Shimano TL-BR001 Service Instructions

Tipo
Service Instructions

Este manual também é adequado para

SI-BR01A-000
Instruções de serviço
TL-BR001/BR002/BR003
Ferramenta de sangria
AVISO IMPORTANTE
As instruções de serviço podem ser visualizadas no seguinte local.
https://si.shimano.com
Por motivos de segurança, certifique-se de ler estas
"instruções de serviço" atentamente antes da
utilização. Siga-as para uma utilização correta e
guarde-as para poder conferi-las a qualquer
momento.
As instruções a seguir devem ser sempre observadas para prevenir lesões
corporais e danos físicos ao equipamento e arredores. As instruções estão
classificadas de acordo com o grau de perigo ou dano que poderá ocorrer
se o produto for usado incorretamente.
PERIGO
O não cumprimento das instruções resultará em
morte ou ferimentos graves.
AVISO
O não cumprimento das instruções poderá
resultar em morte ou ferimentos graves.
CUIDADO
O não cumprimento das instruções poderá
provocar ferimentos pessoais ou danos materiais
no equipamento e arredores.
Informação importante sobre a segurança
AVISO
Utilize proteção certificada para os olhos ao realizar tarefas de
manutenção, como a substituição de componentes.
Tenha cuidado para não deixar entrar óleo ou graxa no rotor do freio a
disco e nas pastilhas do freio. Andar de bicicleta com óleo ou graxa no
rotor do freio a disco e nas pastilhas do freio pode impedir a operação
dos freios e resultar em ferimentos graves decorrentes de uma queda
ou colisão.
Não utilize os freios quando houver vazamentos de óleo. Fazer isso
poderá impedir a operação dos freios e resultar em ferimentos graves.
Não utilize óleo que não seja óleo mineral original SHIMANO. Fazer isso
poderá impedir a operação dos freios e resultar em ferimentos graves.
Certifique-se de usar somente óleo mineral original SHIMANO de um
recipiente recém-aberto. Não fazer isso poderá impedir a operação dos
freios e resultar em ferimentos graves.
Não permita a entrada de água ou de bolhas de ar no sistema de freio.
Fazer isso poderá impedir a operação dos freios e resultar em
ferimentos graves.
CUIDADO
Cuidados a ter com o óleo mineral original SHIMANO
Use proteção ocular adequada ao manipular e evite contato com os
olhos. Em caso de contato com os olhos, lave abundantemente com
água fresca e procure assistência médica imediatamente. O contato com
os olhos pode causar irritação.
Use luvas quando manusear o óleo. Em caso de contato com a pele, lave
bem com água e sabão. O contato com a pele pode provocar irritação e
desconforto.
Cubra o nariz e a boca com uma máscara respiratória e use em local
bem ventilado. A inalação de névoa ou vapores de óleo mineral pode
provocar náuseas.
Se inalar névoa ou vapor de óleo mineral, dirija-se imediatamente para
uma zona com ar fresco. Cubra-se com um cobertor. Permaneça
aquecido e estável e procure assistência médica profissional.
Manuseando óleo mineral original SHIMANO
Não beba. Pode provocar vômito ou diarreia.
Mantenha fora do alcance de crianças.
Não corte, não deixe perto de uma fonte de calor nem pressurize o
recipiente do óleo mineral original SHIMANO. Fazer isso pode causar
uma explosão ou incêndio.
Descarte do óleo usado: siga os códigos municipais locais e/ou estaduais
para descarte. Tenha cuidado quando preparar o óleo para descarte.
Indicações: mantenha o reservatório selado para evitar a entrada de
objetos estranhos e umidade e guarde em local fresco e afastado da luz
solar direta ou do calor. Mantenha afastado de fontes de calor ou
chamas, Petróleo de Classe III, Nível de perigo III
Ferramentas incluídas no kit
TL-BR001
Seringa
Grampo
Tubo
Ferramenta de bocal de sangria
TL-BR002
Base do funil
Retentor de óleo
Tampa do funil
Funil de óleo (para tipo ST)
TL-BR003
Base do funil
Retentor de óleo
Tampa do funil
Funil de óleo (para tipo BL)
Grampo: impede o vazamento de óleo bloqueando o fluxo de óleo no
tubo durante a remoção da ferramenta de sangria.
Ferramenta de bocal de sangria: conecta o tubo ao bocal de sangria.
Tampa do funil: impede o derramamento de óleo.
MODO DE UTILIZAÇÃO
Nota
O método de adição de óleo mineral original SHIMANO e de sangria
de ar pode ser diferente dependendo do modelo. Ao adicionar óleo
mineral original SHIMANO e realizar a sangria de ar, consulte também
a seção "Adicionando óleo mineral original SHIMANO e sangria de
ar" do manual do revendedor de cada modelo.
1. Com o espaçador de sangria (amarelo) ainda fixado às pinças, coloque a
bicicleta em uma bancada para bicicletas ou similar, como mostrado na
imagem.
Tipo BL
Coloque o manete de freio paralelo ao chão.
Mangueira de freio
Pinça
Tipo ST
Inverta a cobertura do suporte a partir do lado dianteiro. Consulte o
manual do revendedor de cada modelo e ajuste o ângulo do manete.
2. Remova o parafuso de sangria e o O-ring e fixe o funil de óleo.
Para mais informações sobre o tamanho da ferramenta do parafuso de
sangria, consulte o manual do revendedor de cada modelo.
Funil de óleo
O-ring
Parafuso de sangria
3. Injete óleo com a seringa.
Pinças do tipo bocal de sangria
Posicione uma chave de caixa de 7 mm, encha a seringa de óleo e fixe o
tubo no bocal de sangria. Afrouxe o bocal de sangria cerca de 1/8 de
volta para abri-lo. Empurre o pistão da seringa para adicionar o óleo. O
óleo começará a sair do interior do funil de óleo. Continue adicionando
o óleo até não haver mais bolhas de ar no óleo que está saindo.
Bocal de sangria
Pinças do tipo sangrador
Posicione uma chave Allen de 3 mm no parafuso de sangria, remova a
tampa do sangrador, encha a seringa de óleo e fixe o tubo no
sangrador. Afrouxe e abra o parafuso de sangria cerca de 1/8 de volta.
Empurre o pistão da seringa para adicionar o óleo. O óleo começará a
sair do interior do funil de óleo. Continue adicionando o óleo até não
haver mais bolhas de ar no óleo que está saindo.
Sangrador
Parafuso de
sangria
4. Quando não houver mais bolhas de ar misturadas no óleo, aperte
temporariamente o bocal de sangria/parafuso de sangria e remova a
seringa.
Nesse momento, não pressione e libere o manete
repetidamente.
Isso fará com que as bolhas de ar se misturem ao óleo na pinça e será
necessário mais tempo para realizar a sangria de ar. (Caso o manete
tenha sido pressionado e liberado repetidamente, drene todo o óleo e,
em seguida, adicione o óleo novamente.)
Com tipos ST, quando não houver mais bolhas de ar misturadas no óleo,
consulte o manual do revendedor de cada modelo para ajustar o ângulo
do manete e adicione óleo novamente até não haver mais bolhas de ar
misturadas no óleo.
5. Realize a sangria de ar.
Posicione uma chave de caixa de 7 mm/chave Allen de 3 mm e fixe o
tubo com a sacola ao bocal de sangria/sangrador. Afrouxe o bocal de
sangria/parafuso de sangria. Depois de algum tempo, o óleo e as bolhas
de ar fluirão naturalmente do bocal de sangria/sangrador para o tubo.
Dessa maneira, é possível extrair facilmente a maior parte das bolhas de
ar restantes no sistema de freio. Pode ser útil sacudir suavemente a
mangueira ou tocar de leve o reservatório ou a pinça com uma chave
de fenda cruzada ou similar, ou então reposicionar a pinça.
Sangrador
Parafuso de
sangria
Bocal de sangria
Bolhas
de ar
Bolhas
de ar
6. Enquanto estiver realizando a sangria de ar, mantenha o nível de óleo
adicionando mais óleo.
Conforme o nível de óleo do funil de óleo diminui, adicione mais óleo
para manter o nível de óleo que impede que o ar seja puxado para
dentro do reservatório.
7. Quando já não saírem mais bolhas de ar do sangrador/bocal de sangria,
feche temporariamente o parafuso/bocal de sangria.
Sangrador
Parafuso de
sangria
Bocal de sangria
8. Com o manete pressionado, afrouxe e aperte rapidamente várias vezes
o parafuso/bocal de sangria.
Afrouxe e aperte por aproximadamente 0,5 segundo por vez para
liberar quaisquer bolhas de ar de dentro da pinça.
Parafuso de
sangria
Bocal de sangria
9. Repita a etapa 8 duas ou três vezes e, em seguida, aperte o parafuso/
bocal de sangria.
Sangrador
4-6 N·m
Parafuso de sangria
Bocal de sangria
4-6 N·m
10. Se o manete for operado lentamente, as bolhas de ar no sistema
subirão para o funil de óleo. Quando as bolhas de ar deixarem de
aparecer, aperte o manete o máximo possível.
Verifique se o manete ficou rígido.
Se o manete não ficar rígido, repita os procedimentos a partir da etapa
5.
RígidoUm pouco rígido
11. Altere o ângulo do manete duas vezes e execute a etapa 10 em cada
ângulo.
Verifique se não existem mais bolhas de ar. Para mais informações sobre
o ângulo do manete, consulte o manual do revendedor de cada
modelo.
Tipo BL
Tipo ST
12. Posicione o manete horizontalmente.
13. Plugue o funil de óleo com o retentor de óleo.
Remova o retentor de óleo da tampa do funil e, voltado para o lado
com o O-ring fixado para baixo, plugue o funil.
Retentor de óleo
O-ring
14. Remova o funil de óleo com o retentor de óleo ainda encaixado.
15. Aperte com um parafuso de sangria ao qual um O-ring foi acoplado.
Aperte até que o óleo escoe para garantir que não fique nenhuma
bolha de ar no reservatório. Não opere o manete de freio. Se ele for
operado, haverá o risco de bolhas de ar entrarem no cilindro. Para mais
informações sobre o tamanho da ferramenta e o torque de aperto do
parafuso de sangria, consulte o manual do revendedor de cada modelo.
Parafuso de sangria
16. Limpe qualquer vestígio de óleo que tenha transbordado.
Nota
Se a ferramenta de bocal de sangria for retirada do tubo, posicione a
ferramenta de bocal de sangria a uma curta distância do tubo e fixe o
tubo no bocal de sangria. Isso fará com que a ferramenta de bocal de
sangria se acomode na posição correta.
Bocal de sangria
Ferramenta de bocal de sangria
Tubo
Note: as especificações estão sujeitas a alteração para fins de melhoramento sem aviso prévio.
(Portuguese)
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