3
PT
Sistema de ar condicionado monobloco Explicação dos símbolos einstruções de segurança
• A instalação deve cumprir com todos os códigos
nacionais ou locais aplicáveis, incluindo as últimas
edições das seguintes normas:
– American Boat and Yacht Council (ABYC)
– ANSI/NFPA70, National Electrical Code (NEC)
1.4 Mensagens gerais de segurança
ADVERTÊNCIA: PERIGO DE MONÓXIDO DE
CARBONO Não obedecer os seguintes avisos
pode resultar em danos à propriedade,
lesões graves ou morte:
• Não instale ou opere um ar-condicionado monobloco
no porão ou na casa de máquinas ou perto de um
motor de combustão interna. Certifique-se de que
olocal selecionado está vedado de acesso direto
devapores ao porão e/ou à casa de máquinas.
• Verifique se a linha do dreno de condensação está
adequadamente instalada e vedada. Não termine a linha
do dreno de condensação a menos de 3pés. (0,91 m)
de qualquer saída de um sistema de exaustão de um
motor ou gerador, em um compartimento que contém
um motor ou gerador ou em um porão, amenos que
o dreno esteja conectado adequadamente a uma
bomba vedada de condensação ou do reservatório de
um chuveiro. Se a linha do dreno não estiver instalado
de forma adequada, fumaça perigosa pode subir pela
linha do dreno e contaminar os quartos.
• Não instale a unidade de ar-condicionado em um
local no qual ele possa emitir monóxido de carbono,
vapores de combustível ou outras fumaças nocivas
nos espaços de convivência do barco.
ADVERTÊNCIA: PERIGO DE CHOQUE ELÉTRICO,
FOGO E/OU EXPLOSÃO.
Este aparelho não é destinado a ser usado por
pessoas (incluindo crianças) com capacidades
físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou falta
deexperiência e conhecimento, a menos que eles
tenham sido supervisionados ou instruídos no que
diz respeito ao uso do aparelho por uma pessoa
responsável pela sua segurança. As crianças devem
ser supervisionadas para garantir que elas não
brinquem com o aparelho. Limpeza e manutenção
não devem ser feitas por crianças sem supervisão.
Este aparelho não deve estar acessível ao público
geral. Não seguir essas precauções pode resultar
em morte ou ferimento grave.
ADVERTÊNCIA: PERIGO DE EXPLOSÃO.
Não instale a unidade de ar-condicionado em um
local que contenha motores a gasolina, tanques,
cilindros de LPG/CPG. reguladores, válvulas ou
encaixes de linha de combustível. A menos que
a etiqueta instrua de forma diferente, unidades
monobloco não atendem exigências federais para
proteção contra ignição. Não obedecer os seguintes
avisos pode resultar em danos àpropriedade, lesões
graves ou morte.
ADVERTÊNCIA: PERIGO DE CHOQUE ELÉTRICO.
Nãoobedecer os avisos a seguir pode resultar
em lesões graves ou morte:
• Certifique-se de aterrar eficientemente a unidade de
ar-condicionado para minimizar o perigo de choque
elétrico. Consulte as orientações de instalação para
mais informações.
• Cada unidade de ar-condicionado exige um disjuntor
dedicado. Se houver apenas uma unidade de
ar-condicionado instalada, a bomba de água do mar
não demanda um disjuntor. Se duas ou mais unidades
de ar-condicionado usarem a mesma bomba de água
do mar, a fiação da bomba será conectada a um painel
de relé de bomba (PRP), oque, por sua vez, temseu
próprio disjuntor dedicado dimensionado para
abomba (máx. 20 A). Consulte o diagrama de fiação
fornecido com o PRP. Conexões elétricas no porão
e/ou abaixo do nível da água devem usar emenda
detopo do tipo termoretrátil.
• Esquemas de fiação de campo devem cumprir os
códigos elétricos ABYC. A energia para a unidade
deve estar dentro da faixa de voltagem de operação
indicada na placa de dados. Fusíveis adequadamente
dimensionados ou disjuntores HACR devem ser
instalados para proteção do circuito. Consulte a placa
de dados para o tamanho máximo do fusível/disjuntor
(mfs) e a capacidade mínima do circuito (mca).
AVISO: Este aparelho contém gases de efeito estufa
fluorados em equipamento hermeticamente fechado.
Consulte a placa de dados de produto da unidade
de condensamento para a quantidade de refrigerante
mostrada em peso e GWP. O refrigerante adicionado
deve ser anotado no rótulo da unidade.
I
O triac PRP deve ter seu parafuso de montagem
instalado para dissipar calor.