Shimano DH-2R30-E Service Instructions

Tipo
Service Instructions
Instruções para o serviço técnico
Terminal de conexão
Garfo dianteiro
Suporte da
cesta
Suporte do
pára-lama
Arruela dentada de eixo
Porca cega (M9)
Arruela
Se o cabo conectado ao terminal-terra não estiver
devidamente aterrado, verifique se a arruela dentada
do eixo perfurou a tinta na superfície do garfo
dianteiro. Se a arruela dentada do eixo não tiver
perfurado a superfície da pintura o farol não iluminará
bem, então raspe um pouco de tinta do garfo
dianteiro.
Recomenda-se que os dois fios sejam conectados
para garantir que a corrente flui suavemente.
Nota:
Ao apertar as porcas cegas, aperte-as
alternadamente nos dois lados e não
concentre todos os esforços de apertar e
soltar a porca cega em um lado da roda
apenas, do contrário o eixo do cubo poderá
girar, o que poderia apertar ou afrouxar em
excesso as porcas-trava.
Nota:
Bicicletas compatíveis são aquelas com rodas de 26 – 28 polegadas (para o dínamo do cubo
DH-2R30-E ) ou rodas de 16 – 20 polegadas (para o dínamo do cubo DH-2R30-ES).
Se o dínamo do cubo for usado com rodas menos de 26 polegadas (para DH-2R30-E) ou 16
polegadas (para DH-2R30-ES), a força de frenagem pode ser muito grande, o que poderia causar o
travamento das rodas e desequilíbrio e queda da bicicleta.
O cubo do DH-2R30-E/DH-2R30-ES possui um modulador de potência embutido que controla a força
de frenagem para impedir que ela seja muito grande. Quando a força de frenagem atinge um
determinado nível, o modulador de potência opera para impedir que a força de frenagem vá além
daquele nível.
A faixa operacional recomendada para o modulador de potência é aquela para bicicletas com peso
bruto (bicicleta + condutor + bagagem) de 65 – 120 kg.
Se o peso bruto da bicicleta for maior que a faixa de peso recomendada, a força de frenagem pode
ser insuficiente, e se for menor do que a faixa de peso recomendada, a força de frenagem pode se
tornar muito grande e as rodas podem travar e a bicicleta cair.
É essencial que você compreenda e teste o desempenho do modulador de potência antes do uso.
O modulador de potência não está equipado com uma função para impedir que a roda trave.
Obtenha e leia cuidadosamente as respectivas instruções de Serviço antes de instalar as
peças. Peças frouxas, gastas ou danificadas poderão causar ferimentos graves para o ciclista.
Recomendamos fortemente que se use somente peça de reposição autêntica da Shimano.
Verifique se as rodas estão firmemente seguras antes de andar na bicicleta. Se as rodas estiverem
frouxas de qualquer modo, elas podem se soltar da bicicleta e ferimentos sérios poderão resultar.
Verifique se o farol está iluminando normalmente ao rodar de noite.
Leia estas Instruções de serviços técnicos cuidadosamente e mantenha-as em um lugar seguro para
referência posterior.
NOTA:
Este dínamo do cubo está classificado para as especificações 6 V/ 2,4 W. Ele não poderá ser usado para
as especificações 6 V/ 3 W.
Leia atentamente as Instruções de Serviço do Sistema de Freios Inter-M Dianteiro para os freios de rolete
juntamente com estas Instruções de Serviço.
Verifique o grau do paralelo da extremidade do garfo dianteiro. Se a extremidade do garfo dianteiro
estiver demasiado fora de paralelo, a deformação do eixo do cubo poderá gerar um ruído de uma
obstrução dentro do cubo do dínamo.
Instale o dínamo do cubo no garfo dianteiro de modo que o lado com o terminal de conexão esteja no
lado direito quando se estiver voltado para a frente da bicicleta. Se o lado com o terminal de conexão
estiver voltado para a esquerda o dínamo do cubo poderá não girar corretamente ao se andar.
Certifique-se de que o terminal de conexão do dínamo do cubo esteja firmemente conectado antes de
usar o dínamo do cubo.
Use uma lâmpada de 6 V/ 2,4 W para o farol.
Se o farol for acendido com freqüência ao se andar em altas velocidades, isto poderá encurtar a vida útil
das lâmpadas.
Não desmonte o mecanismo interno do cubo.
Não aplique lubrificante no interior do cubo, senão a graxa vai sair e pode provocar problemas de
condutividade.
O dínamo do cubo tornará o giro da roda um pouco mais pesado devido ao ímã dentro do cubo.
As peças não estão garantidas contra desgaste natural ou deterioração resultante de uso normal.
O dínamo do cubo gera uma voltagem extremamente alta. Nunca encoste no terminal de conexão do
dínamo do cubo diretamente enquanto estiver andando na bicicleta ou enquanto a roda estiver girando.
Encostar no terminal do dínamo poderá provocar um choque elétrico.
CUIDADO
ADVERTÊNCIA
Informações gerais de segurança
– Para evitar ferimentos graves:
– Para evitar ferimentos graves:
Suporte do pára-lama
Instale a roda de modo que o lado com o terminal de conexão fique do lado direito de quem está
olhando para a dianteira da bicicleta e de modo que o terminal de conexão do cubo esteja
alinhado com o garfo dianteiro ou o suporte da cesta. Então instale seguindo o procedimento
mostrado na ilustração abaixo de modo que o terminal de conexão esteja voltado para cima.
Não force a virada do terminal de conexão depois que a porca cega tiverem sido afixadas.
Instalação da roda dianteira
Suporte da cesta
Terminal
de conexão
Garfo dianteiro
Torque de aperto:
20 – 25 N·m
{200 – 250 kgf·cm}
Cabo
Garfo dianteiro
Verificação da iluminação do farol
Conexão dos cabos
Gire a roda dianteira e verifique se o farol está iluminando.
Nota:
Raspe a pintura do terminal de conexão do farol no quadro e
do terminal de conexão do farol ao conectar os cabos.
Aprox. 16 mm
Aprox.
16 mm
Terminal de conexão
do farol
Fio
Terminal de conexão do farol
Cabo do farol
Tampa do conector (cinza)
Cobertura do conector (preta)
Terminal de conexão
no quadro
Terminal de conexão no quadro
Cabo do quadro
Ranhura
Dobre
Insira
Conecte
Remova
Cobertura
do conector
Cobertura
do conector
Não troque o cabo do quadro pelo cabo do farol
sem querer. Se os cabos forem conectados
incorretamente, o farol não iluminará.
Torça os fios do cabo antes de conectá-los para
que eles fiquem juntos.
Especificações recomendadas de fio
Nota:
Dobre os fios do cabo e conduza-os
ao longo das ranhuras.
Tipo
Trançado
Diâmetro de 1,8 a 2 mm
Tamanho (AWG) 22
Diâmetro aproximado 0,8 mm
Fio
Isolamento
Nota:
Coloque de modo que
esteja voltado para o
lado certo.
Nota:
Fixe o cabo ao garfo dianteiro ou ao suporte da cesta de modo
que ele não encoste nos raios ou em qualquer outra peça quando
estiver andando. Se a posição do dínamo do cubo puder ser
movida em relação ao farol quando estiver andando, por exemplo,
ao usar um garfo com suspensão, certifique-se de que o cabo
esteja conectado de modo que ele não fique frouxo ou apertado
demais em qualquer ponto dentro da faixa de movimentação.
Conecte-o de modo que a corrente do dínamo do cubo passe
através do cabo a partir do terminal de conexão no farol do
dínamo do cubo até o terminal de conexão no quadro.
Para desconectar o farol do dínamo do cubo, remova a cobertura
do conector.
Não ande na bicicleta com a cobertura do conector removida, do contrário o cabo
poderá se enroscar na roda da bicicleta.
Para retirar a roda da bicicleta, primeiro remova a cobertura do conector. Se os cabos
forem puxados com força, poderá partir os fios do cabo ou provocar maus contatos.
Além disso, para instalar a roda, primeiro fixe-a nos garfos dianteiros e depois conecte
a cobertura do conector.
Nota:
Aperte até ouvir um
clique.
Não deixe os fios do cabo
encostarem entre si.
Conecte os cabos como mostra a ilustração a seguir.
Isolamento
Nota: As especificações estão sujeitas a alterações para aperfeiçoamentos sem notificação prévia. (Portuguese. B)
Terminal de conexão
do dínamo do cubo
SI-20M0E-002
DH-2R30-E
DH-2R30-ES
Dínamo do cubo
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