Shimano ST-4500 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

Cabo utilizado
• Cabo interno ••••••••••••••••••••••••••••••
• Conduite SLR ••••••••••••••••••••••••••••
Nota: A alavanca da frente só poderá
ser dobrada para dentro quando
a alavanca
b
F for pressionada
uma ou duas vezes.
Operação
Alavanca AF : Muda do pinhão menor para o pinhão maior atrás
Alavanca
B
F : Muda do pinhão maior para o pinhão menor atrás
Alavanca a
F : Muda da coroa menor para a coroa maior no pedivela
Alavanca
b
F : Muda da coroa maior para a coroa menor no pedivela
Montagem
Todas as alavancas retornam à posição inicial se
forem soltas.
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do porca de montagem na parte exterior da
presilha. Recoloque a
cobertura da presilha e utilize
uma chave Allen de 5 mm
para apertar completamente o
parafuso.
Montagem do cabo do freio
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando, mesmo se
cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação de troca de
marcha) a fim de facilitar a introdução do cabo no engate do cabo.
Alavanca bF
2. Introduza o cabo interno.
Cabo interno
Engate do cabo
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o acoplamento
angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo interno.
Além disso, tenha cuidado para que o cabo interno não
acumule poeira ou matérias estranhas.
Presilha da
alavanca
Acoplamento angular do
guia exterior
Cabo interno
Guia exterior
(Peças vendidas separadamente)
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da alavanca ao
longo do guia exterior.
Suporte exterior
Guia exterior
Assegure-se de que a
extremidade interior
assenta firmemente no
engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Conduite
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e cubra-o
com o guia exterior. Em seguida, corte o guia exterior de acordo
com o comprimento do guidão e fixe-o improvizadamente com fita
adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de cobertura.
Fita adesiva
Conduite
Guia exterior
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto ao lado
que tem a marca. Apãs o corte, arredonde a extremidade de modo
que a parte interior do orifício fique com um diâmetro uniforme.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta da capa
externa que acaba de ser cortada.
Tampa de extremidade externa
• Alavanca de trás
Acione pelo
menos 8 vezes
Aperte a alavanca do freio para
baixo, e depois passe o cabo interior
pelo orifício do cabo.
Cabo interior
Orifício do cabo
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício do cabo de
câmbio, pressione a alavanca B novamente até que o
alinhamento esteja correto e em seguida instale o cabo.
Engate do cabo
Assegure-se de que a extremidade interna assenta firmemente
no engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
• Alavanca da frente
Acione pelo menos 2 - 3 vezes
Aperte a alavanca do freio para
baixo, e depois passe o cabo
interior pelo orifício do cabo.
Conduite
Orifício do cabo
Cabo interno
• Batente exterior
1. Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Torque de aperto :
1.5 - 2 Nm {15 - 20 kgfcm}
Suporte de montagem direta
(M5)
Batente exterior
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Instale com o parafuso de ajuste apertado.
A faixa de ajuste para o parafuso de ajuste é de 6 voltas
completas.
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Assegure-se de deixar um excesso de conduite sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
Confirmação
Assegure-se de que o conduite
assenta firmemente no batente
exterior.
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em ranhuras
correspondentes na presilha.
Atenção às marcas:
R : direita
L : esquerda
Espalhe um pouco de álcool de
fricionar no interior da tampa da
presilha, a fim de facilitar a
instalação.
Puxar
Dobrar
Cobertura da presilha
Chave Allen de
5 mm
Porca de montagem
¤
Betente exterior
Cabo intemo
Conduite
Arame condutor
f
1.6 mm
f
5 mm
Parafuso de ajuste
Alavanca
B
F
Alavanca AF Alavanca aF
Alavanca
b
F
Traseiro Dianteiro
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação
prévia. (Portuguese)
Adquira e leia cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças.
Peças frouxas, desgastadas ou danificadas podem causar ferimentos no usuário.
Recomendamos somente o uso de peças de reposição originais da Shimano.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar
seguro para referência posterior.
Nota
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só deve ser feita
quando a roda dentada do pedivela estiver em movímento.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a blindagem externa
especificada e o guia de cabo do descanso inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el interior de la envoltura del
cable para asegurarse de que desliza correctamente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é extremamente desencorajado,
pois ele tende a comprometer a função de mudança de marcha SIS devido à alta
resistência do cabo.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de mudança de marchas (SIS-SP41).
Não utilize graxa DURA-ACE ou outros tipos de graxa, do contrário, poderá provocar
uma deterioração no desempenho de mudança de marchas.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso
normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se tiver quaisquer
dúvidas relativas aos métodos de instalação, regulagem, manutenção e operação.
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
Observe ao usar o bloco de ajuste de alcance
(Espaçador de almofada)
Ao instalar o bloco de ajuste de alcance de 8 graus, use um guidão de tipo anatômico.
Se um guidão de tipo redondo for
usado, o acionamento do cabo pode
tornar-se curto demais e isso pode
resultar em força de frenagem
insuficiente.
Tipo redondoTipo anatômico
Acione a alavanca
F
B 8 ou mais vezes a fim de
colocar a alavanca na posição mais alta verifique
no indicador se a posição mais alta está correta,
e depois instale e ajuste o cabo interno.
Alavanca
B
F
Alavanca
b
F
Acione a alavanca b
F
2 ou mais vezes,
verifique no indicador se a posição mais
baixa está correta e em seguida fixe o
cabo interno.
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício do cabo de
câmbio, pressione a alavanca
b novamente até que o
alinhamento esteja correto e em seguida instale o cabo.
Assegure-se de que a extremidade interna assenta firmemente
no engate do cabo.
Engate do
cabo
Extremidade interior
Cuidados a tomar durante a operação
(FD-4500 / 4503)
A alavanca
b
F
também se move quando a alavanca
a
F é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
b
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
a
F ao acionar a alavanca b
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal FD-4500 / 4503 antes do uso.
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro
(FD-4500 / 4503)
Alavanca aF : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca
a
F
Posição inicial
da alavanca
a
F
Se o acionamento da alavanca a
F
não
conseguir efetuar a desejada mudança de
coroa, acione a alavanca a
F
mais uma
vez apenas na extensão do percurso (x')
a fim de completar a operação na
extensão do percurso (x), o qual ficou
faltando na primeira tentativa.
Acionamento completo de
mudança da marcha
Acionamento
real
Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Alavanca bF
Posição inicial
da alavanca
bF
Quando a alavanca b é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de marcha é completado.
Depois de engatado o compensador, o próximo
acionamento da alavanca
completará o acionamento de
mudança de marcha.
• Alavanca
b
F : Muda da roda dentada maior para a roda
dentada intermediária
Alavanca bF
• Alavanca
b
F : Muda da roda dentada intermediária para
a roda dentada menor
Compensação (operação de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa grande ou intermediária e
pinhão traseiro maior, a corrente irá roçar contra a placa
interna do desengate dianteiro e produzirá um ruído
característico. Quando isto acontecer, pressione
levemente a alavanca b (até ouvir um clique), isto faz
com que o desengate se desloque levemente em
direção à coroa menor, eliminando assim o ruído.
Se a placa externa do desengate dianteiro e a corrente
fizerem contato e gerarem um ruído quando a corrente
estiver na coroa menor ou intermediária e em uma das
pinhões menores, pressione levemente a alavanca a
para mover o deslocar levemente o desengate dianteiro
em direção à coroa maior para eliminar o ruído.
Posição da corrente
Movimento do
descarrilhador
dianteiro
Alavanca AF : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
A Alavanca
A
F é retida com um clíque nas posições
e ¤.
Operação das alavancas do descarrilhador traseiro
Alavanca AF
Posição inicial
da alavanca
AF
¤ Clíque
Clíque
4 3
35
: Muda um pinhão
Por ex.: do 3º‚ para o 4º
¤ : Muda rapidamente dois
pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
Alavanca B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Aperte a alavanca
B
F
uma vez a fim de mudar de um
pinhão grande para o próximo menor.
Alavanca B
F
Posição inicial
da alavanca
BF
34
Por ex.: do 4º para o 3º
A alavanca B
F
também se move quando a alavanca
AF é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
B
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
AF ao acionar a alavanca B
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-4500 antes do uso.
Cuidados a tomar durante a operação
Acionamento completo
de mudança da coroa
Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Clíque
Acionamento completo
de mudança da coroa
Clíque
Clíque
Clíque
Acionamento completo
de mudança da
coroa Clíque
Clíque
Clíque
< FD-4500, ST-4501 > < FD-4503, ST-4503 >
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável)
• Conduite blindado SP41 ()
• Conduite blindado SP41 (¤)
SEALED
SP41
SP41
f
1.2 mm
f
4 mm
f
4 mm
Método de substituição
1. Remova o batente de borracha.
2. Aplique uma camada fina de graxa nas duas
projeções do espaçador de almofada.
3. Pressione para ajustar o espaçador de almofada
para que as projeções entrem o
máximo possível.
Espaçador de
almofada
Batente de borracha
Espaçador de
almofada
Ajuste do alcance
Se você quiser diminuir o alcance, remova o batente de
borracha e substitua-o pelo espaçador de almofada
acessório. (Dois tipos estão disponíveis: 4° e 8°.)
Torque de aperto :
6 - 8 Nm {60 - 80 kgfcm}
SI-6LP0B-001-06
Series
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
TIAGRA
ST-4501 (Duplo) ST-4503 (Triplo)
Traseiro
Dianteiro
ST-4500
18
FH-4500
CS-HG50-9
CN-HG53
FD-4500
FC-4500
RD-4500-SS
SM-SP17
27
FD-4503
FC-4503
RD-4500-GS
SIS-SP41
SM-FC4500
ST-4500
ST-4501
ST-4503
Instruções para o serviço técnico SI-6LP0B-001
Shimano
Integração Total
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da seguinte
combinação.
Shimano Integração Total Características
A série Shimano Integração Total TIAGRA possui uma alavanca de controle de ação dupla, a
qual além de comandar os freios como alavanca de freio normal, pode ao mesmo tempo
realizar o câmbio das marchas quando apertada para dentro, no sentido do centro da
bicicleta. Desta maneira, é possível agora mudar as marchas mesmo tendo as mãos
continuamente apoiadas no guidão e nas alavancas dos freios.
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Shimano ST-4500 Service Instructions

Tipo
Service Instructions
Este manual também é adequado para