2021- 05
Instruções de utilização – Swifty
Utilização como assento em veículos motorizados
O carrinho de transporte ficou aprovado no «Crash Test», de acordo com as normais internacionais ISO 7176-19 e
ANSI/RESNA WC/Vol. 1: secção 19 e pode ser utilizado como assento em veículos motorizados.
Importante: Se o carrinho de reabilitação for para ser usado num veículo motorizado, devem-se observar as seguintes
indicações.
O carrinho de reabilitação está desenvolvido para o transporte no sentido frontal. Sempre que possível, o utilizador
deve ser colocado num dos bancos do veículo automóvel e deve ser colocado o sistema de cinto de segurança insta-
lado. Para prender o carrinho de reabilitação ao veículo automóvel utilize apenas sistemas de cintos de segurança para
pessoas, presos ao chassi, que correspondam à norma ISO 10542.
Os 4 pontos de fixação no carrinho de reabilitação estão identificados com o seguinte símbolo:
Preparação do carrinho de reabilitação para o transporte:
1. Remova as seguintes peças (se estiverem montadas): bloco de abdução, mesa de terapia, proteção contra a intempé-
rie, chapéu-de-sol, barra de proteção e conteúdos do cesto.
2. Posicione o carrinho no veículo automóvel corretamente sobre as guias instaladas na direção frontal. Acione o tra-
vão de imobilização.
3. Certifique-se de que a regulação do ângulo da anca está apertada.
Fixação docarrinho de reabilitação num veículo motorizado:
1. O carrinho de reabilitação tem de ser fixado no veículo de modo seguro, mediante um sistema de cintos de 4 pon-
tos (de acordo com a ISO 10542-2, SAE 2249 ou DIN 75078/2). (Os fabricantes destes sistemas de cintos são p. ex.
Unwin Safety Systems e Q’Straint).
2. O condutor e/ou assistente deverá estar familiarizado com a utilização destes sistemas de cintos/sistemas de reten-
ção.
3. Os dois cintos dianteiros (mosquetões) têm de ser fixados nas argolas de aço, sobre o garfo da roda dianteira, à direi-
ta e à esquerda. (Fig. 25)
4. Ambos os cintos traseiros (mosquetões) têm de ser fixados às duas ilhós na estrutura dorsal. (Fig. 26)
Colocar o sistema de retenção:
1. O «Crash Test» foi realizado com o cinto tipo H (incluído no equipamento básico). Este cinto tipo H deverá ser utili-
zado debaixo do cinto do sistema de retenção.
2. O utilizador tem de ficar segurado por um sistema de retenção licenciado. A Thomashilfen recomenda a utilização
de um cinto automático ou de um sistema de retenção de 3 pontos, no qual o cinto subabdominal e o cinto do om-
bro podem ser separados um do outro. Isto é necessário para que o sistema de retenção possa ser enfiado de forma
correta através do quadro dos carrinho de reabilitação. (Os fabricantes são, por exemplo, Unwin Safety Systems e
AMF-Bruns).
3. O condutor e/ou assistente deverá estar familiarizado com a utilização destes sistemas de cintos/sistemas de reten-
ção.
4. O cinto subabdominal terá de ser colocado de modo plano na zona da pelve, sem ter contacto com a barriga.
As guias do cinto subabdominal deverão passar, do lado direito e do esquerdo, entre a guia lateral e o utilizador.
(Fig.27)
5. O cinto subabdominal não pode ficar afastado do utilizador por meio de peças do carrinho de reabilitação (peças
laterais, rodas). (Fig.28)
Aviso: O cinto não pode ser colocado de modo torcido.
6. O ângulo do cinto subabdominal deverá situar-se entre os 30 º e os 75 º graus. (Fig. 29)
7. O cinto deverá ficar tão apertado quando possível, mas de modo a que o utilizador se sinta confortável.
8. O cinto de tronco do sistema de retenção tem de ficar fixado à parede do veículo na parte alta, de modo a assegurar
que o cinto se situe no meio dos ombros do utilizador e que passe debaixo da lingueta de empurrar. (Fig. 28)
Aviso: Apenas um cinto de ombros que esteja fixado na parede lateral do veículo corresponde às exigências atuais, em
termos de fixação do utilizador de modo seguro.
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