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TRATOR
Sempre observe as normas de segurança ao
exe cu tar qualquer serviço de manu ten ção.
FUNCIONAMENTO DO FREIO
Se o trator precisar de mais de um metro e meio
(1,5 m) para parar na marcha mais al ta, em uma
superfície nivelada pavimentada de concreto ou
asfalto, então o freio precisa ser inspecionado e re-
gu lado. (Consulte o item “INSPEÇÃO DO FREIO”
na seção Ser viços e A jus tes deste manual).
PNEUS
• Mantenha a pressão correta em todos os pneus
(veja o valor da pressão nas laterais dos pneus)
• Mantenha os pneus livres de resíduos de ga-
solina, óleo ou produtos quí micos inseticidas,
os quais podem danificar a borracha.
• Evite os tocos de árvore, as pedras, valas,
objetos pontiagudos ou outros riscos que
possam danificar os pneus.
OBSERVAÇÃO: Para vedar os furos nos pneus
e evi tar o esvaziamento gradual, adquira um
selante de pneus no revendedor de peças local.
O selante de pneus também pre vine a podridão
seca e a corrosão.
SIS TEMA DE PRESENÇA DO OPERADOR E
SISTEMA DE OPERAÇÃO REVERSA (ROS)
Verifique o funcio namento correto do sistema de
presença do operador e do sis tema de operação
reversa. Se o trator não está funcionando de
acordo com a descrição, conserte o problema
imediatamente.
• O motor não deve dar partida a menos que o
pedal de freio esteja pressio nado até o fim e o
con trole da embreagem do implemento esteja
na posição de sen gatada.
VERIFIQUE O SISTEMA DE PRESENÇA DO
OPERADOR
• Quando o motor está funcionando, se o o pe ra-
dor tentar sair do assento sem acionar o freio
de estacionamento, o motor será desligado.
• Quando o motor está funcionando e a embre-
agem do im ple mento está engatada, se o ope-
rador tentar sair do assento sem acionar o freio
de estacionamento, o motor será desligado.
• A embreagem do implemento nunca deve
funcionar se o operador não está presente.
VERIFICAÇÃO DO SISTEMA DE OPERAÇÃO
REVERSA (ROS)
• Quando o motor está funcionando com a chave
da ignição na posição de motor ligado - engine
"ON" - e a embreagem do im ple mento enga-
tada, o motor se desliga se o operador tentar
engatar a ré.
• Quando o motor está funcionando com a chave
da ignição na posição ROS"ON" (ROS ligado)
e a embreagem do im ple mento está engatada,
o motor NÃO desligará se o operador tentar
engatar a ré.
CUIDADOS COM AS LÂMINAS
Mantenha as lâminas sempre afiadas para obter
os melhores resultados. T
ro
que as lâminas em-
penadas ou danificadas.
CUIDADO: Use apenas as lâminas de reposi-
ção recomendadas pelo fabricante do seu trator.
Usar lâminas não aprovadas pelo fabricante é
arriscado e pode danificar o trator e cancelar a
garantia.
Posição ROS"ON"
(ligado)
P
osição de motor "ON"
(ligado)-(operação
normal)
Lâmina
Parafuso
da lâmina (especial)
Furo
central
Estrela
Conjunto do mandril
REMOÇÃO DE LÂMINAS
1. Levante a roçadeira para a posição mais alta
para possibilitar o acesso às lâminas.
OBSERVAÇÃO: Proteja as mão com luvas e/ou
envolva as lâminas com um pano grosso.
2. Retire o parafuso da lâmina girando no sentido
an ti -horá rio.
3. Instale uma lâmina nova ou recém-afiada
com a marca "THIS SIDE UP" (este lado para
cima) alinhada para o conjunto do mandril.
IMPORTANTE: Para assegurar a mon ta gem
adequada, o furo central da lâmina precisa estar
alinhado com a estrela do conjunto do mandril.
4. Instale e aperte bem o parafuso da lâmina.
(62-75 Nm).
IMPORTANTE: O parafuso especial tem trata-
mento térmico.
0
2
8
2
8
CORREIAS V
Verifique o desgaste a deterioriação das correias
V após 100 horas de operação e faça a troca,
caso seja necessário. As correias não podem ser
a jus tadas. Tro que as correias se elas começarem
a escorregar por causa do desgaste.
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ANTES DA PARTIDA DO MOTOR
VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR
O motor do trator vem de fábrica abastecido com
óleo de grau de verão .
1. Estacione o trator em uma superfície nivelada
para verificar o óleo do motor.
2. Remova a tampa do reservatório de óleo com
a vareta indicadora de nível; limpe-a e volte a
inserir a vareta e aperte bem a tampa. Aguarde
alguns segundos, remova a vareta e leia o
nível do óleo. Se for neces sá rio, complete o
óleo até atingir marca “FULL” (cheio) na vareta.
Evite exceder a capacidade recomendada.
• Para trabalhar em tempo frio, você deve trocar
o óleo para facilitar a partida (consulte o item
“QUADRO DE VISCOSIDADE DO ÓLEO” na
se ção de Manu ten ção deste ma nu al).
• Para trocar o óleo, consulte a seção de Manu-
ten ção neste manual.
ABASTECIMENTO DE GASOLINA
• Abasteça o combustível até a parte inferior da
boca do tanque. Evite abastecer em excesso.
Utilize gasolina limpa, nova, regular, sem chum-
bo , com octanagem mínima de 87 octanas.
(O uso de gasolina com chumbo aumentará
os depósitos de óxido de chumbo e carbono
e reduzir a vida útil da válvula). Não misture
óleo e gasolina. Compre o combustível em
quanti da de suficiente para 30 dias para que o
mesmo seja sempre novo.
CUIDADO: Limpe os resíduos de óleo ou com-
bustível derramados. Não armazene, derrame ou
manuseie gasolina próximo a uma chama exposta.
IMPORTANTE: Ao trabalhar em temperaturas
abaixo de 0°C, utilize ga so lina especial para
baixas temperaturas, limpa e nova, a fim de
assegurar a parti da em tempo frio.
CUIDADO: Os combustíveis misturados ao álcool
(que utilizam etanol ou metanol) podem atrair
umidade, o que leva à separação e for ma ção
de ácidos durante a armazenagem. Os gases
ácidos podem danificar o sistema de combustível
do motor durante a armazenagem. Para evitar
problemas no motor, o sistema de combustível
deve ser esvaziado antes de arma zenar por um
período de 30 dias ou mais. Esvazie o tanque de
gasolina, ligue o motor e deixe-o funcionar até
esvaziar as linhas de combustível e o carburador.
Use combustível novo na próxima temporada.
Para saber mais, consulte as Ins tru ções de ar-
mazenamento. Nunca utilize produtos limpadores
de motor ou carburador no tanque de combustível
para evitar o risco de danos permanentes.
1. Posicione-se no assento, pressione o pedal
de embreagem/freio e acione o freio de es-
tacionamento.
2. Posicione a alavanca de câmbio em ponto
morto.
3. Mova a embreagem do implemento até a
po si ção de sen gatada.
4. Mova o acelerador para a posição rápida
5. Puxe o controle do afogador para tentar dar
partida com o motor frio. Para dar partida com
o motor quente, o controle do afogador pode
não ser necessário.
OBSERVAÇÃO: Antes de ligar o motor, leia os proce-
dimentos de partida para tempo quente e tempo frio.
6. Insira a chave na ignição e vire no sentido
horário até a posição de partida e solte a
chave assim que o motor pegar. Não acione
o motor de arranque continuamente por mais
de quinze segundos por minuto. Se o motor
não pegar após várias tentativas, pressione
o controle do afogador para dentro, aguarde
alguns minutos e tente de novo. Se o motor
ainda não pegar, puxe o controle do afogador
para fora e tente de novo.
PARTIDA EM TEMPERATURAS QUENTES
(acima de 10°C (50°F))
7. Quando o motor pegar, mova o comando do
acelerador para a posição “fast”.
• Os implementos e a condução no solo
podem ser utilizados. Se o motor não
agüentar a carga, dê nova partida e deixe
o mo tor esquentar por um minuto conforme
a des crição anterior.
PARTIDA EM TEMPERATURAS FRIAS
(abaixo de 10°C (50°F))
7. Quando o motor ligar, empurre lentamente o
controle do afogador até que o motor funcio-
ne de modo regular. Continue a empurrar o
controle do afogador aos poucos, para que
o motor aceite as pequenas mudanças de
velocidade e carga, até que o controle atinja
o final de seu curso. Se o motor começar a
funcionar de modo irregular, puxe o controle
do afogador levemente por alguns segun-
dos e, então, volte a empurrá-lo devagar.
Isto pode requerer um período de aque-
cimento do motor de vários segundos até
vários minutos, dependendo da temperatura.
• Os implementos também podem ser usados
durante o período de aquecimento do motor.
OBSERVAÇÃO: Em grandes altitudes (acima
de 900 m) ou temperaturas baixas (abaixo de
0°C), a mistura de combustível do carburador
pode precisar de regulagem para obter o melhor
desempenho do motor (consulte o item “REGULA-
GEM DO CARBURADOR” na seção de Serviços
e Regulagens deste manual).
PARTIDA DO MOTOR
Ao ligar o motor pela primeira vez ou se o com-
bustível acabou, a partida vai demorar um pouco
mais até que o combustível saia do tanque e
chegue ao motor.