4 Avisos de funcionamento
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Dado que para a simulação de ambientes acúsitcos são necessárias operações de cálculo
muito complicadas, há uma demora de 1 segundo durante o processo de comutação.
1. Coloque o botão MODE (9) para a posição "IVA-PHONES".
2. Gire o botão SURROUND (7) para a posição "AUTO".
O LED STEREO (8) apaga-se.
Os sinais no formato Pro-logic ativam automaticamente o decodificador Dolby Surround
Pro-logic e o LED PRO LOGIC acende-se.
Os sinais no formato Dolby Digital ativam automaticamente o decodificador Dolby Digital
e em vez do LED PRO LOGIC se acende o LED DOLBY DIGITAL.
As simulações de ambientes acústicos "CLUB", "HALL" e "STADIUM" não estão dis-
poníveis neste modo. (Se ajustar o botão SURROUND em "CLUB", "HALL" ou
"STADIUM", embora haja um sinal Dolby Digital na entrada, o sinal de saída será colo-
cado em mudo e o LED INPUT (4) começará a piscar em cor vermelha.)
3. Selecione a curva de ouvido apropriada.
Inicie, posicionando o botão EARS (10) em "N" (curva de ouvido padrão). Experimente
com as outras 6 curvas de ouvido para encontrar a curva que lhe oferece a imitação mais
natural de som tridimensional. (Provavelmente verifica que nem sempre é a mesma curva
de ouvido!)
4. Selecione com o botão SOUND (11) a melhor característica de som.
Em cada uma das quatro posições do botão ("NORM", "MUSIC", "VOICE", "MOVIE")
pode alterar a distância entre os alto-falantes simulados através do IVA em três níveis
(estreita, média, ampla).
Para aumentar a distância virtual ("largura da base estéreo") entre dois alto-falantes muito
próximos um ao outro (por exemplo alto-falantes de computadores, monitores de campo
acústico próximo),
1. Posicione o botão MODE (9) em "VMAx".
O LED VMAx acende-se.
2. Gire o botão SURROUND (7) para a posição "OFF" para uma reprodução de estéreo ou
em "CLUB", "HALL" ou "STADIUM" para uma reprodução de estéreo com simulação de
ambiente acústico.
O LED STEREO (8) acende-se.
3. Posicione o botão SOUND (11) conforme o ângulo básico entre os seus alto-falantes (A)
em "estreito" (<10°), "médio" (ca. 20°) ou "amplo" (>30°). O processador VMAx simula em
cada destas posições um par de alto-falantes virtuais (B) com um ângulo básico de 60º.
Repare que o botão SOUND (11) neste modo altera só a distância virtual dos alto-
falantes, mas não a característica do som.
Quando pretende aproveitar programas de vídeo ou TV codificados com Pro-Logic ou Dolby
Digital com o seu par de alto-falantes existentes,
1. Coloque o botão MODE (9) para a posição "VMAx".
2. Gire o botão SURROUND (7) para a posição "AUTO".
O LED STEREO (8) apaga-se.
Os sinais no formato Pro-Logic ativam automaticamente o decodificador Dolby Surround
Pro-Logic e o LED PRO LOGIC acende-se.
Os sinais no formato Dolby Digital ativam automaticamente o decodificador Dolby Digital
e em vez do LED PRO LOGIC se acende o LED DOLBY DIGITAL.
As simulações de ambientes acústicos "CLUB" , "HALL" e "STADIUM" não estão dis-
poníveis neste modo. (Se ajustar o botão SURROUND em "CLUB" , "HALL" ou
"STADIUM", embora haja um sinal Dolby Digital na entrada, o sinal de saída será colo-
cado em mudo e o LED INPUT (4) começará a piscar em cor vermelha.)
3. Ajuste com o botão SOUND (11) a distância entre os alto-falantes simulados. Pode sel-
ecionar entre três posições (estreita - médio - ampla).
Repare que o botão SOUND (11) neste modo altera só a distância virtual dos alto-falan-
tes, mas não a característica do som.
Quando pretende adaptar o HEARO 999 AUDIOSPHERE com a maior exatidão possível ao
seu ouvido, pode baixar dois sinais de teste no formato WAV ou MP3 na homepage da AKG
http://www.akg-acoustics.com/english/headphones/hearo999/ear-func.htm. O primeiro sinal
"aplauso" serve para pré-selecionar. O segundo sinal "violão acústico solo" é um puro sinal
mono (o sinal é idêntico nos canais esquerdo e direito) para o ajuste fino.
Pode também usar aplausos e um sinal mono com muitos impulsos (violão acústico solo) de
uma portadora de som existente.
1. Posicione o botão MODE (9) em "DIRECT".
2. Gire o botão SOUND (11) para uma das três posições "MUSIC".
3. Inicie o sinal de teste "aplauso".
Observação:
4.3.3 Dolby Surround e
Dolby Digital
4.4 Funcionamento
com alto-falantes
Conexões veja capítulo
3.2.1 e fig. 5.
Ângulo básico veja fig. 7.
4.4.1 Dolby Surround e
Dolby Digital
Veja fig. 8.
4.5 Sinais de teste para
escolher a curva de
ouvido
Pré-seleção