Marantec Dynamic 1 121 - 128 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
Dynamic 121-128
Instruções de montagem e de uso
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1
Montagem por encaixe
1.1
Montagem por encaixe sobre o eixo da mola dre torção.
Encaixar o accionamento na extremidade livre do eixo, do lado direito ou do lado
espqerdo, consoante a montagern.
1.2
Aparafusar os suportes ajustável ao
accionamento e ao caixilho (o ãngulo mals
pequeno ao calxilho).
A Ângulo de união com o caixilho
B Ângulo de união com o accionamento
O
A
O
B
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1.3
Aparafusar a consola intermédia (ferro em U) e elementos de amortecimento á consola
do porta-eixo. Meter o
1˚ anel distanciador no eixo de molas e montar o dispositivo de accionamento no eixo
de molas, (atenção à posição das molas de ajuste), e aparafusar na consola intermédia
(ferro em U); meter o 2˚ anel distanciador no eixo de molas e pressionar contra o dis-
positivo de accionamento e fixar ambos os anéis; verificar o aperto dos parafusos.
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2
Dynamic com accionamento axial por corrente
2.1 Montagem por encalxe
Introduzir o veio enncalxável com o anel intercalar e
o accionamento axial por corrente, do lado direito ou
do lado esquerdo, consonante a montagem, na
árvore oca do accionamento, e travá-lo com os anéls
de retenção.
Meter a peça de remate da corrente de transmissão
no eixo com mola de torção e apertar os respectivos
parafusos. Armar os apoios de binário segundo a
fig. 2.3 e montá-los no dispositivo de accionamento
no lado oposto à corrente de transmissão do eixo.
2.2 Montagem por introdução
Introduzir o veio enncalxável com o anel intercalar e
o accionamento axial por corrente, do lado direito ou
do lado esquerdo, consonante a montagem, na
árvore oca do accionamento, e travá-lo com os anéls
de retenção.
Meter a peça de remate da corrente de transmissão
no eixo com mola de torção e apertar os respectivos
parafusos. Armar os apoios de binário segundo a
fig. 2.3 e montá-los no dispositivo de accionamento
no lado oposto à corrente de transmissão do eixo.
2.3
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E
B
H
3
Corrente de accionamento do eixo Dynamic com cárter de plástico
Fixação na parede
Versão: AK - KU*; consola de parede M10
Meter o eixo macho (B) no eixo fêmea do motor, à
esquerda ou à direita conforme a instalação e fixar
com o anel de segurança (E). Meter o distanciador (H)
no eixo macho e seguidamente encaixar o AK-KU*
pré-montado na extremidade livre do eixo macho
e fixar com o anel de segurança.
Fixar a consola de parede M10, pré-montada ao
dispositivo de accionamento. Encaixar o eixo de
mola no AK-KU* com o dispositivo de accionamento
(colocar a mola de ajuste) e apertar os parafusos.
Mover o dispositivo de accionamento para a parede,
alinhar. Marcar os furos de fixação para M10 e abrir
os furos. Montar o dispositivo de accionamento e
apertar todos os parafusos.
B eixo macho com anel de segurança e molas
de ajuste
E anel de segurança
H distanciador do eixo
Nota:
*AK-KU = Dispositivo de accionamento do eixo por
corrente em caixa de plástico
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4
Ajuste do Ponto de Referência
4.1 4.2
4.1
Depois de se ter feito a cablagem, conforme o plano do circuito eléctrico separado, execuator primeiro a marcha de ensaio:
laventar o portão de forma que este permaneça entreaberto, utilizando para tal a correia manual de emergência. Nos modelos
com accionamento de desbloquemento rápido, desengatar o portão pela frente e entreabri-lo manualmente. Accionar o
interruptor auxiliar manual ”AUF”. O portão tem de subir. No caso de direcção de rotação errada, inverter as fases.
Colocar manualmente o portão em posição ”ZU”. Abrir no accionamento do portão a tampa transparente, deslocar a alavanca
de ponto morto (A) para frente (posição X) e destravar o disco do dispositivo de arrastamento (B) em direcção à caixa de
distribuição. Com a roda serrilhada (C), situada à direita da caixa do interruptor, girar em sentido dos ponteiros do relógio o
fuso de manobra até que o encaixe de avanço (G) esteja a uma distância de 5 mm da cinta esquerda chanfrada do fuso de
manobra.
4.2
Tornar a traver o disco do dispositivo de arrastamento e refixar com a alavaanca de ponto morto, engatando esta de forma
percep tival (posição Z).
Agora, o portão deve ser todo aberto manualmente.
Com a roda serrilhada ”E” do fuso de manobra, girar o interruptor do ponto de referência (F) até que este seja accionado pelo
encaixe de avanço ”G”. Agora, gire a roda serrilhada (E) com 1 - 2 rotações no sentido inverso aos ponteiros do relógio.
A seguir torne a montar a tampa transparente.
A Alavanca de ponto morto E Roda serrilhada do fuso de ajuste
B Disco do dispositivo de arrastamento F Interruptor do ponto de referência
C Roda serrilhada do fuso de manobra G Encaixe de avanço
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5
Adjuste do interruptor rotavio de flm curso
Após concluída a instalação eléctrica, de acordo com o esquema de circuitos, fazer primeiro um ensaio do funcionamento
como se segue: Abrir o portão até a metade por meio da corrente manual de emergência; tratando-se de modelo com
desbloqueio rápido desacoplar o accionamento do portão e abrir o portão até a metade manualmente.
Accionar a tecla de pressão "ABERTO". O portão tem que abrir. Com direcção de rotação errada, inverter as fases. Fazer andar
o portão manualmente na posição "portão fechado".
Deslocar para frente a alavanca de marcha em vazio (A) vermelha (posição "X") e desbloquear o disco de arraste (B) em
direcção à caixa de distribuição. Com a roda serrilhada Ms (C) fazer girar para a direita o fuso de ligação (H) na caixa de
distribuição, por forma que o carro de ligação (G) accione o interruptor limite (D) "portão fechado", até que o diodo luminoso
vermelho (K) acenda na placa da estrutura.
Voltar a bloquear o disco de arrasto (B) e fixar com a alavanca de marcha em de vazio (A) (posição "Z").
Deixar engatar a alavanca de forma audível!
Corrigir a regulação, se for necessário, com a regulação de precisão (M) no carro de ligação (G); fazer girar para a direita o
excêntrico de regulação: o accionamento desliga mais cedo. Levar o portão à posição final e com a roda serrilhada (E) regular o
interruptor limite (F) "portão aberto" no fuso de regulação (I), até que o diodo luminoso verde (L) acenda na placa da
estrutura.
Rectificar as posições finais do portão e, se for caso disso, reajustar conforme descrito acima.
A Alavanca de marcha em vazio I Fuso de regulação
B Disco de arrasto K Diodo luminoso portão fechado (vermelho)
C Fuso de ligação com roda serrilhada Ms L Diodo luminoso portão aberto (verde)
D Interruptor limite portão fechado M Regulação de precisão
E Roda serrilhada fuso de regulação X Alavanca de marcha em vazio aberta
F Interruptor limite portão aberto Z Alavanca de marcha em vazio fechada
G Carro de ligação 1 Portão continua a abrir
H Fuso de ligação 2 Portão continua a fechar
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6
Modelo com corrente manual de emergência (NHK): I = fechar portão; II = abrir portão
Ao accionar a corrente manual de emergência, o
comando eléctrico desliga o accionamento.
Atenção! Após o accionamento da corrente manual de
emergência, realiza-se automaticamente a
reposição no estado inicial e o accionamento
eléctrico é ligado.
A seguir, é imperetrivelmente necessário aparafusar a corrente
manual de emergência na porca de orelhas, conforme
indicação breve na ilustração 6.
Antes de ligar a corrente manual de emergência à peça da
corrente (faz parte do volume de entrega) é necessário atender
a que a corrente fique torcida!
Correntes torcidas podem produzir perturbações no
funcionamento quando accionada a corrente manual
Ao aocionar-se a manivela de emergência o accionamento
eléctrico desliga-se
Atenção! Depois da operação de emergência
recolocar a manivela em posição de
repuso. Caso contrário, o accionamento
continua desligado.
7
Modelo da manivela de emergência (NKU)
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8
Modelo com desbloqueamentorápido (SE)
Puxar para baixo o cabo de tracção com puxador vermelho. Dar um nó
com o cabo esticado à volta do parafuso de fixação, tal como indicado na
pequena ilustração e fixar com porca de orelhas.
Depois de soltar o desbloqueio rápido, é imperetrivelmente necessário fixar
o cabo de tracção sem repuxar, aparafusando a porca de orelhas
conforme indicado na ilustração.
Atenção! Atender aos regulamentos específicos
de cada país relativamente aos
dispositivos de segurança, contra-ruptura
de molas ou de retenção.
Atenção! O desbloqueio rápido só pode ser accionado na
posição portão fechado.
Atenção! O desbloqueio rápido só pode ser accionado na
posição portão fechado.
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Modelo com corrente manual de emergencia e desbloqueamento rápido comandado (SEG)
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Modelo com desbloqueamento de manutençåo (WE)
Para executar o serviço de manutenção de toda a instalação do portão é possível desbloquear o motor com redutor
do eixo de molas.
Ao serem executados trabalhos de manutenção é preciso proceder da seguinte forma:
Desapertar o parafuso de pressão
O
A , deslocar em 5 mm a chapa de segurança
O
B em direcção "X", apertar o
parafuso de pressão
O
A na posição
O
C e accionar com isso a cavilha de pressão
O
D do dispositivo de desbloqueio.
Atenção! O desbloqueio só pode ser accionado por pessoal devidamente qualificado durante os serviços
de manutenção e com o portão fechado.
O
A
O
B
O
D
O
C
10
Página 11
11.1 - 11.2 Montagem no caixilho:
Colocar a caixa de derivação com a placa de montagem a meia-altura do portão num ponto de fixação da calha de deslize,
conforme a fig. 11.1 ou 11.2. Remover o parafuso velho e fixar com o parafuso e a porca juntamente fornecidos. Abrir os
furos para a união roscada PG e introduzir o cabo de comando.
11.3 Montagem na parede:
Montar a caixa de derivação com a placa de montagem e a cantoneira na parede.
Abrir os furos para a união roscada PG (comando) e introduzir o cabo de comando; união roscada PG virada para baixo.
Atarraxar a porca anular, que se encontra no cabo em espiral, com a peça de assento.
A armação do caixilho
B ponto de fixação da calha
C caixa de derivação
D calha de deslize
E cabo em espiral
F placa de montagem
Montagem da caixa de derivação no caixilho/ na parede, em Control 44/45 com
unidade de ligação do painel do portão, Control 120-123
(caso exista, só com dispositivo de segurança dos bordos de fecho ou unidade de ligação do painel do portão)
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O
A
O
F
O
D
O
E
O
C
O
D
O
E
O
A
O
B
O
F
O
C
11.1 11.2
O
E
11.3
O
C
Página 12
Montagem e cableamento dos sensores do painel do portão
O
H
12
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
C2
O
E
O
K
O
G
C1
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
C
O
A
F2
135 mm
O
D
O
J
O
E
O
G
O
I
O
E
O
G
F2
F1
12.1 Lado de comando: interior direito
O
H
O
E
O
K
O
G
O
G
O
K
O
E
O
G
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
O
E
O
K
O
G
B1
C2
C1
O
H
F2
O
A
O
B
O
C
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
G
O
J
O
E
O
G
F1
F2
12.2 Lado de comando: interior esquerdo
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12.3 Como 12.1, todavia sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
O
H
O
K
O
E
O
K
O
E
O
H
O
D
B2
B1
O
H
F1
O
A
O
B
O
J
O
I
O
E
F2
F1
F2
O
H
O
E
O
K
O
H
B2
O
E
O
K
B1
O
H
O
B
O
A
F1
135 mm
O
D
O
I
O
E
O
J
F1
F2
F2
12.4 Como 12.2, todavia sem caixa de distribuição no segundo lado do portão
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Atenção:
Efectuar os trabalhos no portão só com o mesmo completamente montado e com a mola de torção tensa!
Absolutamente necessário manter a medida de 135 mm.
No caso de peças de assento grandes, aparafusar a caixa
O
B e
O
C com placa de montagem
O
A sobre a peça de assento.
Nos portões com porta de passagem, >5600 mm, aparafusar a caixa sem placa de montagem
O
A directamente no painel do
portão. Platina electrónica no lado de comando, cx. de distribuição no lado oposto.
Atenção:
Remover o pino de segurança de ambos os lados do dispositivo de segurança do cabo de alívio ou do
dispositivo de retenção.
Montar o contacto de segurança
O
D na caixa do dispositivo de segurança do cabo de alívio ou do dispositivo de retenção e
fixar com os parafusos.
Atenção:
Os cabos em fita dos interruptores de segurança têm de ser introduzidos nas caixas pelo lado inferior!
Desapertar as porcas PG exteriores em ambas as caixas, passar as porcas PG por cima dos cabos em fita dos interruptores,
introduzir os cabos em fita através das juntas perfiladas e apertar novamente as porcas.
Se existir um dispositivo de segurança dos bordos de fecho, recortar a junta de vedação da base conforme fig. 13.1 ou
13.2, introduzir os opto-sensores (emissor cinzento e receptor preto) no perfil. Receptor no lado de comando, emissor no
lado oposto.
Passar os cabos de conexão novamente através da abertura pré-puncionada na junta da base. Introduzir o cabo de ligação
O
G através da câmara superior da junta da base e passá-lo novamente através da abertura pré-puncionada na junta da base.
Desapertar as porcas PG centrais, passar as porcas PG por cima dos cabos em fita, introduzir os cabos em fita através das
juntas perfiladas e apertar novamente as porcas. Agora encaixar os interruptores em ambos os lados de acordo com os
respectivos símbolos gravados.
Atenção:
Os terminais PG não utilizados têm que ficar fechados com placas isolantes!
Fechar ambas as caixas com as tampas.
A placa de montagem
B1* caixa para o opto-sensor electrónico
B2* caixa para a unidade de conexão
C1* caixa do distribuidor opto-sensor
C2* caixa do distribuidor da unidade de conexão
D contacto do dispositivo segurança do cabo de alívio
E cabo de ligação do dispositivo segurança do cabo de alívio
F1 cabo de ligação do receptor opto-sensor
F2 cabo de ligação do emissor opto-sensor
G cabo de ligação do opto-sensor
H cabo em espiral para a caixa de derivação
I receptor opto-sensor
J emissor opto-sensor
K parafuso de fixação do contacto à terra (absolutamente necessário!)
* se existir
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13
Dispositivo de segurança dos bordos de fecho com sensor óptico
13.1 Classe de protecção IP 54
13.2 Classe de protecção IP 65
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Instruções de controlo e manutenção
O accionamento funciona em ambas os sentidos sem que a instalação do portão esteja em funcionamento:
- Verificar a tensão. Controlar os fusíveis principais na distribuição da instalação eléctrica e os fusíveis para
fraca intensidade no comando, bem como o dispositivo de encaixe à rede devem ser controlados.
- Controlar a cablagem do interruptor limite e do motor com redutor.
- Verificar o circuito da corrente de repouso, isto é tecla de paragem, contacto da porta de deslizamento,
dispositivo de segurança de cabo frouxo.
Accionamento em direcção portão fechado sem auto-retenção:
- Dispositivo de segurança de cantos de fecho (optosensor) deve ser testado relativamente ao seu
funcionamento antes de cada movimento do portão para fechar. Se, ao ser feito este teste, não houver
disparo de um sinal de teste (curso da luz está interrompido, ruptura de fios), o comando dispara
automaticamente, comutando para a ligação homem morto no próximo movimento do portão para fechar
(portão fechado sem auto-retenção).
Verificar o seguinte, se não houver auto-retenção:
- Auto-retenção para direcção fechado?
- Optosensor não ligado.
- Ruptura do cabo ou defeito dos bornes no condutor de plano inclinado.
- O accionamento liga depois de 1 seg. a portão aberto ou fechado
(limitação de força arranca).
- Fazer controlo do portão relativamente ao seu andamento.
Entrada em funcionamento:
Em áreas industriais é preciso fazer o controlo das janelas, portas e portões accionados por força motriz antes de
cada entrada em funcionamento e sempre que necessário. No entanto, pelo menos uma vez por ano, por pessoal
tecnicamente qualificado (com certificado por escrito)!
O dispositivo de segurança de cantos de fecho deve ser submetido à seguinte prova de ensaio:
Ensaio do optosensor:
Retirar o optosensor ou receptor do perfil de fecho do portão.
Abrir e fechar o portão.
O andamento do portão a seguir tem que ser sem auto-retenção.
Manutenção:
O accionamento Dynamic funciona praticamente sem necessidade de serviço de manutenção.
No entanto, é necessário verificar regularmente todas as peças móveis do portão e accionamento.
Serviço de manutenção do contacto da porta de deslizamento:
verificar, se os contactos magnéticos ligados em série ligam individualmente.
Para o efeito, é necessário ligar em ponte um contacto com ponte e accionar a porta de deslizamento.
O comando do accionamento tem que ser desligado por este meio.
Actualizado: 04.2002
#8 009 394
1 - P 36055 - M - 0.5 - 0995
EN 50081
EN 50082
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