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6.5 Num veículo ligado à massa no terminal negativo, ligue o conector POSITIVO (VERMELHO)
do carregador ao conector POSITIVO (POS, P, +) do terminal da bateria não ligado à
massa. Ligue o conector NEGATIVO (PRETO) ao chassis do veículo ou bloco do motor,
afastado da bateria. Não ligue o conector ao carburador, linhas de combustível ou peças
metálicas da carroçaria. Ligue a uma peça de metal pesado do chassis ou bloco do motor.
6.6 Num veículo ligado à massa no terminal positivo, ligue o conector NEGATIVO (PRETO)
do carregador da bateria ao terminal NEGATIVO (NEG, N, -) não ligado à massa. Ligue
o conector POSITIVO (VERMELHO) ao chassis do veículo ou bloco do motor afastado da
bateria. Não ligue o conector ao carburador, linhas de combustível ou peças metálicas da
carroçaria. Ligue a uma peça de metal pesado do chassis ou bloco do motor.
6.7 Ligue o cabo de alimentação CA à tomada elétrica.
6.8 Depois do carregamento, desligue o carregador da bateria da alimentação. A seguir retire
a ligação do chassis e depois a ligação da bateria.
6.9 Consulte as Instruções de funcionamento relativamente a duração do carregamento.
7. SIGA ESTES PASSOS QUANDO A BATERIA ESTIVER FORA DO VEÍCULO.
UMA FAÍSCA PRÓXIMA DA BATERIA PODERÁ
FAZER COM QUE A MESMA EXPLUDA. PARA
REDUZIR O RISCO DE FAÍSCAS PERTO DA
BATERIA:
7.1 Verique a polaridade dos terminais da bateria.
O terminal de bateria POSITIVO (POS, P, +) tem
geralmente um maior diâmetro do que o NEGATIVO (NEG, N, -).
7.2 Prenda um cabo isolado de bateria 7 AWG (10 mm²) de, no mínimo 61 cm (24 polegadas)
de comprimento, ao terminal NEGATIVO (NEG, N, -) da bateria.
7.3 ligue o conector POSITIVO (VERMELHO) ao terminal POSITIVO (POS, P, +) da bateria.
7.4 Posicione-se, assim como a extremidade livre do cabo anteriormente xado ao terminal
NEGATIVO (NEG, N, -) da bateria, o mais longe da bateria possível, e depois ligue
o conector NEGATIVO (PRETO) à extremidade livre do cabo.
7.5 Não esteja virado para a bateria ao fazer a ligação nal.
7.6 Ligue o cabo de alimentação CA à tomada elétrica.
7.7 AO desligar o carregador, faça-o sempre pela ordem inversa ao procedimento de ligação
e corte a primeira ligação o mais afastado possível da bateria.
7.8 Uma bateria marítima terá de ser retirada e carregada em terra. Para a carregar a bordo,
é necessário equipamento especicamente concebido para uso marítimo.
8. LIGAÇÕES À MASSA E DO CABO DE ALIMENTAÇÃO CA
RISCO DE CHOQUE ELÉCTRICO OU INCÊNDIO.
8.1 Este carregador de bateria destina-se a ser usado com um
circuito nominal de 230V, 50/50Hz. A cha deve estar ligada
a uma tomada corretamente instalada e ligada à massa em
conformidade com todos os códigos locais e disposições
legais. Os pinos da cha devem corresponder ao recetáculo
(tomada). Não use com sistemas subterrâneos.
8.2
PERIGO
Nunca altere o cabo de CA ou a cha fornecidos. Se a cha não servir na
tomada, organize a instalação de uma tomada correta junto de um eletricista qualicado.
Uma ligação inadequada poderá resultar em risco de choque elétrico ou electrocução.
8.3 USAR UMA EXTENSÃO ELÉCTRICA
Não é recomendado o uso de uma extensão elétrica. Se for necessário utilizar uma
extensão elétrica, cumpra as seguintes indicações:
• Os pinos da extensão elétrica têm de ser iguais em número, tamanho e formato que
os da cha do carregador.
• Certique-se de que a extensão elétrica está bem ligada e em bom estado.
• O tamanho do o deve ser grande o suciente para a taxa de amperagem do carregador.
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