BT 45
brasileiro
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O motor dois tempos deve ser operado
com uma mistura de gasolina e óleo de
motor dois tempos.
A qualidade destes combustíveis tem
uma influência decisiva sobre o
funcionamento e a durabilidade do
motor.
Misturar a gasolina e o óleo de motor
dois tempos, ou na falta deste, usar óleo
para motores refrigerados a ar, num
recipiente próprio para combustível.
Quanto às possíveis variações na
composição da gasolina, a STIHL faz as
seguintes recomendações:
1. Gasolina
1.1. A gasolina brasileira é composta
por uma mistura de hidrocarbonetos e
álcool (etanol anidro).
1.2. Na gasolina existem componentes
que se deterioram com o tempo,
principalmente pela ação do calor e da
luz. Por isto, armazenar a gasolina em
local fresco e arejado, protegida contra
a luz e o sol, em recipientes fechados e
não transparentes. Não é conveniente
armazenar a gasolina por mais de
30 dias.
1.3. A gasolina de boa qualidade possui
um percentual de aditivos na sua
composição, cuja função é limpar o
motor e melhorar a combustão.
1.4. É recomendável o uso de gasolina
de boa qualidade nos produtos STIHL
com motor dois tempos. Caso seja
utilizada gasolina aditivada, deve-se
observar que os motores dos produtos
STIHL que já tenham trabalhado
anteriormente com gasolina comum
(não aditivada), devem ser
descarbonizados, para evitar
entupimento dos condutores, do
carburador e engripamento do motor
pelo desprendimento de partículas de
carvão. Para realizar este serviço,
procure um serviço de assistência
técnica STIHL.
1.5. Para evitar as ocorrências acima
descritas (ponto 1.4), é
desaconselhável o uso intercalado de
gasolina comum e aditivada.
2. Óleo lubrificante
2.1. A finalidade básica do óleo de motor
dois tempos é a lubrificação e a limpeza
da unidade motora, aumentando a vida
útil dos componentes. Todos os óleos
para motores dois tempos são
classificados segundo a norma
internacional API.
2.2. Em cada troca de óleo de motor
dois tempos (fabricantes diferentes ou
mesmo fabricante), é altamente
recomendável a descarbonização total
do motor. Consulte um serviço de
assistência técnica STIHL.
2.3. Quando for utilizada gasolina
aditivada misturada ao óleo do motor
dois tempos, poderá eventualmente
ocorrer a formação de um gel na
superfície do combustível
(imediatamente após a mistura). Se isto
for observado, não utilizar esta mistura,
devido a não compatibilidade dos
aditivos contidos no óleo do motor dois
tempos com os aditivos existentes na
gasolina. Fazer uma nova mistura,
utilizando outro óleo e/ou outra marca
de gasolina aditivada.
2.4. Utilizar somente óleo do motor dois
tempos de boa qualidade, de
preferência óleo do motor dois tempos
STIHL, que é recomendado para
motores STIHL e garante alta
durabilidade do motor.
Na falta deste, a STIHL recomenda a
utilização de óleo do motor dois tempos
de classificação API para motores
refrigerados a ar. Não utilizar óleo para
motor refrigerado à água ou óleo para
motor com circuito de óleo separado
(por ex. motores quatro tempos
convencionais).
2.5. Estas recomendações são válidas,
desde que os produtos STIHL sejam
utilizados dentro das especificações
técnicas recomendadas neste manual.
Proporção da mistura
Proporção da mistura com óleo do
motor dois tempos STIHL: 1:50 – 1 parte
de óleo + 50 partes de gasolina. A
descarbonização se faz necessária
após 600 horas de uso.
Exemplos
Combustível
Quantidade de
gasolina
Óleo dois tempos STIHL
1:50
Litro Litro (ml)
1 0,02 (20)
5 0,10 (100)
10 0,20 (200)
15 0,30 (300)
20 0,40 (400)
25 0,50 (500)