SI-BR01A-000
Instruções de serviço
TL-BR001/BR002/BR003
Ferramenta de sangria
AVISO IMPORTANTE
As instruções de serviço podem ser visualizadas no seguinte local.
https://si.shimano.com
Por motivos de segurança, certifique-se de ler estas
"instruções de serviço" atentamente antes da
utilização. Siga-as para uma utilização correta e
guarde-as para poder conferi-las a qualquer
momento.
As instruções a seguir devem ser sempre observadas para prevenir lesões
corporais e danos físicos ao equipamento e arredores. As instruções estão
classificadas de acordo com o grau de perigo ou dano que poderá ocorrer
se o produto for usado incorretamente.
PERIGO
O não cumprimento das instruções resultará em
morte ou ferimentos graves.
AVISO
O não cumprimento das instruções poderá
resultar em morte ou ferimentos graves.
CUIDADO
O não cumprimento das instruções poderá
provocar ferimentos pessoais ou danos materiais
no equipamento e arredores.
Informação importante sobre a segurança
AVISO
•
Utilize proteção certificada para os olhos ao realizar tarefas de
manutenção, como a substituição de componentes.
•
Tenha cuidado para não deixar entrar óleo ou graxa no rotor do freio a
disco e nas pastilhas do freio. Andar de bicicleta com óleo ou graxa no
rotor do freio a disco e nas pastilhas do freio pode impedir a operação
dos freios e resultar em ferimentos graves decorrentes de uma queda
ou colisão.
•
Não utilize os freios quando houver vazamentos de óleo. Fazer isso
poderá impedir a operação dos freios e resultar em ferimentos graves.
•
Não utilize óleo que não seja óleo mineral original SHIMANO. Fazer isso
poderá impedir a operação dos freios e resultar em ferimentos graves.
•
Certifique-se de usar somente óleo mineral original SHIMANO de um
recipiente recém-aberto. Não fazer isso poderá impedir a operação dos
freios e resultar em ferimentos graves.
•
Não permita a entrada de água ou de bolhas de ar no sistema de freio.
Fazer isso poderá impedir a operação dos freios e resultar em
ferimentos graves.
CUIDADO
Cuidados a ter com o óleo mineral original SHIMANO
•
Use proteção ocular adequada ao manipular e evite contato com os
olhos. Em caso de contato com os olhos, lave abundantemente com
água fresca e procure assistência médica imediatamente. O contato com
os olhos pode causar irritação.
•
Use luvas quando manusear o óleo. Em caso de contato com a pele, lave
bem com água e sabão. O contato com a pele pode provocar irritação e
desconforto.
•
Cubra o nariz e a boca com uma máscara respiratória e use em local
bem ventilado. A inalação de névoa ou vapores de óleo mineral pode
provocar náuseas.
•
Se inalar névoa ou vapor de óleo mineral, dirija-se imediatamente para
uma zona com ar fresco. Cubra-se com um cobertor. Permaneça
aquecido e estável e procure assistência médica profissional.
Manuseando óleo mineral original SHIMANO
•
Não beba. Pode provocar vômito ou diarreia.
•
Mantenha fora do alcance de crianças.
•
Não corte, não deixe perto de uma fonte de calor nem pressurize o
recipiente do óleo mineral original SHIMANO. Fazer isso pode causar
uma explosão ou incêndio.
•
Descarte do óleo usado: siga os códigos municipais locais e/ou estaduais
para descarte. Tenha cuidado quando preparar o óleo para descarte.
•
Indicações: mantenha o reservatório selado para evitar a entrada de
objetos estranhos e umidade e guarde em local fresco e afastado da luz
solar direta ou do calor. Mantenha afastado de fontes de calor ou
chamas, Petróleo de Classe III, Nível de perigo III
Ferramentas incluídas no kit
TL-BR001
Seringa
Grampo
Tubo
Ferramenta de bocal de sangria
TL-BR002
Base do funil
Retentor de óleo
Funil de óleo (para tipo ST)
TL-BR003
Base do funil
Retentor de óleo
Funil de óleo (para tipo BL)
Grampo: impede o vazamento de óleo bloqueando o fluxo de óleo no
tubo durante a remoção da ferramenta de sangria.
Ferramenta de bocal de sangria: conecta o tubo ao bocal de sangria.
Tampa do funil: impede o derramamento de óleo.
MODO DE UTILIZAÇÃO
Nota
•
O método de adição de óleo mineral original SHIMANO e de sangria
de ar pode ser diferente dependendo do modelo. Ao adicionar óleo
mineral original SHIMANO e realizar a sangria de ar, consulte também
a seção "Adicionando óleo mineral original SHIMANO e sangria de
ar" do manual do revendedor de cada modelo.
1. Com o espaçador de sangria (amarelo) ainda fixado às pinças, coloque a
bicicleta em uma bancada para bicicletas ou similar, como mostrado na
imagem.
Tipo BL
Coloque o manete de freio paralelo ao chão.
Mangueira de freio
Pinça
Tipo ST
Inverta a cobertura do suporte a partir do lado dianteiro. Consulte o
manual do revendedor de cada modelo e ajuste o ângulo do manete.
2. Remova o parafuso de sangria e o O-ring e fixe o funil de óleo.
Para mais informações sobre o tamanho da ferramenta do parafuso de
sangria, consulte o manual do revendedor de cada modelo.
Funil de óleo
O-ring
Parafuso de sangria
3. Injete óleo com a seringa.
Pinças do tipo bocal de sangria
Posicione uma chave de caixa de 7 mm, encha a seringa de óleo e fixe o
tubo no bocal de sangria. Afrouxe o bocal de sangria cerca de 1/8 de
volta para abri-lo. Empurre o pistão da seringa para adicionar o óleo. O
óleo começará a sair do interior do funil de óleo. Continue adicionando
o óleo até não haver mais bolhas de ar no óleo que está saindo.
Bocal de sangria
Pinças do tipo sangrador
Posicione uma chave Allen de 3 mm no parafuso de sangria, remova a
tampa do sangrador, encha a seringa de óleo e fixe o tubo no
sangrador. Afrouxe e abra o parafuso de sangria cerca de 1/8 de volta.
Empurre o pistão da seringa para adicionar o óleo. O óleo começará a
sair do interior do funil de óleo. Continue adicionando o óleo até não
haver mais bolhas de ar no óleo que está saindo.
Sangrador
Parafuso de
sangria
4. Quando não houver mais bolhas de ar misturadas no óleo, aperte
temporariamente o bocal de sangria/parafuso de sangria e remova a
seringa.
Nesse momento, não pressione e libere o manete
repetidamente.
Isso fará com que as bolhas de ar se misturem ao óleo na pinça e será
necessário mais tempo para realizar a sangria de ar. (Caso o manete
tenha sido pressionado e liberado repetidamente, drene todo o óleo e,
em seguida, adicione o óleo novamente.)
Com tipos ST, quando não houver mais bolhas de ar misturadas no óleo,
consulte o manual do revendedor de cada modelo para ajustar o ângulo
do manete e adicione óleo novamente até não haver mais bolhas de ar
misturadas no óleo.