PARA GARANTIR A SEGURANÇA
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Quando colocar a bicicleta de rodas para o ar ou de lado, o sistema de freio pode conter algumas bolhas de ar no interior do reservatório que
ainda se encontram lá quando fecha o parafuso de sangramento, ou que se acumulam em várias peças do sistema de freio quando é utilizado
durante longos períodos de tempo. O sistema de freio a disco não foi concebido para funcionar com a bicicleta em posição invertida.
Seabicicleta for virada de rodas para o ar ou tombada para o lado, as bolhas de ar no interior do reservatório podem mover-se na direção das
pinças.com a bicicleta em posição invertida. Se a bicicleta for utilizada neste estado, haverá o perigo de os freios não funcionarem, podendo
ocorrer um acidente grave. Se a bicicleta tiver sido virada de rodas para o ar ou tombada para o lado, certifique-se de operar o manete de
freio algumas vezes para verificar se o freio funciona normalmente antes de utilizar a bicicleta. Se os freios não funcionarem normalmente,
ajuste-os de acordo com o seguinte procedimento.
Se o freio não funcionar (se parecer solto) ao pressionar o manete
Ajuste o manete de freio de modo que fique paralelo ao solo e, em seguida, pressione suavemente o manete de freio várias vezes e
espere que as bolhas voltem ao reservatório. Recomenda-se que, em seguida, retire a tampa do reservatório e encha o mesmo com óleo
mineral até que não restem quaisquer bolhas.
Se os freios ainda apresentarem uma sensação "solta", sangre o ar do sistema de freio. (Consulte "Adição de óleo mineral original
SHIMANO e sangria do ar")
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Se a alavanca de blocagem rápida do cubo se encontrar do mesmo lado do rotor do freio a disco, estes podem interferir mutuamente, o que é
perigoso, pelo que se deve certificar de que tal não acontece.
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Os sistemas de freio a disco SHIMANO não são compatíveis com bicicletas de dois lugares. Como as bicicletas de dois lugares são mais pesadas,
acarga sobre o sistema de freio aumenta durante o acionamento do freio. Se forem utilizados freios a disco hidráulicos em bicicletas de dois
lugares, a temperatura do óleo será demasiado elevada, podendo ocorrer efeito de obstrução por vapor ou rupturas nas mangueiras de freio,
provocando a falha dos freios.
SM-RTAD05 Adaptador do rotor do freio a disco
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Podem ser instalados rotores do freio a disco com Ø de até 203 mm. Se forem instalados rotores de freio a disco com um diâmetro superior, a
força de frenagem poderá danificar a unidade principal.
Mangueira de freio
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Depois de instalar a mangueira de freio na unidade do freio, adicionar óleo mineral original SHIMANO e sangrar as bolhas de ar, aperte
novamente o manete várias vezes para verificar se os freios funcionam normalmente e se não há vazamentos na mangueira ou no sistema.
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Diferentes mangueiras de freio têm seu próprio encaixe do conector especial. Use um encaixe do conector adequado de acordo com a tabela
seguinte. O uso do encaixe do conector incorreto pode causar vazamentos de líquido.
Mangueira de freio
Encaixe do conector
Comprimento Cor
SM-BH90 11,2 mm Silver
SM-BH59/80 13,2 mm Gold
YM-BH81 13,2 mm Silver
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Não reutilize o vedante bicônico nem o encaixe do conector ao reinstalar.
Um vedante bicônico ou encaixe do conector danificados ou reutilizados podem
nãoproporcionar uma conexão segura da mangueira do freio, podendo provocar
adesconexão da mangueira do freio das pinças ou do manete de freio.
Se a mangueira do freio se desconectar, existirá o perigo de os freios não
funcionarem repentinamente.
Encaixe do
conector
Mangueira de freio
Parafuso de união
Vedante bicônico
Extremidade de corte
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Corte a mangueira de freio de modo que a extremidade cortada fique perpendicular
ao comprimento da mangueira. Se a mangueira do freio for cortada em ângulo,
poderão ocorrer vazamentos de líquido.
90°