DROPSA Pump Series 3103 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
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BOMBA PNEUMÁTICA
Série 3103...
Manual de utilização e
Manutenção
Instruções Originais
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO GERAL
3. IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA
4. CARATERÍSTICAS TÉCNICAS
5. COMPONENTES DA BOMBA
6. DESEMBALAGEM E INSTALAÇÃO DA BOMBA
7. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
8. PROBLEMAS E SOLUÇÕES
9. PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO
10. ELIMINAÇÃO
11. INFORMAÇÕES DE ENCOMENDA
12. DIMENSÕES
13. MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
14. PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
15. CONTRAINDICAÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Manual elaborado em conformidade com a Diretiva C2039IP WK
20/15
CE 06/42
http://www.dropsa.com
Via Benedetto Croce, 1
Vimodrone, MILÃO (IT)
t. +39 02 250791
Os produtos Dropsa podem ser adquiridos nas filiais Dropsa e distribuidores
autorizados; consulte o site www.dropsa.com/contact o escreva para sales@dropsa.com
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1. INTRODUÇÃO
O presente Manual de Utilização e Manutenção refere-se à Bomba Pneumática Série 3103... .
Pode ser obtida a última versão mediante pedido dirigido ao Gabinete cnico Comercial, ou consultando o nosso site
http://www.dropsa.com.
O presente Manual de Utilização e Manutenção contém informações importantes para a proteção da saúde e da segurança do
pessoal que pretenda utilizar este equipamento. É necessário ler com atenção este manual e conservá-lo com cuidado de modo
a que esteja sempre à disposição dos operadores que pretendam consultá-lo.
2. DESCRIÇÃO GERAL
A Bomba Pneumática Série 3103... carateriza-se por uma excelente relação preço/prestações, além de uma compacticidade e
uma duração elevadas.
Está indicada para todas as aplicações em máquinas têxteis, máquinas para o trabalho do vidro e para a deformação de chapas
metálicas.
Compatível com os sistemas Serial 26 e Valvole 33.
A bomba permite uma utilização com tempos de trabalho de 3 segundos e tempos de pausa de 10 segundos em função da
viscosidade do óleo utilizado.
O grupo de controlo da bomba é constituído por um cilindro em que corre um pistão com vedantes em borracha anti-ólio. Uma
mola garante o retorno do pistão à posição de partida.
A eletroválvula de controlo deve ser de 3 vias normalmente fechada (N.C.).
3. IDENTIFICAÇÃO DA MÁQUINA
Na parte frontal do reservatório da bomba está colocada uma etiqueta em que se indica o código do produto, as
pressões/tensões de alimentação e as características base.
4. CARATERÍSTICAS TÉCNICAS
BOMBA PNEUMÁTICA
Série 3103...
Temperatura de utilização
-5 °C ÷ +40 °C (+23 °F ÷ +104 °F)
Humidade de funcionamento máxima
90% humidade relativa
Vazão*
2,6 cm3/impulso (0,158 cu.in/impulso)
Pressão máxima
68 bar (1000 psi)
Pressão ar de controlo
3 ÷ 8 bar (43 ÷ 116 psi)
Relação de compressão
8,5: 1
Tempo de ciclo mínimo
3 segundos
Tempo de pausa mínimo
10 segundos
Capacidade do reservatório
3 litros (0,66 galões)
Filtro no retorno do óleo
Papel + metálico + magneto
Lubrificante
Óleo mineral
Viscosidade do lubrificante (à temperatura de utilização)
15 ÷ 1000 cSt (77,31 ÷ 4628 SUS)
*A vazão efetiva é dada pela soma do valor das válvulas aplicadas que não devem ultrapassar em 50% do valor nominal da
bomba.
ATENÇÃO
:
A dilatação dos tubos flexíveis inseridos no sistema reduz a vazão utilizável.
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5. COMPONENTES DA BOMBA
O componente principal da bomba é a placa de suporte onde são fixados todos os equipamentos necessários para o
funcionamento:
O reservatório é realizado em material plástico e permite verificar o nível do óleo;
A bomba pneumática possui a entrada de ar e a saída de lubrificante, ambos colocados sobre a placa de apoio;
O filtro de ligação de óleo, necessário nas aplicações que preveem a recuperação do óleo no interior do sistema, 1 ou mais
entradas (depende das versões);
O sensor de nível assinala o atingimento do nível mínimo através da abertura de um contacto elétrico.
(*) Imagens indicativas, as ligações hidráulicas e pneumáticas podem diferir do ilustrado.
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6. DESEMBALAGEM E INSTALAÇÃO DA BOMBA
6.1 DESEMBALAMENTO
Depois de identificado o local indicado para a instalação:
abrir a embalagem e retirar a bomba;
verifique se não sofreu danos durante o transporte e armazenamento.
O material de embalagem não exige cuidados especiais de eliminação, não sendo de modo algum perigoso ou prejudicial. Para
efeitos de eliminação deverá consultar os regulamentos locais.
6.2 MONTAGEM DA BOMBA
Não estão previstas operações específicas de montagem.
Disponibilizar espaço adequado para a instalação, deixando um espaço mínimo perimetral de 100 mm (3,93 in.) par evitar
posicionamentos anómalos ou possibilidade de choques.
Não instalar a bomba imersa em líquidos, em ambientes particularmente agressivos ou explosivos/inflamáveis se não for
previamente preparada para esse efeito pelo fornecedor.
Para a correta fixação verificar as dimensões das distâncias entre eixos indicadas na figura do capítulo 12.
Utilizar luvas e óculos de segurança conforme o previsto na ficha de segurança do óleo de lubrificação.
NÃO utilizar lubrificantes agressivos com vedantes NBR. Em caso de dúvida, consultar o Gabinete Técnico da Dropsa S.p.A.
que fornecerá um esquema pormenorizado sobre óleos aconselhados.
6.3 LIGAÇÕES HIDRÁULICAS
A ligação hidráulica a realizar para ligar a bomba à instalação é colocada sobre a placa de apoio à saída da bomba.
6.4 LIGAÇÕES PNEUMÁTICAS
Ligar o tubo de entrada de ar de controlo da eletroválvula ao encaixe utilizando um tubo em nylon Ø4, e instalar uma válvula de
interceção que permita a interrupção da alimentação.
6.5 LIGAÇÕES ELÉTRICAS
6.5.1 Nível SAMBA
6.5.2 Nível MAGNÉTICO
Na ausência de líquido
6.5.3 Nível ÓTICO
ATENÇÃO: A unidade apenas pode ser utilizada, aberta e reparada por pessoal especializado.
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A ligação ao nível mínimo realiza-se através do conector colocado sobre a base de acordo com a seguinte tabela:
6.6 CALIBRAÇÃO NÍVEL ÓTICO
O nível é testado e calibrado com óleo na Dropsa, mas aconselha-se que, antes de colocar a bomba a funcionar, seja seguido o
presente procedimento:
1) Encher o reservatório
2) Abrir o orifício anterior de regulação
3) Rodar o parafuso de regulação do nível (ver figura), utilizando uma chave de fenda, até desligar o led verde do vel
(ver figura)
4) Rodar o parafuso no sentido oposto até acender a luz verde
No final deste procedimento o nível está definido corretamente. É possível realizar diversas regulações seguindo o mesmo
procedimento.
n°2 parafusos M3
Led
verde
TABELA DE LIGAÇÕES
1
V+ (8÷28 Vdc)
2
V- (GND)
3
Out N
4
Out P
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7. INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
7.1 ARRANQUE DA BOMBA
Efetuar o enchimento do reservatório com lubrificante compatível. Ligar a bomba a uma fonte de ar comprimido tratado.
Ligar a bomba e verificar o correto funcionamento da mesma.
7.2 POSSIBILIDADE DE CONTROLO DA BOMBA
7.3 REGULAÇÃO DA PRESSÃO
É possível regular a pressão de saída do lubrificante atuando sobre a pressão do ar na entrada.
7.4 ENCHIMENTO DO RESERVATÓRIO
Utilizar lubrificantes compatíveis e efetuar o enchimento utilizando o tampão de enchimento com o filtro. Nunca verter
lubrificante diretamente para dentro do reservatório.
7.5 ELIMINAÇÃO DE AR DA BOMBA
A presença de ar no circuito não cria problemas para o funcionamento da bomba, mas é aconselhável a sua eliminação no
interior do sistema. Para eliminar o ar, acionar a bomba até o lubrificante começar a sair sem vestígios de ar.
ATENÇÃO
:
se existir ar no circuito, a vazão nominal poderá ser inferior.
Controlo manual de botão:
Controlo com eletroválvula de 3 vias:
Controlo mecânico com came circular ou retilíneo:
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8. PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Segue-se uma tabela de diagnóstico em que são apresentadas as principais anomalias, as causas prováveis e as possíveis
soluções.
Se, mesmo depois de ter consultado a tabela de diagnóstico, não for possível resolver o problema, não procurar a falha
desmontando peças da máquina, mas contactar o Gabinete Técnico da Dropsa e indicar as anomalias detetadas, com uma
descrição detalhada.
ANOMALIA
POSSÍVEL CAUSA
SOLUÇÃO
A bomba não dispensa
óleo ou não dispensa a
quantidade prescrita
O óleo no reservatório está
abaixo do nível mínimo
Encher o reservatório com lubrificante sem impurezas.
Atenção: se o reservatório se esvaziar sem assinalar o nível
mínimo, é necessário controlar o contacto do nível
O filtro da válvula de aspiração
está conspurcado ou obstruído
Desmontar a bomba do reservatório, remover a válvula de
aspiração e lavá-la; se esta operação não se revelar suficiente,
substituí-la por uma nova
A válvula de controlo da bomba
não descarrega.
Verificar que a válvula de comando da bomba pompa seja
uma
de 3 vias que descarregue no fim do ciclo o ar comprimido
existente na câmara pneumática da bomba
A válvula de alívio não descarrega
Desmontar a bomba do reservatório, remover a válvula de
alívio e lavá-la; se esta operação não se revelar suficiente,
substituí-la por uma nova
As juntas internas soltaram-se
Desmontar a placa do reservatório e apertar cuidadosamente
todos os acessórios certificando-se de que nenhum parafuso
é perdido.
Pistão encravado
Substituir o grupo de bombagem
A bomba não dispensa
óleo à pressão indicada
A regulação da pressão do ar de
controlo na entrada está errada
Regular devidamente a pressão do ar no campo previsto nas
caraterísticas gerais, tendo em conta que a relação de
compressão é de 8,5:1.
9. PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO
A bomba foi concebida e construída de modo a exigir apenas um mínimo de manutenção.
Para simplificar a manutenção, aconselha-se a respetiva montagem numa posição facilmente acessível.
A máquina não requer nenhum equipamento especial para as atividades de controlo e / ou manutenção. Em qualquer caso,
recomenda-se a utilização de equipamentos e dispositivos de proteção pessoal adequados à utilização (luvas) e em boas
condições (de acordo com as normas em vigor) para evitar danos a pessoas ou peças da máquina.
Verifique periodicamente as juntas das tubagens para detetar eventuais fugas.
Além disso, manter sempre limpo o corpo do aparelho para poder resolver de imediato eventuais perdas.
Quando ocorrer, substituir o filtro de enchimento de óleo e o filtro de recirculação.
Recomenda-se o uso de lubrificantes sem impurezas.
A desmontagem do grupo de bombagem deve ser realizada do seguinte modo:
1. Retirar as tubagens ligadas à bomba, verificando antes que não existem pressões residuais no sistema;
2. Desaparafusar os parafusos da placa de apoio, desaparafusar os parafusos do reservatório;
3. Desmontar a bomba e os eventuais filtros presentes;
4. Desapertar o cilindro da bomba prestando muita atenção à carga que está presente na mola; poderá a seguir retirar as
peças que compõem o grupo bombeador.
Deste modo, todas as peças que compõem a bomba são separadas, sendo assim possível proceder à desmontagem e limpeza
das válvulas de libertação e de aspiração.
Todas as peças devem ser lavadas e lubrificadas antes da montagem.
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Substituição de filtros:
O filtro de enchimento e o filtro de recirculação podem ser substituídos facilmente, desaparafusando os dois parafusos que os
bloqueiam e puxando-os para cima.
Aconselha-se a realização de uma manutenção periódica, conforme se indica na tabela seguinte:
Verificação
Número de ciclos de trabalho
Controlo lubrificação realizada
10000
Limpeza do filtro de abastecimento
25000
Limpeza do filtro de recirculação
25000
Limpeza do fundo do reservatório se tiver depósitos
30000
Assegure-se que a alimentação elétrica, hidráulica e pneumática estão desligadas antes de efetuar qualquer intervenção de
manutenção.
10. ELIMINAÇÃO
Durante a manutenção da máquina ou em caso de desmantelamento da mesma não abandone elementos tóxicos no meio
ambiente. Consulte os regulamentos locais para efeitos de eliminação. Com o desmantelamento da máquina é necessário
destruir a placa de identificação e todos os outros documentos.
11. INFORMAÇÕES DE ENCOMENDA
VERSÕES DISPONÍVEIS
CÓDIGO
DESCRIÇÃO
3103269
Bomba pneumática 2,6 cc/impulso (0,15 cu.in./impulso)
3103289
Bomba pneumática 2,6 cc/impulso (0,15 cu.in./impulso), sem retornos
Para os códigos de encomenda dirigir-se ao gabinete técnico/comercial da Dropsa.
PEÇAS DE REPOSIÇÃO
CÓDIGO
DESCRIÇÃO
3130355
Filtro de recirculação
3130101
Filtro de carregamento de óleo
6770070
Bujão de enchimento de óleo com gatilho
3092110
Válvula de aspiração
3132535
Kit vedações para bomba pneumática
3103117
Bomba pneumática 2.6 cc/impulso (0,15 in.), relação 8,5:1
6770054
Reservatório 3 litros (0,66 galões)
3050585
Placa de fixação
1639201
Nível ótico
1655583
Nível “Samba” NC
1655582
Nível “Samba” NA
1655590
Nível “Samba” NA ou NC
ACESSÓRIOS
CÓDIGO
DESCRIÇÃO
0045351
E-Válvula 3/2 NC 24V Dc
0045275
E-Válvula 3/2 NC 24V Ac 50 Hz
0045350
E-Válvula 3/2 NC 110V Ac 50 Hz
0045274
E-Válvula 3/2 NC 230V Ac 50 Hz
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12. DIMENSÕES
13. MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
Dado o peso ligeiro (~2.5 kg a seco) e as reduzidas dimensões da bomba, a sua movimentação não exige a utilização de meios de
elevação. Antes da expedição, a bomba é cuidadosamente embalada numa caixa de cartão.
Durante o transporte e armazenamento do aparelho, prestar atenção ao sentido indicado na caixa.
Quando for recebida, verificar se a embalagem não está danificada e armazenar a bomba em local seco.
Eleve o equipamento tendo o cuidado de manter a embalagem de cartão na vertical, tendo em consideração as indicações
impressas na mesma.
Durante o armazenamento os componentes da máquina podem suportar temperaturas de 20 °C a +50 °C (-4 °F ÷ +122 °F).
Para evitar danos é todavia necessário que a entrada em funcionamento ocorra quando o aparelho tiver atingido uma
temperatura de pelo menos +5 °C (+41 °F).
14. PRECAUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
É necessário ler com cuidado as advertências e os riscos que implica a utilização de máquinas para a lubrificação. O operador
deve conhecer o funcionamento através do manual de utilização.
Corrente elétrica
Não deve ser efetuada qualquer intervenção na máquina antes de esta ser desligada da alimentação elétrica e certificar-se de
que ninguém a pode voltar a ligar durante a intervenção.
Todos os aparelhos instalados, elétricos, eletrónicos, reservatórios e estruturas de apoio, devem estar ligados ao cabo de terra.
Inflamável
O óleo utilizado nos circuitos de lubrificação não é um fluido normalmente inflamável. De qualquer modo é indispensável adotar
todas as medidas possíveis para prevenir o contacto deste com as partes muito quentes ou com chamas.
Pressão
Antes de qualquer intervenção controlar, em qualquer ramo do circuito lubrificante, a ausência de pressões residuais que
possam provocar respingos de óleo em caso de desmontagem de acessórios ou componentes.
Ruído
A Bomba Pneumática Série 3103... permanecendo abaixo dos 70dB(A), não é considerada excessivamente ruidosa.
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15. INDICAÇÕES DE UTILIZAÇÃO
A Bomba Pneumática Série 3103… não possui contraindicações especiais, exceto no que se refere aos seguintes pontos:
Contacto do operador com fluido por rompimento/abertura tubagem de alimentação ou contacto com óleo durante o
abastecimento/manutenção. O operador deve estar munido de EPI apropriados (segundo as normas em vigor).
Posturas incorretas.
Utilização de lubrificante não compatível.
Principais fluidos não admitidos:
Fluidos
Perigos
Lubrificantes com aditivos abrasivos
Consumo elevado das partes contaminadas
Lubrificante com aditivos de silicone
Gripagem da bomba
Benzina, solventes, líquidos inflamáveis
Incêndio, explosão, danos nos vedantes
Produtos corrosivos
Corrosão da bomba, danos pessoais
Água
Oxidação da bomba
Produtos alimentares
Contaminação dos mesmos
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