MANUTENÇÃO
Substituição da Bateria
1. A bateria está localizada sob uma tampa por trás do
motor.
2. Pare a máquina de cortar relva e desligue a vela de
ignição.
3. Retire os parafusos da tampa.
4. Retire a tampa para poder chegar à bateria.
Orientação Geral Relativa a Baterias
Recarregáveis.
1. O tempo de carga é 24 horas.
2. Em condições normais de utilização a bateria será
carregada enquanto o motor estiver a funcionar.
3. Para manter a bateria em excelentes condições ela
deve ser carregada pelo menos uma vez de seis
em seis meses.
4. Se exceder o período de carga da bateria poderá
encurtar a vida útil da mesma.
5. Proteja o cabo eléctrico. Nunca transporte o carregador
da bateria pegando somente pelo cabo eléctrico.
6. Se depois de um período de utilização prolongada
a bateria descarregar rapidamente após um
período de carga completo de 24 horas, é provável
que seja necessário substituir a bateria.
7. Não tente abrir a carcaça principal da bateria.
8. Limpe apenas com um pano seco e macio.
9. Nunca use um pano húmido ou líquidos inflamáveis
como a gasolina, aguarrás, diluentes, etc.
10. Descarte-se das baterias velhas com toda a
segurança.
No Fim da Estação de Crescimento da Relva
1. Substitua a lâmina, cavilhas, porcas ou parafusos,
caso seja necessário.
2. Limpe meticulosamente a sua máquina de cortar relva.
3. Peça ao seu Centro de Assistência local para limpar
completamente o filtro de ar e executar qualquer
manutenção ou reparação necessárias.
4. Drene o óleo e a gasolina do motor.
Armazenamento da Máquina de Cortar Relva
1. Não armazene a sua máquina de cortar relva
imediatamente após utilização.
2. Espere até o motor arrefecer para evitar o risco de
incêndio.
3. Limpe a sua máquina de cortar relva.
4. Guarde-a num local fresco e seco onde ela fique
protegida contra danos.
Programa de Manutenção do Motor
Cumpra os intervalos de manutenção, horas ou
estações, consoante o que ocorrer em primeiro lugar.
Se a máquina funcionar em condições adversas é
necessário uma manutenção mais frequente.
Primeiras 5 horas - Mude o óleo.
De 5 em 5 horas ou diariamente - Verifique o nível
de óleo. Limpe a protecção do dedo. Limpe em redor
do silenciador.
De 25 em 25 horas ou todas as estações - Mude o
óleo se estiver a trabalhar sob uma carga grande ou a
uma temperatura ambiente alta. Execute a
manutenção do filtro de ar.
De 50 em 50 horas ou todas as estações - Mude o
óleo. Inspeccione o supressor de faíscas, se este
estiver instalado.
De 100 em 100 horas ou todas as estações - Limpe
o sistema de refrigeração*. Substitua a vela de
ignição.
* Limpe com mais frequência se trabalhar em
condições poeirentas ou se houver detritos
presentes no ar, ou depois de uma operação
prolongada de corte de relva alta e seca.
Manutenção e Garantia do Motor
O motor instalado na sua máquina de cortar relva
tem a garantia do fabricante do motor. Para obter
informação adicional, contacte o seu agente como
se indica pormenorizadamente a seguir.
As “Páginas Amarelas” indicar-lhe-ão qual o seu
agente de assistência autorizado da Briggs and
Stratton mais próximo.
Identificação de Avarias
O Motor Não Arranca
1. Certifique-se de que a alavanca de CPO está na
posição de arranque.
2. Verifique que a alavanca de controlo está na posição ‘ ’.
3. Verifique que existe combustível suficiente no depósito
e que a ventilação da tampa está desobstruída.
4. Retire e seque a vela de ignição.
5. A gasolina pode estar estragada; substitua-a. Uma
vez substituída a gasolina pode demorar uns
momentos até a gasolina nova entrar no sistema.
6. Verifique que o parafuso da lâmina está apertado.
Um parafuso frouxo pode causar dificuldades no
arranque.
7. Se o motor ainda não arrancar, desligue
imediatamente o cabo da vela de ignição.
8. CONSULTE O SEU CENTRO DE ASSISTÊNCIA
LOCAL APROVADO.
O Motor Não Roda (apenas para Arranque Eléctrico)
1. Certifique-se de que a alavanca de CPO está na
posição de arranque.
2. Bateria descarregada; faça o arranque da sua
máquina manualmente.
3. Se o motor ainda não rodar, desligue
imediatamente o cabo da vela de ignição.
4. CONSULTE O SEU CENTRO DE ASSISTÊNCIA
LOCAL APROVADO.
Falta de Potência do Motor e/ou
Sobreaquecimento
1. Verifique que a alavanca de controlo está na
posição “normal”.
2. Desligue o cabo da vela de ignição e deixe o motor
arrefecer.
3. Limpe as aparas de relva e detritos em volta do
motor, nas admissões de ar e sob a carcaça,
incluindo a calha e a ventoinha.
4. Limpe o filtro de ar do motor (Peça ao seu Centro
de Assistência Local Aprovado para limpar o filtro
de ar do motor meticulosamente).
5. A gasolina pode estar estragada; substitua-a. Uma
vez substituída a gasolina pode demorar uns
momentos até a gasolina nova entrar no sistema.
6. Se motor ainda não tiver potência e/ou
sobreaquecer, desligue imediatamente o cabo
da vela de ignição.
7. CONSULTE O SEU CENTRO DE ASSISTÊNCIA
LOCAL APROVADO.
Vibração Excessiva
1. Desligue o cabo da vela de ignição.
2. Verifique que a lâmina está correctamente instalada
(consulte a página 7).
3. Se a lâmina estiver danificada ou gasta substitua-a
imediatamente por uma nova.
4. Se a vibração persistir, desligue imediatamente
o cabo da vela de ignição.
5. CONSULTE O SEU CENTRO DE ASSISTÊNCIA
LOCAL APROVADO
IMPORTANTE : As bateria sobresselentes
necessitam de ser carregadas antes de as utilizar.
Certifique-se de que nem o carregador nem a
bateria estão expostos a humidade.
A unidade da bateria pode ser substituída
retirando-a da sua carcaça e desligando-a dos
cabos da bateria.
8 - PORTUGUÊS
O cabo do freio do motor deve estar sempre reulado
para parar o motor dentro de 3 segundos.
IMPORTANTE! Para retificação entre em contato com
um revendedor autorizado.
Recomendamos vivamente que providencie a
manutenção do seu produto pelo menos uma vez
por ano, ou com mais frequência no caso de o
utilizar numa aplicação profissional.