Se,apósobservareouvirocomputador,vocênãotiverresolvidooproblema,prossigacomasrecomendaçõesdo"ProgramadeConfiguração
do Sistema".
Tabela1.Indicaçõesparaarotinadeinicialização
Observar e ouvir
especificamente:
Ação
Mensagem de erro
Consulte "Mensagensecódigos".
Indicadordeforçadomonitor
Amaioriadosmonitorestemumindicadordeforça(normalmentenopainelfrontal).Seoindicadordeforça
domonitornãoseacender,consulte"Soluçãodeproblemasdomonitor".
Indicadoresdeforçaeda
unidadedediscorígido
Use os indicadoresdeforçaedaunidadedediscorígidoparaajudá-lo a identificar um problema no sistema
quandovocêpressionarobotãodeLiga/Desligaparaligarocomputadoreosistemanãoinicializar.
Indicadordeforça
UtilizeobotãoLiga/Desligaparaajudá-loaidentificarumproblemanosistema,nocasodepressioná-lo para
ligarocomputadoreosistemanãoseinicializar:
l UmindicadordeforçaamarelointermitenteantesdoPOST(power-on self-test) indica que a fonte de
alimentaçãopodeestarcomdefeito.Emcasosraros,aplacadosistemapodeestardefeituosa.
Consulte "Obtençãodeajuda"parainstruçõessobrecomoobterassistênciatécnicadaDell.
l Um indicador amarelo fixo antes do POST indica que um dispositivo na placa do sistema pode estar
comdefeitoouinstaladoincorretamente.Verifiqueseomicroprocessadorestácorretamenteinstalado,
removatodasasplacasdeexpansãoe,emseguida,reinicializeosistema.Seosistemanãose
reinicializar, consulte "Obtençãodeajuda"parainstruçõessobrecomoobterassistênciatécnicada
Dell.
l UmindicadordeforçaverdefixoeumcódigodebeepduranteoPOSTindicamqueummóduloDIMM
(In-lineMemoryModule[módulodememóriaduploemlinha])podeestardefeituosoou
inadequadamente instalado. RemovatodososmódulosDIMM, instale somente um DIMMeentão
reinicializeosistema.RepitaesseprocedimentoatéidentificaroDIMMdefeituosoouinstaladode
forma inadequada.
l UmindicadordeforçaverdefixoenenhumcódigodebeepouvídeoduranteoPOSTindicamqueo
monitorouocontroladordevídeointegradopodemestardefeituosos.Consulte"Soluçãodeproblemas
do monitor".ConsulteSoluçãodeproblemasdomonitor".Seomonitorestiveroperando
adequadamente e conectado de forma correta, consulte "Obtençãodeajuda"parainstruçõessobre
comoobterassistênciatécnicadaDell.
l UmindicadordeforçaverdefixocomnenhumcódigodebeepcomvídeoduranteoPOSTindicaque
um dispositivo integrado da placa de sistema pode estar defeituoso. Consulte "Obtençãodeajuda"
parainstruçõessobrecomoobterassistênciatécnicadaDell.
Indicadores do teclado
A maioria dos teclados tem um ou mais indicadores (normalmente no canto superior direito). Pressione as
teclas <Num Lock> <Caps Lock> e <Scroll Lock> para ligar e desligar os indicadores do teclado. Caso os
indicadoresdotecladonãoseacendam,consute"Soluçãodeproblemasdoteclado".
Oindicadordeacessoà
unidade de disquete
Oindicadordeacessoàunidadededisquetedeverápiscarrapidamentequandovocêacessardadosnessa
unidade. Em um sistema que esteja trabalhando com um sistema operacional Microsoft®Windows®, você
podetestaraunidadeabrindooWindowsExplorereclicandonoíconedaunidadeA.Seoindicadorde
acessoàunidadededisquetenãoacender,consulte"Soluçãodeproblemasdasunidades".
Oindicadordeacessoà
unidadedediscorígido.
Oindicadordeacessodaunidadedediscorígidodeverápiscarrapidamentequandovocêacessardados
nessaunidade.EmumsistemaqueestejatrabalhandocomumsistemaoperacionalWindows,vocêpode
testaraunidadeabrindooWindowsExplorereclicandonoíconedaunidadeC.Seoindicadordeacessoà
ProgramadeConfiguraçãodoSistema
VocêpodecorrigirfacilmentecertosproblemasdosistemaverificandoasdefiniçõescorretasnoProgramadeConfiguraçãodoSistema. Ao
inicializarocomputador,esteverificaasinformaçõesdoProgramadeConfiguraçãodoSistemaeascomparacomasatuaisconfiguraçõesde
hardware.Seaconfiguraçãodehardwaredocomputadornãoforsemelhanteàsinformaçõesregistradasnaconfiguraçãodosistema,um
mensagemdeerroapareceránatela.
EsteproblemapodeacontecersevocêalterouaconfiguraçãodehardwaredocomputadoreesqueceudeexecutaroProgramade
ConfiguraçãodoSistema.Paracorrigiresseproblema,entrenoProgramadeConfiguraçãodoSistema,corrijaadefiniçãoparaaopção
correspondenteaoprogramadeconfiguraçãoereinicializeosistema.
Se,apósverificarasdefiniçõesnoProgramadeConfiguraçãodoSistema,vocênãotiverresolvidooproblema,consulteo"Programa de
DiagnósticodaDell".
VoltarparaapáginaConteúdo
unidadedediscorígidonãoacender,consulte"Soluçãodeproblemasdasunidades".
Umasériedebeeps
Consulte "Mensagensecódigos".
Umsomconstanteenão
familiar de chiado e rangido ao
acessar uma unidade.
Verifiqueseosomnãoécausadopeloprogramaaplicativoquevocêestáexecutando.Oruídopodetersido
causado por um defeito do hardware. Consulte "Obtençãodeajuda"parainstruçõessobrecomoobter
assistênciatécnicadaDell.
Aausênciadeumsomfamiliar
Quandoligarosistema,vocêouviráarotaçãodaunidadedediscorígidoeastentativasdosistemapara
acessarosarquivosdeinicializaçãoapartirdaunidadedediscorígidooudedisquete.Seosistema
inicializar, consulte o "ProgramadeDiagnósticodaDell".Seosistemanãoinicializar,consulte"Obtençãode
ajuda".
VoltarparaapáginaConteúdo
Bateria:GuiadousuáriodosistemaDell™OptiPlex™GX100
Visãogeral
Umabateriadecéluladotipomoedade3,0volts(V)CR2032instaladanaplacadesistemamantémaconfiguraçãodosistemaeinformações
dedataehoraemumsetorespecialdamemória.
Avidaútildabateriapodeserestendidaparaatédezanos.Podesernecessáriosubstituirabateriaseumadataouhorárioincorretos
apareceremnateladurantearotinadeinicializaçãojuntamentecomumamensagem,talcomo:
Time-of-day not set -pleaserunSETUPprogram
(Horárionãodefinido- execute o programa SETUP).
ou
Invalid configuration information -
pleaserunSETUPprogram
(Informaçãodeconfiguraçãoinválida-
execute o programa SETUP)
ou
Strike the F1 key to continue,
F2torunthesetuputility
(PressioneateclaF1paracontinuar,
F2paraexecutaroutilitáriodeconfiguração)
Paradeterminarseseránecessáriosubstituirabateria,redigiteahoraeadatanoProgramadeConfiguraçãodoSistema e saia do programa
corretamenteparasalvarasinformações.Desligueosistemaedesconecte-odatomadaporalgumashoras;volteaconectá-lo e ligue-o
novamente.EntrenoProgramadeConfiguraçãodoSistema.SeadataehorárionãoestiveremcorretosnoProgramadeConfiguraçãodo
Sistema, substitua a bateria.
Vocêpodeoperarocomputadorsembateria;entretanto,sembateria,asinformaçõesdeconfiguraçãodosistemasãoapagadasquandoo
computadorédesligadooudesconectadodatomadaelétrica.Nestecaso,vocêdeveentrarnoProgramadeConfiguraçãodoSistemae
reiniciarasopçõesdeconfiguração.
Substituiçãodabateria
Para substituir a bateria do sistema, execute as seguintes etapas:
1. Se aindanãoofez,façaumacópiadasinformaçõesdaconfiguraçãodosistemanoProgramadeConfiguraçãodoSistema.
Seasdefiniçõesforemperdidasduranteatrocadabateria,consulteascópiasimpressasdasinformaçõesdeconfiguraçãodosistema
pararestaurarasdefiniçõescorretas.
2. Removaatampadocomputadorconformeasinstruçõesem"Remoçãoerecolocaçãodatampadocomputador".
3. Remova a bateria.
Veja a Figura 7em"Parteinternadocomputador"paraalocalizaçãodabateria.
AVISO:Sevocêforçararetiradadabateriadosoquetecomoauxíliodealgumobjetoobtuso,tenhacuidadoparanãotocarna
placa do sistema com o mesmo. Assegure-sedequeoobjetosejainseridoentreabateriaeosoqueteantesdeforçararetirada
dabateria.Casocontrário,aplacadesistemapodeserdanificadaseosoqueteforarrancadoouseossinaisdocircuitoforem
quebrados.
Forceabateriaparaforadeseusoquetecomosdedosoucomumobjetopontiagudonão-condutivo,comoumachavedefendaplástica.
Visãogeral
Substituiçãodabateria
4. Instale a nova bateria.
Disponha a bateria com o lado marcado com um sinal de "+" para cima. (Veja a Figura 1). Em seguida, insira a bateria no soquete e
pressione-a no lugar.
Figura1.Substituiçãodabateriadosistema
5. Recoloqueatampadocomputador,reconecteocomputadoreosperiféricosàstomadase,emseguida,ligue-os novamente.
6. Entre no ProgramadeConfiguraçãodoSistemaeconfirmeseabateriaestáfuncionandoadequadamente.
DigiteahoraeadatacorretasatravésdasopçõesSystem Time (Hora do sistema) e System Date (Data do sistema).Alémdisso,
utilizeacópiaquevocêfeznaetapa 1dasinformaçõesdeconfiguraçãodosistemaafimderecuperarasdefinições corretas para outras
opçõesdeconfiguraçãodosistema.EmseguidasaiadoProgramadeConfiguraçãodoSistema.
7. Desligue e desconecte o computador da tomada. Deixe o computador desligado durante pelo menos dez minutos.
8. Depois de dez minutos, conecte o computador, ligue-oeentrenoProgramadeConfiguraçãodoSistema.Seahoraeadataainda
estiverem incorretas, consulte "Obtençãodeajuda"parainstruçõessobrecomoobterassistênciatécnica.
VoltarparaapáginaConteúdo
1
Bateria
2
Soquete da bateria
VoltarparaapáginaConteúdo
ComoentraremcontatocomaDell:GuiadousuáriodosistemaDell™OptiPlex™
GX100
Visãogeral
QuandoprecisarentraremcontatocomaDell,utilizeosnúmerosdetelefone,códigoseosendereçoseletrônicosfornecidosnasseçõesa
seguir. "Códigosdediscageminternacional"fornecevárioscódigosexigidosparafazerligaçõesinterurbanaseinternacionais."Númerosde
contatoparaasAméricas," "NúmerodecontatoparaaEuropa," e "NúmerodecontatoparaaÁsiaeoutrasregiões"fornecemosnúmerosde
telefoneslocais,códigosdeárea,númerosdeligaçãogratuitaeendereçosdee-mail,seaplicáveis,paracadadepartamentoouserviço
disponívelemváriospaísesemtodoomundo.
Sevocêestiverfazendoumaligaçãodiretaparaumalocalidadeforadaáreadeserviçotelefônicodasuacidade,vejaquaiscódigosusar(se
houver) em "Códigosdediscageminternacional",alémdosnúmeroslocaisfornecidosemoutrasseções.
Porexemplo,parafazerumaligaçãodeParis,naFrança,paraBracknell,naInglaterra,disqueocódigodeacessointernacional,seguidodo
códigodopaísparaoReinoUnido,ocódigodacidadeparaBracknelle,emseguida,onúmerolocalcomomostraaseguinteilustração:
Parafazerumaligaçãointerurbanadentrodoseuprópriopaís,useoscódigosdeáreaaoinvésdoscódigosdeacessointernacionais,paíse
cidade.Porexemplo,paraligarparaParis,naFrança,deMontpellier,tambémnaFrança,disqueocódigodeáreamaisonúmerolocalcomo
mostraaseguinteilustração:
Oscódigosexigidosdependemdeondevocêestiverligando,assimcomododestinodasualigação;alémdisso,cadapaístemumprotocolo
diferentedediscagem.Seprecisardeassistênciaparasaberqualcódigousar,entreemcontatocomumoperadorlocalouinternacional.
Códigosdediscageminternacional
Cliqueemumpaísdalistaparaobterosnúmerosdecontatoapropriados.
Visãogeral
NúmerosdecontatoparaaEuropa
Códigosdediscageminternacional
NúmerosdecontatoparaaÁsiaeoutrasregiões
NúmerosdecontatoparaasAméricas
País(Cidade)
Códigodeacesso
internacional
País
Códigodacidade
ÁfricadoSul (Johannesburg)
09/091
27
11
Alemanha (Langen)
00
49
6103
Austrália (Sydney)
0011
61
2
Áustria (Viena)
900
43
1
Bélgica (Bruxelas)
00
32
2
Brasil
0021
55
51
Brunei
673
Canadá(NorthYork,Ontário)
011
Nãoexigido
Chile (Santiago)
56
2
NúmerosdecontatoparaasAméricas
China (Xiamen)
86
592
Cingapura (Cingapura)
005
65
Nãoexigido
Coréia (Seul)
001
82
2
Dinamarca (Horsholm)
009
45
Nãoexigido
E.U.A. (Austin, Texas)
011
1
Nãoexigido
Espanha (Madri)
00
34
91
Finlândia (Helsinque)
990
358
9
França (Paris) (Montpellier)
00
33
(1) (4)
Holanda(Amsterdã)
00
31
20
Hong Kong
001
852
Nãoexigido
Irlanda (Cherrywood)
16
353
1
Itália(Milão)
00
39
02
Japão (Kawasaki)
001
81
44
Luxemburgo
00
352
Macau
853
Nãoexigido
Malásia (Penang)
00
60
4
México(ColôniaGranada)
95
52
5
NovaZelândia
00
64
Noruega (Lysaker)
095
47
Nãoexigido
Polônia(Varsóvia)
011
48
22
Portugal
00
35
Reino Unido (Bracknell)
010
44
1344
RepúblicaTcheca (Praga)
00
420
2
Suécia (Upplands Vasby)
009
46
8
Suíça (Genebra)
00
41
22
Tailândia
001
66
Taiwan
002
886
País(Cidade)
Nomedodepartamentoouserviço
Códigode
área
Númerolocalou
Númerodeligaçãogratuita
AméricaLatina
NOTA: clientes na
AméricaLatinaligampara
os EUA para vendas e
assistênciatécnicaeao
cliente.
Suportetécnicoaocliente(Austin,Texas,E.U.A.)
512
728-4093
Serviçoaocliente(Austin,Texas,E.U.A.)
512
728-3619
Fax(SuportetécnicoeServiçoaocliente)
(Austin, Texas, E.U.A.)
512
728-3883
Vendas (Austin, Texas, E.U.A.)
512
728-4397
FaxVendas (Austin, Texas, E.U.A.)
512
728-4600
728-3772
Brasil
Suporteaocliente,Suportetécnico

ligaçãogratuita:0800903355
Vendas

ligaçãogratuita:0800903366
Web site: http://www.dell.com.br


Canadá
(NorthYork,Ontário)
Sistema automatizado de status de pedidos

ligaçãogratuita:1-800-433-9014
AutoTech(Suportetécnicoautomatizado)

ligaçãogratuita:1-800-247-9362
Atendimento ao cliente (Fora de Toronto)

ligaçãogratuita:1-800-387-5759
Atendimento ao cliente (dentro de Toronto)
416
758-2400
Suportetécnicoaocliente

ligaçãogratuita:1-800-847-4096
Vendas (Vendas diretas fora de Toronto)

ligaçãogratuita:1-800-387-5752
Vendas (Vendas diretas dentro de Toronto)
416
758-2200
Governofederal,áreaeducacionalemédica)

ligaçãogratuita:1-800-567-7542
Vendas (Contas principais)

ligaçãogratuita:1-800-387-5755
TechFax(Atendimentotécnicoporfax)

ligaçãogratuita:1-800-950-1329
Chile
(Santiago)
NOTA: clientes no Chile
ligam para os EUA para
vendas,assistência
técnicaeaocliente.
Vendas,SuporteaoclienteeSuportetécnico

ligaçãogratuita:1230-020-4823
E.U.A.
(Austin, Texas)
Sistema automatizado de status de pedidos

ligaçãogratuita:1-800-433-9014
AutoTech(paracomputadoresdemesaeportáteis)

ligaçãogratuita:1-800-247-9362
GrupoDelldeUsuáriosdomésticosePequenasempresas(paracomputadoresdemesaeportáteis):
Suportetécnicoaocliente(Númerosdeautorização
para o retorno de material)

ligaçãogratuita:1-800-624-9896
Suportetécnicoaocliente
(VendasaUsuáriosdomésticosatravésdo
http://www.dell.com)

ligaçãogratuita:1-877-576-3355
Serviçoaoconsumidor
(Númerosdeautorizaçãoparaoretornodecrédito)

ligaçãogratuita:1-800-624-9897
Contas nacionais(sistemasadquiridosatravésdascontasnacionaisestabelecidaspelaDell[tenhaseunúmero
decontaàmão],instituiçõesmédicasourevendedoresdevaloragregado):
SuportetécnicoeServiçoaoconsumidor(Númerosde
autorizaçãoparaoretornodematerial)

ligaçãogratuita:1-800-822-8965
Public Americas International(sistemasadquiridosatravésdeagênciasgovernamentais[local,estadualou
federal]ouinstituiçõeseducacionais):
SuportetécnicoeServiçoaoconsumidor(Númerosde
autorizaçãoparaoretornodematerial)

ligaçãogratuita:1-800-234-1490
Vendas Dell

ligaçãogratuita:1-800-289-3355
ligaçãogratuita:1-800-879-3355
Vendasdepeçassobressalentes

ligaçãogratuita:1-800-357-3355
DellWare™

ligaçãogratuita:1-800-753-7201
Suportetécnicopagoparacomputadoresdemesae
portáteis

ligaçãogratuita:1-800-433-9005
Suportetécnicopagoparaservidores

ligaçãogratuita:1-800-967-0765
Vendas(Catálogos)

ligaçãogratuita:1-800-426-5150
Fax

ligaçãogratuita:1-800-727-8320
TechFax

ligaçãogratuita:1-800-950-1329
ServiçosDellparasurdos,deficientesauditivosou
mudos

ligaçãogratuita:1-877-DELLTTY
(1-877-335-5889)
Centraltelefônica
512
338-4400
México
NOTA:clientesnoMéxico
ligam para os EUA para
acessarem o Sistema
automatizado de status de
pedidos e o AutoTech.
Sistema automatizado de status do pedido (Austin,
Texas, E.U.A.)
512
728-0685
AutoTech(Suportetécnicoautomatizado)(Austin,
Texas, E.U.A.)
512
728-0686
Suportetécnicoaocliente
525
228-7870
Vendas
525
228-7811
ligaçãogratuita:91-800-900-37
ligaçãogratuita:91-800-904-49
Serviçoaoconsumidor
525
228-7878
NúmerosdecontatoparaaEuropa
Principal
525
228-7800
País(Cidade)
Nomedodepartamentoouserviço
Códigode
área
Númerolocalou
Númerodeligaçãogratuita
Alemanha
(Langen)
Suportetécnico
06103
766-7200
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos

0180-5-224400
Atendimento ao cliente do segmento global
06103
766-9570
Atendimento ao cliente de contas preferenciais
06103
766-9420
Atendimento ao cliente de grandes contas
06103
766-9560
Atendimentoaoclientedecontaspúblicas
06103
766-9555
Centraltelefônica
06103
766-7000
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: tech_support_central_europe@dell.com


Áustria
(Viena)
NOTA:clientesnaÁustria
ligam para Langen, na
Alemanha, para Suporte
técnicoeAtendimentoao
cliente.
Centraltelefônica
01
491 040
VendasaPequenasempresas/Usuários
domésticos
01
795676-02
FaxparaPequenasempresas/Usuários
domésticos
01
795676-05
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos
01
795676-03
Atendimento ao cliente Corporativo/Contas
preferenciais

0660-8056
SuportetécnicoPequenasempresas/Usuários
domésticos
01
795676-04
SuportetécnicoCorporativo/Contaspreferenciais

0660-8779
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: tech_support_central_europe@dell.com


Bélgica (Bruxelas)
Suportetécnico
02
481 92 88
Atendimento ao cliente
02
481 91 19
VendasaPequenasempresas/Usuários
domésticos

ligaçãogratuita:080016884
Vendas corporativas
02
481 91 00
Fax
02
481 92 99
Centraltelefônica
02
481 91 00
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: tech_be@dell.com


Dinamarca
(Horsholm)
NOTA: clientes na
Dinamarca ligam para a
Suéciaparasuporte
técnicoporfax.
Suportetécnico

45170182
Atendimento ao cliente

45170184
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos

32875505
Centraltelefônica

45170100
Suportetécnicoporfax(UpplandsVasby,Suécia)

859005594
Central de fax

45170117
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: den_support@dell.com


Espanha
(Madri)
UsuáriosdomésticosePequenasempresas


Suportetécnico

902 100 130
Atendimento ao cliente

902 118 540
Centraltelefônica

902 118 541
Fax

902 118 539
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_esp_tech@dell.com


Corporativo


Suportetécnico

902 100 130
Atendimento ao cliente

902 118 546
Centraltelefônica
91
722 92 00
Fax
91
722 95 83
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_esp_tech@dell.com


Finlândia
(Helsinque)
Suportetécnico
09
253 313 60
FaxdoSuportetécnico
09
253 313 81
Atendimento ao cliente
09
253 313 38
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos
09
693 791 94
Fax
09
253 313 99
Centraltelefônica
09
253 313 00
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail:fin_support@dell.com


França
(Paris/Montpellier)

UsuáriosdomésticosePequenasempresas


Suportetécnico
0825
387 270
Atendimentoaocliente
0825
823 833
Fax
0825
004 701
Centraltelefônica
0825
004 700
Centraltelefônica(Alternativa)
04
99 75 40 00
Vendas
0825
004 700
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_fr_tech@dell.com


Corporativo


Suportetécnico
0825
004 719
Atendimentoaocliente
0825
338 339
Fax
01
55 94 71 99
Centraltelefônica
01
55 94 71 00
Vendas
01
55 94 71 00
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_fr_tech@dell.com


Holanda
(Amsterdã)
Suportetécnico
020
581 8838
Atendimento ao cliente
020
581 8740
VendasaPequenasempresas/Usuários
domésticos

ligaçãogratuita:0800-0663
FaxparaPequenasempresas/Usuários
domésticos
020
682 7171
Vendas corporativas
020
581 8818
Fax de Vendas corporativas
020
686 8003
Fax
020
686 8003
Centraltelefônica
020
581 8818
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: tech_nl@dell.com


Irlanda
(Cherrywood)
Suportetécnico

0870 908 0800
Atendimento ao cliente
01
204 4026
Vendas
01
286 0500
Vendas por fax
01
204 0144
Fax

0870 907 5590
Centraltelefônica
01
286 0500
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: dell_direct_support@dell.com


Itália
(Milão)
UsuáriosdomésticosePequenasempresas


Suportetécnico
02
577 826 90
Atendimento ao cliente
02
696 821 14
Fax
02
696 824 13
Centraltelefônica
02
696 824 12
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_it_tech@dell.com


Corporativo


Suportetécnico
02
577 826 90
Atendimento ao cliente
02
577 825 55
Fax
02
575 035 30
Centraltelefônica
02
577 821
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: web_it_tech@dell.com


Luxemburgo
NOTA: clientes em
Luxemburgo ligam para a
Bélgicaparavendase
assistênciatécnicaao
cliente.
Suportetécnico(Bélgica,Bruxelas)
02
481 92 88
VendasaPequenasempresas/Usuários
domésticos(Bruxelas,Bélgica)

ligaçãogratuita:080016884
Vendascorporativas(Bruxelas,Bélgica)
02
481 91 00
Atendimentoaocliente(Bruxelas,Bélgica)
02
481 91 19
Centraltelefônica(Bruxelas,Bélgica)
02
481 91 00
Fax(Bruxelas,Bélgica)
02
481 92 99
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: tech_be@dell.com


Noruega
(Lysaker)
NOTA: clientes na
Noruega ligam para a
Suéciaparasuporte
técnicoporfax.
Suportetécnico

671 16882
Atendimento ao cliente

671 17514
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos

231 62298
Centraltelefônica

671 16800
Suportetécnicoporfax(UpplandsVasby,Suécia)

590 05 594
Central de fax

671 16865
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: nor_support@dell.com


Polônia
(Varsóvia)
Suportetécnico
22
57 95 700
Atendimento ao cliente
22
57 95 999
Vendas
22
57 95 999
Centraltelefônica
22
57 95 999
Fax
22
57 95 998
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: pl_support@dell.com


ÁsiaeNúmerosdecontatoparaoutrasregiões
Portugal
Suportetécnico
35
800 834 077
Atendimento ao cliente
34
35
902 118 540
ou 800 834 075
Vendas
35
800 834 075
Centraltelefônica
34
917 229 200
Fax
35
121 424 01 12
E-mail: es_support@dell.com


Reino Unido
(Bracknell)
Suportetécnico(Corporativo/Contas
preferenciais/PAD[+de1000funcionários])

0870 908 0500
Suportetécnico(Direto/PADeGeral)

0870 908 0800
Atendimento ao cliente de contas globais
01344
723186
Atendimento ao cliente corporativo
01344
723185
Atendimento ao cliente de contas preferenciais
(500 a 5000 empregados)
01344
723196
Atendimento ao cliente do governo central
01344
723193
Atendimento ao cliente do governo local
01344
723194
VendasaPequenasempresas/Usuários
domésticos

0870 907 4000
Vendascorporativas/Setorpúblico
01344
860456
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: dell_direct_support@dell.com


RepúblicaTcheca
(Praga)
Suportetécnico
02
22 83 27 27
Atendimento ao cliente
02
22 83 27 11
Fax
02
22 83 27 14
TechFax(Atendimentotécnicoporfax)
02
22 83 27 28
Centraltelefônica
02
22 83 27 11
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: czech_dell@dell.com


Suécia
(Upplands Vasby)
Suportetécnico
08
590 05 199
Atendimento ao cliente
08
590 05 642
Atendimento ao cliente Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos
08
587 70 527
FaxdoSuportetécnico
08
590 05 594
Vendas
08
590 05 185
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: swe_support@dell.com


Suíça
(Genebra)
Suportetécnico(UsuáriosdomésticosePequenas
empresas)

0844 811 411
Suportetécnico(Corporativo)

0844 822 844
Atendimento ao cliente (Pequenas
empresas/Usuáriosdomésticos)

0848 802 202
Serviçoaocliente(Corporativo)

0848 821 721
Centraltelefônica
022
799 01 01
Fax
022
799 01 90
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: swisstech@dell.com


Códigode
Númerolocalou
País(Cidade)
Nomedodepartamentoouserviço
área
Númerodeligaçãogratuita
ÁfricadoSul
(Johannesburg)
Suportetécnico
011
709 7710
Atendimento ao cliente
011
709 7707
Vendas
011
709 7700
Fax
011
706 0495
Centraltelefônica
011
709 7700
Web site: http://support.euro.dell.com


E-mail: dell_za_support@dell.com


Austrália
(Sydney)
PequenasempresaseUsuáriosdomésticos

1-300-65-55-33
GovernoeNegócios

ligaçãogratuita:1-800-633-559
Divisãodecontaspreferenciais

ligaçãogratuita:1-800-060-889
Atendimento ao cliente

ligaçãogratuita:1-800-819-339
Vendas corporativas

ligaçãogratuita:1-800-808-385
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:1-800-808-312
Fax

ligaçãogratuita:1-800-818-341
Brunei
NOTA: clientes em Brunei
ligamparaMalásiapara
assistênciaaocliente.
Suportetécnicoaocliente
(Penang,Malásia)

633 4966
Serviçoaoconsumidor
(Penang,Malásia)

633 4949
Vendas transacionais
(Penang,Malásia)

633 4955
China
(Xiamen)
Suportetécnico

ligaçãogratuita:8008582437
Experiênciadocliente

ligaçãogratuita:8008582060
PequenasempresaseUsuáriosdomésticos

ligaçãogratuita:8008582222
Divisãodecontaspreferenciais

ligaçãogratuita:8008582062
Grandes contas corporativas

ligaçãogratuita:8008582999
Cingapura
(Cingapura)
NOTA: clientes em
Cingapura ligam para
Malásiaparaassistência
ao cliente.
Suportetécnico

ligaçãogratuita:8006011051
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)
04
633 4949
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:8006011054
Vendas corporativas

ligaçãogratuita:8006011053
Coréia
(Seul)
Suportetécnico

ligaçãogratuita:080-200-3800
Vendas

ligaçãogratuita:080-200-3777
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)

604-633-4949
Serviçoaoconsumidor(Seul,Coréia)

2194-6220
Fax

2194-6202
Centraltelefônica

2194-6000
Hong Kong
NOTA: clientes em Hong
KongligamparaMalásia
paraassistênciaao
cliente.
Suportetécnico

ligaçãogratuita:800964107
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)

633 4949
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:800964109
Vendas corporativas

ligaçãogratuita:800964108
Japão
(Kawasaki)
Suportetécnico(Servidor)

ligaçãogratuita:0120-1984-35
Suportetécnico(Dimension™eInspiron™)
SuportetécnicoforadoJapão(Dimensione
Inspiron)

81-44
ligaçãogratuita:0120-1982-26
520-1435
Suportetécnico(DellPrecision™,OptiPlex™e
Latitude™)
SuportetécnicoforadoJapão(DellPrecision,
OptiPlex e Latitude)
81-44
ligaçãogratuita:0120-1984-33
556-3894
VoltarparaapáginaConteúdo
Atendimento ao cliente
044
556-4240
Serviçodestatusdepedidoautomatizado24
horas
044
556-3801
Grupo de vendas a Pequenas empresas e
Usuáriosdomésticos:
044
556-3344
Vendasdadivisãodecontaspreferenciais
044
556-3433
Grandes contas corporativas
044
556-3430
ServiçoFaxbox
044
556-3490
Centraltelefônica
044
556-4300
Web site: http://support.jp.dell.com


Macau
NOTA: clientes em Macau
ligamparaMalásiapara
assistênciaaocliente.
Suportetécnico

ligaçãogratuita:0800582
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)

633 4949
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:0800581
Malásia
(Penang)
Suportetécnico

ligaçãogratuita:1800888298
Serviçoaoconsumidor
04
633 4949
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:1800888202
Vendas corporativas

ligaçãogratuita:1800888213
NovaZelândia
PequenasempresaseUsuáriosdomésticos

0800 446 255
GovernoeNegócios

0800 444 617
Vendas

0800 441 567
Fax

0800 441 566
Paísesdosudoeste da
Ásia/Pacífico
(excluindoAustrália,
Brunei, China, Hong Kong,
Japão,Coréia,Macau,
Malásia,NovaZelândia,
Cingapura, Taiwan e
Tailândia- consultar as
listagens individuais para
essespaíses)
Suportetécnicoaoconsumidor,Serviçoaocliente
eVendas(Penang,Malásia)

60 4 633-4810
Tailândia
NOTA: clientes na
Tailândialigampara
Malásiaparaassistência
ao cliente.
Suportetécnico

ligaçãogratuita:088006007
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)

633 4949
Vendas

ligaçãogratuita:088006009
Taiwan
Suportetécnico

ligaçãogratuita:0080601225
Suportetécnico(Servidores)

ligaçãogratuita:0080601256
Serviçoaoconsumidor(Penang,Malásia)

633 4949
Vendas transacionais

ligaçãogratuita:
0080 651 228/0800 33 556
Vendas corporativas

ligaçãogratuita:
0080 651 227/0800 33 555
VoltarparaapáginaConteúdo
ProgramadeDiagnósticodaDell™:GuiadousuáriodosistemaDellOptiPlex™GX100
Visãogeral
Sevocêtevealgumproblemacomseucomputador,executeoProgramadeDiagnósticodaDellantesdechamaraassistênciatécnicadaDell.
Ostestesdediagnósticoverificamohardwaredocomputadorsemequipamentosadicionaisesemoriscodeperdadedados.Quandoos
testesdediagnósticoterminamsemindicarproblemas,vocêpodeconfiarnaoperaçãodocomputador.Seostestesindicaralgumproblema
quevocênãopuderresolver,asmensagensdeerrodotesteforneceminformaçõesimportantesquevocênecessitaráquandocontataroserviço
da Dell e o pessoal de suporte.
AVISO:UseoProgramadeDiagnósticodaDellsomenteparatestarocomputadorDell.Usaresteprogramaemoutros
computadores pode provocar respostas incorretas do computador ou resultar em mensagens de erro.
Recursos
Osrecursosdogrupodetestesdediagnósticopermitemquevocêtomeasseguintesações:
l Executarasverificaçõesrápidasoutestesextensivosemumouemtodososdispositivos
l Escolheronúmerodevezespararepetiçãodeumgrupodetestesousubtestes.
l Exibirouimprimirresultadosdetestesoudesalvá-los em arquivo.
l Suspenderumtestenocasodedetecçãodeumerroouparaencerrarumtestequandoumlimitedeerroajustáveléatingido.
l Acessar as telas de Ajuda on-linequedescrevemostesteseindicamcomoexecutá-los
l Lermensagensdestatusparainformarseosgruposdetestesousubtestesconcluíramcomsucesso.
l Mensagens de erro que aparecem caso seja detectado algum problema.
Antesdecomeçaratestar
l Leia "Segurançaemprimeirolugar paravocêeparaocomputador"easinstruçõesdesegurançanoGuiadeinformaçõesdosistema.

l Liguesuaimpressora,sehouveralgumaconectada,everifiqueseestáon-line.
l EntrenoProgramadeConfiguraçãodoSistema,confirmeasinformaçõesdeconfiguraçãodoseucomputadoreativetodososseus
componentes e dispositivos, tal como as portas.
l Executeasverificaçõesde"Verificaçõesbásicas".
IníciodoProgramadeDiagnósticodaDell
1. Desligue e reinicie o computador.
2. Pressione<F2>noiníciodarotinadeinicializaçãoparaacessarateladoProgramadeconfiguraçãodosistema.
3. SelecioneaopçãoBootSequence(Seqüênciadeinicialização)e pressione <Enter>.
Visãogeral
IníciodoProgramadeDiagnósticodaDell
Recursos
Testeavançado
Antesdecomeçaratestar
NOTA:aDellrecomendaquevocêimprimaestesprocedimentosantesdeiniciar.
NOTA:Anoteaseqüênciaatualdeinicializaçãoparaocasodequererrestaurá-laapósexecutaroProgramadeDiagnósticoda
Dell.
4. Selecione CD/DVD/CD-RW Drive (Unidade de CD/DVD/CD-RW)comooprimeirodispositivonaseqüênciadeinicialização.
5. Insira o Dell OptiPlex Resource CD na unidade de CD-ROM.
6. Pressione<Alt><b>parasairdaconfiguraçãodosistemaesalvaraalteração.
OcomputadorreinicializaeapareceateladologotipodaDell,seguidadamensagemdizendoqueoprogramadediagnósticoestá
carregado.Quandooprogramadediagnósticoestácarregado,aseguintetelaDiagnostics Main Menu (Menu principal do Programa
deDiagnóstico):
7. SelecioneumaopçãodateladoMenuprincipaldoProgramadeDiagnóstico pressionando as teclas de seta para cima e de seta para
baixopararealçaraopçãoepressione<Enter>,oupressioneateclaquecorrespondeàletrarealçadanotítulodaopção.
l Test All Devices (Testar todos os dispositivos) Executatestesrápidosouextensivosemtodososdispositivos
l Test One Device (Testar um dispositivo) Executatestesrápidosouextensivosemumúnicodispositivoapóstê-lo
selecionadodeumalistadegruposdedispositivos.ApósselecionarTestar um dispositivo, pressione <F1> para maiores
informaçõessobreoteste
l AdvancedTesting(Testeavançado) Permitemodificarosparâmetrosdeumteste,selecionarumgrupodetestespara
executareacessarinformaçõesadicionaissobreTesteavançado
l InformationandResults(Informaçõeseresultados) Forneceresultadosdetestes,errosdeteste,númerosdeversões
desubtesteseinformaçõesadicionaissobreoProgramadediagnósticodaDell.
l ProgramOptions(Opçõesdoprograma) PermitequevocêaltereasdefiniçõesdoProgramadeDiagnósticodaDell
l Exit to MS-DOS (Sair para o MS-DOS) Sai para o aviso do MS-DOS®
8. Selecione QuickTest(Testesrápidos)daopçãoTestar todos os dispositivos ou Testar um dispositivo para executar uma
verificaçãorápidadoseucomputadoroudeumdispositivoespecífico.
Testesrápidosexecutasomenteossubtestesquesãoexecutadosrapidamenteenãorequereminteraçãodousuário.ADellrecomenda
quevocêselecioneTestesrápidosantes para aumentar a sua chance de localizar o problema rapidamente.
9. Selecione Extended Tests (Testes extendidos) daopçãoTestar todos os dispositivos ou Testar um dispositivo para executar uma
verificaçãocompletadoseucomputadorouparaverificarumaáreaparticulardocomputador.
10. SelecioneaopçãoTesteavançado para personalizar o(s) seu(s) teste(s).
11. Remova o Dell OptiPlex Resource CD da unidade de CD-ROMquandotiverencerradoaexecuçãodoProgramadeDiagnósticosdaDell.
Testeavançado
Quando selecionar a tela Testeavançado do MenuprincipaldoProgramadeDiagnósticoaseguinteteladetesteavançadoaparece.
NOTA:paraalteraraseqüênciadeinicialização,repitaasetapas1a6,definaaseqüênciadeinicializaçãoqueatendeàs
suas necessidades e reinicialize o computador.
AsinformaçõesnateladoTesteavançado aparecem como segue:
l Device Groups (Grupos de dispositivos) Listaosgruposdetestededispositivonaordememquesãoexecutadossefor
selecionado All (Todos)daopçãodemenuRun Tests (Executar testes)
Paraselecionarumgrupodetestededispositivo,pressioneatecladesetaparacimaeadesetaparabaixopararealçarogrupo.
l DevicesforHighlightedGroup(Dispositivosparaogruporealçado) Lista o hardware atual do computador
l Grupos de dispositivos: barra de menu ContémasopçõesExecutar testes, Devices (Dispositivos), Select (Selecionar), Config
(Configurar) e Help (Ajuda).
Paraselecionarumaopçãodemenu,pressioneasteclasdesetaparaaesquerdaedesetaparaadireitapararealçaraopçãoe
pressione<Enter>,oupressioneateclaquecorrespondeàletrarealçadanotítulodacategoria.
ParamaioresinformaçõesdecomoutilizaratelaTesteavançado,selecioneaopçãodemenuAjuda .
Menudeajudadotesteavançado
AsopçõesdeAjudaeadescriçãodesuasfunçõessãoapresentadasnaseguintetabela.
VoltarparaapáginaConteúdo
NOTA:oprogramadediagnósticopodenãolistarnaáreaGrupos de dispositivos os nomes de todos os componentes ou
dispositivosquefazempartedoseucomputador.Porexemplo,elepodenãolistarumaimpressoramesmoqueelaesteja
conectadaaocomputador.Porém,aportaparalelaàqualaimpressoraestáconectadaaparecenalistaGrupos de
dispositivos.VocêpodetestaraconexãodaimpressoranostestesParallel Ports (Portas paralelas)
NOTA:asopçõesmostradasnateladevemrefletiraconfiguraçãodohardwaredocomputer.
Opçãodeajuda
Descrição
Menu
Descreve a tela Testeavançado, o Grupos de dispositivoseosmenusecomandosdediagnósticoedá
instruçõesdecomoutilizá-los.
Teclas
ExplicaasfunçõesdetodasasteclasquepodemserusadasnoProgramadeDiagnósticodaDell.
Grupo de dispositivos:
DescreveogruporealçadonalistaGrupos de dispositivosnomenuprincipalefornecerazõesparaousodecertos
testes
Dispositivos
DescreveodispositivorealçadonalistaGrupos de dispositivos na tela Testeavançado
Teste
Descreveosprocedimentosdetesteparacadasubtestedegrupodetesterealçado
Versões
Listaosnúmerosdeversãodossubtestes
VoltarparaapáginaConteúdo
Unidades de disquete, fita e CD-ROM:GuiadousuáriodosistemaDell™OptiPlex™
GX100
InstalaçãodeumaunidadedeCD-ROM em um chassi de fator de forma pequeno
Para instalar uma unidade de CD-ROM no compartimento da unidade de 5,25 polegadas em um chassi de fator de forma pequeno, execute as
seguintes etapas:
1. Desembale a unidade e prepare-aparainstalação.
AVISO:Paraevitarpossíveisdanosàunidadeprovocadasporestáticaeletromagnética,façaoaterramentotocandouma
superfíciedemetalnãopintadanapartedetrásdocomputador.
Consulteadocumentaçãoqueacompanhaaunidadeparaverificarseamesmaestáconfiguradaparaoseucomputador.Mudequaisquer
configuraçõesnecessáriasparaasuaconfiguração.
2. Removaatampadocomputadorconformeasinstruçõesem"Remoçãoerecolocaçãodatampadocomputador".
3. Sejáhouverumaunidadeinstaladanocompartimentodaunidade,remova-a.
Desconecteocabodeforçaedeinterfacedapartedetrásdocomputador.Empurreparabaixoapresilhadeliberaçãonolado
direito da unidade (veja a Figura 1) e desloque a unidade para fora do chassi.
Figura1.RemoçãodeumaunidadedeCD-ROM do chassi de fator de forma pequeno
4. Instale a nova unidade no chassi.
Alinheaspresilhasdispostasnofundodaunidadecomosentalhesnochassiedeslizeaunidadeparaofundodochassi,atéquese
encaixe no lugar (veja a Figura 2).
Figura2.InserçãodeumaunidadedeCD-ROM no chassi de fator de forma pequeno
InstalaçãodeumaunidadedeCD-ROM em um chassi de fator de
forma pequeno
Instalaçãodasunidadesdedisquete,fitaouCD-ROM em um
chassi de mini-torre
Instalaçãodeumaunidadededisquete,fitaouCD-ROM em um
chassi de perfil baix
Conexãodeunidades
1
Presilhadeliberaçãodaunidade
5. Conecteumcabodeforçaeoutrodeinterfacenosconectoresapropriadosnapartedetrásdaunidade(vejaaFigura3).
Figura3.ConexãodecabosemumaunidadedeCD-ROM no chassi de fator de forma pequeno
Verifiquetodasasconexõesdecabo.Enroleosexcessosdecaboeprenda-os para facilitar a entrada de ar para o ventilador e
refrigeração.
6. Recoloque a tampa do computador;reconecteocomputadoreosperiféricosàstomadase,emseguida,ligue-os.
7. Atualizeasinformaçõesdeconfiguraçãodosistema.
ConfigureaopçãoDrive 0 (Unidade 0) em Drives:Secondary(Unidades:Secundária)para Auto(Automático). Consulte
"Primary Drive n(Unidadeprimárian) e Secondary Drive n(Unidadesecundárian)"paramaioresinformações.
8. VerifiqueseosistemaestátrabalhandocorretamenteexecutandooProgramadeDiagnósticodaDell.
Instalaçãodeumaunidadededisquete,fitaouCD-ROM em um chassi de perfil baixo
Para instalar uma unidade de disquete, fita ou CD-ROM em um compartimento da unidade de 5,25 polegadas em um chassi de perfil baixo,
execute as seguintes etapas:
1. Desembale a unidade e prepare-aparainstalação.
AVISO:Paraevitarpossíveisdanosàunidadeprovocadasporestáticaeletromagnética,façaoaterramentotocandouma
superfíciedemetalnãopintadanapartedetrásdocomputador.
Consulteadocumentaçãoqueacompanhaaunidadeparaverificarseamesmaestáconfiguradaparaoseucomputador.Mudequaisquer
configuraçõesnecessáriasparaasuaconfiguração.
SevocêforinstalarumaunidadeEIDE(enhancedintegrateddriveeletronics[unidadeseletrônicasintegradadedestaque]),configurea
unidadeparaasdefiniçõesdeseleçãodocabo.Vocêusualmenteconfiguraumaunidadeparaseleçãodecabodefinindoumjumperou
interruptor,dependendodaunidade.Parainstruçõessobrecomoconfiguraradefiniçãodeseleçãodecabo,consulteadocumentaçãoque
acompanha a sua unidade.
2. Removaatampadocomputadorconformeasinstruçõesem"Remoçãoerecolocaçãodatampadocomputador".
3. Remova o conjunto suporte/unidade de disquete de 3,5 polegadas.
1
Presilhas (2)
2
Entalhes (2)
1
Cabo de interface
2
Cabodeforça
3
Conector de entrada de energia
4
Conector de interface
  • Page 1 1
  • Page 2 2
  • Page 3 3
  • Page 4 4
  • Page 5 5
  • Page 6 6
  • Page 7 7
  • Page 8 8
  • Page 9 9
  • Page 10 10
  • Page 11 11
  • Page 12 12
  • Page 13 13
  • Page 14 14
  • Page 15 15
  • Page 16 16
  • Page 17 17
  • Page 18 18
  • Page 19 19
  • Page 20 20
  • Page 21 21
  • Page 22 22
  • Page 23 23
  • Page 24 24
  • Page 25 25
  • Page 26 26
  • Page 27 27
  • Page 28 28
  • Page 29 29
  • Page 30 30
  • Page 31 31
  • Page 32 32
  • Page 33 33
  • Page 34 34
  • Page 35 35
  • Page 36 36
  • Page 37 37
  • Page 38 38
  • Page 39 39
  • Page 40 40
  • Page 41 41
  • Page 42 42
  • Page 43 43
  • Page 44 44
  • Page 45 45
  • Page 46 46
  • Page 47 47
  • Page 48 48
  • Page 49 49
  • Page 50 50
  • Page 51 51
  • Page 52 52
  • Page 53 53
  • Page 54 54
  • Page 55 55
  • Page 56 56
  • Page 57 57
  • Page 58 58
  • Page 59 59
  • Page 60 60
  • Page 61 61
  • Page 62 62
  • Page 63 63
  • Page 64 64
  • Page 65 65
  • Page 66 66
  • Page 67 67
  • Page 68 68
  • Page 69 69
  • Page 70 70
  • Page 71 71
  • Page 72 72
  • Page 73 73
  • Page 74 74
  • Page 75 75
  • Page 76 76
  • Page 77 77
  • Page 78 78
  • Page 79 79
  • Page 80 80
  • Page 81 81
  • Page 82 82
  • Page 83 83
  • Page 84 84
  • Page 85 85
  • Page 86 86
  • Page 87 87
  • Page 88 88
  • Page 89 89
  • Page 90 90
  • Page 91 91
  • Page 92 92
  • Page 93 93
  • Page 94 94
  • Page 95 95
  • Page 96 96
  • Page 97 97
  • Page 98 98
  • Page 99 99
  • Page 100 100
  • Page 101 101
  • Page 102 102
  • Page 103 103
  • Page 104 104
  • Page 105 105
  • Page 106 106
  • Page 107 107
  • Page 108 108
  • Page 109 109
  • Page 110 110
  • Page 111 111
  • Page 112 112
  • Page 113 113
  • Page 114 114
  • Page 115 115

Dell OptiPlex GX100 Guia de usuario

Tipo
Guia de usuario