Pressione a alavanca B
F
repetidamente pelo menos 8 vezes
a fim de assegurar que o mecanismo
fique na marcha
mais alta antes de
proceder à montagem.
Aplique a mesma tampa de extremidade externa à ponta
da capa externa
que acaba de ser
cortada.
Montagem no guidão
Fixe o conjunto por meio do porca de montagem na parte
exterior da presilha. Recoloque a cobertura da presilha e
utilize uma chave Allen de 5 mm para apertar
completamente o parafuso.
Series
Alavanca de mudança
Cabo externo
Engrenagens
Desengate dianteiro
Roda dentada
Suporte inferior
Desengate traseiro
Cubo livre
Roda dentada de chassi
(cassette)
Corrente
DURA-ACE
ST-7700-C
18
SP40
FH-7700
CS-7700
CN-7701
FD-7700
FC-7700
BB-7700
RD-7700
Guia B.B.
SM-SP17
Com vistas a obter o melhor desempenho, recomendamos o
uso da seguinte combinação.
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação
prévia. (Portuguese)
Pressione a alavanca do freio, retire
a tampa e em seguida passe o cabo
interno através do orifício
do cabo.
Instalação do cabo interno
Enfie o cabo interno na capa externa a partir da
extremidade que tem uma marca. Aplique graxa lubrificante
a partir da extremidade que tem a marca, a fim de manter
a eficiência de operação do cabo.
Cabo utilizado
• Cabo interno (aço inoxidável) •••••
• Conduite SLR
•••••••••••••••••••••••••
Nota:
A alavanca da frente só poderá
ser dobrada para dentro quando a
alavanca b
F
for pressionada uma
ou duas vezes.
• Alavanca B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Aperte a alavanca
B
F
uma vez a fim de mudar de um
pinhão grande para o próximo menor.
Operação
Operação das alavancas do
descarrilhador traseiro
• Alavanca AF : Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
A Alavanca
AF é retida com um clíque nas posições ⁄,
¤, e ‹.
Alavanca B
F
Alavanca A
F
: Muda do pinhão menor para o pinhão
maior atrás
Alavanca
B
F
: Muda do pinhão maior para o pinhão
menor atrás
Alavanca a
F
: Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Traseiro Dianteiro
Alavanca AF
Alavanca bF
Alavanca
a
F
Montagem
Alavanca AF
Posição inicial
da alavanca
A
F
‹ Clíque
¤ Clíque
⁄ Clíque
⁄ : Muda um pinhão
Por ex.: do 3º‚ para o 4º
¤ : Muda rapidamente dois pinhões
Por ex.: do 3º para o 5º
‹ : Muda rapidamente três pinhões
Por ex.: do 3º para o 6º
Alavanca aF
Posição inicial
da alavanca
aF
Se o acionamento da alavanca a
F
não conseguir efetuar a desejada
mudança de coroa, acione a
alavanca a
F
mais uma vez apenas
na extensão do percurso (x') a fim de
completar a operação na extensão
do percurso (x), o qual ficou faltando
na primeira tentativa.
Acionamento
completo de mudança
da marcha
Acionamento
real
Alavanca bF
Posição inicial
da alavanca
bF
Quando a alavanca b é acionada, existe uma posição de
retenção com clíque no momento em que é engatado o
compensador (mecanismo de prevenção de ruído) e uma
segunda posição de retenção com clíque quando o
acionamento de mudança de
marcha é completado. Depois de
engatado o compensador, o
próximo acionamento da alavanca
completará o
acionamento
de mudança
de marcha.
Acionamento completo de
mudança da coroa Clíque
Operação do
compensador
Clíque
Clíque
Compensação
(operação do mecanismo de prevenção de ruído)
Se a corrente estiver na coroa maior do pedivela e no
pinhão maior da roda traseira, a corrente ficará
roçando contra a placa-guia do descarrilhador
dianteiro, provocando o conhecido ruído característico.
Quando isto acontecer, aperte ligeiramente a
alavanca
b
F
(até ao ponto em
que ela fica retida com um
clíque); isto faz com que o
descarrilhador dianteiro se
desloque ligeiramente na
direção da coroa menor,
eliminando assim o ruído.
Movimento do
descarrilhador
dianteiro
Posição da corrente
Todas as alavancas retornam à posição
inicial se forem soltas.
Alavanca B
F
Posição inicial
da alavanca
BF
Por ex.: do 4º para o 3º
A alavanca
B
F
também se move quando a alavanca
AF é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
B
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
AF ao acionar a alavanca B
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal RD-7700 antes do uso.
Cuidados a tomar durante a operação (FD-7700)
A alavanca b
F
também se move quando a alavanca
a
F é acionada. Entretanto, tome cuidado para não
aplicar pressão sobre a alavanca
b
F
. Da mesma
maneira, tome cuidado para não apertar a alavanca
a
F ao acionar a alavanca b
F
. Se ambas as alavancas
forem acionadas ao mesmo tempo, não será possível
fazer a troca das marchas.
Cuidados a tomar durante a operação
Assegure-se de ler estas instruções de serviço para a
alavanca frontal FD-7700 antes do uso.
Montagem do cabo do freio
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando,
mesmo se cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
1. Dobre a alavanca para dentro (tal como na operação
de troca de marcha) a fim de facilitar a introdução do
cabo no engate do cabo.
Alavanca
b
F
2. Introduza o cabo interno.
Cabo interno
Engate do cabo
3. Fixe o guia exterior ao cabo interno e ajuste o
acoplamento angular à presilha da alavanca.
Nota: Não limpe ou remova a graxa que reveste o cabo
interno. Além disso, tenha cuidado para que o
cabo interno não acumule poeira ou matérias
estranhas.
Presilha da
alavanca
Acoplamento angular
do guia exterior
Cabo interno
Guia exterior
(Peças vendidas
separadamente)
4. Aplique o conduite ao cabo interno e na presilha da
alavanca ao longo do guia exterior.
Suporte exterior
Guia exterior
Assegure-se de que a
extremidade interior
assenta firmemente no
engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
Conduite
5. Aplique o conduite ao longo da parte frontal do guidão e
cubra-o com o guia exterior. Em seguida, corte o guia
exterior de acordo com o comprimento do guidão e
fixe-o improvizadamente com fita adesiva.
6. Finalmente, envolva todo o guidão com a fita de
cobertura.
Fita adesiva
Conduite
Guia exterior
Instalando o cabo de câmbio
Cabo utilizado
• Cabo interno
(aço inoxidável)
• Conduite blindado SP40 (⁄)
• Conduite blindado SP40 (¤)
f
1.2 mm
f
4 mm
f
4 mm
Corte da capa externa
Ao cortar a capa externa, execute o corte do lado oposto
ao lado que tem a marca. Apãs o corte, arredonde a
extremidade de modo que a parte
interior do orifício fique com um
diâmetro uniforme.
Marca
Tampa de extremidade externa
• Alavanca de trás
Acione pelo
menos 8 vezes
Cabo interior
Orifício do cabo
Se o engate do cabo não ficar alinhado com o orifício
do cabo de câmbio, pressione a alavanca
B
F
novamente até que o alinhamento esteja correto e em
seguida instale o cabo.
Engate do cabo
Assegure-se de que a extremidade interna assenta
firmemente no engate do cabo.
Engate do cabo
Extremidade interior
• Alavanca da frente
Pressione a alavanca
b
F
pelo
menos 3 vezes antes de instalar.
Alavanca bF
Acione pelo menos 3 vezes
Pressione a alavanca do
freio, retire a tampa e em
seguida passe o cabo
interno através do orifício
do cabo.
Conduite
Orifício do cabo
Cabo interno
• Batente exterior
1. Instale o batente exterior no tubo do guidão.
Torque de aperto :
1.5 - 2 Nm {15 - 20 kgfcm}
Suporte de montagem direta (M5)
Batente exterior
Parafuso de instalação
Chave Allen de 3 mm
Instale o batente exterior
para os pinhões tendo a
alavanca na posição de
repouso.
2. Introduza o cabo e aplique o conduite.
Assegure-se de deixar um excesso de conduite
sobrando, mesmo se cortar o mesmo no comprimento
total do guidão.
Posição de
repouso da
alavanca
Confirmação
Assegure-se de que o
conduite assenta
firmemente no batente
exterior.
Substituindo a tampa da presilha
As pestanas na tampa da presilha encaixam em
ranhuras correspondentes na presilha.
Atenção às marcas:
R: direita
L: esquerda
Espalhe um pouco de álcool
de fricionar no interior da
tampa da presilha, a fim de
facilitar a instalação.
Puxar
Dobrar
Cobertura da presilha
Chave Allen
de 5 mm
Porca de montagem
⁄
¤
Batente
exterior
Cabo
interno
Conduite
Arame condutor
f
1.6 mm
f
5 mm
Alavanca
B
F
• Alavanca b
F
: Muda da coroa maior para a coroa menor
no pedivela
Operação das alavancas do
descarrilhador dianteiro
(FD-7700)
• Alavanca aF : Muda da coroa menor para a coroa maior
no pedivela
Tampa
Certifique-se de que o cabo chato está direito e sem
torções, conforme indicado na ilustração, e em seguida
coloque a tampa. (Tenha cuidado para não prender o cabo
chato quando estiver colocando a tampa.)
Tampa
Cabo chato
Cabo chato
Projeção
Cabo chato
Certifique-se de que o cabo chato está direito e sem
torções, e colocado em cima da projeção, depois coloque
a tampa. (Tenha cuidado para não prender o cabo chato
quando estiver colocando a tampa.)
Projeção
Nota:
Quando retirar o
cabo do sensor,
não exerça muita
força ao puxar o
cabo, caso
contrário poderá
danificar o sensor.
Utilize uma
ferramenta para
segurar o sensor
no sítio e puxe
cuidadosamente o
cabo para fora.
6. Aperte o parafuso de fixação do pino da alavanca
até que o seu topo
fique igualado
com a superfície
da presilha.
Finalmente,
instale a tampa do
sensor.
Manutenção
Desmontagem da presilha e
alavanca
1. Retire a tampa do
sensor e utilize uma
chave Allen de 2mm para
remover o parafuso de
fixação do pino da
alavanca, na parte inferior
do suporte.
Parafuso de fixação do
pino da alavanca
Chave Allen de 2 mm
Montagem/desmontagem da
alavanca e rolamento
Chave Allen de 5 mm
Ferramenta especial
(TL-ST01)
Torque de aperto :
8 - 10 Nm {70 - 85 in. lbs.}
Não desmonte nada que não esteja descrito aqui,
senão a remontagem poderá ficar impossibilitada.
2. Introduza uma chave Allen de 2.5 mm ou qualquer
ferramenta semelhante no orifício do pino da alavanca,
e bata suavemente com um martelo de plástico a fim
de forçar o pino da alavanca para fora. Depois que o
pino da alavanca saíu, poderão ser desmontados os
corpos da presilha e da alavanca.
Em seguida, puxe o cabo do sensor para fora do corpo
do suporte.
1. Retire o engate do cabo.
2. Para desmontar, utilize a ferramenta especial
especificada e uma chave Allen de 5 mm.
Engate do
cabo
3. Desmonte conforme indicado.
• Assegure-se de lubrificar de novo com graxa.
Graxa
Montando a presilha e alavanca
1. Instale o engate do cabo no membro do rolamento
da alavanca e monte a mola de retorno.
2. Aplique a ferramenta especial de instalação para a
mola de retorno.
Membro do
rolamento
Ferramenta de
instalação da mola
de retorno
Engate do
cabo
Mola de
retorno
Monte a ponta da mola no
orifício do membro do
rolamento. Note que a
mola tem um lado direito e
um lado esquerdo.
Ferramenta de instalação da
mola de retomo (TL-ST02)
3. Primeiro insira o cabo do sensor no corpo do
suporte e depois instale o corpo do suporte e o
corpo da alavanca. Tome cuidado para que neste
momento a ponta da
mola de retorno não
fique saliente do
orifício no membro
do rolamento.
Alavanca
suporte
4. Alinhe os orifícios do pino e depois encaixe o pino
da alavanca pressionando-o na devida posição.
Pino da alavanca
Parafuso de
fixação do pino
da alavanca
A posição correta é
quando a depressão
arredondada no pino da
alavanca fica alinhada com
o parafuso de fixação do
pino da alavanca.
5. Retire a ferramenta de
instalação da mola de
retorno utilizando um
alicate.
Parafuso de fixação do
pino da alavanca
Chave Allen
de 2 mm
Tampa do
sensor
Orifício
Assegure-se de que a mola está corretamente
posicionada.
Torque de aperto :
1 Nm {10 kgfcm}
Tampa do sensor
¤
⁄
Sensor
Cabo do sensor
Corpo da alavanca
Corpo do suporte
Torque de aperto :
6 - 8 Nm {60 - 80 kgfcm}
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
• Quando instalar qualquer peça, obtenha e leia com atenção
as instruções de serviço. Uma peça solta, gasta ou danificada
poderá causar ferimentos ao ciclista.
Recomenda-se explicitamente que sejam apenas utilizadas
peças de reposição genuínas da Shimano.
• Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e
mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
Nota
• A operação das alavancas relacionadas com a troca de
marchas só deve ser feita quando a roda dentada do pedivela
estiver em movímento.
• A fim de assegurar um funcionamento correto, use sempre a
blindagem externa especificada e o guia de cabo do descanso
inferior.
• Se recomienda engrasar la superficie exterior del cable y el
interior de la envoltura del cable para asegurarse de que
desliza correctamente.
• O uso de um quadro com percurso interno para o cabo é
extremamente desencorajado, pois ele tende a comprometer a
função de mudança de marcha SIS devido à alta resistência
do cabo.
• A ponta do revestimento que tem a cobertura de alumínio
deve ester do lado da caixa de velocidades.
• O computador de bicicleta é compatível com o SM-6501.
Assegure-se de ler estas Instruções de Serviço em conjunto
com as Instruções de Serviço para o SM-6501.
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
• Contacte por gentileza um comerciante profissional de
bicicletas, se tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos de
instalação, regulagem, manutenção e operação.
Instruções para o serviço técnico
SI-6CX0D-001
ST-7700-C
Shimano
Integração Total
34
35
3
6
34
lado da caixa de
velocidades
cobertura de 4 mm
cobertura de plástico ou
capcobertura de 4 mm
cobertura de alumínio
Se você usa um guidão de carbono, pode ser necessário
diminuir o torque de aperto para evitar causar danos ao
guidão. Consulte o fabricante da bicicleta ou do guidão,
em relação ao nível adequado de torque de aperto para o
guidão de carbono.