Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi (cassette)
Corrente
Guia B.B.
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
Instruções para o serviço técnico SI-6FH0C
SL-R440
SL-R441
Alavanca de mudança
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia.
(Portuguese)
Montagem da alavanca de câmbio
Monte a alavanca do freio numa posição em que não atrapalhe a
operação do freio. Não use em combinações que possam provocar
obstrução do freio.
Ambas as alavancas (A) e (B) sempre retornam à sua posição inicial quando liberadas após mudar.
Ao acionar uma das alavancas, certifique-se sempre de girar simultaneamente o braço da manivela.
Para mudar de um anel de corrente pequeno para um anel
de corrente maior.
Quando a alavanca (A) for pressionada uma vez, ocorre um câmbio
de um degrau de um anel de corrente
menor para um anel de corrente maior.
Exemplo:
do anel de corrente
intermediário para o anel
de corrente maior.
Utilize um punho de guidão com diâmetro
externo maximo de 32 mm.
Torque de aperto :
5 N·m {50 kgf·cm}
Operação de câmbio de engrenagem
< Dianteiro >
Para mudar de um anel de corrente grande para um anel
de corrente menor.
Quando a alavanca (B) for pressionada uma vez, há câmbio de um
passo de um anel de corrente grande
para um anel de corrente menor.
Exemplo:
do anel de corrente maior
para o anel de corrente
intermediário.
Quando a alavanca (B) é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de marcha é completado. Depois de
engatado o compensador, o próximo acionamento da alavanca
completará o acionamento de mudança de marcha.
Compensação
(operação do mecanismo de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no pinhão
maior da roda traseira, a corrente ficará roçando contra a
placa-guia do descarrilhador dianteiro, provocando o conhecido
ruído característico. Quando isto acontecer, aperte ligeiramente
a alavanca (B) (até ao ponto em que ela fica retida com um
clíque); isto faz com que o descarrilhador dianteiro se desloque
ligeiramente na direção da coroa menor, eliminando assim o
ruído.
Movimento do
descarrilhador dianteiro
Posição da corrente
Para mudar de um pinhão pequeno para um pinhão maior
Para mudar somente um degrau,
apertar alavanca (A) para a
posição
1. Para mudar dois
degraus de uma vez,
apertar para a posição 2.
< Traseiro >
1 : Muda um pinhão
Por ex.: do 3º‚ para o 4º
2 : Muda rapidamente dois
pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
3 : Muda rapidamente três
pinhões
Por ex.: do 3º para o 6º
Instalando o cabo de câmbio
Para mudar de um pinhão maior para um pinhão menor
Aperte a alavanca (B) uma vez
para mudar um degrau de um
pinhão maior para um
pinhão menor.
Por ex.: do 4º para o 3º
Substituição do conjunto de alavanca de câmbio e indicador
Substituição do indicador
A desmontagem e nova montagem somente devem ser realizadas
ao se substituir o indicador.
1. Retire os dois parafusos de fixação que predem o indicador.
2. Retire o conjunto indicador
conforme mostra a ilustração.
3. Acione a alavanca (B) duas
vezes ou mais a fim de colocar a
alavanca na posição mais baixa.
4. Após verificar se o ponteiro do
indicador está na borda direita, instale
o indicador conforme mostrado na
ilustração.
5. Verifique o funcionamento do indicador. Se não funcionar
corretamente, instale-o novamente dando especial atenção às
operações 3. e 4.
< Dianteiro >
Substituição do indicador
A desmontagem e nova montagem somente devem ser realizadas
ao se substituir o indicador.
1. Retire os dois parafusos de fixação que predem o indicador.
2. Retire o conjunto indicador
conforme mostra a ilustração.
3. Acione a alavanca (B) 8 vezes
ou mais a fim de colocar a
alavanca na posição mais
elevada.
4. Após verificar se o ponteiro do
indicador está na borda esquerda,
instale o indicador conforme mostrado
na ilustração.
5. Verifique o funcionamento do indicador. Se não funcionar
corretamente, instale-o novamente dando especial atenção às
operações 3. e 4.
< Traseiro >
Torque de aperto : 0,3 - 0,5 N·m {3 - 5 kgf·cm}
Torque de aperto : 0,3 - 0,5 N·m {3 - 5 kgf·cm}
Parafusos de fixação
do indicador
Indicador
Alavanca (B)
Parafusos de fixação
do indicador
Alavanca (B)
Indicador
Substituição do conjunto de alavanca de câmbio.
A desmontagem e nova montagem devem apenas ser realizadas ao
se substituir o conjunto de alavanca de câmbio.
1. Solte a porca do parafuso de fixação do cabo do desengate
dianteiro e, em seguida, puxe o cabo interno para fora o conjunto
alavanca de câmbio da mesma maneira quando da instalação do
cabo interno.
2. Execute as operações de 1 a 2 para a
substituição do indicador.
3. Retire os três parafusos de montagem
da alavanca de câmbio e depois retire a
unidade da alavanca de câmbio
conforme indicado na ilustração.
Torque de aperto :
0,5 - 0,8 N·m {5 - 8 kgf·cm}
Substituição do conjunto de alavanca de câmbio.
A desmontagem e nova montagem devem apenas ser realizadas ao
se substituir o conjunto de alavanca de câmbio.
1. Desaperte o parafuso (porca) de fixação do cabo do desengate
traseiro e, em seguida, puxe o cabo interno para fora do conjunto
alavanca de câmbio da mesma maneira quando da instalação do
cabo interno.
2. Execute as operações de 1 a 2 para a
substituição do indicador.
3. Retire os três parafusos de montagem
da alavanca de câmbio e depois retire a
unidade da alavanca de câmbio
conforme indicado na ilustração.
Torque de aperto :
0,5 - 0,8 N·m {5 - 8 kgf·cm}
4. Para montar, alinhe a unidade da alavanca de câmbio e o
suporte da alavanca do freio e depois aperte os parafusos de
montagem da alavanca de câmbio.
5. Execute as operações de 3 a 4 para a substituição do indicador.
4. Para montar, alinhe a unidade da alavanca de câmbio e o
suporte da alavanca do freio e depois aperte os parafusos de
montagem da alavanca de câmbio.
5. Execute as operações de 3 a 4 para a substituição do indicador.
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte
do lado oposto ao lado que tem a marca.
Apãs o corte, arredonde a extremidade de
modo que a parte interior do orifício fique
com um diâmetro uniforme.
Aplique a mesma tampa de
extremidade externa à
ponta da capa externa que
acaba de ser cortada.
Tampa de extremidade externa
Instalando o cabo interno < Dianteiro >
Acione a alavanca (B) duas vezes ou
mais e verifique no indicador se a
alavanca se encontra na posição mais
baixa. Em seguida retire a tampa
interior do furo e faça a conexão do
cabo interno.
Instale a tampa interior do furo
conforme mostra a ilustração,
girando-a até sentir que prendeu. Ñao
tente girã-la ainda mais para além do
ponto em que prendeu, pois isso
pode danificar o fio da rosca.
Alavanca (B)
Tampa interior do furo
Cabo interno
Tampa interior
do furo
Torque de aperto :
5 - 7 N·m {50 - 70 kgf·cm}
Torque de aperto :
0.3 - 0.5 N·m {3 - 5 kgf·cm}
Instalando o cabo interno < Traseiro >
Acione a alavanca (B) 8 vezes ou
mais e verifique no indicador se a
alavanca está na posição mais alta.
Em seguida retire a tampa interior
do furo e conecte o cabo interno.
Instale a tampa interior do furo
conforme mostra a ilustração,
girando-a até sentir que prendeu. Não
tente girá-la ainda mais para além do
ponto em que prendeu, pois isso
pode danificar o fio da rosca.
Alavanca (B)
Tampa interior do furo
Cabo interno
Tampa interior
do furo
Torque de aperto :
5 - 7 N·m (50 - 70 kgf·cm)
Torque de aperto :
0.3 - 0.5 N·m (3 - 5 kgf·cm)
• Quando instalar qualquer peça, obtenha e leia com atenção as
instruções de serviço. Uma peça solta, gasta ou danificada poderá
causar ferimentos ao ciclista.
Recomenda-se explicitamente que sejam apenas utilizadas peças de
reposição genuínas da Shimano.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
Nota
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a
blindagem externa especificada e o guia de cabo do descanso
inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el interior
de la envoltura del cable para asegurarse de que desliza
correctamente.
•
O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é
extremamente desencorajado, pois ele tende a comprometer a função
de mudança de marcha SIS devido à alta resistência do cabo.
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de marchas só
deve ser feita quando a roda dentada do pedivela estiver em
movímento.
• Utilize um conduite com comprimento suficiente, a fim de compensar
o movimento quando os punhos do guidão são virados
completamente para ambos os lados. Além disso, verifique se a
alavanca de mudança não esbarra no quadro da bicicleta quando os
punhos do guidão são virados completamente.
• Uma graxa especial deve ser utilizada para o cabo de mudança de
marchas (SIS-SP41). Não utilize graxa DURA-ACE ou outros tipos
de graxa, do contrário, poderá provocar uma deterioração no
desempenho de mudança de marchas.
• Não desmonte o indicador e o conjunto de alavanca de câmbio, pois
isto pode danificá-los ou causar um mal funcionamento.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de bicicletas, se
tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos de instalação,
regulagem, manutenção e operação.
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o uso da
seguinte combinação.
< Dianteiro > < Traseiro >
Chave Allen
de 5 mm
Chave Allen
de 5 mm