UM-3EA0A-000-06
Manual do usuário
Cubo de marchas
internas de 11
velocidades
(Freio a disco / DI2)
Manuais de usuário em outros idiomas estão disponíveisem:
http://si.shimano.com
AVISO IMPORTANTE
•
Para informações adicionais sobre a instalação e ajuste, entre em
contato com a loja onde efetuou a sua compra ou uma loja de bicicletas
na sua área. Um manual do revendedor também está em nosso website
(http://si.shimano.com).
•
Não desmonte nem altere este produto.
Por razões de segurança, assegure-se de ler
atentamente as instruções deste manual do
usuárioantes do uso, e siga-as para o uso correto.
Informações gerais de segurança
Para informações relativas à substituição, contate o local de compra ou um
revendedor de bicicletas.
ADVERTÊNCIA
•
É importante entender completamente a operação do sistema de freio
de sua bicicleta. O uso incorreto do sitema de freio de sua bicicleta pode
resultar na perda de controle ou numa queda, o que pode causar
ferimentos graves. Devido a cada bicicleta poder ser manuseada de
modo diferente, tenha certeza de aprender a técnica correta de frear
(incluindo a pressão na alavanca de freio e as características de controle
da bicicleta) e operação de sua bicicleta. Isto pode ser feito consultando
seu revendedor autorizado e o manual do proprietário, e praticando
técnicas deandar de bicicleta e de frear.
•
Verifi que se as rodas estão fi rmemente seguras antes de andar
nabicicleta. Se as rodas estiverem frouxas de qualquer modo, elas
podem se soltar da bicicleta e ferimentos sérios poderão resultar.
•
Após ler atentamente o manual do usuário, mantenha-o em um lugar
seguro para consulta posterior.
CUIDADO
•
Se for utilizado um freio a disco hidráulico, poderá ocorrer um efeito
deobstrução por vapor caso os freios sejam aplicados continuamente.
Para aliviar esta condição, libere momentaneamente o manete.
•
Gire a roda e verifi que a capacidade de frenagem do freio.
•
Se o freio for utilizado frequentemente, a área ao redor do freio pode
fi car quente. Não toque na área ao redor do freio durante pelo menos
30 minutos depois de utilizar a bicicleta.
Área ao redor do freio
Nota
•
Você poderá mudar de marcha enquanto pedala, porém, em raras
ocasiões, as engrenagens e a catraca dentro do cubo poderão produzir
algum ruído depois como parte da operação normal de mudança de
marchas.
•
O cubo da 11 velocidade tem um mecanismo contruído para suportar
troca de marchas. Quando esse mecanismo de suporte opera durante
atroca de marchas, barulho ou vibrações podem ocorrer. A sensação
detroca de marchas também pode variar dependendo da posição da
marcha.
Também pode haver ruídos se os braços do pedal forem girados para
trás ou se a bicicleta for empurrada para trás na posição da marcha
7- 11. Esses eventos são uma conseqüência natural da estrutura do
mecanismo interno de mudança de marchas e não indicam uma falha.
•
O parafuso na periferia do cubo é o parafuso usado quando mudar
oóleo. Nunca desaperte este parafuso excepto para mudar o óleo.
Fazê-lo pode provocar a fuga de óleo, resultando em salpicos.
•
A fi m de manter um desempenho adequado, recomenda-se que
vocêentre em contato com o local de compra ou um revendedor de
bicicletas para realizar a manutenção, como a substituição interna de
óleo depois de andar 1.000 km desde o início da utilização e após isso,
aproximadamente a cada dois anos (ou uma vez a cada 5.000 km se a
bicicleta for usada com muita frequência).
•
O cubo interno não é completamente à prova d'água. Evite usar o cubo
em locais onde a água possa penetrar no seu interior e não use água a
alta pressão para limpar o cubo; caso contrário, omecanismo interno
poderá enferrujar.
•
Além disso, lavar a corrente com detergente neutro e lubrifi cá-la pode
ser um meio efi caz para prolongar a vida útil das pedaleiras e da
corrente.
•
Se a corrente começar a pular, substitua as engrenagens e a corrente
emum revendedor ou agente.
•
Os produtos não são garantidos contra desgaste natural e pelo uso e
envelhecimento normal.
Inspeções regulares antes de andar com
abicicleta
Antes de andar com a bicicleta, verifi que os seguintes itens. Se encontrar
problemas com os seguintes itens, contate o local da compra ou uma loja
de bicicletas.
•
As mudanças são colocadas com suavidade?
•
Há algum dano perceptível nos fi os elétricos?
•
Ocorrem quaisquer ruídos anormais durante a operação?
Nomes das peças
Cubo de marchas internas
O efeito de obstrução por vapor é um fenômeno em que o óleo
nointerior do sistema de freio aquece, provocando a expansão
dequaisquer bolhas de água ou ar que se encontrem no interior
dosistema de freio. Este fenômeno pode resultar em um aumento
repentino do curso do manete de freio.
Note: as especificações estão sujeitas a alteração para fins de melhoramento sem aviso
prévio. (Portuguese)