resposta de freqüência resultante e tanto mais o
microfone captará na faixa dos graves.
Este microfone possui uma característica omnidirecio-
nal, isto é, captará todas as fontes sonoras presentes
diante da superfície de limite. Este efeito é descrito
também em várias publicações e artigos sobre este
tipo de microfone.
A sensibilidade é ca. 6 dB maior do que a de microfo-
nes omnidirecionais comuns, se o microfone for posi-
cionado ou fixado em uma superfície grande e refleto-
ra (superfície de limite). Estas superfícies podem ser
pisos de madeira ou de pedra, paredes de material
análogo, tetos ou grandes superfícies de instrumen-
tos, como por exemplo, a tampa de um piano. O
aumento da sensibilidade melhora também a relação
sinal/ruído. O transdutor omni-direcional que trabalha
conforme o princípio de microfone de pressão possui,
além disso, a vantagem de ficar mais insensível em
relação a ruídos de passos ou de vento do que os
microfones direcionais.
Os pequenos pés de borracha, eventualmente em
combinação com a massa adesiva incluída na emba-
lagem, impedem ruídos restantes de solos ou paredes
vibrantes.
Ainda mais, a atenuação de graves regulável no
microfone ajuda a deter distorções em freqüências
baixíssimas que poderão ocorrer em virtude de ruídos
surdos ou ruídos de vento. A inclinação do filtro é de
ca. 12 dB/oitava e a freqüência de corte (ponto -3 dB)
encontra-se a 150 Hz.
A saída do microfone possui baixa impedância e está
balanceada eletronicamente. Pode ligar o microfone a
entradas balanceadas com ou sem alimentação fan-
tasma e também a entradas não balanceadas. Para
operar o microfone em entradas balanceadas sem ali-
mentação fantasma ou em entradas não balanceadas
necessita de um aparelho de alimentação fantasma
da AKG, como por exemplo, o B 18.
2 Conexão
2.1 Indicações gerais
O C 542 BL é um microfone de condensador e por
isso precisa de uma alimentação de corrente.
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