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14. VIDA ÚTIL E ELIMINAÇÃO
14.1. Vida útil do produto
Os motores são equipados com rolamentos de esferas isentos de manutenção e com lubrificação permanente. Em condições nor-
mais de operação, a vida útil esperada é de aproximadamente 30.000 horas de operação.
A informação dada aqui depende fortemente do respetivo campo de aplicação e das condições ambientais. Recomendamos a subs-
tituição desses aparelhos após aproximadamente 30.000 horas de operação ou após 5 anos.
14.2. Desmantelamento e eliminação
Durante a desmontagem, são colocadas a descoberto peças sob tensão que, quando tocadas, provocam
choque elétrico. Antes de desmontar, é necessário desligar o ventilador em todos os polos da rede e tomar
as medidas adequadas para impedir a sua ligação!
As peças e componentes do aparelho que atingiram o seu tempo de vida útil, por exemplo, devido a desgaste, corrosão, esforço me-
cânico, fadiga e/ou qualquer outro efeito não imediatamente reconhecível, devem ser eliminados correta e adequadamente após a
desmontagem, de acordo com as leis e normas nacionais e internacionais. O mesmo se aplica ao uso de substâncias auxiliares como
óleos e massas ou outras substâncias. A reutilização consciente ou inconsciente de componentes usados, tais como, impulsores,
rolamentos, motores. etc. pode representar um risco para as pessoas, o ambiente, bem como para máquinas e equipamentos. Os
regulamentos operacionais locais aplicáveis devem ser observados e aplicados.
14.3. Peças de reposição (motor + impulsor)
Só podem ser usadas peças de reposição originais.
A reparação só pode ser realizada por profissionais que tenham a respetiva formação e autorização.
15. LOCALIZAÇÃO E RESOLUÇÃO DE FALHAS
Avaria Causa possível Métodos de solução
■Ventilador não
arranca
■Nenhuma alimentação elétrica ■Verificar alimentação elétrica/ conexões
■O impulsor não gira livremente ■Verificar as causas e, se possível, eliminar. Se não for
possível, entre em contacto com o fornecedor.
■Motor sobreaqueci-
do/Proteção térmica
está ligada
■Avaria do rolamento de esferas ■Entre em contacto com o fornecedor
■Temperatura de operação muito alta ■Observe os dados na placa de identificação
■O fluxo de ar é muito baixo, o motor não
consegue arrefecer
■Veja a falha “Fluxo de ar baixo”
■Ruídos/vibrações
incomuns
■Depósitos de sujidade no impulsor ■Ver capítulo sobre manutenção e limpeza
■Desequilíbrio do impulsor ■Entre em contacto com o fornecedor
■A ligação ao tubo/canal de sucção ou de
sopro causa vibrações/oscilações
■Instalar o ventilador com isolamento das vibrações
■Parafusos de fixação soltos ■Reapertar os parafusos
■Avaria do rolamento de esferas ■Entre em contacto com o fornecedor
■Pá de impulsor solta ■Entre em contacto com o fornecedor
■Fluxo de ar baixo ■O impulsor funciona na direção errada (dire-
ção errada do transporte de ar)
■Observar a marcação no aparelho/ placa de identifi-
cação. Verificar as ligações elétricas
■Elevadas perdas de pressão na instalação ■Melhorar a configuração da tubulação ou selecionar
um ventilador mais potente
■As abas de refluxo não estão de todo ou
estão apenas parcialmente abertas
■Verificar acionamento/posição de montagem da aba
de refluxo
■Sucção entupida ■Remover o bloqueio / Limpar a grade de proteção
■Regulação da velocidade configurada incorre-
tamente/ conectada incorretamente
■Verificar as configurações/ dispositivo de comutação
e, possivelmente, reajustar/ reconectar