PARA GARANTIR A SEGURANÇA
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Para instalação na bicicleta e manutenção:
Quando fixar o braço do freio ao quadro, certifique-se
de usar um grampo metálico do braço adequado à
dimensão do braço inferior traseiro e aperte-o
corretamente utilizando o parafuso e a porca do
grampo metálico, com o torque de aperto especificado.
Use uma porca de bloqueio com inserções em nylon
(porca autoblocante) como porca do grampo metálico.
Recomenda-se a utilização de parafusos, porcas e
braços de grampo metálico da marca Shimano.
Se a porca do grampo metálico sair do braço do freio
ou se o parafuso ou o grampo do braço ficarem
danificados, o braço do freio poderá girar no braço
inferior traseiro e provocar um movimento brusco no
guidão, ou a roda da bicicleta poderá bloquear e
provocar o tombamento da bicicleta, o que poderá
provocar ferimentos graves.
Ao instalar o cubo no quadro, certifique-se de instalar
as arruelas de retenção corretas nos lados esquerdo
e direito, e aperte com firmeza as porcas do cubo com
os torques especificados. Se você montar as arruelas de
retenção apenas em um dos lados, ou se as porcas do
cubo não forem suficientemente apertadas, a arruela
de retenção poderá cair, provocando possivelmente
a rotação do eixo do cubo, assim como do encaixe
de cassete. Isto poderá fazer com que o guidão seja
puxado acidentalmente pelo cabo do câmbio,
podendo provocar um acidente extremamente grave.
Rotor do freio a disco
Certifique-se de manter os dedos afastados do rotor
giratório do freio a disco. O rotor do freio a disco é
suficientemente afiado para provocar ferimentos
graves nos seus dedos, se estes ficarem presos nas
aberturas do rotor do freio a disco em movimento.
As pinças e o rotor do freio a disco ficam quentes
quando os freios são acionados, pelo que você não
deverá tocá-los ao andar ou imediatamente após
descer da bicicleta. Caso contrário, você poderá sofrer
queimaduras.
Tenha cuidado para não deixar entrar óleo ou massa
lubrificante no rotor do freio a disco e nas pastilhas
de freio. Caso contrário, os freios poderão não
funcionar corretamente.
Se óleo ou massa lubrificante cair nas pastilhas de
freio, você deverá consultar um revendedor ou um
agente. Caso contrário, os freios poderão não
funcionar corretamente.
Se você escutar algum ruído durante o acionamento do
freio, isso poderá significar que as pastilhas de freio
estão desgastadas além do limite utilizável.
Depois de verificar se a temperatura do sistema de
freio desceu o suficiente, verifique se a espessura de
cada pastilha é de 0,5 mm ou mais. Em alternativa,
consulte um revendedor ou um agente.
1 2 mm
2 0,5 mm
Se o rotor do freio a disco estiver rachado ou
deformado, pare imediatamente de usar os freios
e consulte um revendedor ou agente.
Se o rotor do freio a disco ficar gasto até uma
espessura de 1,5 mm ou menos, ou se a superfície de
alumínio ficar visível, pare imediatamente de usar os
freios e consulte um revendedor ou agente. O rotor
do freio a disco poderá quebrar e você poderá cair
da bicicleta.
Cubo de freio contrapedal
Quando usar uma extremidade do garfo invertida,
use um ajustador de corrente para eliminar a folga em
excesso da corrente.
CUIDADO
Certifique-se também de informar os usuários do
seguinte:
Certifique-se de que muda uma marcha de cada vez
no manete de trocador. Durante a comutação, reduza
a força que é aplicada nos pedais. Se tentar forçar o
funcionamento do manete de trocador ou efetuar
múltiplas trocas ao mesmo tempo que gira os pedais
com força, os seus pés poderão sair dos pedais e a
bicicleta poderá tombar, o que poderá resultar em
graves ferimentos.
Utilizar o manete de trocador para fazer várias trocas
até uma marcha ligeira também pode fazer com que
a espiral do manete de trocador se solte.
Isto não afeta as capacidades do manete de trocador
uma vez que a espiral volta à sua posição original
depois da comutação.