SKODA Octavia 5E 11-2015 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

SIMPLY CLEVER
MANUAL DE INSTRUÇÕES
MANUAL DE INSTRUÇÕES
ŠKODA Octavia
Prefácio
Optou por um ŠKODA, muito obrigado pela sua confiança.
Encontrará neste manual de instruções a descrição da operação do veículo, informações importantes
sobre a segurança, a conservação do veículo, a manutenção e o suporte, assim como os dados técni-
cos dos veículos.
A operação de algumas funções e sistemas do veículo é efetuada através do Infotainment.
Por favor, não leia apenas este manual, mas também o manual de instruções do Infotainment. O pro-
cedimento de acordo com os dois manuais é um pré-requisito para a utilização correta do veículo.
No uso do veículo deve respeitar sempre as disposições legais específicas de cada país (por exemplo,
para o transporte de crianças, a desativação do airbag, a utilização de pneus, o transporte rodoviário,
etc.).
Desejamos-lhe o maior sucesso ao volante do seu ŠKODA e uma boa viagem.
Sua ŠKODA AUTO a.s. (adiante apenas ŠKODA ou fabricante)
Índice
Literatura de bordo 4
Explicações 5
Estrutura e outras informações sobre o manual
de instruções 6
Abreviaturas utilizadas
Segurança
Segurança passiva 8
Avisos gerais 8
Sentar de forma correta e segura 9
Cintos de segurança 11
Utilizar cintos de segurança 11
Enrolador automático do cinto e pré-tensor do
cinto 14
Sistema de airbags 15
Descrição do sistema de airbags 15
Visão geral dos airbags 16
Desativação dos airbags 20
Transporte seguro de crianças 21
Cadeira de criança 21
Sistemas de fixação 24
Operação
Posto de condução 29
Visão geral
28
Instrumentos e luzes de controlo
30
Painel de instrumentos
30
Luzes de controlo
34
Sistema de informações
44
Sistema de informações para o condutor
44
Dados de viagem (indicação multifuncional)
45
Visor MAXI DOT 48
Indicador do intervalo de serviço 53
SmartGate 54
Destrancar e abrir 57
Destrancar e trancar 57
Sistema de alarme antirroubo 62
Tampa da bagageira 63
Tampa da bagageira elétrica 64
Comando do vidro 65
Teto de correr/de abrir panorâmico 68
Iluminação e visibilidade 71
Luzes 71
Luzes interiores 78
Visibilidade 80
Limpa-vidros e lava-vidros 81
Espelho retrovisor 83
Bancos e apoios de cabeça 85
Ajustar Bancos e apoios de cabeça 85
Funções do banco 89
Transporte e equipamentos práticos 93
Equipamentos práticos 93
Suporte para tablet 103
Bagageira e transporte de carga 104
Piso de carga variável na bagageira 112
Rede divisória 114
Porta-bagagens de tejadilho 115
Aquecimento e arejamento 117
Aquecimento, ar condicionado manual,
Climatronic 117
Aquecimento auxiliar (aquecimento e
ventilação estacionários) 122
Condução
Arranque e condução 125
Arranque e paragem do motor com a chave 125
Ligar e desligar o motor ao premir um botão 127
Sistema START-STOP 129
Travagem e Estacionamento 131
Comutação manual e pedais 133
Caixa de velocidades automática 134
Rodagem e condução econômica 137
Evitar danos no veículo 139
Sistemas de assistência 141
Avisos gerais 141
Sistemas de travagem e de estabilidade 141
Modo OFF ROAD 144
Ajuda ao estacionamento (Park Pilot) 146
Câmara de estacionamento traseira 149
Assistência ao estacionamento 150
Sistema de regulação da velocidade 154
Sistema de regulação automática da distância
(ACC) 156
Front Assist 161
Seleção do modo de condução (Driving Mode
Selection) 163
Proteção proactiva dos ocupantes (Crew
Protect Assist) 166
Sistema de aviso de afastamento da faixa de
rodagem (Lane Assist) 167
Reconhecimento de sinais de trânsito 169
Reconhecimento de cansaço 171
Controlo da pressão dos pneus 172
Dispositivo de reboque e reboque 173
Dispositivo de reboque 173
Reboque 179
2
Índice
Avisos de funcionamento
Conservação e manutenção 185
Trabalhos de serviço, ajustes e alterações
técnicas 185
Lavar o veículo 188
Lavar o exterior do veículo 190
Manutenção do habitáculo 194
Verificações e reposição dos níveis 197
Combustível 197
Compartimento do motor 202
Óleo de motor 205
Líquido de refrigerante 207
Líquido de travões 209
Bateria do veículo 209
Rodas 213
Jantes e pneus 213
Modo de Inverno 217
Auto-ajuda
Equipamento de emergência e auto-ajuda
219
Equipamento de emergência 219
Substituição de rodas 221
Kit de reparação 225
Auxílio de arranque 228
Rebocar veículo 229
Controlo remoto 231
Destrancamento / trancamento de
emergência 232
Substituir as escovas do limpa-vidros 234
Fusíveis e lâmpadas incandescentes 235
Fusíveis 235
Lâmpadas incandescentes 239
Dados Técnicos
Dados técnicos 246
Dados básicos do veículo 246
Indicações específicas do veículo consoante o
tipo de motor 254
Índice remissivo
3
Índice
Literatura de bordo
Na literatura de bordo do seu veículo encontrará sempre este Manual de ins-
truções e o Plano de Serviço.
Dependendo do equipamento, a literatura de bordo também pode conter o
Manual de instruções do Infotainment e em alguns países também o folheto
Na estrada.
Manual de Instruções
Este manual de instruções é válido para todas as variantes de carroçaria do
veículo, para todas as variantes de modelos relacionadas, assim como para to-
dos os níveis de equipamento.
Neste manual de Instruções são descritas todas as variantes de equipamento
possíveis, sem que estas estejam assinaladas como equipamento extra, vari-
ante de modelo ou equipamento dependente do mercado. Deste modo, nem
todos os componentes de equipamento, descritos neste manual de Instruções
terão necessariamente de estar presentes no seu veículo.
O equipamento do seu veículo tem por base o seu contrato de compra do veí-
culo. Em caso de perguntas sobre o equipamento entre em contacto com um
concessionário da ŠKODA.
As Figuras neste manual servem apenas para fins de ilustração. As ilustrações
podem divergir em pormenores irrelevantes do seu veículo; devendo ser en-
tendidas apenas como informações de carácter geral.
A ŠKODA AUTO a.s. trabalha continuamente no desenvolvimento de todos os
veículos. É por isso que surgem a cada momento alterações no material forne-
cido na forma, equipamento e técnica. As informações listadas neste manual
de instruções correspondem às informações disponíveis no momento da im-
pressão.
A partir das especificações técnicas, figuras e informações deste manual de
instruções, nenhuma reclamação legal pode ser derivada.
Recomendamos a apresentação clássica das páginas da Internet mencionadas
nestas instruções de serviço. Em caso de uma apresentação móvel das páginas
a Internet, provavelmente não serão apresentadas todas as informações ne-
cessárias.
Plano de Serviço
O plano de serviço inclui a documentação da entrega do veículo, informações
relativas à garantia e eventos de serviço.
Manual de instruções do Infotainment
O manual de instruções do Infotainment contém uma descrição da operação
do Infotainment, eventualmente também algumas funções e sistemas do veí-
culo.
Folheto Na estrada
O folheto Na estrada contém os números de telefone dos importadores e dos
centros de assistência ao cliente e os números de telefone do serviço em país-
es individuais, assim como números de emergência.
Literatura de bordo online
Fig. 1
Mediante este código QR abre a página de Internet com uma visão geral do
modelo da marca ŠKODA.
A página também pode ser aberta introduzindo o seguinte endereço no nave-
gador da Web.
http://www.skoda-auto.com/en/mini-apps/owners-manuals/
Selecionar o modelo desejado - aparece um menu com a literatura de bordo.
Selecionar o período de construção, bem como o idioma.
Selecionar o manual desejado - este pode ser visualizado ou online ou em
formato pdf.
4
Literatura de bordo
Explicações
Termos usados
Na literatura de bordo são usados os seguintes termos, referentes à prestação
de serviço no seu veículo.
- Oficina, que realiza trabalhos de serviços especiali-
zados para os veículos da marca ŠKODA. Uma oficina especializada pode
tanto ser um concessionário ŠKODA, um concessionário de serviço
ŠKODA, como também uma oficina independente.
- oficina, autorizada contratualmente pelo fabri-
cante ou pelo seu representante, a efetuar trabalhos de manutenção
nos veículos da marca ŠKODA e vender Peças Originais ŠKODA.
- empresas, que foram autorizadas pelo fabricante
ou pelo seu representante, a vender veículos novos da marca ŠKODA e,
na medida que seja aplicável, realizar seu serviço ao utilizar Peças Origi-
nais ŠKODA e vender Peças Originais ŠKODA.
Explicação dos símbolos
Um resumo dos símbolos usados no manual de instruções e uma breve expli-
cação do significado.
Referência para o módulo introdutório de um capítulo com informações
importantes e indicações de segurança
Continuação do módulo na página seguinte
Situações em que o veículo deverá ser imobilizado o mais rapidamente
possível
® Marca registada
Texto no visor MAXI DOT
Texto no visor segmento
ATENÇÃO
Textos com este símbolo chamam a atenção para o perigo graves de aci-
dente, ferimentos ou morte.
CUIDADO
Textos com este símbolo chamam a atenção para o perigo de danos no veículo
ou possíveis falhas funcionais de alguns sistemas.
«Oficina especializada»
«ŠKODA parceiro de serviço»
«Concessionário ŠKODA»
Aviso sobre o impacto ambiental
Textos com este símbolo contêm informações sobre a proteção ambiental, as-
sim como conselhos relativos à operação económica.
Aviso
Textos com este símbolo contêm informações adicionais.
5
Explicações
Estrutura e outras informações sobre o manual de
instruções
Estrutura do manual de instruções
O manual de instruções é hierarquicamente dividido nas seguintes áreas.
Parágrafo (p. ex., segurança) - o título do parágrafo é sempre indicado no la-
do esquerdo em baixo
Capítulo principal (p. ex., sistema de airbag) - o título do capítulo principal é
sempre indicado no lado direito em baixo
Capítulo (p. ex., visão geral do airbag)
Introdução ao tema - Visão geral do módulo dentro do capítulo, infor-
mações introdutórias sobre o conteúdo do capítulo, eventualmente indi-
cações válidas para o capítulo inteiro
Módulo (p. ex., airbags frontais)
Pesquisa de informação
Na pesquisa de informação no manual de instruções, recomendamos utilizar o
Índice alfabético que se encontra no final do manual de instruções.
Indicações de direção
Todas as indicações de direção, como seja «esquerda», «direita», «à frente»,
«atrás», são dadas tendo por base o sentido de deslocação para frente do veí-
culo.
Unidades
Os dados de volume, peso, velocidade e comprimento são indicados em unida-
des métricas, salvo indicação em contrário.
Indicação no visor
Neste Manual de Instruções é utilizado para a apresentação do visor do painel
de instrumentos a indicação do visor MAXI DOT, caso que não seja especificado
de outra forma.
6
Estrutura e outras informações sobre o manual de instruções
Abreviaturas utilizadas
Abreviatura Significado
1/min Rotações do motor por minuto
ABS Sistema de Travagem Antibloqueio
ACC Regulação automática da distância
AG Caixa de velocidades automática
AGM Tipo de bateria do veículo
ASR Controlo de tração
GNC gás natural comprimido
CO
2
Gás carbónico
COC Declaração de conformidade
DPF Filtro de partículas de gasóleo
DSG Caixa de velocidades automática com dupla embraiagem
DSR Apoio ativo da direção
EDS Bloqueio Eletrónico do Diferencial
ECE Comissão Económica para a Europa
EPC Controlo do sistema eletrónico do motor
ESC Sistema de Controlo de Estabilidade
ET Desvio da jante
UE União Europeia
G-TEC Identificação de veículos a gás natural
GSM sistema global para comunicação móvel
HBA Assistência de travagem
HHC Assistência ao arranque em subida
KESSY destrancamento sem chave, arranque e trancamento
kW Quilowatt, unidade de medida da potência do motor
LED Tipo de lâmpada
MCB Travão multicolisão
MG Caixa de velocidades manual
MPI Motor a gasolina com injeção multi-ponto de combustível
N1
uma furgoneta construída exclusiva ou predominantemente
para o transporte de mercadorias
Abreviatura Significado
Nm Newton-metro, unidade de medida do binário do motor
TDI CR
Motor diesel com turbocompressor e sistema de injeção
Common-Rail
TSA Estabilização do veículo com reboque
TSI
Motor a gasolina com turbocompressor e sistema de injeção
direta
VIN Número de identificação do veículo
W Watt, unidade de medida da potência do motor
Wi-Fi rede de dados sem fio
XDS Expansão da função do bloqueio diferencial eletrónico
7
Abreviaturas utilizadas
Segurança
Segurança passiva
Avisos gerais
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Antes de cada viagem
8
Segurança de condução 8
Neste capítulo do manual, encontrará informações importantes, conselhos e
avisos sobre o tema da segurança passiva.
Resumimos aqui tudo o que deve saber, por exemplo, sobre cintos de seguran-
ça, airbags, segurança de crianças e semelhante.
Também poderá encontrar outras informações relativas à sua segurança e à
dos seus passageiros nos próximos capítulos deste Manual de Instruções.
É por isso, que a literatura de bordo completa deve estar sempre no veículo.
Isto aplica-se especialmente se emprestar ou vender o veículo.
Antes de cada viagem
Para sua própria segurança e dos seus passageiros, respeite os seguintes pon-
tos antes de iniciar qualquer viagem.
Verifique se o sistema de luzes e os pisca-piscas funcionam perfeitamente.
Certificar, que a função do limpa-vidros e o estado das escovas do limpa-vi-
dros estão perfeitos.
Verifique se todos os vidros estão suficientemente limpos e se garantem
uma boa visibilidade para o exterior.
Ajuste o espelho retrovisor de forma, que a visibilidade para trás esteja ga-
rantida.
Certificar, que os espelhos não estão tapados.
Verifique a pressão de ar dos pneus.
Verificar o nível do óleo do motor, do fluido dos travões e do líquido de refri-
geração.
Fixe de forma segura as peças de bagagem a transportar.
Não ultrapasse as cargas admissíveis nos eixos e o peso total admissível do
veículo.
Fechar todas as portas bem como o capot e a tampa da bagageira.
Certifique-se de que não há qualquer objeto junto dos pedais.
Proteja as crianças com uma cadeira de criança adequada e um cinto de se-
gurança corretamente colocado » Página 21, Transporte seguro de crian-
ças.
Sente-se na posição correta » Página 9, Sentar de forma correta e segura.
Chame a atenção dos passageiros para que se sentem corretamente.
Segurança de condução
Enquanto condutor, é responsável por si e pelos passageiros, especialmente
pelas crianças transportadas. Se a segurança da sua condução for afetada, po-
rá em perigo também os outros condutores.
Por isso, deve respeitar os seguintes avisos.
Não se deixe distrair por nada da condução (p. ex., pelos outros passageiros,
por chamadas telefónicas e semelhante).
Nunca conduza se a sua capacidade de condução estiver debilitada, p. ex.,
sob a influência de medicamentos, álcool ou estupefaciente.
Cumpra as regras de trânsito e respeite a velocidade permitida.
Adapte sempre a velocidade ao estado do piso, assim como às condições de
circulação e meteorológicas.
Em viagens longas, faça pausas regularmente (pelo menos, de duas em duas
horas).
Para o passageiro aplicam-se as seguintes indicações que, se não forem ob-
servadas, podem causar ferimentos graves ou até a morte.
Não deve apoiar-se no painel de bordo.
Não deve colocar os pés sobre o painel de bordo.
Para todos os passageiros aplicam-se as seguintes indicações que, se não fo-
rem observadas, podem causar ferimentos graves ou até a morte.
Não deve sentar-se somente na extremidade dianteira do banco.
Não deve sentar-se virado de lado.
Não deve inclinar-se para fora da janela.
Não deve colocar os membros do corpo fora da janela.
Não deve colocar os pés sobre os estofos do banco.
8
Segurança
Sentar de forma correta e segura
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Posição correta do banco do condutor
9
Ajustar a posição do volante 10
Passageiro dianteiro sentado de forma correta 10
Passageiros dos bancos traseiros sentados de forma correta 11
ATENÇÃO
Os bancos dianteiros e todos os encostos de cabeça devem estar sempre
ajustados de acordo com o tamanho do corpo bem como os cintos de segu-
rança devem estar sempre corretamente colocados, para que os ocupantes
do veículo sejam protegidos com a máxima eficácia possível.
Cada ocupante do veículo deve colocar corretamente o cinto de seguran-
ça do respetivo banco. As crianças devem ser protegidas através de um sis-
tema de retenção adequado » Página 21, Transporte seguro de crianças.
Devido a uma posição errada do banco, o passageiro expões se a ferimen-
tos fatais.
Durante a viagem os encostos não devem estar demasiado inclinados pa-
ra trás, senão o efeito dos cintos de segurança e do sistema de airbags é
afetado - existe perigo de ferimentos!
Posição correta do banco do condutor
Fig. 2 Posição correta do banco do condutor / posição correto do volante
Leia e observe primeiro na página 9.
Para sua própria segurança e para reduzir o perigo de ferimentos em caso de
acidente, as seguintes indicações devem ser observadas.
Ajustar longitudinalmente o banco do condutor, de modo a que os pedais
possam ser acionados a fundo com as pernas ligeiramente fletidas.
Em veículos com airbag de joelho do condutor ajustar o banco do condutor
na direção longitudinal de tal maneira, que a distância
B
» Fig. 2 das per-
nas até ao painel de bordo na área do airbag de joelho seja no mínimo de
10 cm.
Ajustar o encosto do banco, de modo a que consiga tocar o ponto mais
elevado do volante com os braços ligeiramente fletidos.
Ajustar o volante de tal forma, que a que a distância
A
entre volante e es-
terno seja no mínimo de 25 cm » Fig. 2.
Regular o encosto de cabeça de modo, a que a parte superior do apoio fi-
que, tanto quanto possível à mesma altura que a parte superior da sua ca-
beça
C
» Fig. 2 (não se aplica para bancos com apoio de cabeça integrado).
Colocar corretamente o cinto de segurança » Página 11, Utilizar cintos
de segurança.
ATENÇÃO
Antes de iniciar a viagem, sente-se na posição correta e não altere esta
posição durante a viagem. Alertar também os seus passageiros para que se
sentem corretamente e não alterem a posição durante a viagem.
Manter uma distância ao volante de pelo menos 25 cm e uma distância
das pernas ao painel de bordo na zona do airbag de joelho de pelo menos
10 cm. Se não respeitar esta distância mínima, o sistema de airbags não o
poderá proteger - Perigo de vida!
Durante a viagem, segure o volante com ambas as mãos, lateralmente e
pela parte exterior nas posições das «9» e «3» horas » Fig. 2. Nunca segure
o volante na posição das «12» horas ou de qualquer outra maneira (p. ex.,
pelo centro do volante, pelo interior do volante e semelhante). Pode sofrer
ferimentos graves nos braços, nas mãos e na cabeça, se o airbag do condu-
tor for acionado.
Certificar-se de que não há qualquer objeto solto no espaço reservado
aos pés, dado que, numa manobra de condução ou em caso de travagem,
poderia deslizar para debaixo dos pedais. Não estaríamos mais na posição,
de acionar o pedal da embraiagem, de travar ou acelerar.
9
Segurança passiva
Ajustar a posição do volante
Fig. 3 Ajustar a posição do volante
Leia e observe primeiro
na página 9.
A posição do volante pode ser ajustada em altura e em profundidade.
Girar a alavanca de segurança por baixo do volante no sentido da seta
1
» Fig. 3.
Ajustar o volante para a posição pretendida. O volante pode ser deslocada
para o sentido da seta
2
.
Pressionar a alavanca de segurança até ao batente no sentido da seta
3
.
ATENÇÃO
Só deverá ajustar o volante com o veículo parado e nunca durante a con-
dução!
A alavanca de segurança deve estar bloqueada para que o volante não
possa alterar involuntariamente a sua posição - existe perigo de acidente!
Passageiro dianteiro sentado de forma correta
Leia e observe primeiro na página 9.
Para a segurança do passageiro dianteiro e para reduzir o risco de ferimentos
em caso de acidente, as seguintes instruções devem ser observadas.
Ajustar o banco do passageiro dianteiro para a posição mais recuada possí-
vel. O passageiro dianteiro deve manter uma distância mínima de 25 cm
em relação ao painel de bordo para que, se o airbag disparar, lhe possa ser
proporcionada a máxima segurança possível.
Regular o encosto de cabeça de modo, a que a parte superior do apoio fi-
que, tanto quanto possível à mesma altura que a parte superior da sua ca-
beça
C
» Fig. 2 na página 9 (não se aplica para bancos com apoio de cabe-
ça integrado).
Colocar corretamente o cinto de segurança » Página 11.
Em casos excecionais, o airbag frontal do passageiro dianteiro pode ser desati-
vado » Página 20, Desativação dos airbags.
ATENÇÃO
Manter uma distância de pelo menos 25 cm em relação ao painel de bor-
do. Se não respeitar esta distância mínima, o sistema de airbags não o pode
proteger - Perigo de vida!
Durante a viagem, manter os pés no espaço a eles reservado - nunca pôr
os pés no painel de bordo, fora da janela ou no assento! Em caso de trava-
gem brusca ou de acidente o risco de ferimentos seria maior. Com o aciona-
mento do airbag disparar pode sujeitar-se a ferimentos mortais se estiver
sentado de forma incorreta!
10
Segurança
Passageiros dos bancos traseiros sentados de forma correta
Leia e observe primeiro na página 9.
Para reduzir o perigo de ferimentos, em caso de travagem brusca ou de aci-
dente, os passageiros traseiros devem ter em atenção as indicações seguintes.
Regular o encosto de cabeça, de modo a que a parte superior do encosto
fique tanto quanto possível à mesma altura que a parte superior da cabeça
C
» Fig. 2 na página 9.
Colocar corretamente o cinto de segurança » Página 11, Utilizar cintos de
segurança.
Utilizar um sistema de retenção para crianças adequado, se transportar
crianças no veículo » Página 21, Transporte seguro de crianças.
Cintos de segurança
Utilizar cintos de segurança
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
O princípio físico de uma colisão frontal 12
Posicionamento correto da correia do cinto 13
Colocar e retirar os cintos de segurança 13
Os cintos de segurança corretamente colocados oferecem uma boa proteção,
em caso de acidente. Eles reduzem o risco de ferimentos e aumentam as pos-
sibilidades de sobrevivência, em caso de acidente grave.
Os cintos de segurança devidamente colocados mantêm os ocupantes senta-
dos em bancos corretamente ajustados na posição correta.
Para o transporte de crianças, deve respeitar medidas de segurança especiais
» Página 21.
ATENÇÃO
Colocar o cinto de segurança antes de iniciar uma viagem - mesmo dentro
da cidade! Isso também se aplica aos outros passageiros - existe perigo de
ferimentos!
A máxima eficácia de proteção possível dos cintos de segurança só pode-
rá ser atingida se o banco estiver na posição correta » Página 9, Sentar de
forma correta e segura.
Os encostos dos bancos dianteiros não devem estar demasiado inclinados
para trás, caso contrário os cintos de segurança perderão eficácia.
ATENÇÃO
Indicações para a correta colocação do cinto
Assegurar-se sempre da posição correta das correias dos cintos de segu-
rança. Os cintos de segurança incorretamente colocados podem provocar
ferimentos, mesmo em acidentes ligeiros.
Regular a altura do cinto de segurança, de forma a que a correia do cinto
do ombro passe, sensivelmente, sobre o centro do ombro e nunca sobre o
pescoço.
11
Cintos de segurança
ATENÇÃO (Continuação)
Um cinto de segurança demasiado solto pode provocar ferimentos, dado
que, em caso de acidente, o seu corpo, em deslocação para a frente devido
à energia cinética, é assim bruscamente travado pelo cinto de segurança.
A correia do cinto não deve passar sobre objetos duros ou susceptíveis de
se partirem (p. ex. óculos, esferográficas, molho de chaves, etc.). Estes obje-
tos podem causar ferimentos.
ATENÇÃO
Indicações para manusear os cintos de segurança
A correia do cinto não deve ficar presa ou torcida nem ser arrastada sobre
arestas vivas.
Prestar atenção para não entalar o cinto de segurança ao fechar a porta.
ATENÇÃO
Indicações sobre o uso correto dos cintos de segurança
O cinto de segurança nunca deve ser utilizado simultaneamente por duas
pessoas (nem mesmo se forem crianças).
A lingueta de fecho só deve ser inserida na caixa de travamento perten-
cente ao respetivo banco. A proteção de um cinto de segurança incorreta-
mente colocado é menor, o que aumenta o risco de ferimentos.
O encaixe da lingueta na caixa de travamento não pode estar obstruído,
caso contrário não será possível encaixar a lingueta.
O vestuário muito espesso e largo (sobretudo sobre um casaco, p. ex.) im-
pede que o cinto fique bem ajustado, impedindo o seu funcionamento cor-
reto.
Não utilizar molas ou outros objetos para ajustar os cintos de segurança
(p. ex. para encurtar os cintos de segurança para pessoas de baixa estatu-
ra).
Os cintos de segurança dos bancos traseiros só podem funcionar correta-
mente se o encosto do respetivo banco estiver devidamente bloqueado
» Página 91.
ATENÇÃO
Indicações para a manutenção dos cintos de segurança
O cinto deverá ser mantido limpo. A sujidade na correia do cinto pode afe-
tar o funcionamento do enrolador automático » Página 196.
ATENÇÃO (Continuação)
Os cintos de segurança não devem ser desmontados nem modificados de
qualquer forma. Não tentar reparar por si mesmo os cintos de segurança.
Verificar regularmente o estado dos cintos de segurança. Se detetar da-
nos no cinto de segurança, nas uniões dos cintos, no enrolador automático
ou na lingueta, o cinto de segurança correspondente deve ser substituído
numa oficina especializada.
Os cintos de segurança danificados, sujeitos a esforços durante um aci-
dente e, por isso, demasiado esticados, devem ser substituídos - de prefe-
rência numa oficina especializada. Além disso, devem examinar-se também
as fixações dos cintos de segurança.
O princípio físico de uma colisão frontal
Fig. 4 Condutor sem cinto de segurança / passageiro traseiro sem cinto
de segurança
Leia e observe primeiro
na página 11.
Logo que começa a deslocar-se, tanto o veículo como os seus ocupantes ficam
sujeitos à energia da deslocação, denominada energia cinética.
A importância da energia cinética depende, principalmente, da velocidade do
veículo e do seu peso, incluindo o dos ocupantes.
Se duplicar a velocidade de 25 km/h para 50 km/h, a energia cinética torna-se
quatro vezes maior.
P. ex., ao circular a 50 km/h, o peso de uma pessoa de 80 kg «aumenta» para
4,8 toneladas (4 800 kg).
12
Segurança
Numa colisão frontal os ocupantes sem cinto de segurança são projetados pa-
ra a frente e embatem descontroladamente em partes do habitáculo, como p.
ex. volante, painel de bordo ou pára-brisas » Fig. 4 -
. Os ocupantes podem
mesmo, sob determinadas circunstâncias, ser projetados para fora do veículo,
o que pode provocar ferimentos muito graves ou mesmo mortais.
Um passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro coloca assim em pe-
rigo não só a si próprio, mas também os ocupantes dos bancos dianteiros
» Fig. 4 -
.
Posicionamento correto da correia do cinto
Fig. 5
Posicionamento da correia do cinto sobre o ombro e a bacia / Posi-
cionamento da correia do cinto para senhoras grávidas
Fig. 6
Banco dianteiro: Regulação da
altura do cinto
Leia e observe primeiro na página 11.
O posicionamento da correia do cinto é extremamente importante para a máxi-
ma eficácia de proteção dos cintos de segurança.
A parte do cinto que passa pelo ombro nunca deve passar sobre o pescoço,
mas sensivelmente sobre o centro do ombro, e ficar bem ajustado à parte su-
perior do corpo. A parte do cinto que passa pela bacia deve ficar sempre sobre
ela e nunca deve passar sobre o abdómen. O cinto deve estar sempre bem
ajustado » Fig. 5 -
.
Regulação da altura dos cintos nos bancos dianteiros
Com a ajuda da regulação da altura dos cintos, pode ajustar o posicionamento
dos cintos de segurança ao nível dos ombros.
Pressionar o rolete e colocar na direção desejada » Fig. 6.
Depois de regular, verificar se o suporte do cinto está bem encaixado, puxan-
do fortemente o cinto.
Cintos de segurança em caso de senhoras grávidas
Mesmo as senhoras grávidas devem colocar sempre o cinto de segurança. Só
assim é assegurada a melhor proteção para o feto.
As senhoras grávidas devem fazer passar o cinto tão baixo quanto possível so-
bre a região da bacia, para que não seja exercida qualquer pressão sobre o ab-
dómen » Fig. 5 -
.
Colocar e retirar os cintos de segurança
Fig. 7 Colocar / retirar o cinto de segurança
Leia e observe primeiro na página 11.
Antes de colocar o cinto de segurança, devem ser satisfeitas as seguintes con-
dições.
13
Cintos de segurança
Encosto de cabeça corretamente ajustado (não se aplica aos bancos com
apoio de cabeça integrado).
Regulação correta do banco (aplica-se aos bancos dianteiros).
Volante corretamente ajustado (aplica-se ao banco do condutor).
Colocar
Puxar a correia do cinto, lentamente, pela lingueta de fecho, fazendo-a pas-
sar sobre o tórax e a bacia.
Inserir a lingueta de fecho na caixa de travamento do cinto pertencente a es-
se banco » Fig. 7 -
, até a mesma encaixar audivelmente.
Puxar o cinto de segurança, para confirmar se a lingueta de fecho está bem
encaixada na caixa de travamento.
Retirar
Retirar o cinto de segurança apenas com o veículo parado.
Premir a tecla vermelha na caixa de travamento do cinto » Fig. 7 -
, a lin-
gueta de fecho salta.
Conduzir o cinto à mão para trás, para que a correia do cinto enrole mais fa-
cilmente e o cinto de segurança não se torça.
CUIDADO
Ao pousar o cinto de segurança é necessário prestar atenção para que a lin-
gueta de fecho não danifique nem o revestimento da porta nem outras partes
do habitáculo.
Enrolador automático do cinto e pré-tensor do cinto
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Enrolador automático 14
Pré-tensores dos cintos
14
Enrolador automático
Todos os cintos de segurança estão equipados com um enrolador automático.
Está garantida uma total liberdade de movimentos se o cinto for puxado lenta-
mente.
Se o cinto de segurança for puxado com força, será bloqueado pelo enrolador
automático. Os cintos de segurança também bloqueiam em caso de travagem
a fundo, ao acelerar, em descidas montanhosas e ao curvar.
ATENÇÃO
Se o cinto de segurança não bloquear quando for puxado com força, deverá
mandar verifica-lo imediatamente num oficina especializada.
Pré-tensores dos cintos
A segurança para o condutor e o passageiro dianteiro com o cinto colocado é
aumentada pelos pré-tensores dos cintos nos enroladores automáticos dos
cintos dianteiros.
Em caso de uma colisão, os cintos de segurança são apertados pelo pré-tensor
do cinto de modo a que podem ser evitados movimentos indesejados do corpo.
Em colisões frontais a partir de uma determinada gravidade de acidente os cin-
tos de segurança dianteiros são esticados automaticamente.
Em caso de colisões laterais a partir de uma determinada gravidade, o cinto de
segurança dianteiro é automaticamente esticado do lado da colisão.
Em caso de colisões frontais, laterais ou traseiras ligeiras, capotamento, assim
como outros acidentes em que não sejam produzidas forças frontais conside-
ráveis, os pré-tensores dos cintos não são ativados.
ATENÇÃO
Quaisquer intervenções no sistema de pré-tensores dos cintos, bem como
a desmontagem e a montagem de peças do sistema devido a outros traba-
lhos de reparação, devem ser efetuadas apenas numa oficina especializada.
Uma vez ativados os pré-tensores dos cintos, é necessário substituir o
sistema completo.
Aviso
Os pré-tensores dos cintos também podem ser ativados ainda que os cintos
de segurança não estejam colocados.
Com a ativação dos pré-tensores dos cintos, liberta-se fumo. Isto não signifi-
ca que há um incêndio no veículo.
14
Segurança
Sistema de airbags
Descrição do sistema de airbags
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Descrição do sistema 15
Disparo do airbag 15
O sistema de airbag oferece em conjunto com os cintos de segurança uma pro-
teção adicional durante colisões frontais e laterais graves.
O estado de funcionamento do sistema do airbag é indicado através da luz de
controlo
no painel de instrumentos » Página 38.
ATENÇÃO
A melhor eficácia de proteção possível do airbag só será alcançada se
atuar em conjunto com os cintos de segurança colocados.
O airbag não substitui o cinto de segurança, mas é uma parte integrante
do conceito de segurança passiva do veículo.
Para que os ocupantes do veículo sejam protegidos com a máxima eficá-
cia em caso de disparo dos airbags, os bancos dianteiros devem estar corre-
tamente ajustados de acordo com a estatura do ocupante » Página 9, Sen-
tar de forma correta e segura.
Caso não tenha colocado os cintos de segurança durante a viagem, se te-
nha inclinado demasiado para a frente ou esteja, de qualquer forma, senta-
do numa posição incorreta, o risco de ferimentos é mais elevado em caso
de acidente.
ATENÇÃO
Indicações para a utilização do sistema de airbags
Em caso de avaria, o sistema de airbags deve ser imediatamente verifica-
do numa oficina especializada. Caso contrário, existe o perigo de que os air-
bags não disparem em caso de acidente.
As peças do sistema de airbags não devem ser modificadas.
Todas as intervenções a efetuar no sistema de airbags, bem como a mon-
tagem e desmontagem de peças do sistema devido a outros trabalhos de
reparação (p. ex., extração do volante), só devem ser realizadas numa ofici-
na especializada.
ATENÇÃO (Continuação)
Nunca efetuar modificações no para-choques dianteiro ou na carroçaria.
Não manipular as diversas peças do sistema de airbags, pois daí poderia
resultar o disparo de airbags.
Se o airbag tiver disparado, o sistema de airbags deverá ser substituído.
Descrição do sistema
Leia e observe primeiro na página 15.
A insuflação do airbag realiza-se numa fração de segundo.
Quando os airbags são disparados, estes enchem-se com gás e são desdobra-
dos.
À medida que o airbag é insuflado, liberta-se um gás inofensivo branco acin-
zentado ou vermelho. Este fato é absolutamente normal e não significa ne-
nhum incêndio no veículo.
O sistema de airbags é constituído pelas seguintes partes (consoante o
equipamento do veículo).
Airbag frontal para o condutor e o passageiro dianteiro » Página 16.
Airbag de joelho para o condutor » Página 17.
Airbags laterais » Página 18.
Airbags de cabeça » Página 19.
Luz de controlo dos airbags no painel de instrumentos » Página 38.
Interruptor da chave para o airbag frontal do passageiro dianteiro » Pági-
na 20.
Luz de controlo para o passageiro dianteiro na parte central do painel de bor-
do » Página 20.
Disparo do airbag
Leia e observe primeiro na página 15.
O sistema de airbags só está operacional se a ignição estiver ligada.
Condições do disparo
As condições de disparo do sistema de airbags, aplicáveis a cada situação, não
podem ser generalizadas. Um papel importante desempenham, por exemplo,
fatores como a consistência do objeto contra o qual o veículo embate (du-
ro/macio), o ângulo de embate, a velocidade do veículo, etc.
15
Sistema de airbags
Decisivo para o disparo dos airbags é a curva de desaceleração. Se a desacele-
ração do veículo ocorrida e medida durante a colisão for inferior aos valores de
referência memorizados no calculador, os airbags não disparam ainda que o
veículo sofra uma forte deformação devido ao acidente.
Em caso de colisões frontais violentas dá-se o disparo dos seguintes airbags.
Airbag frontal do condutor.
Airbag frontal do passageiro dianteiro.
Airbag de joelho para o condutor.
Em caso de colisões laterais violentas dá-se o disparo dos seguintes airbags.
Airbag lateral dianteiro do lado do acidente.
Airbag lateral traseiro do lado do acidente.
Airbag de cabeça do lado do acidente.
Quando um airbag dispara, ocorrem os seguintes eventos.
A luz interior acende-se (se a operação automática da luz interior estiver ati-
vada - Interruptor
).
As luzes de emergência são ligados.
Todas as portas são destrancadas.
Verifica-se o corte da chegada de combustível ao motor.
Quando não há disparo do airbag?
Em caso de colisões frontais e laterais, colisões traseiras ou capotamentos do
veículo ligeiros, o airbag não dispara.
Visão geral dos airbags
Introdução ao tema
Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:
Airbags frontais
16
Airbag de joelho para o condutor 17
Airbags laterais 18
Airbags de cabeça 19
Airbags frontais
Fig. 8 Localizações dos airbags / airbags insuflados com gás
Fig. 9
Distância segura para o volante
Os airbags frontais proporciona uma proteção adicional para a área da cabeça e
do tórax do condutor e do passageiro dianteiro, no caso de colisões frontais de
maior gravidade.
O airbag frontal do condutor está localizado no volante, o airbag frontal do
passageiro está localizado no painel de instrumentos por cima do porta-luvas
» Fig. 8 -
.
Sendo acionados os airbags, estes são desdobrados diante do condutor e do
passageiro dianteiro » Fig. 8 -
. Ao mergulhar no airbag totalmente insuflado,
o movimento para a frente do condutor e do passageiro dianteiro é amorteci-
do, o que reduz o risco de ferimentos na cabeça e na parte superior do corpo.
16
Segurança
ATENÇÃO
Indicações para posição sentada correta
Para o condutor e passageiro dianteiro é importante, manter uma distân-
cia mínima de 25 cm para o volante ou para o painel de bordo
A
» Fig. 9. Se
não respeitar esta distância mínima, o sistema de airbags não o poderá pro-
teger - Perigo de vida! Além disso, os bancos dianteiros e os encostos de
cabeça devem estar sempre ajustados de acordo com a estatura do ocu-
pante.
Ao disparar, o airbag exerce grandes forças que, se o ocupante do banco
estiver mal sentado ou sentado numa posição incorreta, podem provocar
ferimentos.
Entre os passageiros dianteiros e o campo de ação do airbag não devem
encontrar-se pessoas, animais ou objetos.
ATENÇÃO
Airbag frontal e transporte de crianças
Nunca transporte uma criança no banco dianteiro do veículo sem equipa-
mento de segurança. Se os airbags dispararem em caso de acidente, as cri-
anças podem sofrer ferimentos graves ou mesmo mortais!
Em caso de utilização de uma cadeira de criança no banco do passageiro
dianteiro, na qual a criança é transportada com as costas viradas para a di-
anteira do veículo, é imprescindível desativar o airbag frontal do passageiro
dianteiro » Página 20, Desativação dos airbags. Caso contrário, a criança
pode sofrer ferimentos graves ou mesmo mortais, se o airbag frontal do
passageiro dianteiro disparar.
ATENÇÃO
Indicações gerais
O volante e a superfície do módulo do airbag, no painel de bordo do lado
do passageiro dianteiro, não devem ser colados, cobertos ou modificados
de qualquer outra forma. Estas peças só devem ser limpas com um pano
seco ou humedecido com água. Nas coberturas dos módulos do airbag ou
nas suas proximidades não pode estar nada montado (p. ex., porta-copos,
suportes de telemóveis, e semelhante).
Nunca colocar objetos sobre a superfície do módulo do airbag do passa-
geiro dianteiro, no painel de bordo.
Aviso
Nos veículos com airbag frontal do condutor encontra-se no volante a inscri-
ção .
Em veículos equipados com airbag frontal do passageiro, está localizada no
painel de instrumentos do lado do passageiro, a inscrição

.
Airbag de joelho para o condutor
Fig. 10 Localização do airbag / airbag insuflado com gás / distância de se-
gurança das pernas para o painel de instrumentos
O airbag de joelho para o condutor oferece uma proteção suficiente das pernas
do condutor.
O airbag do joelho para o condutor
A
está instalado na parte inferior do painel
de bordo, sob a coluna de direção » Fig. 10.
Ao mergulhar no airbag totalmente insuflado
B
- o movimento para a frente
do corpo é amortecido e reduzido o risco de ferimentos para as pernas do con-
dutor.
17
Sistema de airbags
ATENÇÃO
Regular longitudinalmente o banco do condutor, de modo a que a distân-
cia das pernas
C
até ao painel de bordo na zona do airbag de joelho seja
de pelo menos 10 cm » Fig. 10. Se não for possível cumprir esta condição
por motivos de altura, dirija-se a uma oficina especializada.
A superfície do módulo do airbag na parte inferior do painel de bordo, sob
a coluna de direção, não deve ser colada, coberta ou modificada de qual-
quer outra forma. Esta peça só deve ser limpa com um pano seco ou hume-
decido com água. Na cobertura do módulo do airbag ou nas suas proximida-
des não pode estar nada montado.
Não fixar objetos volumosos e pesados (molho de chaves, etc.) na chave
de ignição. Com o disparo do airbag de joelho poderiam ser projetados e
provocar ferimentos.
Aviso
Em veículos com airbag de joelho para o condutor está localizado no lado do
painel de instrumentos do lado do condutor um pictograma com a inscrição

.
Airbags laterais
Fig. 11 Localizações dos airbags: no banco dianteiro / traseiro
Fig. 12
Airbags insuflados com gás
Os airbags laterais proporcionam uma proteção adicional à parte superior do
corpo (tórax, abdómen e bacia) dos ocupantes do veículo em caso de colisão
lateral violenta.
Os airbags laterais dianteiros estão integrados nos estofos dos encostos dos
bancos dianteiros » Fig. 11 -
.
Os airbags laterais traseiros estão instalados entre a zona de entrada e o en-
costo do banco traseiro » Fig. 11 -
.
Ao mergulhar no airbag totalmente insuflado » Fig. 12 a pressão dos ocupantes
é amortecida e reduzido o risco de ferimentos em toda a zona superior do cor-
po (tórax, abdómen e bacia) no lado voltado para a porta.
ATENÇÃO
Indicações para posição sentada correta
A sua cabeça nunca deve encontrar-se na zona de enchimento do airbag
lateral. Em caso de acidente, poderia sofrer ferimentos graves. Isto aplica-
-se especialmente quando as crianças são transportadas sem uma cadeira
apropriada » Página 23, Segurança de crianças e airbag lateral.
Entre as pessoas e o campo de ação do airbag não devem encontrar-se
outras pessoas, animais ou objetos. Não devem ser montados acessórios
nas portas, tais como suportes para bebidas.
Se as crianças não estiverem devidamente sentadas durante a viagem, o
risco de ferimentos é mais elevado em caso de acidente. Isso pode ter co-
mo resultado ferimentos graves » Página 21, Cadeira de criança.
18
Segurança
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