Shimano ST-7700 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

Pressione a alavanca B
F
repetidamente pelo menos 8 vezes
a fim de assegurar que o mecanismo
fique na marcha
mais alta antes de
proceder à montagem.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta
da capa externa
que acaba de ser
cortada.
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do porca de montagem na parte
exterior da presilha. Recoloque a cobertura da presilha e
utilize uma chave Allen de 5 mm para apertar
completamente o parafuso.
Series
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi
(cassette)
Corrente
DURA-ACE
ST-7700-C
18
SP40
FH-7700
CS-7700
CN-7701
FD-7700
FC-7700
BB-7700
RD-7700
Guia B.B.
SM-SP17
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o
uso da seguinte combinação.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação
prévia. (Portuguese)
Pressione a alavanca do freio, retire
a tampa e em seguida passe o cabo
interno através do orifício
do cabo.
Instalação do cabo interno
Enfie o cabo interno na capa externa a partir da
extremidade que tem uma marca. Aplique graxa lubrificante
a partir da extremidade que tem a marca, a fim de manter
a eficiência de operação do cabo.
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável) •••••
• Conduite SLR
•••••••••••••••••••••••••
Nota:
A alavanca da frente só poderá
ser dobrada para dentro quando a
alavanca b
F
for pressionada uma
ou duas vezes.
Alavanca B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Aperte a alavanca
B
F
uma vez a fim de mudar de um
pinhão grande para o próximo menor.
Operação
Operação das alavancas do
descarrilhador traseiro
Alavanca AF : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
A Alavanca
AF é retida com um clíque nas posições ,
¤, e .
Alavanca B
F
Alavanca A
F
: Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
Alavanca
B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Alavanca a
F
: Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Traseiro Dianteiro
Alavanca AF
Alavanca bF
Alavanca
a
F
Montagem
Alavanca AF
Posição inicial
da alavanca
A
F
Clíque
¤ Clíque
Clíque
: Muda um pinhão
Por ex.: do 3º‚ para o 4º
¤ : Muda rapidamente dois pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
: Muda rapidamente três pinhões
Por ex.: do 3º para o 6º
Alavanca aF
Posição inicial
da alavanca
aF
x
x'
Se o acionamento da alavanca a
F
não conseguir efetuar a desejada
mudança de coroa, acione a
alavanca a
F
mais uma vez apenas
na extensão do percurso (x') a fim de
completar a operação na extensão
do percurso (x), o qual ficou faltando
na primeira tentativa.
Acionamento
completo de mudança
da marcha
Acionamento
real
Alavanca bF
Posição inicial
da alavanca
bF
Quando a alavanca b é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de
marcha é completado. Depois de
engatado o compensador, o
próximo acionamento da alavanca
completará o
acionamento
de mudança
de marcha.
Acionamento completo de
mudança da coroa Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Clíque
Compensação
(operação do mecanismo de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no
pinhão maior da roda traseira, a corrente ficará
roçando contra a placa-guia do descarrilhador
dianteiro, provocando o conhecido ruído característico.
Quando isto acontecer, aperte ligeiramente a
alavanca
b
F
(até ao ponto em
que ela fica retida com um
clíque); isto faz com que o
descarrilhador dianteiro se
desloque ligeiramente na
direção da coroa menor,
eliminando assim o ruído.
Movimento do
descarrilhador
dianteiro
Posição da corrente
Todas as alavancas retornam à posição
inicial se forem soltas.
Alavanca B
F
Posição inicial
da alavanca
BF
Por ex.: do 4º para o 3º
A alavanca
B
F
também se move quando a alavanca
AF é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
B
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
AF ao acionar a alavanca B
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-7700 antes do uso.
Cuidados a tomar durante a operação (FD-7700)
A alavanca b
F
também se move quando a alavanca
a
F é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
b
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
a
F ao acionar a alavanca b
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Cuidados a tomar durante a operação
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal FD-7700 antes do uso.
Montagem do cabo do freio
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação
de troca de marcha) a fim de facilitar a introdução do
cabo no engate do cabo.
Alavanca
b
F
2. Introduza o cabo interno.
Cabo interno
Engate do cabo
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o
acoplamento angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo
interno. Além disso, tenha cuidado para que o
cabo interno não acumule poeira ou matérias
estranhas.
Presilha da
alavanca
Acoplamento angular
do guia exterior
Cabo interno
Guia exterior
(Peças vendidas
separadamente)
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da
alavanca ao longo do guia exterior.
Suporte exterior
Guia exterior
Assegure-se de que a
extremidade interior
assenta firmemente no
engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Conduite
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e
cubra-o com o guia exterior. Em seguida, corte o guia
exterior de acordo com o comprimento do guidão e
fixe-o improvizadamente com fita adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de
cobertura.
Fita adesiva
Conduite
Guia exterior
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno
(aço inoxidável)
• Conduite blindado SP40 ()
• Conduite blindado SP40 (¤)
SEALED
SP40
SP40
f
1.2 mm
f
4 mm
f
4 mm
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto
ao lado que tem a marca. Apãs o corte, arredonde a
extremidade de modo que a parte
interior do orifício fique com um
diâmetro uniforme.
Marca
Tampa de extremidade externa
Alavanca de trás
Acione pelo
menos 8 vezes
Cabo interior
Orifício do cabo
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício
do cabo de câmbio, pressione a alavanca
B
F
novamente até que o alinhamento esteja correto e em
seguida instale o cabo.
Engate do cabo
Assegure-se de que a extremidade interna assenta
firmemente no engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Alavanca da frente
Pressione a alavanca
b
F
pelo
menos 3 vezes antes de instalar.
Alavanca bF
Acione pelo menos 3 vezes
Pressione a alavanca do
freio, retire a tampa e em
seguida passe o cabo
interno através do orifício
do cabo.
Conduite
Orifício do cabo
Cabo interno
Batente exterior
1. Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Torque de aperto :
1.5 - 2 Nm {15 - 20 kgfcm}
Suporte de montagem direta (M5)
Batente exterior
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Instale o batente exterior
para os pinhões tendo a
alavanca na posição de
repouso.
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Assegure-se de deixar um excesso de conduite
sobrando, mesmo se cortar o mesmo no comprimento
total do guidão.
Posição de
repouso da
alavanca
Confirmação
Assegure-se de que o
conduite assenta
firmemente no batente
exterior.
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em
ranhuras correspondentes na presilha.
R
Atenção às marcas:
R: direita
L: esquerda
Espalhe um pouco de álcool
de fricionar no interior da
tampa da presilha, a fim de
facilitar a instalação.
Puxar
Dobrar
Cobertura da presilha
Chave Allen
de 5 mm
Porca de montagem
¤
Batente
exterior
Cabo
interno
Conduite
Arame condutor
f
1.6 mm
f
5 mm
Alavanca
B
F
Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro
(FD-7700)
Alavanca aF : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Tampa
Certifique-se de que o cabo chato está direito e sem
torções, conforme indicado na ilustração, e em seguida
coloque a tampa. (Tenha cuidado para não prender o cabo
chato quando estiver colocando a tampa.)
Tampa
Cabo chato
Cabo chato
Projeção
Cabo chato
Certifique-se de que o cabo chato está direito e sem
torções, e colocado em cima da projeção, depois coloque
a tampa. (Tenha cuidado para não prender o cabo chato
quando estiver colocando a tampa.)
Projeção
Nota:
Quando retirar o
cabo do sensor,
não exerça muita
força ao puxar o
cabo, caso
contrário poderá
danificar o sensor.
Utilize uma
ferramenta para
segurar o sensor
no sítio e puxe
cuidadosamente o
cabo para fora.
6. Aperte o parafuso de fixação do pino da alavanca
até que o seu topo
fique igualado
com a superfície
da presilha.
Finalmente,
instale a tampa do
sensor.
Manutenção
Desmontagem da presilha e
alavanca
1. Retire a tampa do
sensor e utilize uma
chave Allen de 2mm para
remover o parafuso de
fixação do pino da
alavanca, na parte inferior
do suporte.
Parafuso de fixação do
pino da alavanca
Chave Allen de 2 mm
Montagem/desmontagem da
alavanca e rolamento
Chave Allen de 5 mm
Ferramenta especial
(TL-ST01)
Torque de aperto :
8 - 10 Nm {70 - 85 in. lbs.}
Não desmonte nada que não esteja descrito aqui,
senão a remontagem poderá ficar impossibilitada.
2. Introduza uma chave Allen de 2.5 mm ou qualquer
ferramenta semelhante no orifício do pino da alavanca,
e bata suavemente com um martelo de plástico a fim
de forçar o pino da alavanca para fora. Depois que o
pino da alavanca saíu, poderão ser desmontados os
corpos da presilha e da alavanca.
Em seguida, puxe o cabo do sensor para fora do corpo
do suporte.
1. Retire o engate do cabo.
2. Para desmontar, utilize a ferramenta especial
especificada e uma chave Allen de 5 mm.
Engate do
cabo
3. Desmonte conforme indicado.
Assegure-se de lubrificar de novo com graxa.
Graxa
Montando a presilha e alavanca
1. Instale o engate do cabo no membro do rolamento
da alavanca e monte a mola de retorno.
2. Aplique a ferramenta especial de instalação para a
mola de retorno.
Membro do
rolamento
Ferramenta de
instalação da mola
de retorno
Engate do
cabo
Mola de
retorno
Monte a ponta da mola no
orifício do membro do
rolamento. Note que a
mola tem um lado direito e
um lado esquerdo.
Ferramenta de instalação da
mola de retomo (TL-ST02)
3. Primeiro insira o cabo do sensor no corpo do
suporte e depois instale o corpo do suporte e o
corpo da alavanca. Tome cuidado para que neste
momento a ponta da
mola de retorno não
fique saliente do
orifício no membro
do rolamento.
Alavanca
suporte
4. Alinhe os orifícios do pino e depois encaixe o pino
da alavanca pressionando-o na devida posição.
Pino da alavanca
Parafuso de
fixação do pino
da alavanca
A posição correta é
quando a depressão
arredondada no pino da
alavanca fica alinhada com
o parafuso de fixação do
pino da alavanca.
5. Retire a ferramenta de
instalação da mola de
retorno utilizando um
alicate.
Parafuso de fixação do
pino da alavanca
Chave Allen
de 2 mm
Tampa do
sensor
Orifício
Assegure-se de que a mola está corretamente
posicionada.
Torque de aperto :
1 Nm {10 kgfcm}
Tampa do sensor
¤
Sensor
Cabo do sensor
Corpo da alavanca
Corpo do suporte
Torque de aperto :
6 - 8 Nm {60 - 80 kgfcm}
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
Quando instalar qualquer peça, obtenha e leia com atenção
as instruções de serviço. Uma peça solta, gasta ou danificada
poderá causar ferimentos ao ciclista.
Recomenda-se explicitamente que sejam apenas utilizadas
peças de reposição genuínas da Shimano.
Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
Nota
A operação das alavancas relacionadas com a troca de
marchas só deve ser feita quando a roda dentada do pedivela
estiver em movímento.
A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a
blindagem externa especificada e o guia de cabo do descanso
inferior.
Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el
interior de la envoltura del cable para asegurarse de que
desliza correctamente.
O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é
extremamente desencorajado, pois ele tende a comprometer a
função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência
do cabo.
A ponta do revestimento que tem a cobertura de alumínio
deve ester do lado da caixa de velocidades.
O computador de bicicleta é compatível com o SM-6501.
Assegure-se de ler estas Instruções de Serviço em conjunto
com as Instruções de Serviço para o SM-6501.
As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
Contacte por gentileza um comerciante profissional de
bicicletas, se tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos de
instalação, regulagem, manutenção e operação.
Instruções para o serviço técnico
SI-6CX0D-001
ST-7700-C
Shimano
Integração Total
34
35
3
6
34
lado da caixa de
velocidades
cobertura de 4 mm
cobertura de plástico ou
capcobertura de 4 mm
cobertura de alumínio
Se você usa um guidão de carbono, pode ser necessário
diminuir o torque de aperto para evitar causar danos ao
guidão. Consulte o fabricante da bicicleta ou do guidão,
em relação ao nível adequado de torque de aperto para o
guidão de carbono.
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Este manual também é adequado para