* Instruções de Serviço em outros idiomas estão disponíveis em
: http://techdocs.shimano.com
Observação: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem
notificação prévia. (Portuguese)
Instruções para o serviço técnico
SI-8UN0A-002
BL-TT78
• O uso indevido do sistema de freios da sua bicicleta pode
resultar em perda de controle ou acidente, o que poderia
causar um ferimento grave. Devido ao fato de cada bicicleta
comportar-se diferentemente, certifique-se de aprender a
técnica adequada de frenagem (inclusive a pressão na
alavanca de freio e características de controle da bicicleta)
para a sua bicicleta. Consulte o seu revendedor de bicicletas e
o manual do proprietário e treine as técnicas de andar e frear.
• Se o freio dianteiro for aplicado com muita força, a roda pode
travar e a bicicleta cair para a frente, com isto causando sérias
lesões.
• Leia e siga cuidadosamente as instruções de serviço antes
de instalar as peças. Peças frouxas, desgastadas ou
danificadas podem causar a queda da bicicleta e ferimentos
sérios podem ocorrer como resultado. Recomendamos
somente o uso de peças de reposição originais da Shimano.
• Leia e siga as instruções de serviços técnicos cuidadosamente
e mantenha-as em um lugar seguro para referência posterior.
<Pontos a serem observados sobre o guidão>
• Diâmetro interno do guidão: 19,0 - 22,5 mm
• Diâmetro externo do guidão: 22,2 - 24,0 mm
• Composição do guidão: Guidões com fibras de carbono (com
alumínio inserido aonde a alavanca do freios está instalada)
ou guidões de aluminio
* Guidões com fibras de carbono sem alumínio inserido aonde
a alavanca do freios está instalada, não podem ser usados.
Nota
• As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou
deterioração resultante de uso normal.
• No caso de quaisquer questões relativas ao método de uso ou
manutenção, é favor contatar o local de compra.
Alavanca do freio
BL-TT78
Para se conseguir o melhor desempenho recomendamos
utilizar a seguinte combinação.
Freio de compasso
BR-7800 / BR-6600 / BR-5600
Cabo do freio
1. Passe a cobertura externa através do guidão, logo ajuste seu
comprimento para que esse se encaixe seguramente na
cobertura externa do suporte quando a alavanca do freio
estiver instalada.
2. Instale a alavanca do freio no guidão usando uma chave Allen
de 5 mm girando ela no sentido anti-horário.
Assegure-se de deixar um excesso de cabo sobrando, mesmo se
cortar o mesmo no comprimento total do guidão.
3. Instalação do cabo interno
<Ajuste da alavanca.>
Quando instalar os componentes na superfície do quadro de
carbono/guidão, verifique com o fabricante do quadro de
carbono/componentes suas recomendações para o torque de
aperto no sentido de previnir que ele seja apertado com muita
força, o que pode causar danos ao material de carbono e ou
prevenir aperto inferior ao necessário o que pode causar falta
de força de fixação para os componentes.
Gire o pino de ajustamento com
uma chave de fenda de ponta
achatada com uma largura de ponta
de 3mm e espessura de 0.5mm.
Certifique-se de ler as instruções de serviço do
Sistema de Transmissão Dianteiro juntamente com
estas instruções de serviço.
Notas: As ranhuras dentadas devem
estar alinhadas.
Assegure-se de que a extremidade
interior assenta firmemente no engate
do cabo.
Instalação da alavanca do freio
Cobertura externa
Engate do cabo Extremidade interior
Cabo interno
Chave Allen de 5 mm
Guidão
Alavanca do freio
Ranhuras dentadas
Suporte exterior
Informações gerais de segurança
ADVERTÊNCIA
Torque de aperto:
5 - 8 N·m {50 - 80 kgf·cm}
SI-8UN0A-002-06