HP Pavilion a6600 Desktop PC series Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário
Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
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índice iii
índice
Manutenção ............................................................................................1
Criar Discos de Segurança de Dados .......................................................................1
Criar Discos de Recuperação do Sistema ..................................................................1
Remover Programas Não Utilizados .........................................................................2
Utilizar o Windows Update .....................................................................................2
Rever os programas abertos automaticamente no arranque .........................................2
Executar o Programa Limpeza do Disco ....................................................................2
Executar manualmente a Limpeza do Disco ..........................................................2
Programar a Limpeza do Disco para que seja executada automaticamente..............2
Executar o Programa Desfragmentador de Disco........................................................3
Verificação de Erros na Unidade de Disco Rígido ......................................................3
Compreender o Espaço Disponível na Unidade de Disco Rígido ..................................3
Manter o Computador Sem Pó ou Sujidade...............................................................4
Limpar o computador e o monitor........................................................................4
Limpar o teclado e o rato ...................................................................................4
Resolução de Problemas do Computador .................................................5
Áudio ...................................................................................................................5
Unidades de CD e DVD ..........................................................................................7
Vídeo....................................................................................................................9
Ecrã (Monitor)......................................................................................................10
Unidade de Disco Rígido ......................................................................................11
Instalação de Hardware........................................................................................11
Acesso à Internet..................................................................................................13
Teclado e Rato.....................................................................................................15
Alimentação ........................................................................................................18
Desempenho........................................................................................................19
Dispositivos Sem Fio Bluetooth ...............................................................................20
Diversos ..............................................................................................................21
Reparação de Problemas de Software ...................................................22
Quadro Geral da Reparação de Software...............................................................22
Reiniciar o Seu Computador ..................................................................................22
Desligar o Computador.........................................................................................22
Actualizar Controladores.......................................................................................22
Restaurar o Sistema da Microsoft ...........................................................................23
Reinstalação do Programa de Software e Controlador de Hardware ..........................23
Recuperação do Sistema.......................................................................................24
Criar Discos de Recuperação.................................................................................24
Opções de Recuperação do Sistema ......................................................................25
Iniciar a recuperação do sistema a partir da unidade de disco rígido....................25
Iniciar a recuperação do sistema a partir dos discos de recuperação ....................26
iv Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Manutenção 1
Manutenção
O presente capítulo inclui informações sobre tarefas
que pode efectuar para ajudar a assegurar o
funcionamento do computador sem-problemas e para
facilitar a recuperação de informação importante no
computador no caso de surgirem problemas.
Criar Discos de Segurança
de Dados
Utilize o software de gravação de CD ou DVD
(ou queimar) instalado no computador (por exemplo,
CyberLink Power2Go) para criar discos de segurança
da informação importante, incluindo ficheiros
pessoais, mensagens de e-mail e marcadores de
Web sites. Pode também mover dados para uma
unidade de disco rígido externa.
O procedimento seguinte é apenas uma forma de
fazer uma cópia de segurança de dados; consulte
Ajuda e Assistência para mais informações.
1 Clique no Botão iniciar do Windows
Vista , Todos os Programas e, em
seguida, clique em CyberLink DVD Suite.
A janela de registo CyberLink é aberta. Registe-se
agora ou mais tarde.
2 Clique no ícone de dados na parte
superior da janela.
3 Clique em Fazer um disco DVD ou Fazer um
disco de dados.
A janela Power2Go é aberta, apresentado as
suas pastas.
4 Seleccione os ficheiros ou pastas que
pretende mover e, em seguida, clique no
ícone Adicionar .
! Para remover um ficheiro, seleccione-o e,
em seguida, clique no ícone Apagar uma
Pasta .
! Para remover todos os ficheiros, clique no
ícone Apagar todos os ficheiros .
! Para criar uma nova pasta no directório,
clique no ícone Adicionar Pasta .
É criada uma pasta no actual directório.
5 Quando terminar de adicionar ficheiros, clique
no ícone Gravar Disco.
A janela Configuração/Informações abre o
separador Gravador, para que possa definir a
sua configuração de gravação. Mantenha as
predefinições.
6 Quando for apresentada uma mensagem para
introduzir um disco, faça esta operação.
Power2Go começa a gravar os seus dados no
disco, apresentando uma barra de evolução.
7 Na mensagem Disco de Dados: Concluído com
Êxito, clique em OK.
O disco é ejectado automaticamente.
8 Remova o disco da respectiva unidade, coloque-lhe
uma etiqueta e guarde-o num local seguro.
Quando efectuar a gravação de dados num disco
de segurança, deverá utilizar software que inclua a
funcionalidade verificação de gravação (o CyberLink
Power2Go possui esta funcionalidade). Esta função de
verificação compara os dados na unidade de disco
rígido com os dados copiados para o disco, de modo
a assegurar que se trata de uma cópia exacta. Consoante
o software de gravação do disco, poderá ter de activar
manualmente esta funcionalidade (consulte a
documentação do software).
Utilize suportes diferentes (de tipo ou marca diferentes),
se tiver problemas de gravação. Utilize também a
ferramenta do Explorador do Windows para ver os
ficheiros e verificar se o conteúdo foi efectivamente
copiado. Para abrir o Explorador do Windows, clique
com o-botão direito do rato no Botão iniciar do
Windows Vista e, em seguida, clique em Explorar.
Criar Discos de Recuperação
do Sistema
Este é um procedimento-único que deverá efectuar
quando o computador está a funcionar correctamente.
Se mais tarde detectar problemas no computador,
poderá restaurá-lo à sua configuração original utilizando
os discos de recuperação do sistema que criou.
Antes de criar discos de recuperação do sistema, leia
“Recuperação do Sistema” na página 24.
2 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Remover Programas Não
Utilizados
Os programas não utilizados ocupam espaço de
memória e tornam o computador mais lento. Caso
existam programas que não utiliza, siga estes passos
para os desinstalar.
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista
e, em seguida, em Painel de Controlo.
2 Clique em Desinstalar um programa.
É apresentada a janela de Programas e
Características.
3 Seleccione o programa que pretende remover e,
em seguida, clique em Desinstalar.
4 Siga as instruções no ecrã.
Utilizar o Windows Update
Verifique as actualizações ou agende uma actualização
mensal automática. (Consulte o manual de Iniciação
para obter mais detalhes.)
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista,
e Painel de Controlo.
2 Em Segurança, clique no botão Verificar
Actualizações.
3 Clique em Instalar Actualizações.
Rever os programas abertos
automaticamente no arranque
Configure a funcionalidade de Programas de
Arranque para abrir apenas os programas de
software necessários, de forma a melhorar a
velocidade e desempenho do sistema:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista,
Todos os Programas e, em seguida, clique em
Windows Defender.
2 Clique em Ferramentas.
3 Clique em Explorador de Software.
4 Na lista Categoria, seleccione Programas de
Arranque.
5 Seleccione o programa que pretende que não seja
executado no arranque e clique em Desactivar.
Executar o Programa Limpeza
do Disco
O programa de Limpeza do Disco liberta espaço na
unidade de disco rígido removendo ficheiros temporários
e não utilizados (incluindo ficheiros temporários da
Internet e ficheiros na Reciclagem). Pode executar a
Limpeza do Disco manualmente ou pode configurar a
mesma para que seja executada automaticamente.
Executar manualmente a Limpeza
do Disco
1 Clique no Botão iniciar do Windows
Vista, Todos os Programas, Acessórios,
Ferramentas de Sistema e, em seguida,
clique em Limpeza do Disco.
O programa Limpeza do Disco procura ficheiros
a eliminar e calcula a quantidade de espaço no
disco que pode ser libertado.
2 Coloque uma marca de verificação na caixa
de verificação junto dos tipos de ficheiros que
pretende eliminar.
3 Clique em OK e, em seguida, clique em Eliminar
Ficheiros para finalizar a eliminação dos ficheiros
seleccionados.
Programar a Limpeza do Disco para
que seja executada automaticamente
1 Clique no Botão iniciar do Windows
Vista, Todos os Programas, Acessórios,
Ferramentas do Sistema e, em seguida,
clique em Agenda de Tarefas.
2 Clique em Acção e, em seguida, clique em Criar
Tarefa Básica.
3 Introduza um nome para a tarefa e uma descrição
opcional.
4 Clique em Seguinte e novamente em Seguinte.
5 Seleccione a nova ocorrência e clique em Seguinte.
6 Seleccione a hora para executar a Limpeza do
Disco e clique em Seguinte. A Limpeza do Disco
pode demorar algum tempo, portanto escolha
uma altura em que o computador está ligado, mas
não está a ser utilizado.
7 Seleccione Iniciar um programa e clique em
Seguinte.
8 Em Programa/Script, clique em Procurar.
9 Digite cleanmgr.exe, e clique em Abrir e, em
seguida, em Seguinte.
10 Reveja o resumo da agenda que definiu. Quando
acabar clique em Terminar. A Limpeza do Disco
será executada à hora que definiu.
NOTA: Alguns programas têm as suas próprias funções
de desinstalação. Se não conseguir desinstalar um
programa a partir do Painel de Controlo, consulte a
documentação do programa ou a Ajuda online.
Manutenção 3
Executar o Programa
Desfragmentador de Disco
Quando o sistema operativo Microsoft
®
Windows
Vista
®
guarda ficheiros na unidade de disco rígido,
este divide-os muitas vezes em múltiplas partes (ou
fragmentos) de modo a caberem no espaço disponível
na unidade. Quando abre um ficheiro fragmentado,
o processo é mais demorado, porque este tem de ser
recuperado a partir de mais de um local.
O programa Desfragmentador de Disco agrupa os
ficheiros fragmentados na unidade de disco rígido de
forma a melhorar o desempenho do computador. Isto
não afecta a localização dos ficheiros e pastas no
computador.
1 Guarde o seu trabalho e feche todos os programas
abertos.
2 Prima simultaneamente as teclas Ctrl-Alt-Delete.
3 Clique em Iniciar Gestor de Tarefas.
4 No separador Aplicações, seleccione todos os
programas que estão listados e, em seguida, clique
em Terminar Tarefa. Feche o Gestor de Tarefas.
5 Clique no Botão iniciar do Windows
Vista, Todos os Programas, Acessórios,
Ferramentas do Sistema e, em seguida,
clique em Desfragmentador de Disco.
6 Clique em Desfragmentar Agora.
Se o Desfragmentador de Disco arrancar continuamente,
significa que um programa em segundo plano continua a
aceder à unidade de disco rígido. Reinicie o computador
no Modo de Segurança e execute novamente o programa
Desfragmentador de Disco:
1 Clique no Botão iniciar do
Windows Vista, clique no
botão com uma Seta junto do
botão Bloquear e, em seguida, clique em
Reiniciar.
2 Prima a tecla F8 assim que aparecer o primeiro
ecrã com logótipo.
3 No menu Opções Avançadas do Windows, utilize
as teclas com setas para seleccionar Modo de
Segurança e, em seguida, prima Enter.
4 Depois do Windows Vista arrancar, utilize o
procedimento acima descrito para executar o
programa Desfragmentador de Disco.
5 Para desligar o Modo de Segurança repita o passo 1.
Verificação de Erros na Unidade
de Disco Rígido
Execute o procedimento seguinte para verificar a
integridade da unidade de disco rígido no Windows
Vista. Feche todos os programas abertos antes de
iniciar a verificação do disco.
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista
e, em seguida, clique em Computador.
2 Clique com o botão direito-do rato na unidade de
disco rígido que pretende verificar e, em seguida,
clique em Propriedades.
3 Clique no separador Ferramentas.
4 Em Verificação-de erros, clique em Verificar
Agora.
5 Se desejar, coloque uma marca de verificação
nas caixas de verificação Corrigir erros do
sistema de ficheiros automaticamente
e Procurar e tentar recuperar sectores
danificados.
6 Clique em Iniciar. Caso lhe seja pedido para
reiniciar o computador, clique em Sim.
O computador irá reiniciar e verificar a existência
de erros na unidade de disco rígido.
Compreender o Espaço Disponível
na Unidade de Disco Rígido
A unidade de disco rígido dos computadores
Hewlett-Packard e Compaq com o sistema operativo
Windows Vista pré-instalado pode parecer mais pequena
do que está mencionado nas especificações do produto,
na documentação ou na caixa. As unidades de disco
rígido são descritas e publicitadas pelos fabricantes em
termos de capacidade decimal (de base 10). O Windows
Vista e outros programas, como o FDISK, utilizam o
sistema de numeração binário (de base 2).
Na notação decimal, um megabyte (MB) é igual
a 1.000.000 bytes e um gigabyte (GB) é igual a
1.000.000.000 bytes. No sistema de numeração
binário, um megabyte é igual a 1.048.576 bytes e
um gigabyte é igual a 1.073.741.824 bytes. Devido
às diferenças existentes entre os sistemas de medição,
pode verificar-se uma diferença entre a dimensão
indicada pelo Windows Vista e a dimensão publicitada.
A capacidade de armazenamento da unidade de disco
rígido é a publicitada.
O Windows Vista apresenta uma menor capacidade
na ferramenta Explorador do Windows e na janela
Computador, uma vez que mostra informações sobre
uma das partições na unidade de disco rígido de
cada vez. Uma das partições contém as informações
de recuperação do sistema.
NOTA: O programa Desfragmentador de Disco
poderá demorar bastante tempo até estar concluído.
Poderá deixá-lo a executar durante a noite.
4 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Manter o Computador Sem Pó
ou Sujidade
Manter o sistema do seu computador sem pó e sujidade
irá prolongar a sua vida útil. Pó, pêlo de animais e
outras partículas podem acumular-se criando um “efeito
cobertor” e, consequentemente, os componentes podem
sobreaquecer ou, no caso do teclado e do rato, não
funcionar tão fluida e eficazmente. Verifique o sistema
uma vez por mês para identificar sinais visíveis de pó e
fragmentos e limpe-o aproximadamente uma vez de três
em três meses.
Limpar o computador e o monitor
1 Desligue o computador da fonte de alimentação.
2 Desligue o monitor da fonte de alimentação.
3 Utilize um pano limpo e seco para retirar o pó da
caixa do computador e do monitor.
4 Utilize um pano limpo humedecido com água
morna para limpar a caixa do computador e do
monitor.
Não utilize água no ecrã do monitor.
5 Utilize um pano limpo para secar a caixa do
computador e do monitor.
6 Utilize um pano limpo e seco para limpar o ecrã
do monitor ou, para uma limpeza mais minuciosa,
utilize um produto de limpeza anti-estático e um
pano limpo.
Limpar a ventilação
Os orifícios de ventilação arrefecem o computador e o
monitor. Para manter um fluxo de ar eficaz, mantenha
estes orifícios limpos utilizando um mini-aspirador. (Um
mini-aspirador elimina o risco de choque eléctrico.)
1 Passe o aspirador pela ventilação da caixa do
computador e do monitor.
2 Remova quaisquer fragmentos acumulados dentro
e à volta das portas do computador (por exemplo,
portas Ethernet e USB).
Limpar o teclado e o rato
Ao limpar as teclas do teclado, utilize uma velocidade
baixa no mini-aspirador para evitar a remoção de
tampas das teclas e de molas.
1 Aspire entre as teclas do teclado e ao longo das
ranhuras.
2 Utilize um pano limpo e seco e álcool isopropílico
para limpar resíduos acumulados nas teclas do
teclado e ao longo das extremidades.
3 Limpe o corpo e fio do rato com toalhetes de
limpeza ou com um pano e um produto de limpeza.
Se tiver um rato de bola, limpe a bola do rato e rolos
interiores:
1 Vire o rato ao contrário.
2 Rode o anel-que cobre a bola no sentido contrário
ao dos ponteiros do relógio para remover o anel
e libertar a bola.
3 Limpe a bola com sabão e água morna.
4 Limpe os rolos dentro do rato com um cotonete
humedecido em álcool isopropílico.
5 Depois da bola e dos rolos estarem completamente
secos, volte a colocar a bola e o anel que a
cobre-no sítio.
NOTA: Caso exista um resíduo pegajoso ou algo
derramado na caixa do computador ou do monitor,
utilize álcool isopropílico e um-pano sem pêlo para
a sua remoção.
Resolução de Problemas do Computador 5
Resolução de Problemas do Computador
As tabelas de resolução de problemas são
apresentadas na seguinte ordem:
! Áudio
! Unidades de CD e DVD
! Vídeo
! Ecrã (Monitor)
! Unidade de Disco Rígido
! Instalação de Hardware
! Acesso à Internet
! Teclado e Rato
! Alimentação
! Desempenho
! Dispositivos Sem Fio Bluetooth
! Diversos
Para informação adicional sobre problemas do monitor
ou problemas relacionados especificamente com a
impressora, consulte a documentação fornecida pelo
fabricante do produto.
Áudio
Sintoma Solução possível
Nenhum som é produzido. Prima o botão Silêncio no teclado para verificar se a função Silêncio está
activada.
Ou
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, clique,
em Painel de Controlo.
2 Clique em Hardware e Som e, em seguida, clique em Ajustar
volume do sistema.
3 Se os programas estiverem em silêncio, clique no botão Silêncio para
desactivar esta opção.
Se estiver a utilizar altifalantes integrados- no monitor, utilize o botão de
volume no painel dianteiro do monitor para ajustar o volume. Utilize os botões
no painel dianteiro para entrar na visualização do ecrã (OSD) para se
certificar de que o áudio está activo e de que o volume está definido
correctamente.
Clique no ícone do Volume ( ) na barra de tarefas ou utilize os comandos
do teclado para aumentar o volume.
Certifique-se de que os altifalantes com ligação à corrente (activos) estão ligados.
Desligue o computador e volte a ligar os altifalantes. Certifique-se de que os
altifalantes estão ligados a uma porta áudio e não a uma porta de Entrada de
Linha ou auscultador.
Carregue no botão Suspensão (apenas nos modelos seleccionados) ou na tecla
Esc do teclado para sair do modo de suspensão.
Desligue os auscultadores, se estiverem ligados ao computador.
6 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
São apresentadas mensagens
de erro Codec quando são
reproduzidos certos ficheiros
de áudio.
Abra o ficheiro no Windows Media Player. Certifique-se de que o Windows
Media Player está configurado para transferir codecs automaticamente.
! Se o codec correcto se encontrar disponível, o ficheiro será reproduzido.
Não se esqueça de que tem de estar ligado à Internet para transferir o
ficheiro codec.
! Se o codec correcto não se encontrar disponível, verifique se existe
alguma actualização disponível para o Windows Media Player.
Para mais informações abra a Ajuda do Windows Media Player e pesquise
por codec.
O volume está muito baixo ou
não é satisfatório.
Os altifalantes sem-ligação à corrente desligados (altifalantes sem um cabo
de alimentação autónomo) não produzem som de forma satisfatória. Substitua
os altifalantes sem-ligação à corrente por altifalantes com ligação à corrente.
Os altifalantes com ligação à corrente têm um cabo de alimentação e um
botão Ligar e são ligados ao conector de Saída Áudio (verde) na parte de trás
do computador.
Áudio (continuação)
Sintoma Solução possível
Resolução de Problemas do Computador 7
Unidades de CD e DVD
Sintoma Solução possível
A unidade de CD ou DVD
não consegue ler um disco
ou demora muito tempo a
iniciar.
Certifique-se de que o disco está inserido com a etiqueta virada para cima e
centrado no tabuleiro.
Aguarde, pelo menos, 30 segundos para permitir que a unidade determine o
tipo de suporte.
Limpe o disco utilizando um kit de limpeza de discos, disponível na maioria das
lojas de informática.
O controlador poderá estar danificado ou desactualizado. Para informações
mais detalhadas sobre como restaurar ou actualizar controladores, consulte
“Actualizar Controladores” na página 22.
Não consigo retirar um CD
ou DVD.
Ligue o computador e prima o botão Ejectar perto da unidade para abrir o tabuleiro.
Se suspeitar de algum problema com o próprio botão Ejectar:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, clique em
Computador.
2 Faça-duplo clique com o botão direito do rato sobre a unidade de CD ou
DVD que deseja abrir.
3 Seleccione Ejectar a partir do menu.
O meu mini-CD está a cair
dentro do computador.
A unidade de CD/DVD está instalada em posição vertical em todos os computadores
Slimline. Os CDs e DVDs-de tamanho padrão podem ser introduzidos na unidade
verticalmente; contudo, se estiver a utilizar um mini-disc, deve colocar primeiro o
computador de lado antes de inserir o mini-disc.
1 Coloque-se de frente para o computador e deite-o sobre o lado direito.
2 Prima o botão Ejectar para abrir o tabuleiro para CD/DVD.
3 Coloque o mini-disc no espaço próprio dentro do tabuleiro e prima novamente
o botão Ejectar para o fechar.
Não consigo criar (gravar)
um disco.
Certifique-se de que o disco está inserido com a etiqueta virada para cima e
centrado no tabuleiro.
Certifique-se de que está a utilizar o tipo de disco (suporte) correcto para a
unidade. Experimente uma marca de discos diferente.
Certifique-se de que o disco está limpo e não se encontra danificado. Caso a
gravação seja interrompida durante uma sessão de gravação, é possível que o
disco esteja danificado; utilize um disco diferente.
Utilize o tipo de discos correcto para o tipo de ficheiros que está a gravar.
Quando utilizar um disco CD-R, certifique-se de que este se encontra em branco no
caso de estar a gravar música, ou de que está em branco ou tem espaço livre (com
espaço para adicionar mais ficheiros de dados) no caso de estar a gravar dados.
Verifique se está a utilizar o tipo de disco correcto quando efectuar uma cópia de um
disco. Alguns programas de gravação só podem gravar no mesmo tipo de disco
que o original. Por exemplo, só pode gravar um DVD num disco DVD+R/-R ou
DVD+RW/-RW e só pode gravar um CD num disco CD-R ou CD-RW.
Certifique-se de que o disco está na unidade correcta e que especifica a mesma
unidade no software de gravação do CD ou DVD.
8 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Não consigo criar (gravar)
um disco.
(continuação)
Seleccione uma velocidade de gravação mais lenta para a unidade de gravação,
caso disponível.
O software de gravação poderá não permitir que adicione uma faixa se esta
exceder o espaço disponível no disco. Pode libertar espaço no disco removendo
uma ou mais faixas da lista antes de gravar os ficheiros no disco.
Feche todos os programas de software e janelas antes de proceder à gravação.
Certifique-se de que dispõe de espaço suficiente no seu disco rígido para
armazenar uma cópia temporária do conteúdo.
Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, clique em
Computador. Clique-com o botão direito do rato na unidade de disco rígido e,
em seguida, clique em Propriedades para ver o espaço disponível.
Se estiver em rede, copie primeiro os ficheiros de uma unidade de rede para o
seu disco rígido e, em seguida, grave-os no disco.
Feche todos os programas e janelas e, em seguida, reinicie o computador.
Não consigo adicionar
dados a um DVD.
Certifique-se de que define a opção de gravação correcta (anexar ou adicionar
ficheiros de dados) no software de gravação de DVD.
Os títulos das faixas de
música não são exibidos
para o CD.
Para as informações sobre o artista, título e faixas serem apresentadas quando
reproduz CDs de música, o computador tem de estar ligado à Internet. Esta
informação não é gravada no disco.
A informação sobre a faixa pode não estar disponível para todos os CDs.
É apresentada uma
mensagem de erro quando
capturo um vídeo.
Pode ter de seleccionar o dispositivo de captura se o computador tiver um
dispositivo de captura de vídeo analógico e um digital. Para saber como mudar
a selecção do dispositivo de vídeo, consulte o menu Ajuda no programa de
captura de vídeo.
Não consigo reproduzir
um filme em DVD num
leitor de DVD.
O seu leitor de DVD não reproduz ficheiros de vídeo gravados no DVD como
ficheiros de dados. Para reproduzir um filme correctamente, utilize um programa
de gravação de vídeo. Alguns ficheiros de vídeo poderão ser visualizados num
computador, mas não num leitor de DVD doméstico.
Unidades de CD e DVD (continuação)
Sintoma Solução possível
Resolução de Problemas do Computador 9
Vídeo
Sintoma Solução possível
Alguns ficheiros de vídeo não
são reproduzidos.
O seu ficheiro poderá estar corrompido ou num formato não suportado. Abra
o ficheiro de vídeo num editor de vídeo e, em seguida, volte a guardar o
ficheiro num formato suportado.
São apresentadas mensagens
de erro codec quando
reproduzo certos ficheiros
de vídeo.
Abra o ficheiro no Windows Media Player. Certifique-se de que o Windows
Media Player está configurado para transferir codecs automaticamente.
! Se o codec correcto se encontrar disponível, o ficheiro será reproduzido.
Não se esqueça de que tem de estar ligado à Internet para transferir o
ficheiro codec.
! Se o codec correcto não se encontrar disponível, verifique se existe
alguma actualização disponível para o Windows Media Player.
Para mais informações abra a Ajuda do Windows Media Player e pesquise
por codec.
Mensagem de erro: Os
Ficheiros Necessários Para
Exibir o Vídeo Estão Em Falta
ou Corrompidos.
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista, com o botão-direito do
rato em Computador e, em seguida, clique em Propridades.
2 Em Tarefas, clique em Gestor de Dispositivos.
3 Clique no sinal mais (+) junto dos Controladores de som, vídeo e
jogos.
4 Clique com o botão direito-do rato Em sintonizador de TV (apenas em
modelos seleccionados) e, em seguida, clique em Actualizar Software
do Controlador.
5 Seleccione Procurar automaticamente por software do
controlador actualizado.
6 Siga as instruções para actualizar o controlador.
7 Caso lhe seja solicitado, reinicie o computador.
10 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Ecrã (Monitor)
Para além da informação aqui listada, consulte também a documentação fornecida com o seu monitor.
Sintoma Solução possível
O ecrã está em branco e
o indicador luminoso de
alimentação do monitor não
está aceso.
Volte a ligar a ficha de alimentação à parte de trás do monitor e à tomada de
parede.
Carregue no botão On (Ligar) na parte da frente do monitor.
O ecrã está em branco. Prima a barra de espaços no teclado ou mova o rato para que o ecrã do
monitor fique novamente visível.
Carregue no botão Suspensão (apenas nos modelos seleccionados) ou na
tecla Esc do teclado para sair do modo de suspensão.
Prima o botão On (Ligar) para ligar o computador.
Inspeccione o conector de vídeo do monitor para verificar se existem pinos
dobrados:
! Se algum pino estiver dobrado, substitua o cabo do conector do monitor.
! Se não existirem pinos dobrados, volte a ligar o cabo do conector do
monitor ao computador.
As imagens no ecrã são muito
grandes, muito pequenas ou
não são nítidas.
Ajuste a definição da resolução do monitor no Windows Vista:
1 Clique com o botão direito-do rato no ambiente de trabalho e, em seguida,
clique em Personalizar.
2 Clique em Definições de Visualização.
3 Ajuste a Resolução conforme o necessário.
Resolução de Problemas do Computador 11
Unidade de Disco Rígido
Sintoma Solução possível
O computador parece estar
bloqueado e não responde.
Utilize o Gestor de Tarefas do Windows para fechar todos os programas que
não estão a responder ou reinicie o computador:
1 Prima simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e Delete do teclado.
2 Clique em Iniciar Gestor de Tarefas.
3 Seleccione o programa que não está a responder e, em seguida, clique
em Terminar Tarefa.
Se o encerramento dos programas não funcionar, reinicie o computador:
1 Prima simultaneamente as teclas Ctrl, Alt e Delete do teclado.
2 Clique na seta junto do botão vermelho Encerrar e, em seguida, clique
em Reiniciar.
Ou
1 Prima sem soltar o botão On (Ligar) durante 5 segundos ou mais para
desligar o computador.
2 Prima o botão On (Ligar) para ligar o computador.
Mensagem de erro: Erro na
unidade de disco rígido.
Prima o botão Ajuda ? no teclado para abrir o Centro de Ajuda e Assistência,
ou consulte o Manual de Assistência e Garantia Limitadapara contactar a
Assistência.
Instalação de Hardware
Sintoma Solução possível
Um novo dispositivo não é
reconhecido como parte do
sistema.
Instale o controlador do dispositivo a partir do CD fornecido com o mesmo ou
transfira e instale o controlador a partir do Web site do fabricante.
Pode ser necessário um controlador actualizado para o Windows Vista. Contacte
directamente o vendedor do dispositivo para obter uma actualização.
Para periféricos da HP, visite o Web site da HP. Para mais detalhes, consulte o
Manual de Assistência e Garantia Limitada.
Certifique-se de que todos os cabos estão ligados de forma correcta e segura
e de que os pinos do cabo ou do conector não estão dobrados.
Desligue o computador, ligue o dispositivo externo e, em seguida, ligue o
computador para integrar o dispositivo no computador.
Reinicie o computador e siga as instruções para aceitar as alterações.
Desactive as definições automáticas no sistema operativo relativas ao cartão e
escolha uma configuração básica que não provoque um conflito entre recursos.
Também pode reconfigurar ou desactivar dispositivos para resolver o conflito
entre recursos.
12 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
Um novo dispositivo
não funciona.
Para instalar ou desinstalar um controlador de dispositivo,
tem de iniciar a sessão com privilégios administrativos. Se
precisar de mudar de utilizadores, clique no Botão iniciar
do Windows Vista, clique no botão com uma Seta junto do botão
Bloquear e, em seguida, clique em Mudar de Utilizador. Seleccione um
utilizador com privilégios administrativos.
Um dispositivo não funciona
depois de instalar um novo
dispositivo.
Para resolver um conflito entre dispositivos, pode ser preciso desactivar um
dos dispositivos ou desinstalar o controlador de um dispositivo antigo:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista, com o botão-direito do
rato em Computador e, em seguida, clique em Propridades.
2 Em Tarefas, clique em Gestor de Dispositivos.
3 Clique no sinal mais (+) junto ao dispositivo com problemas e verifique se
existem pontos de exclamação num círculo amarelo próximo do ícone do
dispositivo. O ponto de exclamação significa que existe um conflito entre
dispositivos ou que o dispositivo está com problemas. Os pontos de
exclamação nem sempre aparecem quando um dispositivo não está a
funcionar correctamente.
4 Caso tenha removido um dispositivo de hardware e o controlador do
dispositivo estiver na lista do Gestor de Dispositivos, este pode ser a causa
do conflito entre dispositivos. Para desinstalar o controlador antigo de
forma a que o controlador do dispositivo funcione correctamente-clique com
o botão direito do rato em Desinstalar e, em seguida, clique em OK.
5 Faça duplo-clique sobre o nome do dispositivo e, em seguida, seleccione
Propriedades.
6 Clique no separador Recursos para verificar se existe um conflito entre
dispositivos.
7 Clique no separador Geral para verificar se o dispositivo está activado e a
funcionar correctamente. Se estiver disponível, clique no botão Resolução
de problemas e siga as instruções no ecrã do assistente de resolução de
problemas do dispositivo.
8 Reinicie o computador. Clique no Botão iniciar do
Windows Vista, clique no botão com uma Seta
junto do botão Bloquear e, em seguida, clique em
Reiniciar.
Instalação de Hardware (continuação)
Sintoma Solução possível
Resolução de Problemas do Computador 13
Acesso à Internet
Sintoma Solução possível
Não me consigo ligar à
Internet.
Verifique as definições de Internet ou contacte o seu Fornecedor de Serviços de
Internet (ISP) para obter assistência.
Certifique-se de que está a utilizar os cabos adequados para o seu tipo de
ligação à Internet. O seu computador pode ter um modem e um adaptador
de rede Ethernet (também denominado de placa de interface de rede ou NIC).
Um modem utiliza um cabo de telefone normal para estabelecer a ligação por
marcação-telefónica. Uma NIC utiliza um cabo de rede para estabelecer a
ligação com uma rede de área local (LAN). Não ligue um cabo de telefone
à NIC. Não ligue um cabo de rede a uma linha telefónica, pois isso pode
danificar a NIC.
Para mais informações sobre a ligação à Internet, prima o botão Ajuda ? no
teclado para abrir o Centro de Ajuda e Assistência.
Verifique se o Web browser está instalado e configure-o para trabalhar com o
seu ISP.
Execute o assistente de configuração sem fios:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, seleccione
Rede.
2 Na janela Rede, clique em Centro de Rede e Partilha.
3 Na janela Centro de Rede e Partilha, clique em Configurar uma ligação
ou rede para abrir o assistente.
4 Siga as instruções no ecrã.
Se o seu sistema possuir antenas externas, tente mudar a antena para uma
posição melhor. Se a antena for interna, tente mudar a caixa.
Tente efectuar uma ligação novamente mais tarde ou entre em contacto com o
seu ISP para obter assistência.
Não consigo iniciar
automaticamente
programas da Internet.
Inicie sessão no ISP e inicie o programa pretendido.
As páginas Web demoram
a carregar.
Certifique-se de que a velocidade do modem e a porta COM se encontram
correctamente seleccionadas:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, clique, em
Painel de Controlo.
2 Clique em Hardware e Som.
3 Faça duplo-clique sobre Opções de Telefone e Modem.
4 Clique no separador Modems e, em seguida, clique no botão Propriedades.
5 Na área Estado do dispositivo, verifique se o modem está a funcionar
correctamente.
Tenha em consideração que as páginas Web nem sempre carregam tão depressa
como os ficheiros guardados no seu computador. As páginas Web também podem
levar tempo a carregar caso exista uma elevada procura do Web site nesse
momento.
14 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
O programa AOL inicia-se
mesmo quando não está a
ser utilizado.
Pode desejar remover o programa AOL.
Para desinstalar o AOL:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista e, em seguida, clique, em
Painel de Controlo.
2 Clique em Desinstalar um programa.
3 Seleccione America Online, clique em Desinstalar e siga as instruções
no ecrã.
NOTA:
Remover o programa AOL não cancela sua conta AOL.
A minha página inicial
do browser de Internet
alterou-se para algo
que não queria.
Poderá ter spyware no seu computador. O spyware é o software que geralmente
é executado silenciosamente em segundo plano no computador, recolhendo e
enviando informações sobre o utilizador e a respectiva utilização do computador
a outros indivíduos ou sistemas na Internet.
É possível encontrar e remover o spyware do computador utilizando um dos vários
programas de software disponíveis para esta finalidade, incluindo o Windows
Defender.
Detectar spyware utilizando o Windows Defender:
1 Clique no Botão iniciar do Windows Vista, Todos os Programas e,
em seguida, clique em Windows Defender.
2 Clique em Detectar.
Muitos dos programas de protecção contra vírus conhecidos possuem também
algumas ferramentas que conseguem detectar e remover o spyware do seu
computador.
Para evitar ter spyware no seu computador:
! Não instale programas que não apresentam garantias de serem provenientes
de empresas fidedignas. Procure cuidadosamente no Web site da empresa
informações sobre o que vem incluído no programa.
! Não clique automaticamente em Sim quando surgir uma janela de
transferência a perguntar se pode instalar um programa no seu computador.
Leia a mensagem apresentada na janela e certifique-se de que se trata de
um programa de software que pretende realmente instalar.
São apresentados anúncios
pop-up indesejados no
meu computador quando
estou ligado à Internet.
Normalmente, isto é causado pelo adware ou software de-apoio à publicidade.
Pode configurar o seu Web browser para bloquear janelas de pop-up. Por exemplo,
no Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Bloqueador
de Janelas de Pop-up.
Para remover adware do seu computador, utilize o programa anti-spyware/adware
incluído no computador (apenas em modelos seleccionados) ou outros programas
de software disponíveis que removem programas de adware.
Tenha em consideração que muitos dos programas de anti-vírus conhecidos possuem
ferramentas que conseguem detectar e remover adware do seu computador.
Acesso à Internet (continuação)
Sintoma Solução possível
Resolução de Problemas do Computador 15
Teclado e Rato
Sintoma Solução possível
Os comandos do teclado e a
utilização da teclas não são
reconhecidos pelo computador.
Utilize o rato para desligar o computador, volte a ligar o teclado à parte de
trás do computador e, em seguida, ligue o computador.
O botão Imprimir do teclado
não funciona.
Utilize o item do menu Imprimir no programa (normalmente localizado no
menu Ficheiro).
O teclado ou rato sem fios
não funciona ou não é
detectado.
Verifique os seguintes pontos:
! Certifique-se de que o rato e o teclado estão dentro do alcance do receptor.
! Substituir as pilhas do teclado e do rato.
Vire os dispositivos, retire a tampa das pilhas e substitua as pilhas velhas
por umas novas alcalinas. Não utilize pilhas recarregáveis.
! Certifique-se de que o rato não está em modo de suspensão, o que ocorre
após 20 minutos de inactividade. Clique no botão esquerdo do rato para
o reactivar.
Sincronize de novo o teclado e o rato com o receptor:
1 Ligue o receptor a uma porta USB no computador.
Caso seja possível, utilize uma porta USB localizada na parte da frente
do computador.
2 Prima o botão Connect (Ligar) (a) no receptor (que é também um indicador
LED), e mantenha-o premido entre 5 a 10 segundos até que o indicador
luminoso azul comece a piscar.
3 Verifique se o rato está ligado e prima sem soltar o botão Connect (Ligar)
(b) na parte inferior do rato até que o LED azul no receptor pare de piscar.
NOTA: A sessão de ligação do receptor termina ao fim de 60 segundos.
Para assegurar que a ligação foi estabelecida e que a sessão do receptor não
terminou, mova o rato e verifique se há resposta.
a
b
16 Manual de Resolução de Problemas e Manutenção
O teclado ou rato sem
fios não funciona ou não
é detectado.
(continuação)
Depois da ligação do rato ser estabelecida, repita o procedimento com o teclado:
1 Prima o botão Connect (Ligar) no receptor e mantenha-o premido entre
5 a 10 segundos até que o indicador luminoso azul comece a piscar.
2 Prima sem soltar o botão Connect (ligar) (c) na parte inferior do teclado
até que o LED azul no receptor pare de piscar.
Consulte a documentação fornecida com o teclado e o rato.
O rato (com cabo) não
funciona ou não é detectado.
Desligue e volte a ligar o cabo do rato ao computador.
Caso o rato ainda não seja detectado, desligue o computador, volte a ligar o
cabo do rato e, em seguida, reinicie o computador.
O cursor não responde
ao movimento do rato.
Reinicie o computador utilizando o teclado:
1 Prima simultaneamente as teclas Alt e Tab no teclado para navegar para
um programa aberto.
2 Prima simultaneamente as teclas Ctrl e S no teclado para guardar as suas
alterações no programa seleccionado (Ctrl+S é o atalho do teclado para
Guardar na maioria—nem todos—dos programas).
3 Depois de gravar as alterações em todos os programas abertos, prima
simultaneamente as teclas Ctrl e Esc no teclado para que seja apresentado
o Menu Iniciar do Windows.
4 Utilize as teclas com setas para seleccionar o botão com
uma Seta junto do botão Bloquear. Seleccione
Encerrar e, em seguida, prima a tecla Enter no teclado.
5 Concluído o encerramento, ligue novamente o conector do rato à parte de
trás do computador e, em seguida, ligue o computador.
O cursor responde lentamente
ao movimento do rato.
Se tiver um rato de bola, limpe a bola do rato. Para instruções de limpeza
mais detalhadas, aceda a: http://www.hp.com/support
Seleccione o seu país/região e idioma, procure o número de modelo do
computador e em seguida pesquise com as palavras limpeza.
Para um rato com bola, utilize um tapete de rato ou outra superfície áspera
por baixo do rato. Para um rato óptico, tente uma superfície menos reflectiva
por baixo do rato.
Teclado e Rato (continuação)
Sintoma Solução possível
c
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HP Pavilion a6600 Desktop PC series Manual do usuário

Tipo
Manual do usuário