Roteador Linksys Conectando o roteador Linksys à Internet
2
Modelos: E1000, E2100L, E2000, E3000
Meu computador sem fio estava conectado ao roteador, por que agora não consigo mais estabelecer uma conexão?
Se você já conectou o computador sem fio ao roteador e agora não consegue mais estabelecer uma conexão, veja algumas
sugestões para tentar resolver o problema:
• Verifique se os computadores cabeados têm acesso à Internet. Se os computadores cabeados NÃO estiverem on-line,
consulte a pergunta anterior, “O roteador não se conecta à Internet. O que fazer para resolver isso?” na página 1.
Se preferir, execute as seguintes etapas:
• Confirme se houve alteração no nome ou na senha do roteador. Se sim, insira a Easy Setup Key no computador que você
está tentando conectar para atualizar as configurações de nome e senha.
Se a Easy Setup Key não estiver atualizada com as novas configurações, abra o Cisco Connect, clique em Configurações
do roteador e, em seguida, clique em Atualiza ou criar chave para atualizá-lo. Na seqüência, insira a Easy Setup Key
atualizada no computador que você está tentando conectar. Ele atualizará as configurações de nome e senha e conectará
o computador ao roteador.
• Se você fazendo uma conexão sem fio, leve o computador para mais perto do roteador a fim de garantir que ele esteja
dentro da área de alcance para se conectar. Se ele estiver muito distante ou se houver outros dispositivos nas redondezas,
como um telefone sem fio, microondas ou babá eletrônica, o sinal pode ser interrompido.
• Desligue o roteador, aguarde 30 segundos e ligue-o novamente. Espere até as luzes acenderem e piscarem e tente
novamente estabelecer uma conexão com a Internet.
• Confirme se o adaptador interno de conexão sem fio do computador está ativado. A maioria dos laptops possui um botão
que ativa e desativa o recurso de conexão sem fio. Isso não se aplica se você comprou um adaptador externo para conexão
sem fio. Consulte a documentação ou a ajuda on-line do computador se não souber ao certo onde fica esse botão.
Se você possui um Macintosh, confirme se o ícone de status AirPort aparece na barra de menus e se ele está ativado. Consulte
a documentação ou a ajuda on-line do computador se precisar de ajuda para ativar o recurso AirPort.
Eu sei que o roteador foi configurado; por que não consigo localizar minha rede sem fio?
• Confirme se o adaptador interno de conexão sem fio do computador está ativado. A maioria dos laptops possui um botão
que ativa e desativa o recurso de conexão sem fio. Isso não se aplica se você comprou um adaptador externo para conexão
sem fio. Consulte a documentação ou a ajuda on-line do computador se não souber ao certo onde fica esse botão.
Se você possui um Macintosh, confirme se o ícone de status AirPort aparece na barra de menus e se ele está ativado. Consulte
a documentação ou a ajuda on-line do computador se precisar de ajuda para ativar o recurso AirPort.
• Verifique se o computador está dentro da área de alcance da conexão sem fio do roteador. Se eles estivem muito distantes,
o sinal pode estar fraco.
O que acontece se eu me conectar a mais de uma rede?
Não será possível conectar-se ao roteador Linksys se o seu computador já estiver conectado a outro roteador (outra rede). Se o
seu computador estiver conectado a outro roteador, desconecte o cabo entre o roteador e o computador. Em seguida, clique
em Avançar na Configuração do roteador para prosseguir.
Por que eu vejo dois nomes de rede ao me conectar ao roteador Linksys?
O roteador Linksys disponibiliza duas redes seguras separadas para sua casa. Uma é a rede principal que você deve usar para
conectar computadores e dispositivos da sua casa, a outra é uma rede Convidado que seus amigos e familiares podem usar
ao visitá-lo. Sempre que suas visitas quiserem acessar a Internet na sua casa, você pode fornecer o nome e a senha da rede de
Convidado, assim eles podem usar a Internet sem conseguir acessar seus computadores e dados pessoais.
Como desativar o utilitário de conexão sem fio?
O roteador precisa que as conexões sem fio sejam gerenciadas pelo Gerenciador de conexões de rede sem fio do Microsoft
Windows. Alguns laptops e computadores são fornecidos com outros gerenciadores de conexão. Nesse caso, desative, ou
desligue, o outro gerenciador de conexão sem fio e ative o Gerenciador de conexões de rede sem fio do Microsoft Windows.
1. Desative o gerenciador de conexões de rede sem fio atual. Para isso, basta clicar com botão direito do mouse no ícone
respectivo localizado na barra de tarefas. Se você não conseguir encontrar esse ícone, consulte a documentação do
computador para obter detalhes sobre como desativar o gerenciador de conexões de rede sem fio padrão.
2. Ative o Gerenciador de conexões de rede sem fio do Windows. Para isso, clique no ícone Windows Wireless na barra de tarefas
para abrir a caixa de diálogo “Conexão de rede sem fio”.