Shimano MU-UR500 Dealer's Manual

Tipo
Dealer's Manual
(Portuguese)
DM-CASG003-02
Nexus
SG-C7050-5V
SG-C7050-5R
SG-C7050-5D
SG-C7050-5C
SM-C7050
CS-C7000
MU-UR500
Manual do Revendedor
ESTRADA MTB Trekking
City Touring/
Comfort Bike
URBAN SPOR
T E-BIKE
2
ÍNDICE
AVISO IMPORTANTE .............................................................................................3
PARA GARANTIR A SEGURANÇA .........................................................................4
LISTA DE FERRAMENTAS A USAR ......................................................................11
INSTALAÇÃO .......................................................................................................13
Instalação do motor no cubo ....................................................................................................................14
Instalação do rotor do freio a disco ..........................................................................................................17
Instalação do cubo no quadro ...................................................................................................................17
CONEXÃO DOS FIOS ELÉTRICOS ........................................................................22
Conexão à unidade do motor ...................................................................................................................22
MANUTENÇÃO ....................................................................................................26
Regular o motor (conexão e comunicação com PC) .................................................................................26
Regular o motor
(ligação e comunicação com smartphone ou tablet)
............................................................................... 28
Manutenção do óleo do conjunto interno (Kit de manutenção do óleo: Y00298010) .........................30
AVISO IMPORTANTE
3
AVISO IMPORTANTE
Este manual do revendedor destina-se principalmente a ser utilizado por mecânicos de bicicleta profissionais.
Os utilizadores que não possuam formação profissional para montagem de bicicletas não devem tentar instalar os componentes utilizando os manuais
derevendedor.
Se qualquer parte da informação fornecida no manual não for clara, não continue com a instalação. Em vez disso, contacte o seu local de compra ou um
revendedor de bicicletas local para assistência.
Certifique-se de que lê todos os manuais de instruções fornecidos com o produto.
Não desmonte nem modifique o produto para além do referido nas informações fornecidas neste manual do revendedor.
Todos os manuais e documentos técnicos podem ser acessados on-line em https://si.shimano.com.
Para clientes sem acesso fácil à internet, entre em contato com o distribuidor SHIMANO ou com qualquer um dos escritórios SHIMANO para obter uma
cópia impressa do Manual do Usuário.
Respeite as regras e as regulamentações apropriadas do país, estado ou região em que conduz o seu negócio como revendedor.
A palavra Bluetooth
®
e os logotipos são marcas registradas de propriedade de Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso dessas marcas pela SHIMANO INC.
éfeito sob licença.
Outras marcas comerciais e nomes comerciais são dos seus respectivos proprietários.
Por razões de segurança, certifique-se de que lê atentamente este manual do revendedor antes da utilização e siga-o para
uma utilização correta.
As instruções que se seguem devem ser sempre observadas para prevenir ferimentos pessoais e danos físicos no equipamento ezonaenvolvente.
As instruções estão classificadas de acordo com o grau de perigo ou danos que podem ser causados se o produto for usado incorretamente.
PERIGO
O não cumprimento das instruções irá resultar em morte ou ferimentos graves.
AVISO
O não cumprimento das instruções poderá resultar em morte ou ferimentos graves.
CUIDADO
O não cumprimento das instruções poderá provocar ferimentos pessoais ou danos físicos no equipamento e na zona envolvente.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
4
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
AVISO
Certifique-se de seguir as instruções fornecidas nos manuais ao instalar o produto.
Recomenda-se apenas a utilização de peças originais SHIMANO. Se peças, como parafusos e porcas, ficarem soltas ou danificadas, a bicicleta poderá
tombar repentinamente, o que poderá provocar ferimentos graves.
Além disso, se os apertos não forem corretamente realizados, poderão ocorrer problemas e a bicicleta pode desintegrar-se repentinamente, o que
poderá provocar ferimentos graves.
Certifique-se de utilizar óculos de proteção ao realizar trabalhos de manutenção, tais como a substituição de peças.
Certifique-se de que também informa os utilizadores do seguinte:
Os intervalos entre manutenções dependem do uso e das condições de utilização. Limpe regularmente a corrente utilizando um líquido de limpeza de
correntes adequado. Nunca use solventes de base alcalina ou ácida, tais como produtos anti-ferrugem. Se esses solventes forem utilizados, a corrente
pode quebrar-se, podendo provocar ferimentos graves.
Verifique se as rodas estão corretamente presas antes de utilizar a bicicleta. Se as rodas estiverem de alguma forma soltas, elas poderão escapar da
bicicleta e provocar ferimentos graves.
Verifique se a corrente se encontra danificada (deformação ou fissura), salta do local apropriado ou apresenta qualquer outra anomalia, tal como a
mudança não intencional de mudanças. Se detectar qualquer problema, dirija-se a um revendedor ou agente. A corrente pode quebrar e pode
provocar uma queda.
Freio
Cada bicicleta pode comportar-se de forma diferente dependendo do modelo.
Por isso, aprenda a dominar a técnica de frenagem adequada (incluindo a pressão sobre o manete do freio e as características de controle da bicicleta)
e como a bicicleta funciona. A utilização indevida do sistema de freio de sua bicicleta poderá resultar na perda de controle ou em uma queda, o que
poderá causar ferimentos graves. Para uma utilização adequada, consulte um revendedor de bicicletas profissional ou o manual do proprietário da
bicicleta. Também é importante praticar as técnicas de ciclismo e de frenagem, etc.
Se o travão dianteiro for acionado com demasiada força, a roda pode bloquear e a bicicleta pode cair para a frente, situação que pode provocar
ferimentos graves.
Certifique-se sempre de que os freios dianteiro e traseiro funcionem corretamente antes de utilizar a bicicleta.
A distância de travagem necessária será maior quando em tempo de chuva. Reduza a sua velocidade e acione os travões de forma antecipada e suave.
Se a superfície da estrada estiver molhada, os pneus irão escorregar mais facilmente. Se os pneus escorregarem, você poderá cair da bicicleta. Para evitar
esta situação, reduza a velocidade e acione os freios de forma antecipada e suave.
Para Instalação na Bicicleta e Manutenção:
Ao instalar o cubo no quadro, certifique-se de instalar as arruelas de retenção corretas nos lados esquerdo e direito, e aperte com firmeza as porcas
docubo com os torques especificados. Se a arruela de retenção apenas for instalada num dos lados ou se a porca não for corretamente apertada,
aarruela de retenção pode sair, fazendo com que o eixo do cubo e o motor rodem, o que por sua vez pode fazer com que o fio elétrico se desligue ou
danifique o motor.
Instale uma roda com enraiamento 3x ou 4x. Não aplique um enraiamento radial à roda.
Caso contrário, os raios ou a roda poderão ficar danificados ou poderão ser emitidos ruídos durante a frenagem.
Travão de disco
Certifique-se de manter os dedos afastados do rotor giratório do freio a disco. O rotor do freio a disco é
suficientemente afiado para provocar ferimentos graves nos seus dedos, se estes ficarem presos nas aberturas do rotor
do freio a disco em movimento.
As pinças e o rotor do freio a disco ficam quentes quando os freios são acionados, pelo que você não deverá tocá-los ao andar ou imediatamente após
descer da bicicleta. Caso contrário, você poderá sofrer queimaduras.
Tenha cuidado para não deixar entrar óleo ou massa lubrificante no rotor do freio a disco e nas pastilhas de freio. Caso contrário, os freios poderão
não funcionar corretamente.
Se óleo ou massa lubrificante cair nas pastilhas do freio, você deverá consultar um revendedor ou um agente. Caso contrário, os freios poderão não
funcionar corretamente.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
5
Se escutar algum ruído quando aciona o travão, isso pode significar que as pastilhas estão gastas até ao limite
utilizável.
Depois de verificar se a temperatura do sistema de freio desceu o suficiente, verifique se a espessura de cada pastilha
é de 0,5 mm ou mais. Em alternativa, consulte um revendedor ou um agente.
0,5mm2mm
Se o rotor do travão de disco está rachado ou deformado, pare imediatamente de usar os travões e consulte um revendedor ou agente.
Se o rotor do travão de disco ficar gasto até uma espessura de 1,5 mm ou menos, ou se a superfície em alumínio ficar visível, pare imediatamente de
usar os travões e consulte um revendedor ou agente. O rotor do travão de disco pode quebrar e você pode sofrer uma queda da bicicleta.
Freio contrapedal
O freio contrapedal aquecerá quando os freios forem operados; sendo assim, não toque neles enquanto estiver andando de bicicleta ou
imediatamente depois de usá-la. Caso contrário, poderá sofrer queimaduras.
Cubo de travão contrapedal
Quando usar um dropout invertido, use um ajustador de corrente para remover folga em excesso da corrente.
CUIDADO
Certifique-se de que também informa os utilizadores do seguinte:
Travão de disco
Os freios a disco possuem um período de aquecimento, e a força de frenagem aumenta progressivamente à medida que o período de aquecimento
decorre. Assim, tenha sempre em mente esse aumento da força de frenagem ao usar os freios durante o período de aquecimento. O mesmo acontece
quando as pastilhas de travão ou o rotor do disco são substituídos.
Freio contrapedal
A aplicação contínua dos freios ao descer grandes encostas fará com que as peças internas do freio fiquem muito quentes, afetando o desempenho
dafrenagem. Isto também poderá provocar uma redução na quantidade de massa lubrificante no interior do freio, levando a problemas como uma
frenagem demasiado brusca.
Gire a roda e confirme se a força de travagem do travão contrapedal é a correta.
Freio roller brake
Se o freio for utilizado frequentemente, a área ao redor do freio poderá ficar quente. Não
toque na área ao redor do freio por pelo menos 30 minutos depois que terminar de andar de
bicicleta.
Área ao redor do freio
A aplicação contínua dos freios aos descer grandes encostas fará com que as peças internas do freio fiquem muito quentes, afetando o desempenho
de frenagem assim como a redução na quantidade de graxa para freio dentro do freio, levando a problemas como uma frenagem demasiado brusca.
A unidade de freio e a unidade do cubo dianteiro não devem ser desmontadas jamais. Caso sejam desmontadas, elas não funcionarão corretamente.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
6
NOTA
Certifique-se de que também informa os utilizadores do seguinte:
Este é um conector pequeno à prova de água, então, não conecte e desconecte o fio elétrico repetidamente. Isso pode afetar o funcionamento.
Tenha cuidado para não permitir a entrada de água na porta E-TUBE.
Os componentes foram concebidos totalmente à prova de água para suportarem condições de utilização em tempo chuvoso. Contudo, não os coloque
deliberadamente em água.
Não limpe a bicicleta com uma máquina de lavagem a alta pressão. Se entrar água em algum dos componentes, podem surgir problemas de
funcionamento ou oxidação.
Manuseie o produto com cuidado e evite sujeitá-lo a impactos fortes.
Não use diluentes ou substâncias semelhantes para limpar os produtos. Essas substâncias podem danificar as superfícies.
Contate o local de compra para atualizações do software do produto. A informação mais atualizada está disponível no sítio Web da SHIMANO.
Pode trocar de marcha ao mesmo tempo que pedala levemente mas, em raras ocasiões, as linguetas e a catraca dentro do cubo podem provocar
posteriormente algum ruído como parte do funcionamento normal de troca de marchas. Além disso, um som alto pode ser emitido temporariamente
se as marchas estão sendo trocadas ao pedalar com força com E-BIKE etc., mas isso é normal.
O cubo de marchas internas não é completamente à prova de água. Evite usar o cubo em locais onde a água possa penetrar no seu interior e não use
água a alta pressão para limpar o cubo; caso contrário, o mecanismo interno poderá enferrujar.
Não desmonte o cubo. Se você precisar desmontá-lo, contate o local de compra.
Todos os fenômenos que se seguem são devidos à estrutura interna da troca de marchas e não significam uma anomalia nos componentes internos.
Fenômeno
Tipo de cubo
Posições de marcha nas
quais o fenômeno pode
ocorrer
Para freios contrapedal
Para freios roller brake/
V-BRAKE
Ouve-se um ruído quando os pedais giram. × -
T
odas as posições de marcha,
exceto a 1ª
Ocorre ruído quando a bicicleta é empurrada para trás. × ×
Todas as posições de marcha,
exceto a 1ª
O cubo tem um mecanismo incorporado que suporta a troca
de marchas e, quando opera durante a troca de marchas,
ocorrem ruído e vibrações.
× × Todas as posições de marcha
Dependendo da posição da marcha, a troca de marchas pode
parecer diferente.
× × Todas as posições de marcha
Ocorre ruído quando a rotação do pedal é interrompida
durante a condução.
× - Todas as posições de marcha
Os produtos não possuem garantia contra o desgaste e a deterioração normais decorrentes do uso e do envelhecimento.
Dispositivo de conexão ao PC a PC
Conecte o dispositivo de ligação a PC diretamente a um computador sem utilizar um dispositivo intermédio, tal como um hub USB.
Não utilize a bicicleta com o dispositivo de conexão a PC e o cabo conectados a ela.
Não conecte duas ou mais unidades ao mesmo ponto de conexão. Se não respeitar esta advertência, as unidades podem não funcionar corretamente.
Não ligue nem desligue as unidades novamente enquanto o reconhecimento da unidade estiver em curso ou após a conclusão do reconhecimento.
Senão respeitar esta advertência, as unidades podem não funcionar corretamente.
Verifique os procedimentos fornecidos no manual do utilizador para o E-TUBE PROJECT quando ligar e desligar unidades.
O aperto do cabo de conexão ao PC ao PC tenderá a diminuir após conexões e desconexões repetidas. Se tal suceder, substitua o cabo.
Não ligue dois ou mais dispositivos de ligação ao PC ao mesmo tempo. Se forem ligadas duas ou mais unidades do dispositivo de ligação a PC, estas não
funcionarão corretamente. Além disso, o PC pode ter de ser reiniciado se ocorrerem erros operacionais.
Não podem ser usados dispositivos de ligação a PC enquanto o carregador estiver conectado.
Para Instalação na Bicicleta e Manutenção:
Certifique-se de colocar tampões fictícios em quaisquer E-TUBE ports não utilizados.
Certifique-se de utilizar a ferramenta original SHIMANO TL-EW02 para remover os fios elétricos.
Os motores da unidade motora não podem ser reparados.
Contacte a SHIMANO para mais informações sobre o envio do carregador de baterias para a Coreia do Sul e Malásia.
As rodas dentadas devem ser lavadas periodicamente com detergente neutro. Além disso, lavar a corrente com detergente neutro e lubrificá-la pode
ser um meio eficaz para prolongar a vida útil das rodas dentadas e da corrente.
Se começar a ocorrer o salto de corrente, substitua as mudanças e a corrente no revendedor ou na agência.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
7
Cubo de marchas internas
Para manter o produto em bom estado de funcionamento, recomenda-se que solicite ao local de compra ou um distribuidor que realize a
manutenção, como a troca de óleo interno ou a lubrificação depois de 1.000 km a partir da primeira utilização e, então, cerca de uma vez por ano (ou
uma vez a cada 2.000 km se a bicicleta for utilizada com muita frequência). Se a bicicleta for usada em condições desfavoráveis, será necessária
manutenção mais frequente.
Quando realizar a manutenção do óleo, use o óleo de manutenção WB ou o conjunto de óleo de manutenção WB.
Se não usar o óleo de manutenção WB, podem surgir problemas como fugas de óleo e mau funcionamento da comutação de mudanças.
Especificações do travão contrapedal
Se as rodas não giram com suavidade, é necessário substituir ou lubrificar os calços de travão. Consulte o revendedor onde efetuou a compra.
Fios elétricos / Revestimentos do fio elétrico
Prenda os fios elétricos com uma abraçadeira para que estes não interfiram com as coroas, os pinhões ou os pneus.
A força do adesivo é relativamente fraca, para evitar descascar a pintura do quadro ao retirar o revestimento do fio elétrico, como por exemplo,
aosubstituir os fios elétricos. Se o revestimento do fio elétrico descascar, substitua-o por um novo. Quando retirar o revestimento do fio elétrico,
nãooretire com demasiada força. Se isso se verificar, também arrancará a pintura do quadro.
Não retire os fixadores do fio que estão encaixados nos fios elétricos do tipo embutido (EW-SD50-I).
Os fixadores do fio evitam que os fios se movam para o interior do quadro.
O produto real pode diferir da figura uma vez que este manual se destina principalmente a explicar os procedimentos
deutilização do produto.
Para Instalação na Bicicleta e Manutenção:
Notas ao reinstalar e substituir componentes
Quando o produto é novamente montado ou substituído, este é automaticamente reconhecido pelo sistema de modo a possibilitar o seu
funcionamento de acordo com as configurações.
Se o sistema não funcionar após a montagem ou substituição, efetue o procedimento de reinicialização da alimentação do sistema, que se encontra
abaixo, para verificar o funcionamento.
Se a configuração do componente mudar ou se verificar uma avaria, utilizar o software E-TUBE PROJECT para atualizar o firmware de cada
componente para a versão mais recente e realizar um novo teste. Certifique-se igualmente de que a versão do software E-TUBE PROJECT é a mais
recente. Se não utilizar a versão mais recente do software, a compatibilidade do componente ou as funções do produto podem não estar disponíveis.
Especificações do cubo de marchas internas
É recomendado que a coroa dianteira tenha um tamanho do pneu de 28 polegadas ou menor e que seja montada de modo que a relação de
transmissão seja de 1,4 aproximadamente, conforme mostrado na tabela abaixo.
Coroa CS-C7000
34 24
38 27
42 30
Para informações sobre as relações de transmissão que podem ser usadas, verifique a tabela abaixo.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
8
Diâmetro da
roda
24 pol 26 pol 27 pol
CS-C7000 (número
de dentes)
30 27 24 30 27 24 30 27 24
Coroa (número de dentes)
30 - - - - - - - - -
31 - - 1,29 - - 1,29 - - 1,29
32 - - 1,33 - - 1,33 - - 1,33
33 - - 1,38 - - 1,38 - - 1,38
34 - - 1,42 - - 1,42 - - 1,42
35 - 1,30 1,46 - 1,30 1,46 - 1,30 1,46
36 - 1,33 1,50 - 1,33 1,50 - 1,33 1,50*
37 - 1,37 1,54 - 1,37 1,54* - 1,37 1,54*
38 1,27 1,41 1,58 1,27 1,41 1,58* 1,27 1,41 -
39 1,30 1,44 1,63 1,30 1,44 - 1,30 1,44 -
40 1,33 1,48 1,67* 1,33 1,48 - 1,33 1,48* -
41 1,37 1,52 1,71* 1,37 1,52 - 1,37 1,52* -
42 1,40 1,56 1,75* 1,40 1,56* - 1,40 1,56* -
43 1,43 1,59 - 1,43 1,59* - 1,43 - -
44 1,47 1,63 - 1,47 - - 1,47 - -
45 1,50 1,67* - 1,50 - - 1,50* - -
Diâmetro da
roda
700C 28 pol
CS-C7000 (número
de dentes)
30 27 24 30 27 24
Coroa (número de dentes)
30 - - - - - -
31 - - 1,29 - - 1,29
32 - - 1,33 - - 1,33
33 - - 1,38 - - 1,38
34 - - 1,42 - - 1,42
35 - 1,30 1,46* - 1,30 1,46*
36 - 1,33 1,50* - 1,33 1,50*
37 - 1,37 - - 1,37 -
38 1,27 1,41 - 1,27 1,41 -
39 1,30 1,44* - 1,30 1,44* -
40 1,33 1,48* - 1,33 1,48* -
41 1,37 1,52* - 1,37 - -
42 1,40 - - 1,40 - -
43 1,43 - - 1,43* - -
44 1,47* - - 1,47* - -
45 1,50* - - 1,50* - -
* Podem ser usados, exceto em conjunto com as especificações do freio contrapedal.
-: Não podem ser usados
Especificações do travão contrapedal
Use uma roda com enraiamento de 3x ou 4x. Não podem ser utilizadas rodas com enraiamento radial. Caso contrário, os raios ou a roda poderão ficar
danificados ou poderão ser emitidos ruídos durante a frenagem.
Se a roda ficar dura ou rodar com dificuldade, deve substituir as pastilhas do freio ou lubrificá-la com massa lubrificante.
Use somente a massa lubrificante especificada para a sapata de freio e, ao usar um kit de lubrificação, retire a sapata de freio para evitar contato com
o óleo.
PARA GARANTIR A SEGURANÇA
9
Certifique-se de que também informa os utilizadores do seguinte:
Conexão e comunicação com o PC
Podem ser usados dispositivos de ligação a PC para conectar um PC à bicicleta (sistema ou componentes), e o software E-TUBE PROJECT pode ser usado
para realizar tarefas, como personalizar componentes individuais ou o sistema inteiro, assim como atualizar o firmware.
Se as suas versões de software e firmware do E-TUBE PROJECT para cada componente não estiverem atualizadas, poderão ocorrer problemas de
funcionamento da bicicleta. Verifique a versão de software e atualize-a para a mais recente.
Dispositivo de ligação a PC E-TUBE PROJECT Firmware
SM-BMR2/SM-BTR2
SM-PCE1/SM-PCE02/SM-BCR2
Versão 2.6.0 ou posterior Versão 3.0.0 ou posterior
BT-DN110/BM-DN100 Versão 3.0.0 ou posterior
Versão 4.0.0 ou posterior
BT-DN110-A Versão 3.3.2 ou posterior
Conexão e comunicação com smartphone ou tablet
É possível personalizar componentes individuais ou o sistema, e atualizar o firmware usando o E-TUBE PROJECT para smartphones/tablets depois de
conectar a bicicleta (sistema ou componentes) a um smartphone ou tablet através de Bluetooth LE.
E-TUBE PROJECT: aplicativo para smartphones/tablets
Firmware: software dentro de cada componente
Desconecte o Bluetooth LE quando não usar o E-TUBE PROJECT para smartphones/tablets.
A utilização do visor de informações do sistema sem desconectar o Bluetooth LE poderá causar um consumo elevado de energia da bateria.
Sobre a compatibilidade com o E-TUBE PROJECT
Para obter detalhes sobre a compatibilidade com o E-TUBE PROJECT, consulte o seguinte site Web.
(http://e-tubeproject.shimano.com/guide/#guide_list)
LISTA DE FERRAMENTAS A USAR
LISTA DE FERRAMENTAS A USAR
11
LISTA DE FERRAMENTAS A USAR
As ferramentas a seguir são necessárias para fins de instalação, ajuste e manutenção.
Ferramenta Ferramenta Ferramenta
Chave fixa de 15 mm Chave de boca ajustável TL-LR10
Chave de porcas de 17 mm TL-EW02
TL-SGE1
(Ferramentas para montagem
daunidade do motor no cubo)
INSTALAÇÃO
INSTALAÇÃO
13
INSTALAÇÃO
Verifique o manual do revendedor do SHIMANO STEPS compatível com cubo de marchas internas para informações sobre como instalar peças não
listadas neste documento.
Instalação de pinhões no cubo
(A)
(B)
(C)
(D)
(z)
Coloque o guarda-pó direito B no
acionador do lado direito do corpo do
cubo.
Em seguida, instale o pinhão e fixe-o no
local usando o anel de retenção.
(z) Observe a direção
(A)
Anel de retenção
(B)
Pinhão
(C)
Guarda-pó direito C
(D)
Acionador
NOTA
Apenas SM-C7050 e CS-C7000 podem ser
usados com SG-C7050.
Use com montagem interna para o
CS-C7000.
14
Continua na página seguinte
INSTALAÇÃO
Instalação do motor no cubo
Instalação do motor no cubo
1
(z)
(y)
(y)
Verifique se as duas marcas (vermelhas)
do lado direito do corpo do cubo estão
alinhadas.
(y) Marca (vermelha)
(z) Deve estar alinhado
NOTA
Apenas MU-UR500 pode ser usado com
SG-C7050.
DICAS TÉCNICAS
Se as duas marcas (vermelhas) não estiverem
alinhadas, use a TL-SGE1 para alinhar as duas
marcas
(vermelhas).
Rodar no sentido horário
TL-SGE1
15
Continua na página seguinte
INSTALAÇÃO
Instalação do motor no cubo
2
Certifique-se de que as duas saliências existentes no lado interno da unidade do motor
estejam alinhadas à posição da marca.
(A)
Lado oposto da unidade do motor
(B)
Saliência
(C)
Marca (MU-UR500)
NOTA
Verifique se o vedante de borracha está
instalado. Se o vedante de borracha não está
instalado, instale-o tal como mostrado na
figura.
Lado oposto da unidade do motor
Vedante de borracha
Unidade do motor
(A)
(B)
(C)
(A)
(A)
Botão de mudança
NOTA
A unidade do motor é ajustada na posição
inicial ao ser expedida; dessa forma, instale-a
sem alterar a posição. Se a unidade do motor
não estiver na posição inicial, pressione o
botão de troca de marchas dez ou mais vezes
para mover as saliências existentes na unidade
do motor no sentido anti-horário (verifique a
partir da parte traseira da unidade do motor).
(Verifique antecipadamente a comutação
dobotão de mudança pois este pode ter
sidoalterado devido a personalização.)
Seaunidade do motor for instalada fora
daposição inicial, algumas mudanças podem
ficar indisponíveis e o cubo ou a unidade do
motor podem estar danificados.
16
INSTALAÇÃO
Instalação do motor no cubo
3
(y)
(B) (A)
(C) (z)
(A)
(x)
Instale a unidade do motor no cubo de
modo que a marca (x) na unidade do
motor fique alinhada com a marca (y)
no espaçador de trava do cubo.
Em seguida, empurre suavemente o
motor enquanto o gira para encaixá-lo
corretamente até que deixe de girar no
eixo do cubo.
Em seguida, prenda a unidade do motor
apertando a contraporca L.
(x) marca da unidade do motor
(prata)
(y) marca (vermelha) do espaçador
de trava do cubo
Esta é a marca para qual a posição
foi alinhada na etapa 1.
(z) Lado externo
(A)
Contraporca L
(B)
Contraporca direita
(C)
Unidade do motor
Torque de aperto
6 - 10N·m
NOTA
Verifique se a guia da contraporca direita está
corretamente assentada no respectivo orifício
existente na parte frontal da unidade do
motor.
Orifício de guia da unidade do motor
Guia da contraporca
direita
17
Continua na página seguinte
INSTALAÇÃO
Instalação do rotor do freio a disco
Instalação do rotor do freio a disco
Instale o rotor do freio a disco tal como mostrado na figura.
Tipo bloqueio central
(A) (B) (C)
(A)
Rotor do freio a disco
(B)
Anel de montagem do rotor
dofreio a disco
(C)
TL-LR10
Torque de aperto
40 N·m
Instalação do cubo no quadro
1
Coloque a corrente no pinhão e, em seguida, coloque o eixo do cubo no dropout.
(A)
(B)
(A)
Dropout
(B)
Eixo do cubo
18
Continua na página seguinte
INSTALAÇÃO
Instalação do cubo no quadro
2
Coloque as arruelas de retenção nos lados direito e esquerdo do eixo do cubo.
Neste ponto, gire a unidade do motor de modo que as partes salientes das arruelas de
retenção encaixem nas ranhuras dos dropouts.
(A)
Arruela de retenção (para
utilização no lado esquerdo)
(B)
Unidade do motor
(C)
Ranhura no dropout
(D)
Arruela de retenção
(para utilização no lado direito)
(E)
Escora de corrente
DICAS TÉCNICAS
Utilize uma arruela de retenção adequada
à forma do dropout. São utilizadas arruelas
de retenção diferentes para os lados
esquerdo e direito.
Marca
A saliência deve estar voltada para o lado do
dropout.
Instale a arruela de retenção de modo que a
saliência encaixe devidamente na ranhura do
dropout nos lados dianteiro e traseiro do
eixo do cubo.
7R
(A)
(D)
(E)
(B)
(C)
Dropout
Arruela de retenção
Marca/Cor
Medida
Para o pedal direito
Para o pedal
esquerdo
Normal
5R/Amarelo 5L/Castanho θ≤ 20°
7R/Preto 7L/Cinzento θ≤ 38°
Invertido 6R/Prata 6L/Branco θ=
Invertidos
(cárter de corrente
completo)
5R/Amarelo 5L/Castanho θ= 0°
Vertical 8R/Azul 8L/Verde θ= 60° - 90°
19
INSTALAÇÃO
Instalação do cubo no quadro
3
Elimine a folga na corrente e fixe a roda no quadro utilizando a porca do cubo.
(A)
Arruela de retenção
(B)
Porca do cubo
Torque de aperto
30 - 45 N·m
NOTA
Quando instalar peças como, por exemplo,
um tirante do para-lama no eixo do cubo,
instale-as na ordem indicada na figura
abaixo.
Arruela de retenção
Tirante do
guarda-lamas
Tirante do
porta-bagagens
Arruela
Porca do cubo
(A)
(B)
20
INSTALAÇÃO
Instalação do cubo no quadro
Para freios contrapedal
(A) (B) (C)
(E)(D)
(A)
Braço do freio
(B)
Porca do grampo metálico
(C)
Parafuso do grampo metálico
(D)
Rabeira inferior
(E)
Grampo metálico do braço
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Shimano MU-UR500 Dealer's Manual

Tipo
Dealer's Manual