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Certifique-se de que o tractor corta-relva
está totalmente parado antes de descer.
Atenção à desaceleração da
ferramenta de corte, que leva
alguns segundos até parar
completamente.
Antes de abandonar o assento
do condutor, desacople a lâmina de corte
ou o accionamento dos aparelhos
acopláveis, baixe o mecanismo de corte e
todos os aparelhos acopláveis, desloque
todas as alavancas de comando para as
suas posições neutras, accione o travão
de estacionamento, desligue o motor de
combustão e retire a chave de ignição.
Guarde a chave de ignição de modo que
só as pessoas autorizadas tenham acesso
à mesma.
4.8 Manutenção e reparações
Antes de se efectuarem
trabalhos de limpeza, ajuste,
reparação e manutenção do
aparelho, coloque o aparelho num piso
firme e plano, accione o travão de
estacionamento, desligue o motor de
combustão, deixe-o arrefecer e retire a
chave de ignição.
Antes de efectuar trabalhos na área do
motor de combustão, deixe o colector de
escape e o silenciador do aparelho
arrefecer; isto envolve também em
particular todos os trabalhos de
manutenção no mecanismo de corte.
Podem ser atingidas temperaturas de
80° C e superiores. Perigo de
queimaduras!
O contacto direto com o óleo do motor
pode ser perigoso; para além disso, o óleo
do motor não pode ser derramado.
A VIKING recomenda que deixe o
enchimento ou a mudança do óleo do
motor a cargo do distribuidor oficial
VIKING.
Limpeza:
Após o funcionamento, é necessário
limpar todo o tractor corta-relva e os
aparelhos acopláveis. Em particular, todos
os restos de relva deverão ser removidos,
pois, com o decorrer do tempo, a
humidade contida nos restos de relva
origina danos.
A VIKING recomenda que não se utilize
um aparelho de limpeza de alta pressão.
(Ö 14.2)
Desmonte o mecanismo de corte para
efectuar trabalhos de limpeza. Nunca
limpe o mecanismo de corte com jactos de
água (p. ex. com uma mangueira de
jardim) nem em poças de água.
No caso de trabalhos de limpeza
(por exemplo, no quadro do tractor corta-
relva), nunca se aproxime de um canto ou
buraco.
De modo a evitar o risco de incêndio,
mantenha o motor de combustão, as
alhetas de refrigeração, o compartimento
da bateria, a área à volta do depósito e o
escape livre de relva, folhas ou óleo
(massa lubrificante) vertido.
Limpe sempre a cesta de recolha de relva.
Trabalhos de manutenção:
Apenas podem ser realizados trabalhos
de manutenção descritos neste manual de
instruções; todos os restantes trabalhos
deverão ser executados por um
distribuidor oficial VIKING.
Se lhe faltarem os conhecimentos e os
meios necessários, dirija-se sempre a um
distribuidor oficial.
A VIKING recomenda a realização de
trabalhos de manutenção e de reparação
apenas por um distribuidor oficial VIKING.
Os distribuidores oficiais VIKING
beneficiam de ações de formação
regulares e dispõem de informações
técnicas.
Utilize apenas ferramentas, acessórios ou
aparelhos acopláveis autorizados pela
VIKING para este aparelho ou peças
tecnicamente idênticas. Caso contrário,
poderão ocorrer ferimentos ou danos no
aparelho. Em caso de dúvidas, deverá
dirigir-se a um distribuidor oficial.
As caraterísticas das ferramentas, dos
acessórios e das peças de substituição
originais da VIKING estão adaptadas de
forma ideal ao aparelho e às exigências do
utilizador. As peças de reposição VIKING
originais podem ser reconhecidas pelo
número de peça de reposição VIKING,
pela inscrição VIKING e, eventualmente,
pela identificação de peça de reposição
VIKING. Em peças pequenas, pode estar
apenas o símbolo.
O tractor corta-relva e todos os aparelhos
acopláveis deverão ser verificados uma
vez por ano por um distribuidor oficial.
(Ö 14.1)
Mantenha os autocolantes de advertência
e de indicação sempre limpos e legíveis.
Os autocolantes danificados ou perdidos
devem ser substituídos por novas placas
originais do seu distribuidor oficial VIKING.
Se um componente for substituído por
uma peça nova, certifique-se de que a
peça nova obtém os mesmos
autocolantes.
Por motivos de segurança, os
componentes de condução de
combustível (conduta do combustível,
torneira do combustível, depósito de
combustível, fecho do combustível,
ligações, etc.) devem ser verificados