PortuguêsManual do Proprietário
PHONES
Ajusta a saída dos fones de ouvido. Os fones de ouvido permitem ouvir o áudio master ao mesmo tempo que o som do canal
selecionado pelo botão [SELECT]. Mesmo se você reduzir o nível do canal selecionado ou silenciá-lo, é possível ouvir seu som
girando o botão [MIXING] para a posição SELECT; isso permite preparar-se para a próxima música ou fazer congurações para ela.
Botão [LEVEL]
Ajusta o volume dos fones de ouvido.
O balanço ajustado pelo botão [MIXING] é enviado sem mais
alterações.
Botão [MIXING]
Isso ajusta o balanço entre a saída master e o canal cujo botão
[SELECT] está aceso. Girar o botão na direção SELECT reduz
o volume da saída master; girar o botão na direção MASTER
reduz o volume do canal selecionado.
OBSERVAÇÃO
Quando o botão [MIXING] estiver na posição SELECT, som é enviado no volume antes que o ajuste do fader [LEVEL] do MX-1 seja
aplicado. Antes de ouvir o som do canal selecionado, você deverá girar o botão [LEVEL] para evitar danicar sua audição com
volume alto.
AUX
Aqui, é possível ajustar o nível de saída dos conectores AUX SEND e o nível de entrada dos conectores AUX RETURN.
Botão [SEND]
Ajusta o nível de envio que sai dos conectores AUX SEND.
Botão [RETURN]
Ajusta o nível de retorno que entra nos conectores AUX
RETURN.
START/STOP
Inicia (aceso) ou interrompe (piscando) o BEAT FX.
Ao iniciar, BEAT FX é aplicado em sincronia com o andamento nas etapas especicadas usando os pads [1]–[16]. Você pode
também usar a função de combinação com MASTER FX para que o tipo seja trocada em cada etapa em sincronia com o
andamento.
CHANNEL SETTING
Aqui, você pode ajustar o ganho e pan de cada canal, além de congurações como BEAT FX e TONE / FILTER FX.
Nome Explicação
Botão [GAIN]
Ajusta o ganho de entrada. O medidor de nível indica o ganho de entrada. Intervalo: -20–30 dB
&
”Procedimento de operação: Ajuste do ganho de entrada”
Botão [PAN]
Ajusta o pan (posição estéreo). Os canais mono (1–4) oferecem um ajuste de pan; os canais estéreo (5/6,
DIGITAL, USB 1–4, PC) fornecem um ajuste de balanço entre o canal esquerdo e direito.
Intervalo: L50–C0 (Centro)–R50
&
”Procedimento de operação: Ajuste de pan”
Botão [TONE] Troca o tipo de TONE/FILTER FX.
&
”Procedimento de operação: Congurações de TONE/FILTER FX”
Botão [AUX]
Ajusta o volume que sai dos conectores AUX SEND.
&
”Procedimento de operação: Conguração do nível
AUX”
Botão [BFX]
Seleciona as etapas nas quais o BEAT FX é aplicado e ajusta o nível de profundidade.
&
”Procedimento de operação: Congurações do BEAT FX”
Botão [FADER]
Especica como o fader [LEVEL] muda o nível (curva do fader).
&
”Procedimento de operação: Congurações da curva do fader”
SCENE MEMORY
A memória de cena (Scene Memory) armazena as congurações da seção CHANNEL SETTING, a seção de efeitos e a seção do
mixer como uma cena única, permitindo carregar essas congurações quando necessário. Você pode armazenar até 64 cenas
(16 pads x 4 bancos).
&
”Procedimento de operação: Armazenamento e chamada de memórias de cena”
Botão [RECALL]
Chama uma memória de cena.
Botão [STORE]
Armazena uma memória de cena.
Seção Master Out
Aqui, você pode ajustar o nível master as congurações de efeitos master.
Nome Explicação
Botão [MASTER LEVEL] Ajusta o volume que sai dos conectores MIX OUT.
Botão [MASTERING]
Edita as congurações MASTERING FX (efeito master).
&
”Procedimento de operação: Congurações do MASTER FX”
Medidor de nível
Indica o nível da saída master. Se o botão [GAIN] estiver aceso, o medidor indica o nível de
entrada do canal selecionado.
TEMPO
Aqui, é possível especicar o andamento e a fonte de sincronização de relógio MIDI (relógio master). Também é possível ajustar
a quantidade de shue (balanço rítmico) no BEAT FX e função de combinação.
Nome Explicação
Botão [TEMPO] Especica o andamento. O valor do andamento é mostrado na tela acima do botão. Intervalo: 40,0–300,0
Botão [SHUFFLE] Ajusta a quantidade de shue (balanço rítmico). Intervalo: -50–0–50
Botão [FINE] Especica o andamento abaixo do ponto decimal.
Botão [SYNC]
Seleciona a fonte de sincronização do relógio MIDI (relógio master).
&
”Procedimento de operação:
Congurações de sincronização”
Botão [TAP] Para denir o andamento, toque neste botão várias vezes no intervalo desejado.
* Se a conguração de relógio master for diferente de “INT”, os botões [TEMPO], [SHUFFLE], [FINE] e [TAP] cam inoperáveis.
Seção do Mixer
Aqui, você pode ajustar congurações como nível, TONE / FILTER FX, BEAT FX e MASTER FX.
Nome Explicação
Botão [TONE/FILTER] Edita o parâmetro TONE/FILTER FX que é selecionado com o botão [TONE].
Botão [SELECT]
Seleciona o canal cujos parâmetros “CHANNEL SETTING” serão editados.
* Mesmo se o canal cujo botão [SELECT] estiver aceso não estiver saindo da saída
master (ou seja, se o canal estiver silenciado ou seu nível reduzido), é possível girar o
botão [MIXING] para a posição SELECT para ouvir o som.
Para selecionar um canal Pressione o botão [SELECT].
Para selecionar vários
canais
Mantenha o botão [SELECT] pressionado e pressione o
botão [SELECT] de outro canal.
Para selecionar tudo
Mantenha o botão CHANNEL SETTING pressionado e
pressione o botão [SELECT].
Botão [BFX]
Aplica o BEAT FX ao som do canal.
&
”Procedimento de operação: Congurações do BEAT FX”
* O botão pisca se o nível de profundidade do BEAT FX for denido como 0. Ajuste o
nível de profundidade conforme necessário.
Botão [MFX]
Especica se o som de entrada sai sem alteração (apagado) ou o MASTER FX aplicado
(aceso).
&
”Procedimento de operação: Congurações do MASTER FX”
Atenuador [LEVEL]
Ajusta o nível.
Você pode especicar a curva do fader através da qual o nível muda.
&
”Procedimento de operação: Congurações da curva do fader”
Botão [MUTE] Silencia o som do canal.
Seção de Efeitos
A seção de efeitos contém BEAT FX que permite que você modique o som aplicando um efeito a cada canal e MASTER FX que
aplica um efeito ao som mixado de todos os canais.
Pad [1]–[16]
Selecione as etapas nas quais o BEAT FX e MASTER FX são aplicados.
BEAT FX
Para cada canal, é possível editar as congurações do ltro,
slicer ou encadeamento lateral e modicar o som ativando ou
desativando em cada etapa. O efeito BEAT FX é sincronizado
com o andamento do dispositivo que é especicado como o
relógio principal.
&
”Procedimento de operação: Congurações do BEAT FX”
MASTER FX
Aplica um efeito como delay, ltro, scatter ou roll ao som mixado de todos os canais. Usando a função de combinação,
é possível trocar o tipo de MASTER FX em cada etapa em sincronia com o andamento.
&
”Procedimento de operação:
Congurações do MASTER FX”
* Não é possível especicar um tipo diferente de MASTER FX para cada canal.
* Se o andamento for muito rápido, o tipo pode não mudar na etapa planejada ao usar a função de combinação.
Nome Explicação
Botão [MASTER FX]
Use esse botão para editar os parâmetros de efeito.
As indicações
CA
à esquerda e à direita do botão [MASTER FX] mudam de aparência dependendo
da posição do botão.
C
aceso: Lado LOW
CA
aceso: OFF
A
aceso: Lado HIGH
Botão [TIME] Especica o tempo de delay ou resposta de frequência do ltro, etc.
Botão [COMBI]
Faz as congurações da função combinação.
Botão [DELAY] Aplica um delay.
Botão [FILTER] Aplica um ltro.
Botão [SCATTER] Aplica um scatter.
Botão [FLANGER]
Aplica um anger.
Botão [BIT CRUSH] Aplica um bit crusher (produzindo um som de ruído distinto).
Botão [ROLL] Produz um roll (reprodução repetida).
Nome Explicação
Botão [FILTER] Aplica um ltro.
Botão [SIDE CHAIN] Aplica um encadeamento lateral.
Botão [SLICER] Aplica um slicer.
Painel Traseiro
Chave [POWER]
Liga/desliga o equipamento.
* Ao ligar seu equipamento, você deve ligar cada dispositivo na
seguinte ordem: dispositivos conectados aos conectores de
entrada
&
o MX-1
&
dispositivos conectados aos conectores de
saída. Não observar essa ordem pode causar defeitos ou danos ao
seu equipamento. Ao desligar seu equipamento, você deve desligar
cada dispositivo na seguinte ordem: dispositivos conectados aos
conectores de saída
&
o MX-1
&
dispositivos conectados aos
conectores de entrada.
* Antes de ligar/desligar o equipamento, lembre-se sempre de reduzir
o volume. Mesmo com o volume abaixado, você poderá ouvir algum
som ao ligar/desligar o equipamento. Entretanto, isso é normal e não
indica mau funcionamento.
* Este equipamento está equipado com um circuito de proteção.
Énecessário um breve intervalo (alguns segundos) após ligar o o
equipamento para que ele possa operar normalmente.
Conector DC IN
Conecte aqui o adaptador AC incluso.
* Para evitar a interrupção não intencional da energia em seu
equipamento (caso o plugue seja puxado acidentalmente) e evitar
a aplicação de tensão indevida no conector, ancore o cabo de força
usando o gancho de cabo, como mostrado na ilustração.
Portas USB HOST (1–4)
São portas de entrada de áudio USB para uso apenas com
produtos AIRA (como o TR-8, TB-3, VT-3 e SYSTEM-1). Ao usar
cabos USB 2.0 disponíveis comercialmente para conectar seus
produtos AIRA, é possível ligar sua saída de áudio (estéreo)
à entrada do MX-1 e mixar as saídas de áudio. A porta USB
HOST 3 pode fornecer energia de bus USB. O TB-3 ou VT-3,
que aceita energia de bus, pode ser conectado aqui.
* Não conectar nenhum outro dispositivo USB que não seja
um produto AIRA.
Suporte do Produto
http://www.roland.com/support/
Porta USB (
O
)
Use um cabo USB 2.0 disponível comercialmente para
conectar essa porta ao computador. Ele pode ser usado para
transferir dados de áudio do USB e MIDI USB. É necessário
instalar o driver USB antes de conectar o MX-1 ao computador.
Baixe o driver USB do website da Roland. Para ver detalhes,
consulte o arquivo Readme.htm incluído no download.
Suporte do Produto
http://www.roland.com/support/
Conectores MIDI (IN, OUT)
Para conectar um dispositivo MIDI.
Conector DIGITAL IN/OUT
Um dispositivo de entrada/saída digital de dois canais (estéreo)
pode ser conectado aqui. Troque a conguração desse conector
entre entrada/saída dependendo do dispositivo conectado.
Conectores AUX SEND (L, R)
Por esses conectores sai o áudio enviado para um
equipamento de efeito externo.
* O áudio master não é enviado.
Conectores AUX RETURN (L, R)
Esses conectores recebem o áudio de retorno de um
equipamento de efeito externo.
Conectores INPUT (1–4, 5/6)
Conecte fontes de som externas a esses conectores. Ao trocar
as congurações, é possível usar os conectores INPUT 1–4
como entradas mono (1, 2, 3, 4) ou entradas estéreo (1/2, 3/4).
Os conectores INPUT 5/6 aceitam apenas entrada estéreo.
* Não use cabos de conexão que contenham uma resistência
integrada.
Conectores MIX OUT (L/MONO, R)
Conecte seu amplicador ou alto-falante de monitoramento
aqui. Por esses conectores sai o áudio master.
* Não use cabos de conexão que contenham uma resistência
integrada.
Conector PHONES
Conecte aqui os fones de ouvido.
Antes de usar esta unidade, leia cuidadosamente o folheto “USO SEGURO DO EQUIPAMENTO”.
Após a leitura, mantenha os documentos que incluem essas seções em um local disponível para
consulta imediata.
Copyright © 2015 ROLAND CORPORATION
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida de
nenhuma forma sem permissão por escrito da ROLAND CORPORATION.
Especicações Principais
Roland MX-1: MIX PERFORMER
Fonte de
alimentação
Adaptador AC
Uso de
corrente
1700mA
Dimensões 400 (W) x 264 (D) x 65 (H) mm
Peso 1.81 kg
Acessórios
Adaptador AC, Manual do proprietário,
Folheto “USO SEGURO DO EQUIPAMENTO”,
Ableton Live Lite Serial Number Card
* Com a nalidade de aprimorar o produto, as
especicações e/ou a aparência deste equipamento
estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio.
Procedimento de operação
Conexão de dispositivos
Conecte seu equipamento corretamente, conforme a
descrição abaixo.
* Para evitar o mau funcionamento e falhas no equipamento,
sempre abaixe o volume e desligue todas as unidades
antes de fazer qualquer conexão.
7
Conexão de fontes de áudio externas
Fontes de áudio externas, como um sintetizador analógico
ou um player de DJ, podem ser conectadas aos conectores
INPUT 1–4 ou 5/6, ou ao conector DIGITAL IN.
OBSERVAÇÃO
Com as congurações padrão, INPUT 1–4 são atribuídos
como entradas mono e DIGITAL IN/OUT é atribuído como
entrada digital. Se desejar conectar fontes estéreo em
INPUT 1–4, ou usar o DIGITAL IN/OUT como saída digital,
faça as alterações apropriadas nas congurações do sistema.
&
”Congurações do Sistema: Link de canal”
7
Conexão de produtos AIRA
Produtos AIRA, como TR-8 e TB-3, podem ser conectados
através de um cabo USB 2.0 disponível comercialmente a
uma porta USB HOST.
7
Conexão do computador
Se desejar mixar a reprodução de áudio do seu
computador, use um cabo USB 2.0 disponível
comercialmente para conectar a porta USB do MX-1 ao seu
computador. É necessário instalar o driver USB antes de
conectar o MX-1 ao computador.
&
”Painel Traseiro: Porta USB (
O
)”
* Com as congurações padrão, a reprodução de áudio
do seu computador entra no canal do PC em estéreo.
* Se nenhum produto AIRA estiver conectado às portas
USB HOST, a reprodução de áudio do seu computador
poderá entrar pelos canais USB 1–4 e ser mixada.
&
”Congurações do Sistema: Modo do mixer”
7
Conexão de um dispositivo MIDI
O MX-1 pode receber dados do relógio MIDI (F8) para
sincronizar seu andamento. Também pode receber o MIDI
start (FA) e MIDI stop (FC) para ser iniciado/interrompido.
7
Conexão de um dispositivo de efeitos externo
Se desejar usar um dispositivo de efeitos externo ou
amplicador através dos conectores send/return, conecte
seu equipamento aos conectores AUX SEND e AUX RETURN.
&
”Procedimento de operação: Conguração do nível
AUX”
Congurações de sincronização
Instruções para selecionar o relógio MIDI master para
sincronizar o andamento do MX-1 e os dispositivos
conectados.
1. Pressione o botão [SYNC] para fazê-lo acender.
2. Gire o botão [TEMPO] para selecionar o relógio MIDI
master.
O relógio master selecionado pisca no visor acima do
botão [TEMPO].
Visor Explicação
Avto
(*)
Se um relógio MIDI for recebido de um
dispositivo conectado, o MX-1 se sincroniza
com esse relógio MIDI. Se vários relógios MIDI
estão sendo recebidos, o MX-1 se sincroniza
com um deles na seguinte ordem de prioridade.
1. Porta USB (
O
) 4. Porta USB HOST 2
2. Conector MIDI IN 5. Porta USB HOST 3
3. Porta USB HOST 1
6. Porta USB HOST 4
Int
O MX-1 é o relógio MIDI master.
NiDi
(*)
O MX-1 se sincroniza com o relógio MIDI do
dispositivo conectado ao conector MIDI IN.
USB1
–
4
(*)
O MX-1 se sincroniza com o relógio MIDI do
dispositivo conectado às portas USB HOST.
PC
(*)
O MX-1 se sincroniza com o relógio MIDI
especicado pelo DAW em execução no
computador conectado à porta USB (
O
).
(*) Se não houver entrada de relógio MIDI, o MX-1 será o
relógio MIDI master.
3. Pressione o botão [SYNC] para conrmar o relógio
master.
O visor muda de piscante para aceso.
4. Pressione o botão [SYNC] para fazê-lo apagar.
Se “INT” for selecionado como relógio master, use o
botão [TEMPO] e o botão [FINE] ou o botão [TAP] para
especicar o andamento. Se um relógio master diferente
for selecionado, o MX-1 se sincroniza com o andamento do
dispositivo conectado.
Ajuste do ganho de entrada
1. Pressione o botão [GAIN] para fazê-lo acender.
2. Pressione o botão [SELECT] do canal cujo ganho de
entrada você deseja ajustar; o botão acende.
O valor da conguração atual é mostrado no visor acima
do botão [VALUE] e o medidor de nível muda para mostrar
o ganho de entrada.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
3. Gire o botão [VALUE] para ajustar o ganho.
Ajuste o ganho para que o sinal não ultrapasse 0 dB no
medidor de nível (o LED verde no topo).
Ajuste de pan
1. Pressione o botão [PAN] para fazê-lo acender.
2. Pressione o botão [SELECT] do canal cujo pan você
deseja ajustar; o botão acende.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
3. Gire o botão [VALUE] para ajustar o pan.
Congurações de TONE/FILTER FX
Nas congurações padrão, TONE/FILTER FX é denido como
“FILTER1”.
1. Pressione o botão [TONE] para fazê-lo acender.
2. Pressione o botão [SELECT] do canal que você deseja
aplicar; o botão acende.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
3. Gire o botão [VALUE] para ajustar o tipo.
Número Tipo Explicação
1 FILTER 1 (
FL1
)
Filtros passa-baixa e passa-alta
são aplicados.
2 FILTER 2 (
FL2
)
3 TONE 1 (
Tn1
)
O volume da região dos graves
e agudos é alterado.
4 TONE 2 (
Tn2
)
5 EQ LOW 1 (
Lo1
)
O volume da região dos graves
é alterado.
6 EQ LOW 2 (
Lo2
)
7 EQ HI1 (
Hi1
)
O volume da região dos agudos
é alterado.
8 EQ HI2 (
Hi2
)
9 ISOLATOR 1 (
iS1
)
As regiões dos graves e agudos
são cortadas.
10 ISOLATOR 2 (
iS2
)
As regiões dos graves, médios e
agudos são cortadas.
4. Gire o botão [TONE/FILTER] de cada canal para ajustar a
profundidade.
* TONE/FILTER FX é desligado quando o botão [TONE/
FILTER] está na posição central; girar o botão à esquerda
ou direita aplica o efeito do tipo selecionado.
Congurações do BEAT FX
Usando o BEAT FX, é possível aplicar um efeito como ltro,
encadeamento lateral ou slicer a canais individuais. BEAT FX
também pode ser ativado/desativado para etapas individuais
para criar alterações no som.
1. Pressione o botão CHANNEL
SETTING [BFX] para fazê-lo acender.
2. Pressione o botão [START/STOP] para iniciar o BEAT FX.
3. Em cada canal que desejar aplicar o BEAT
FX, pressione o botão [BFX] para acendê-lo.
4. No canal que desejar fazer as congurações do BEAT FX,
pressione o botão [SELECT] para acendê-lo.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
5. Mantenha o botão CHANNEL SETTING [BFX] pressionado
e use os pads [1]–[16] para especicar a última etapa
(onúmero de etapas).
* O loop de etapas se completa no pad especicado
como a última etapa.
6. Selecione o tipo e a variação do BEAT FX.
Tipo Explicação
FILTER
Corta uma região de frequência especíca do
som de entrada.
SIDE CHAIN
Ajusta (faz “ducks”) do volume da entrada de
áudio.
SLICER
Corta periodicamente a saída do som de
entrada.
* Para selecionar uma variação, mantenha o botão
[FILTER], [SIDE CHAIN], ou [SLICER] pressionado e gire o
botão [VALUE].
7. Use os pads [1]–[16] para selecionar as etapas nas quais
o BEAT FX é aplicado.
* O efeito BEAT FX é aplicado no momento em que os
pads são acesos.
8. Gire o botão [VALUE] para ajustar o nível de
profundidade.
Mantendo o botão CHANNEL SETTING [BFX] pressionado
e girando o botão [VALUE] é possível ajustar a duração
(tempo do gate) durante a qual o efeito BEAT FX é aplicado.
Congurações do MASTER FX
MASTER FX permite que você aplique efeitos como delay,
ltro e scatter. Usando a função de combinação, é possível
trocar o tipo de efeito de cada etapa.
1. Em cada canal que desejar aplicar o MASTER FX,
pressione o botão [MFX] para acendê-lo.
2. Selecione o tipo de MASTER FX.
Tipo de
Efeito
Explicação
DELAY O delay é
aplicado.
FILTER O ltro é
aplicado.
SCATTER
“Scatter” acrescenta um ritmo com sensação
digital à reprodução em loop, trocando etapas
individuais dentro da reprodução em loop e
também alterando a direção da reprodução
ou a razão do gate.
FLANGER O anger é
aplicado.
BIT CRUSH
Distorce a forma de onda, produzindo um
ruído distinto.
ROLL
Toca o som repetidamente.
* Para selecionar uma variação, mantenha o botão
pressionado pelo tempo correspondente e gire o botão
[TEMPO].
3. Mantenha o botão [TIME] pressionado e gire o botão
[TEMPO] para ajustar o parâmetro.
4. Gire o botão [MASTER FX] para ajustar a profundidade.
* O efeito MASTER FX está desligado (OFF) quando o
botão [MASTER FX] está na posição central (
CA
aceso);
girar o botão à esquerda ou direita aplica o efeito que
está especicado para cada variação selecionada.
7
Troca do tipo em cada etapa (função de
combinação)
A função de combinação permite atribuir um tipo de
MASTER FX a cada etapa individual, adicionando alterações
ao som.
* É possível atribuir um tipo para cada etapa.
1. Pressione o botão [START/STOP].
2. Pressione o botão [COMBI] para fazê-lo acender.
3. Mantenha o botão [COMBI] pressionado e gire o botão
[TEMPO] para selecionar um padrão (combinação do
MASTER FX).
Também é possível editar o padrão.
4. Gire o botão [MASTER FX] para ajustar a profundidade.
7
Edição do padrão
1. Pressione o botão [COMBI] para fazê-lo acender.
O botão do tipo MASTER FX que é usado pelo padrão
acenderá.
2. Ao manter pressionado o botão do tipo de MASTER
FX que deseja atribuir, pressione os pads [1]–[16] para
selecionar a quais etapas aplicar o MASTER FX.
Os pads aos quais aplicar o MASTER FX são acesos.
* Ao editar as congurações, o padrão é sobrescrito
automaticamente.
Congurações do MASTERING FX
O MASTERING FX se aplica a toda a entrada de áudio.
* Se o som distorcer ao ativar o MASTERING FX, reduza
o nível de cada canal até que o som não esteja mais
distorcido.
1. Pressione o botão [MASTERING] para fazê-lo acender.
A função MASTERING FX está ativada.
2. Mantenha o botão [MASTERING] pressionado e gire o
botão [TEMPO] para selecionar o tipo.
Audição do canal selecionado
Você pode ouvir o som do canal selecionado em seu fone de
ouvido.
&
”PHONES”
1. Pressione o botão [SELECT] do canal cujo som você
deseja ouvir; o botão acende.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
2. Gire o botão [MIXING] para ajustar o balanço de volume
entre o canal selecionado e a saída master.
* Gire o botão em direção ao SELECT, é possível ouvir
apenas o som do canal selecionado.
3. Gire o botão [LEVEL] para ajustar o volume dos fones de
ouvido.
Conguração do nível AUX
Você usará o AUX ao utilizar um dispositivo de efeito externo
através de uma conexão send/return.
1. Pressione o botão CHANNEL SETTING [AUX] para fazê-lo
acender.
2. Para cada canal que deseja enviar para os conectores
AUX SEND, pressione o botão [SELECT] para fazer o
botão acender.
&
”Seção do Mixer: Botão [SELECT]”
3. Gire o botão [VALUE] para ajustar o nível de envio.
4. Gire o botão [SEND] para ajustar o volume de saída dos
conectores AUX SEND.
&
”Congurações do Sistema: Rooting do AUX SEND”
5. Gire o botão [RETURN] para ajustar o volume de saída
dos conectores AUX RETURN.
&
”Congurações do Sistema: Rooting do AUX RETURN”
Congurações da curva do fader
É possível especicar a maneira com que o nível muda ao
mover o fader [LEVEL] (ou seja, a curva do fader).
1. Pressione o botão CHANNEL SETTING [FADER] para
fazê-lo acender.
2. Para o canal cuja curva do fader você deseja especicar,
pressione o botão [SELECT] para fazê-lo acender.
Ao acender o botão [SELECT] de vários canais, é possível
denir todos os canais selecionados para a mesma
conguração de curva do fader.
3. Gire o botão [VALUE] para ajustar a curva do fader.
Armazenamento e chamada de memórias de
cena
Ao armazenar uma memória de cena, as congurações
atuais dos canais, seção de efeitos e seção do mixer são
armazenadas no MX-1 como uma cena única. É possível
chamar as congurações armazenadas quando necessário.
7
STORE
1. Pressione o botão [STORE] para fazê-lo acender.
2. Use o botão [VALUE] ou pads [1]–[16] para selecionar o
número de cena que deseja armazenar.
O botão [STORE] pisca.
3. Pressione o botão [STORE] para salvar a conguração.
7
RECALL
1. Pressione o botão [RECALL] para fazê-lo acender.
2. Use o botão [VALUE] ou pads [1]–[16] para selecionar o
número de cena que deseja chamar.
Se você usou pads [1]–[16] para selecionar uma cena,
a cena é chamada imediatamente. Como alternativa,
é possível usar o botão [VALUE] para selecionar “
NAn
(Manual)”, que faz o MX-1 usar as congurações atuais dos
botões [TONE/FILTER FX] e faders [LEVEL].
* Imediatamente após uma cena ser chamada, as posições
físicas dos faders [LEVEL], botões [TONE] e botão
[MASTER FX] podem diferir dos valores chamados.
* Se o valor chamado diferir da posição física de um fader
[LEVEL], a parte de fora do fader pisca.
3. Se você usou o botão [VALUE] para selecionar uma cena,
pressione o botão [RECALL] para chamar uma cena.
Operação com um DAW
Além de mixar sons de produtos AIRA e outros hardwares, o
MX-1 pode funcionar com um DAW em seu computador para
mixar a reprodução do DAW e operar como um controlador
do DAW.
Para usar o MX-1 com seu DAW, será necessário alterar as
congurações do sistema.
&
”Congurações do Sistema: Modo do mixer”
Vários ajustes
Restaurar os ajustes de fábrica (Factory Reset)
1. Mantendo o botão [RECALL] pressionado, ligue o equipamento.
O visor indica “
rSt
” e o botão [START/STOP] pisca.
2. Pressione o botão [START/STOP] para executar a restauração aos padrões de fábrica.
3. Quando o visor indicar “CNP”, desligue o MX-1 e depois ligue-o novamente.
Congurações do Sistema
Instruções para alterar as congurações do sistema do MX-1.
1. Mantendo o botão [GAIN] pressionado, ligue o equipamento.
2. Use os botões, botões giratórios e pads para mudar as congurações.
Os valores ou estados padrões são marcados com um “*”.
Congurações Operação Valor/Estado Explicação
Link de canal
Pressione o botão
[SELECT] do canal 1
ou 2
Canal 2 aceso * Aceita entrada mono.
Canal 2 apagado Aceita entrada estéreo.
Pressione o botão
[SELECT] do canal 3
ou 4
Canal 4 aceso * Aceita entrada mono.
Canal 4 apagado * Aceita entrada estéreo.
Conguração
do conector
DIGITAL
Pressione o botão
[SELECT] do canal
DIGITAL
Apagado O conector opera como um conector de saída.
Aceso * O conector opera como um conector de entrada.
Frequência do
áudio USB
Pressione o botão
[BFX] e gire o botão
[VALUE]
44.1
,
48
,
96
Especica a taxa de amostragem (kHz).
(Padrão: 96)
Canal MIDI
Mantenha
pressionado o botão
[SHUFFLE] e gire o
botão [TEMPO]
OFF
,
C1
–
C16
Especica o canal de transmissão/recepção MIDI.
O visor indica o canal. (Padrão: 15)
ONni
(Omni)
Mensagens MIDI de todos os canais serão
recebidos. O canal de transmissão MIDI será o 15.
Modo do fader
LEVEL
Pressione o Pad [1]
Apagado (Pular) *
Se você chamou uma memória de cena e
a posição física de um fader difere do valor
chamado, operar esse fader fará com que ele pule
imediatamente para a posição do fader.
Aceso (passagem)
Se você chamou uma memória de cena e
a posição física de um fader difere do valor
chamado, o movimento do fader é ignorado até
que o fader passe pelo valor chamado.
Congurações Operação Valor/Estado Explicação
Rooting do
AUX SEND
Pressione o Pad [2]
Apagado *
O som sai antes de ser ajustado pelo fader [LEVEL]
(envio antes do fader).
Aceso
O som sai depois de ser ajustado pelo fader [LEVEL]
(envio após o fader).
Rooting do
AUX RETURN
Pressione o Pad [3]
Apagado
(Desligado) *
Especica se o MASTER FX é aplicado à entrada
dos conetores AUX RETURN (aceso) ou não
(apagado).
Aceso (Ligado)
Thru do MIDI Pressione o Pad [4]
Apagado
(Desligado) *
Especica se os dados recebidos do conector
MIDI IN serão retransmitidos do conector MIDI
OUT (ligado) ou se não serão retransmitidos
(desligado).
Aceso (Ligado)
Modo do
mixer
Pressione o botão
[TONE] e gire o
botão [VALUE]
NiX
(modo MIXER) *
Mixa os produtos AIRA ou outro hardware que
está conectado ao MX-1. Se nenhum produto
AIRA estiver conectado às portas USB HOST, a
reprodução do seu computador poderá entrar
pelos canais USB 1–4 e ser mixada.
SvR
(modo CONTROL
SURFACE)
Os canais MIDI (1–11) são atribuídos ao canal 1
do MX-1, permitindo que o MX-1 opere como um
controlador USB do seu DAW.
* O som do hardware conectado ao MX-1 não é
mixado; o som ajustado pelo botão [GAIN] é
enviado ao computador. O som do canal do PC
é enviado a partir dos conectores MIX OUT.
EXT
(modo EXTERNAL
MIXING)
O MX-1 opera com o DAW em seu computador
para mixar a reprodução de várias faixas.
* O ganho de reprodução do DAW não pode ser
ajustado pelo MX-1. Ajuste os níveis de saída
em seu DAW.
* O som do hardware conectado ao MX-1 não é
mixado; o som ajustado pelo botão [GAIN] é
enviado ao computador.
LED demo
Pressione o botão
[PAN] e gire o botão
[VALUE]
OFF
,
1
–
30
Especica o tempo (minutos) até o LED demo ser
exibido. (Padrão: 5 min)
Cor do pad
Pressione o botão
[AUX] e gire o botão
[VALUE]
CL1
–
6
Especica o esquema de cores do pad para cada
função. (Padrão: CL 1)
Versão do
Sistema
Pressione o botão
[GAIN]
---
Exibe a versão do software do MX-1.
3. Pressione o botão [START/STOP] para salvar os ajustes.
As congurações são salvas e o MX-1 reinicia.
Gancho de
cabo
A cabo do adaptador
AC fornecido