Como som de aviso é emitido um sinal acústico.
Se, nas condições indicadas, não for possível adicionar óleo de motor, então não
deve prosseguir a viagem. O motor poderá ser gravemente danificado, por isso,
deixe o motor desligado e dirija-se a uma oficina especializada.
Se a luz de controlo piscar, não prossiga viagem, mesmo que o nível do óleo pare-
ça suficiente. Também não deixe o motor a funcionar ao ralenti. Dirija-se a uma
oficina especializada.
ATENÇÃO
Se tiver de parar por motivos técnicos, estacione o veículo a uma distância se-
gura do trânsito, desligue o motor e ligue as luzes de emergência » Pági-
na 34, Interruptor para as luzes de emergência.
CUIDADO
A luz de controlo vermelha da pressão do óleo não é indicação do nível de
óleo! Por isso, deve verificar o nível de óleo regularmente, de preferência após ca-
da abastecimento de combustível.
Controlo do sistema electrónico do motor
A luz de controlo (Electronic Power Control) acende-se durante alguns segun-
dos ao ligar a ignição.
Se a luz de controlo não se apagar após o arranque do motor ou se se acender
durante a viagem, isso significa que existe uma avaria no comando do motor. O
programa de emergência seleccionado pelo comando do motor permite um estilo
de condução mais cuidadoso até à oficina especializada mais próxima.
Temperatura/nível do líquido de refrigeração
A luz de controlo acende-se durante alguns segundos ao ligar a ignição.
Caso a luz de controlo não se apague ou comece a piscar durante a viagem, is-
so significa que a temperatura do líquido de refrigeração é demasiado alta ou o
nível do líquido de refrigeração é demasiado baixo.
Como som de aviso é emitido um sinal acústico.
Se isso acontecer, pare o veículo, desligue o motor e verifique o nível do líquido
de refrigeração. Se for necessário, adicione líquido de refrigeração.
Se, devido a condições particulares, não for possível adicionar líquido de refrigera-
ção, não prossiga viagem. O motor poderá ser gravemente danificado, por isso,
deixe o motor desligado e dirija-se a uma oficina especializada.
Se o nível do líquido de refrigeração estiver dentro da zona recomendada, a tem-
peratura elevada pode dever-se a uma avaria do ventilador do radiador. Verifique
o fusível do ventilador do radiador e, se necessário, substitua-o » Página 142, Fu-
síveis no compartimento do motor.
Caso a luz de controlo não se apague, mesmo com o nível do líquido de refrigera-
ção e o fusível do ventilador em boas condições, não prossiga viagem. Dirija-se a
uma oficina especializada.
Mais informações » Página 114, Líquido de refrigeração.
ATENÇÃO
■
Se tiver de parar por motivos técnicos, estacione o veículo a uma distância
segura do trânsito, desligue o motor e ligue as luzes de emergência » Pági-
na 34.
Sistema de Controlo de Estabilidade (ESC)
A luz de controlo acende-se durante alguns segundos ao ligar a ignição.
Durante o funcionamento do ESC, a luz de controlo pisca no painel de instru-
mentos.
Caso exista uma anomalia no ESC, a luz de controlo fica permanentemente
acesa.
Dado que o ESC funciona em conjunto com o ABS, a luz de controlo do ESC tam-
bém se acende em caso de falha do ABS.
Se a luz de controlo se acender imediatamente após o arranque do motor, é
possível que o ESC tenha sido desligado por motivos técnicos. Neste caso, pode
voltar a ligar o ESC, desligando e ligando de novo a ignição. Quando a luz de con-
trolo se apagar, o ESC está, de novo, totalmente operacional.
Mais informações » Página 62, Sistema de Controlo de Estabilidade (ESC).
Aviso
Ao desligar e voltar a ligar a bateria do veículo, a luz de controlo acende-se de-
pois de ligar a ignição. Esta luz de controlo deve apagar-se depois de conduzir
uma curta distância.
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Instrumentos e luzes de controlo