Shimano FC-M815 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

Informações gerais de segurança
Instruções para o serviço técnico SI-1KJ0A-003
Instalação do pedivela
“O intervalo da manutenção depende do uso e das condições em
que andar. Limpe regularmente a corrente com um limpador de
correntes apropriado. Nunca use solventes de base alcalina ou
ácida como, por exemplo, os removedores de ferrugem. Se estes
solventes forem usados, a corrente pode quebrar e causar
ferimentos graves.”
Ciclismo a modalidade descida de montanha e freeride são atividades
inerentemente perigosas. Há risco de envolvimento em acidentes que
podem causar ferimentos graves e até a morte. Recomenda-se
veementemente que o ciclista use equipamentos de proteção para a
cabeça e para o corpo e que faça verificações cuidadosas em sua bicicleta
antes de usá-la. Lembre-se de que você está assumindo riscos ao andar
de bicicleta e que deve levar em consideração, com muito cuidado, a sua
experiência e suas habilidades.
• O conjunto de pedivelas FC-M815 / FC-M810 é projetado para ciclismo descida de
montanha e freeride. No entanto, dependendo das condições em que se usa a
bicicleta, podem aparecer trincas em uma pedivela ou no eixo do movimento central,
o que pode levar à falha do pedivela. Isto pode causar acidentes que podem resultar
em ferimentos graves ou até mesmo a morte.
• Se for difícil instalar a roda, instale a alavanca de liberação rápida no lado do rotor.
Fazendo isso, certifique-se de que a alavanca de liberação rápida não interfere no
rotor e que não ocorram queimaduras.
• Utilize o pino de conexão reforçado somente para conectar correntes do tipo estreita.
Existem dois tipos diferentes de pinos de conexão reforçados. Verifique a tabela
abaixo antes de escolher o pino que pretende utilizar. Se forem aplicados pinos
diferentes dos pinos de conexão reforçados, ou se for utilizado um pino de conexão
reforçado ou ferramenta não apropriados para o tipo de corrente, isto poderá
provocar uma conexão mal sucedida, o que poderá causar a quebra da corrente e a
sua queda.
• Se for necessário ajustar o comprimento da corrente
devido a uma alteração no número de dentes da
coroa, execute o corte num lugar diferente do lugar
onde foi feita a conexão com um pino de conexão
reforçado ou um pino terminal. A corrente resultará
danificada se for cortada num lugar onde foi feita a
conexão com um pino de conexão reforçado ou um pino terminal.
• Cuidado para não deixar que as pontas das suas roupas fiquem presas na corrente
enquanto estiver andando, do contrário, você poderá cair da bicicleta.
• Verifique se a tensão da corrente está correta e se a corrente não está danificada. Se
a tensão estiver muito fraca, ou a corrente danificada, a corrente deverá ser
substituída. Se isto não for feito, a corrente poderá quebrar e você poderá cair da
bicicleta.
• Os dois parafusos de montagem do braço do pedivela esquerdo devem ser
apertados alternadamente em estágios e não com um dos parafusos sendo apertado
totalmente de uma vez. Use uma chave de torque para verificar se os torques de
aperto final estão dentro da faixa de 12 - 14 N·m. Além disso, após rodar cerca de
100 km (60 milhas), use uma chave de torque para verificar novamente os torques de
aperto. Também é importante verificar periodicamente os torques de aperto. Se os
torques de aperto estiverem muito fracos, ou se os parafusos de montagem não
forem apertados alternadamente e em estágios, o braço do pedivela esquerdo
poderá soltar-se e a bicicleta poderá cair e ferimentos sérios podem ocorrer.
• Antes de usar a bicicleta, deve-se verificar cuidadosamente o conjunto da pedivela
para assegurar-se de que não haja trincas e, ao encontrar qualquer sinal de trinca ou
qualquer outra condição anormal NÃO use a bicicleta.
• Se a tampa interna não estiver instalada corretamente, o eixo pode enferrujar e
danificar-se, logo a bicicleta pode cair resultando em ferimentos graves..
Leia e siga cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças.
Peças frouxas, desgastadas ou danificadas podem causar a queda da bicicleta e
ferimentos sérios podem ocorrer. Recomendamos somente o uso de peças de
reposição originais da Shimano.
Leia e siga cuidadosamente as instruções de serviço antes de instalar as peças.
Se os ajustes não forem realizados corretamente, a corrente pode soltar e isso pode
ocasionar sua queda da bicicleta, o que pode resultar em ferimentos graves.
• Leia e siga as instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em
um lugar seguro para referência posterior.
• Se a corrente está na coroa menor ou intermediária, há perigo de lesões das pontas
dos dentes na coroa maior.
Nota:
• O protetor de tamanho grande da coroa é somente para as coroas dianteiras, não
podendo ser usado para coroas dianteiras duplas.
• Gire o parafuso de ajuste superior de modo que o corrente não se assente em cima
do protetor da coroa.
• Certifique-se de que a combinação da engrenagem se iguale com a configuração de
dentes da coroa dianteira na tabela de especificações do produto. Se outras
combinações forem usadas, a distância entre as engrenagens estarão incorretas e a
corrente pode escorregar e se prender entre elas.
Instale seguindo o procedimento mostrado na ilustração.
1, 2 Utilize a ferramenta especial TL-FC32/36 para instalar o adaptador direito (rosca no sentido anti-
horário) e o adaptador esquerdo (rosca no sentido horário).
Torque de aperto: 35 - 50 N·m {350 - 500 kgf·cm}
Nota : Podem ser necessários espaçadores dependendo da largura da carcaça do movimento
central. Para detalhes, consulte o “Método de instalação do espaçador”.
3 Insira a unidade do pedivela direita.
4 Coloque a seção A do pedivela esquerda dentro do eixo da unidade do pedivela direita onde a
ranhura é larga.
5 Utilize a TL-FC16/18 para apertar a tampa.
Torque de aperto: 0,7 - 1,5 N·m {7 - 15 kgf·cm}
6 Empurre a placa do batente para dentro e verifique se o pino da placa está firmemente posicionado;
então, aperte o parafuso do braço do pedivela esquerda. (Chave Allen de 5 mm)
Nota : Cada parafusos deve ser apertado de maneira nivelada e igualmente a 12 - 14 N·m
{120 - 140 kgf·cm}
5
6
2
4
(A)
1
3
Área da ranhura larga
TL-FC16
TL-FC32
Placa do batente
Pino da placa
Empurre para cima
Nota :
Ajuste a placa do batente
virada para a direita,
conforme a ilustração.
Cilindro do
movimento central
Tampa interna
* Instruções de Serviço em outros idiomas estão disponíveis em :
http://techdocs.shimano.com
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação
prévia. (Portuguese)
O exemplo na ilustração
mostra um dispositivo de
corrente tipo montagem BB.
Dispositivo da Corrente
Quando for instalar um dispositivo corrente tipo montagem BB para bicicleta, consultar
a tabela abaixo para determinar o número de espaçadores para o lado direito. Se a
espessura dos espaçadores usados não é fornecida pela tabela, a pedivela pode ficar
frouxa e cair, ou problemas com mudança de marchas podem ocorrer. Quando for
instalar um dispositivo corrente tipo montagem BB ou um dispositivo corrente tipo
ISCG para bicicleta, você precisa ficar atento para evitar interferência.
Protetor de coroa
Protetores de coroa Shimanos não criados juntamente com as pedivelas para prover
força, rigidez e ótimo desempenho nas mudanças de marchas. Por causa disso, se
você não instalar um protetor de coroa, problemas podem ocorrer tais como: a
corrente cair, as coroas podem ficar tortas ou a aranha pode quebrar. Portanto
recomenda-se que você sempre instale um protetor de coroa. Semelhantemente, se
você usa um protetor de coroa que não é fabricado pela Shimano, problemas podem
ocorrer tais como: fraco desempenho na mudanças de marchas, a corrente pode cair,
as coroas podem entortar ou a aranha pode quebrar. Quaisquer desses problemas
não serão cobertos pela garantia do seu produto, pois, você não instalou um protetor
de coroa ou instalou um protetor de coroa que não é fabricado pela Shimano.
SI-1KJ0A-003-06
Pedivela
FC-M815
FC-M810
ADVERTÊNCIA
68 mm 73 mm 83 mm
Largura do cilindro do movimento central
Número do modelo
< Espessura do Dispositivo da Corrente (montagem BB) >
Para dispositivo da corrente espessura de 2,5 mm
2.5 mm x 1
Não é
necessário
2.5 mm x 1
FC-M810-1 FC-M665
FC-M810-2
FC-M815-1 FC-M815-2
68 mm 73 mm 83 mm
Largura do cilindro do movimento central
Número do modelo
Para dispositivo da corrente espessura de 5,0 mm
Não é
necessário
Não
disponível
Não é
necessário
FC-M810-1 FC-M665
FC-M810-2
FC-M815-1 FC-M815-2
68 mm 73 mm 83 mm
Largura do cilindro do movimento central
Número do modelo
Se usar em combinação com FD-M665-E (dispositivo de corrente de 2,5 mm)
< Método de instalação >
Instale o dispositivo de corrente e o cãmbio
dianteiro conforme mostrado na ilustração.
• Se usar em combinação com um cãmbio
dianteiro do Tipo de montagem BB, certifique-
se de que o dispositivo de corrente não está
obstruindo o suporte Tipo de montagem BB.
Não é
necessário
Não
disponível
Não é
necessário
FC-M665 FC-M810-2
FC-M815-2
Suporte Tipo
de montagem
BB
Dispositivo da Corrente
F
A
F
A
F
A :Espaçador de 2,5 mm
68 mm
83 mm
Especificações
Número do modelo
Tipo
Combinação de dentes para coroa
Diâmetro do círculo dos parafusos
Comprimento do braço do pedivela
Roscas para os pedais
Corrente aplicável
Número do modelo
FC-M815-2
FC-M815-1
FC-M810-2
FC-M810-1
Duplo Único
FC-M815-2 / FC-M810-2 FC-M815-1 / FC-M810-1
36-22T 34 / 36 / 38 / 40 / 42T
104 mm
M (34/36T), L (38/40/42T)
104 mm / 64 mm
M
165, 170, 175 mm
B.C. 9/16" x 20T.P.I. (rosca inglesa)
CN-HG93 / HG73
Tamanho do protetor da coroa
Linha da corrente
54,3 mm
57,9 mm
46,8 mm
50,4 mm
Largura do cilindro do movimento
central (Dimensão da rosca)
83 mm
(1.37 X 24 T.P.I)
68, 73 mm
(1.37 X 24 T.P.I)
(2,5 mm)(2,5 mm)
83 mm
Instalação da coroa e do protetor da coroa
Método de instalação do espaçador
(1) Verifique se a largura da cobertura do movimento
central é de 68 mm, 73 mm ou 83 mm.
(2) Em seguida, instale o adaptador consultando as
ilustrações a seguir.
(2,5 mm)(2,5 mm)
68 mm
68mm
73mm
83mm
Instale como mostra a ilustração.
Instale a coroa de modo que o lado que contém as marcas
permaneça na parte externa e que a marca
o aponte para o
braço do pedivela.
Torque de aperto :
15 N·m {150 kgf·cm}
(2,5 mm)
73 mm
FC-M810
FC-M815
Protetor da coroa
Bucha
Parafuso
Porca
Coroa
Quando instalar os componentes na superfície do quadro de
carbono/guidão, verifique com o fabricante do quadro de
carbono/componentes suas recomendações para o torque de
aperto no sentido de previnir que ele seja apertado com muita força,
o que pode causar danos ao material de carbono e ou prevenir
aperto inferior ao necessário o que pode causar falta de força de
fixação para os componentes.
<Altura do cãmbio dianteiro e ajuste do paralelismo>
Com a parte plana da placa externa do guia da corrente na parte
interior da coroa como é mostrado na ilustração, ajuste a altura do
cãmbio dianteiro dentro do limite especificado no rótulo Pro-Set.
Também ajuste então a parte plana da placa externa que é paralela
a superfície interna do protetor da coroa. Use a chave Allen de 5mm
para apertar.
Instalação do cãmbio dianteiro
Ajuste e, em seguida, instale o cãmbio dianteiro como mostra a
ilustração. Não remova o bloco de alinhamento Pro-Set neste
momento.
Fora do limite do protetor da
coroa deve vir dentro deste
limite.
Calibrador Pro-Set
Torque de aperto :
5 - 7 N·m {50 - 70 kgf·cm}
Placa externa da guia da corrente
Protetor da coroa
Bloco de alinhamento Pro-Set
CUIDADO
• Quando a corrente estiver na posição mostrada na ilustração,
a corrente pode fazer contato com as coroas dianteiras ou o
câmbio dianteiro e gerar ruído.Se o ruído for um problema,
mude a corrente para a próxima coroa traseira maior ou a
seguinte.
• Se o cilindro do movimento central não estiver paralelo, o
desempenho da mudança de marchas será reduzido.
• Antes de andar na bicicleta, verifique se não há folga na conexão. Além disso,
certifique-se de apertar novamente braços do pedivela e pedais em intervalos
periódicos.
• Se um barulho de chiado é ouvido do eixo do suporte e do conector do braço
esquerdo do pedivela, aplique graxa no conector e aperte ele até o torque
especificado.
• Use um detergente neutro para limpar o braço do pedivela e o movimento central. O
uso de detergentes alcalinos ou de ácidos pode causar descoloração.
• Se você sentir qualquer folga nos rolamentos, o movimento central deve ser
substituído.
• Além disso, se o desempenho do pedalar não parecer normal, verifique isto mais
uma vez.
• Não lave o movimento central com jatos de água de alta pressão.
• Engraxe nos adaptadores esquerdo e direito antes de instalá-los.
• A fim de assegurar o melhor desempenho certifique-se de utilizar apenas o tipo de
corrente especificado. Não se pode usar uma corrente do tipo largo.
• Se a corrente ficar se soltando da coroa durante o uso, substitua a coroa e a
corrente.
• As bainhas das suas roupas podem se sujar com a corrente ao andar.
• As coroas devem ser lavadas periodicamente com detergente neutro e lubrificadas
novamente. Além do mais, a limpeza da corrente com um detergente neutro e a sua
lubrificação pode ser uma maneira efetiva de aumentar a vida útil da coroa e da
corrente.
• Este produto não tem garantia contra danos resultantes de uso como saltos durante
o percurso ou se a bicicleta cair de grandes alturas, exceto se tal falha for resultante
de defeito de material ou de fabricação.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de
uso normal.
• Contate por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se tiver quaisquer
dúvidas relativas aos métodos de instalação, regulagem, manutenção e operação.
Coroas
dianteiras
Coroas
traseiras
Ferramenta
da corrente
Corrente
Corrente de 9 velocidades
tipo super estreita como a
CN-7701 / CN-HG93
Corrente de 8/7/6 velocidades
tipo estreita como a
CN-HG50 / CN-HG40
Pino de conexão
reforçado
TL-CN32 /TL-CN27
TL-CN32 /TL-CN27
6.5mm
7.1mm
prateado
preto
Pino de conexão reforçado
Pino terminal Pino de ligação
da corrente
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Shimano FC-M815 Service Instructions

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