UM-3EB0A-000-06
Manual do usuário
Cubo de marchas internas
de 11 velocidades
(Freio a disco)
Manuais de usuário em outros idiomas estão disponíveis em:
http://si.shimano.com
AVISO IMPORTANTE
•
Para informações adicionais sobre a instalação e ajuste, entre em
contato com a loja onde efetuou a sua compra ou uma loja de bicicletas
na sua área. Um manual do revendedor também está em nosso website
(http://si.shimano.com).
•
Não desmonte nem altere este produto.
Por razões de segurança, assegure-se de ler
atentamente as instruções deste manual do
usuárioantes do uso, e siga-as para o uso correto.
Informações gerais de segurança
Para informações relativas à substituição, contate o local de compra ou um
revendedor de bicicletas.
ADVERTÊNCIA
•
É importante entender completamente a operação do sistema de freio
de sua bicicleta. O uso incorreto do sitema de freio de sua bicicleta pode
resultar na perda de controle ou numa queda, o que pode causar
ferimentos graves. Devido a cada bicicleta poder ser manuseada de
modo diferente, tenha certeza de aprender a técnica correta de frear
(incluindo a pressão na alavanca de freio e as características de controle
da bicicleta) e operação de sua bicicleta. Isto pode ser feito consultando
seu revendedor autorizado e o manual do proprietário, e praticando
técnicas deandar de bicicleta e de frear.
•
Verifi que se as rodas estão fi rmemente seguras antes de andar
nabicicleta. Se as rodas estiverem frouxas de qualquer modo, elas
podem se soltar da bicicleta e ferimentos sérios poderão resultar.
•
Após ler atentamente o manual do usuário, mantenha-o em um lugar
seguro para consulta posterior.
CUIDADO
•
Certifi que-se de trocar uma marcha de cada vez no manete de troca de
marchas. Durante a comutação, reduza a força que é aplicada nos
pedais. Se você tentar forçar a operação do manete de troca de marchas
ou efetuar trocas de marchas múltiplas ao mesmo tempo em que gira os
pedais com força, os seus pés poderão sair dos pedais e a bicicleta
poderá tombar, o que poderá resultar em graves ferimentos.
Operar o manete de troca de marchas com trocas de marchas múltiplas
para uma marcha leve também pode fazer com que o conduíte do
manete de troca de marchas se solte. Isto não afeta as capacidades do
manete de troca de marchas, uma vez que o conduíte volta à sua posição
original depois da troca de marcha.
•
Se for utilizado um freio a disco hidráulico, poderá ocorrer um efeito de
obstrução por vapor caso os freios sejam aplicados continuamente. Para
aliviar esta condição, libere momentaneamente o manete.
O efeito de obstrução por vapor é um fenômeno em que o óleo no
interior do sistema de freio aquece, provocando a expansão de
quaisquer bolhas de água ou ar que se encontrem no interior do sistema
de freio. Este fenômeno pode resultar em um aumento repentino do
curso do manete de freio.
•
Gire a roda e verifi que a capacidade de frenagem do freio.
•
Se o freio for utilizado frequentemente, a área ao redor do freio pode
fi car quente. Não toque na área ao redor do freio durante pelo menos
30 minutos depois de utilizar a bicicleta.
Área ao redor do freio
Nota
•
Você poderá mudar de marcha enquanto pedala, porém, em raras ocasiões,
as engrenagens e a catraca dentro do cubo poderão produzir algum ruído
depois como parte da operação normal de mudança de marchas.
•
O cubo da 11 velocidade tem um mecanismo contruído para suportar
troca de marchas. Quando esse mecanismo de suporte opera durante a
troca de marchas, barulho ou vibrações podem ocorrer. A sensação de
troca de marchas também pode variar dependendo da posição da marcha.
Também pode haver ruídos se os braços do pedal forem girados para trás
ou se a bicicleta for empurrada para trás na posição da marcha 7 - 11.
Esses eventos são uma conseqüência natural da estrutura do mecanismo
interno de mudança de marchas e não indicam uma falha.
•
O parafuso na periferia do cubo é o parafuso usado quando mudar o óleo.
Nunca desaperte este parafuso excepto para mudar o óleo. Fazê-lo pode
provocar a fuga de óleo, resultando em salpicos.
•
A fi m de manter um desempenho adequado, recomenda-se que você entre
em contato com o local de compra ou um revendedor de bicicletas para
realizar a manutenção, como a substituição interna de óleo depois de
andar 1.000 km desde o início da utilização e após isso, aproximadamente
a cada dois anos (ou uma vez a cada 5.000 km se a bicicleta for usada com
muita frequência).
•
O cubo interno não é completamente à prova d'água. Evite usar o cubo
em locais onde a água possa penetrar no seu interior e não use água a
alta pressão para limpar o cubo; caso contrário, omecanismo interno
poderá enferrujar.
•
As rodas da pedaleira devem ser lavadas periodicamente com detergente
neutro. Além disso, lavar a corrente com detergente neutro e lubrifi cá-la
pode ser um meio efi caz para prolongar a vida útil das pedaleiras e da
corrente.
•
Se a corrente começar a pular, substitua as engrenagens e a corrente em
um revendedor ou agente.
•
Os produtos não são garantidos contra desgaste natural e pelo uso e
envelhecimento normal.
Inspeções regulares antes de andar com
abicicleta
Antes de andar com a bicicleta, verifi que os seguintes itens. Se encontrar
problemas com os seguintes itens, contate o local da compra ou uma loja
de bicicletas.
•
As mudanças são colocadas com suavidade?
•
As linhas de confi guração do encaixe de cassete estão na posição
correta?
•
Ocorrem quaisquer ruídos anormais durante a operação?
* Para mais informações sobre como inspecionar o ajuste do cabo de
troca de marchas, consulte o manual do usuário relativo ao manete
de troca de marchas.
Nomes das peças
Cubo de marchas
internas
Note: as especificações estão sujeitas a alteração para fins de melhoramento sem aviso
prévio. (Portuguese)