KTM 250 SX 2014 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário

Este manual também é adequado para

MANUAL DE INSTRUÇÕES 2014
125 SX EU
125 SX USA
150 SX EU
150 SX USA
250 SX EU
250 SX USA
150 XC USA
250 XC EU/USA
300 XC EU/USA
Art. n.º 3213030pt
CARO CLIENTE DA KTM 1
CARO CLIENTE DA KTM
Gostaríamos de o felicitar pela sua decisão de compra de uma moto KTM. É agora o proprietário de uma moto desportiva moderna que
de certeza que lhe irá proporcionar muita alegria se a tratar e mantiver de forma adequada.
Esperamos que passe muitos bons momentos a conduzir a sua moto!
Por favor introduza os números de série do seu veículo.
Número de chassis ( V. 12) Carimbo do revendedor
Número do motor ( V. 12)
O manual de instruções correspondia, no momento da impressão, à última actualização desta série. Não são, contudo, de excluir
pequenas diferenças decorrentes do desenvolvimento do fabrico das motos.
Todas as indicações aqui contidas não são vinculativas. A KTM-Sportmotorcycle AG reserva-se o direito de efectuar alterações ou de
abolir indicações técnicas, preços, cores, formas, materiais, serviços e assistências, construções, modelos e semelhantes sem aviso
prévio e sem ter que dar qualquer justificação. Reserva-se também o direito de adaptar todas as situações acima às condições locais
e ainda de cessar o fabrico de um determinado modelo sem aviso prévio. A KTM não assume qualquer responsabilidade pelas possibi-
lidades de entrega, diferenças em relação às ilustrações e descrições bem como defeitos de impressão e erros. Os modelos ilustrados
contêm por vezes algum equipamento especial que não pertence ao equipamento de série no âmbito da entrega.
© 2013 KTM-Sportmotorcycle AG, Mattighofen Áustria
Todos os direitos reservados
A reimpressão, mesmo que parcial, bem como a reprodução de qualquer tipo apenas pode ser efetuada com autorização por escrito do
autor.
ISO 9001(12 100 6061)
Em conformidade com a norma de gestão de qualidade internacional ISO 9001, a KTM utiliza processos de certificação
de qualidade que levam à maior qualidade de produto possível.
Elaborado por: TÜV Management Service
KTM-Sportmotorcycle AG
5230 Mattighofen, Áustria
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 2
ÍNDICE DE CONTEÚDOS
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO ......................................... 5
1.1 Símbolos utilizados ........................................... 5
1.2 Formatações utilizadas ...................................... 5
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA ...................................... 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista ......... 6
2.2 Indicações de segurança.................................... 6
2.3 Graus dos perigos e símbolos ............................. 6
2.4 Aviso antes de manipulações.............................. 6
2.5 Funcionamento seguro....................................... 7
2.6 Vestuário de proteção ........................................ 7
2.7 Regras de trabalho ............................................ 7
2.8 Ambiente ......................................................... 7
2.9 Manual de instruções ........................................ 8
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES ........................................ 9
3.1 Garantia contratual e legal ................................. 9
3.2 Combustíveis, meios auxiliares ........................... 9
3.3 Peças sobresselentes, acessórios ........................ 9
3.4 Serviço ............................................................ 9
3.5 Ilustrações ....................................................... 9
3.6 Assistência a clientes ........................................ 9
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO......................................... 10
4.1 Vista do veículo à frente do lado esquerdo
(apresentação simbólica) ................................. 10
4.2 Vista do veículo atrás do lado direito
(apresentação simbólica) ................................. 11
5 NÚMEROS DE SÉRIE................................................. 12
5.1 Número de chassis.......................................... 12
5.2 Placa de tipo .................................................. 12
5.3 Número do motor............................................ 12
5.4 Número de artigo da forqueta........................... 12
5.5 Número de artigo do amortecedor..................... 12
6 COMANDOS............................................................... 13
6.1 Alavanca da embraiagem ................................. 13
6.2 Alavanca do travão de mão............................... 13
6.3 Punho do acelerador........................................ 13
6.4 Botão de curto-circuito .................................... 13
6.5 Botão do arranque eléctrico (250/300 XC) ........ 14
6.6 Abrir o tampão do depósito .............................. 14
6.7 Fechar o tampão do depósito ........................... 15
6.8 Torneira de combustível (todos os modelos
SX)................................................................ 15
6.9 Torneira de combustível (todos os modelos
XC)................................................................ 16
6.10 Choke ............................................................ 16
6.11 Pedal das mudanças ....................................... 16
6.12 Pedal do kick.................................................. 17
6.13 Pedal do travão............................................... 17
6.14 Suporte de plug-in (todos os modelos SX).......... 17
6.15 Suporte lateral (todos os modelos XC) ............... 17
7 COLOCAÇÃO EM FUNCIONAMENTO............................ 19
7.1 Indicações para a primeira colocação em
funcionamento................................................ 19
7.2 Fazer a rodagem do motor................................ 20
7.3 Preparar o veículo para condições de utilização
difíceis .......................................................... 20
7.4 Preparações para conduzir em areia seca .......... 21
7.5 Preparações para conduzir em areia molhada..... 21
7.6 Preparações para conduzir em percurso
molhado e enlameado...................................... 22
7.7 Preparações para conduzir com temperaturas
altas e marcha lenta........................................ 23
7.8 Preparações para conduzir com temperatura
baixa ou neve ................................................. 23
8 INSTRUÇÕES DE CONDUÇÃO..................................... 24
8.1 Trabalhos de controlo e de cuidado antes de
cada colocação em funcionamento ................... 24
8.2 Arranque........................................................ 24
8.3 Arrancar......................................................... 25
8.4 Ligar, andar.................................................... 25
8.5 Travar ............................................................ 26
8.6 Parar, estacionar............................................. 26
8.7 Transporte...................................................... 27
8.8 Abastecer de combustível ................................ 27
9 PLANO DE SERVIÇO .................................................. 29
9.1 todos os modelos SX ....................................... 29
9.1.1 Plano de serviço ......................................... 29
9.1.2 Trabalhos de serviço (com contrato
adicional)................................................... 30
9.2 todos os modelos XC ....................................... 30
9.2.1 Plano de serviço ......................................... 30
9.2.2 Trabalhos de serviço (com contrato
adicional)................................................... 31
10 AFINAR O CHASSIS ................................................... 32
10.1 Controlar a regulação original do chassis em
relação ao peso do condutor............................. 32
10.2 Amortecimento da fase de compressão do
amortecedor ................................................... 32
10.3 Regular o amortecimento em compressão Low
Speed do amortecedor..................................... 32
10.4 Regular o amortecimento em compressão High
Speed do amortecedor..................................... 33
10.5 Regular o amortecimento em extensão do
amortecedor ................................................... 34
10.6 Determinar a medida da roda traseira sem
carga ............................................................. 35
10.7 Controlar o SAG estático do amortecedor........... 36
10.8 Controlar o SAG do amortecedor ....................... 36
10.9 Regular a pré-tensão do amortecedor x ........... 36
10.10 Regular o SAG x ........................................... 37
10.11 Controlar a regulação original da forqueta.......... 38
10.12 Regular o amortecimento em compressão da
forqueta......................................................... 39
10.13 Regular o amortecimento em extensão da
forqueta......................................................... 40
10.14 Posição do guiador.......................................... 41
10.15 Regular a posição do guiador x....................... 41
11 TRABALHOS DE SERVIÇO NO CHASSIS ...................... 43
11.1 Elevar a moto com o suporte de elevação .......... 43
11.2 Retirar a moto do suporte de elevação............... 43
11.3 Purgar as pernas da forqueta............................ 43
11.4 Limpar os foles contra o das pernas da
forqueta......................................................... 44
11.5 Soltar a protecção da forqueta.......................... 44
11.6 Posicionar a protecção da forqueta ................... 45
11.7 Desmontar as pernas da forqueta x................. 45
11.8 Montar as pernas da forqueta x...................... 45
11.9 Desmontar a protecção da forqueta x.............. 46
11.10 Montar a protecção da forqueta x ................... 46
11.11 Desmontar a coroa da forqueta inferior x......... 46
11.12 Montar a coroa inferior da forqueta x .............. 47
11.13 Controlar a folga do rolamento da cabeça de
direcção......................................................... 49
11.14 Regular a folga do rolamento da cabeça de
direcção x.................................................... 49
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 3
11.15 Lubrificar o rolamento da cabeça de
direcção x.................................................... 50
11.16 Desmontar a placa porta-número ...................... 50
11.17 Montar a placa porta-número ........................... 50
11.18 Desmontar o guarda-lamas dianteiro ................. 50
11.19 Montar o guarda-lamas dianteiro ...................... 51
11.20 Desmontar o amortecedor x ........................... 51
11.21 Montar o amortecedor x................................. 52
11.22 Retirar o banco............................................... 52
11.23 Montar o banco............................................... 53
11.24 Desmontar a tampa da caixa do filtro de ar........ 53
11.25 Montar a tampa da caixa do filtro de ar ............. 53
11.26 Desmontar o filtro de ar x.............................. 54
11.27 Limpar o filtro de ar e a caixa do filtro de
ar x ............................................................. 54
11.28 Montar o filtro de ar x ................................... 55
11.29 Fixar a tampa da caixa do filtro de ar x ........... 55
11.30 Vedar a caixa do filtro de ar x......................... 55
11.31 Desmontar o silenciador .................................. 56
11.32 Montar o silenciador........................................ 56
11.33 Substituir o enchimento de fios de fibra de
vidro do silenciador x.................................... 56
11.34 Desmontar o depósito de combustível x .......... 57
11.35 Montar o depósito de combustível x................ 58
11.36 Controlar a sujidade na corrente ....................... 59
11.37 Limpar a corrente............................................ 59
11.38 Controlar a tensão da corrente.......................... 60
11.39 Regular a tensão da corrente............................ 60
11.40 Controlar a corrente, a coroa dentada, o pinhão
da corrente e a guia da corrente ....................... 61
11.41 Controlar o chassis x..................................... 63
11.42 Controlar o braço oscilante x.......................... 63
11.43 Controlar a disposição do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 63
11.44 Controlar o punho ........................................... 65
11.45 Fixar adicionalmente o punho .......................... 65
11.46 Regular a posição inicial da alavanca da
embraiagem ................................................... 65
11.47 Controlar/corrigir o nível do líquido da
embraiagem hidráulica .................................... 66
11.48 Substituir o líquido da embraiagem
hidráulica x.................................................. 66
12 SISTEMA DE TRAVÕES .............................................. 69
12.1 Controlar o curso em vazio da alavanca do
travão de mão................................................. 69
12.2 Regular a posição inicial da alavanca do travão
de mão .......................................................... 69
12.3 Controlar os discos dos travões ......................... 69
12.4 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
dianteira ........................................................ 70
12.5 Atestar de líquido dos travões da roda
dianteira x ................................................... 70
12.6 Controlar as pastilhas dos travões da roda
dianteira ........................................................ 71
12.7 Substituir as pastilhas dos travões da roda
dianteira x ................................................... 71
12.8 Controlar o curso em vazio do pedal do travão.... 73
12.9 Regular a posição inicial do pedal do
travão x ....................................................... 73
12.10 Controlar o nível do líquido dos travões da roda
traseira .......................................................... 74
12.11 Atestar de líquido dos travões da roda
traseira x ..................................................... 74
12.12 Controlar as pastilhas dos travões da roda
traseira .......................................................... 75
12.13 Substituir as pastilhas dos travões da roda
traseira x ..................................................... 75
13 RODAS, PNEUS......................................................... 77
13.1 Desmontar a roda dianteira x ......................... 77
13.2 Montar a roda dianteira x............................... 77
13.3 Desmontar a roda traseira x ........................... 78
13.4 Montar a roda traseira x................................. 78
13.5 Controlar o estado dos pneus............................ 79
13.6 Controlar a pressão dos pneus .......................... 80
13.7 Controlar a tensão dos raios ............................. 80
14 SISTEMA ELÉCTRICO ................................................ 81
14.1 Desmontar a bateria x (250/300 XC) .............. 81
14.2 Montar a bateria x (250/300 XC).................... 81
14.3 Carregar a bateria x (250/300 XC).................. 82
14.4 Substituir o fusível principal (250/300 XC) ....... 83
15 SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO..................................... 84
15.1 Sistema de refrigeração ................................... 84
15.2 Cobertura do radiador (todos os modelos SX) ..... 84
15.3 Montar a cobertura do radiador (todos os
modelos SX) ................................................... 84
15.4 Desmontar a cobertura do radiador (todos os
modelos SX) ................................................... 85
15.5 Controlar o nível de anticongelante e de líquido
de refrigeração................................................ 85
15.6 Controlar o nível de líquido de refrigeração ........ 86
15.7 Esvaziar o líquido de refrigeração x................. 86
15.8 Encher o líquido de refrigeração x .................. 87
16 AFINAR O MOTOR ..................................................... 89
16.1 Controlar a folga do cabo bowden do
acelerador ...................................................... 89
16.2 Regular a folga do cabo bowden do
acelerador x ................................................. 89
16.3 Carburador - Ralenti........................................ 90
16.4 Carburador - Regular o ralenti x...................... 91
16.5 Esvaziar a câmara do flutuador do
carburador x................................................. 92
16.6 Ligação de ficha da curva da ignição................. 92
16.7 Alterar a curva de ignição ................................ 93
16.8 Controlar a posição inicial do pedal das
mudanças ...................................................... 93
16.9 Regular a posição inicial do pedal das
mudanças x ................................................. 93
16.10 Característica do motor - mola auxiliar (todos
os modelos 250/300)...................................... 93
16.11 Característica do motor - ajustar molas
auxiliares x (todos os modelos 250/300)......... 94
17 TRABALHOS DE SERVIÇO NO MOTOR......................... 95
17.1 Controlar o nível do óleo da transmissão............ 95
17.2 Substituir o óleo da transmissão x .................. 95
17.3 Esvaziar o óleo da transmissão x .................... 96
17.4 Encher óleo da transmissão x......................... 97
17.5 Atestar de óleo da transmissão x .................... 97
18 LIMPEZA, MANUTENÇÃO........................................... 99
18.1 Limpar a moto ................................................ 99
19 ARMAZENAMENTO .................................................. 100
19.1 Armazenamento............................................ 100
19.2 Colocação em funcionamento após o
armazenamento ............................................ 101
20 DETECÇÃO DE AVARIAS........................................... 102
ÍNDICE DE CONTEÚDOS 4
21 DADOS TÉCNICOS ................................................... 104
21.1 Motor........................................................... 104
21.1.1 125 SX EU, 125 SX USA .......................... 104
21.1.2 150 SX EU, 150 SX USA .......................... 104
21.1.3 250 SX EU, 250 SX USA .......................... 105
21.1.4 150 XC USA ............................................ 105
21.1.5 250 XC EU/USA ....................................... 106
21.1.6 300 XC EU/USA ....................................... 107
21.2 Binários de aperto do motor ........................... 108
21.2.1 todos os modelos 125/150 ........................ 108
21.2.2 250 SX EU, 250 SX USA .......................... 109
21.2.3 250/300 XC............................................. 110
21.3 Carburador ................................................... 111
21.3.1 125 SX EU, 125 SX USA .......................... 111
21.3.2 Carburador - regulação original percursos
de areia (125 SX EU, 125 SX USA)............ 111
21.3.3 Afinação do carburador (125 SX EU,
125 SX USA) ........................................... 112
21.3.4 150 SX EU, 150 SX USA .......................... 113
21.3.5 Carburador - regulação original percursos
de areia (150 SX EU, 150 SX USA)............ 113
21.3.6 Afinação do carburador (150 SX EU,
150 SX USA) ........................................... 114
21.3.7 250 SX EU, 250 SX USA .......................... 115
21.3.8 Carburador - regulação original percursos
de areia (250 SX EU, 250 SX USA)............ 115
21.3.9 Afinação do carburador (250 SX EU,
250 SX USA) ........................................... 116
21.3.10 150 XC USA ............................................ 117
21.3.11 Afinação do carburador (150 XC USA) ........ 117
21.3.12 250 XC EU/USA ....................................... 118
21.3.13 Afinação do carburador
(250 XC EU/USA)..................................... 119
21.3.14 300 XC EU/USA ....................................... 120
21.3.15 Afinação do carburador
(300 XC EU/USA) x ................................ 120
21.4 Quantidades de enchimento........................... 121
21.4.1 Óleo da transmissão.................................. 121
21.4.2 Líquido de refrigeração.............................. 121
21.4.3 Combustível ............................................. 121
21.5 Chassis ........................................................ 121
21.6 Sistema eléctrico .......................................... 122
21.7 Pneus .......................................................... 123
21.8 Forqueta ...................................................... 123
21.8.1 125 SX EU, 150 SX EU ............................ 123
21.8.2 125 SX USA, 150 SX USA ........................ 123
21.8.3 250 SX EU .............................................. 124
21.8.4 250 SX USA ............................................ 124
21.8.5 150 XC USA ............................................ 125
21.8.6 250/300 XC............................................. 125
21.9 Amortecedor................................................. 126
21.9.1 125 SX EU, 150 SX EU ............................ 126
21.9.2 125 SX USA, 150 SX USA ........................ 126
21.9.3 250 SX EU .............................................. 127
21.9.4 250 SX USA ............................................ 127
21.9.5 150 XC USA ............................................ 128
21.9.6 250/300 XC............................................. 128
21.10 Binários de aperto do chassis......................... 129
22 COMBUSTÍVEIS....................................................... 131
23 MEIOS AUXILIARES................................................. 134
24 NORMAS................................................................. 136
ÍNDICE REMISSIVO......................................................... 137
1 MEIOS DE APRESENTAÇÃO 5
1.1 Símbolos utilizados
Em seguida é explicada a utilização de determinados símbolos.
Identifica uma reação esperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Identifica uma reação inesperada (por exemplo, um passo de trabalho ou uma função).
Todos os trabalhos que se encontram identificados com este símbolo implicam conhecimentos especializados e
compreensão técnica. No interesse da sua segurança pessoal mande estes trabalhos serem efetuados por uma
oficina autorizada da KTM! Nesta oficina a sua moto será submetida a um tratamento ideal realizado por pessoal
qualificado e com a ferramenta especial necessária.
Indica uma referência de página (Mais informações encontram-se na página indicada).
1.2 Formatações utilizadas
Em seguida são explicadas as formatações de letra utilizadas.
Nome próprio Identifica um nome próprio.
Nome
®
Identifica um nome protegido.
Marca™ Indica uma marca na circulação de mercadorias.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 6
2.1 Definição da aplicação - Utilização prevista
(todos os modelos SX)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da
concorrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes asso-
ciações internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto pode andar apenas em percursos vedados fora das estradas públicas.
(todos os modelos XC)
As motos da KTM são concebidas e construídas de forma a estarem à altura das exigências habituais das aplicações normais da
concorrência. As motos estão em conformidade com os regulamentos e categorias válidos no momento das mais importantes asso-
ciações internacionais de desportos motorizados.
Info
A moto foi concebida para provas de resistência em todo-o-terreno e não para as aplicações de motocross mais comuns.
2.2 Indicações de segurança
Para um manuseamento seguro do veículo, é necessário observar algumas indicações de segurança. Por isso, leia este manual com
atenção. As indicações de segurança encontram-se realçadas visualmente no texto e remetem para os pontos relevantes.
Info
No veículo encontram-se, em locais bem visíveis, diversos autocolantes com indicações/avisos. Não retire nenhum autocolante
com indicações/avisos. Se estes forem retirados, as pessoas não reconhecem os perigos e podem, por isso, sofrer ferimentos.
2.3 Graus dos perigos e símbolos
Perigo
Indicação para um perigo que pode causar ou causa de certeza a morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam
tomadas as devidas precauções.
Aviso
Indicação para um perigo que pode causar a morte ou ferimentos graves permanentes, caso não sejam tomadas as devidas pre-
cauções.
Atenção
Indicação para um perigo que pode causar ferimentos leves, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Nota
Indicação para um perigo que causa danos a máquina ou material, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Aviso
Indicação para um perigo que causa danos ambientais, caso não sejam tomadas as devidas precauções.
2.4 Aviso antes de manipulações
É proibido realizar alterações em componentes do isolamento acústico. As seguintes medidas ou a criação dos respetivos estados são
proibidas por lei:
1 a remoção ou desativação de qualquer um dos dispositivos ou componentes de um veículo novo, que sirva para redução de ruído,
antes da venda ou entrega do veículo ao cliente final ou durante a utilização do veículo, para outros fins que não sejam a manu-
tenção, reparação ou substituição;
2 a utilização do veículo depois de um dispositivo ou componente deste tipo ser removido ou desativado.
Exemplos de manipulação ilegal:
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 7
1 remover ou perfurar silenciadores, defletores, coletores ou outros componentes que conduzam gases de escape;
2 remover ou perfurar peças do sistema de admissão;
3 utilizar a moto num estado de manutenção inadequado;
4 substituir peças móveis do veículo ou peças do sistema de escape ou do sistema de admissão por peças não autorizadas pelo
fabricante.
2.5 Funcionamento seguro
Perigo
Perigo de acidentePerigo devido a diminuição da capacidade de condução.
Não colocar o veículo em funcionamento se estiver física ou psicologicamente incapacitado, devido ao consumo de álcool,
medicamentos ou drogas, de conduzir o mesmo.
Perigo
Perigo de intoxicaçãoOs gases de escape são venenosos e podem provocar perda de consciência e/ou morte.
Quando o motor está a funcionar deve garantir-se sempre uma ventilação suficiente, não se deve ligar o motor nem deixá-lo
a trabalhar em espaços fechados sem um sistema de aspiração adequado.
Aviso
Perigo de queimaduraAlgumas peças do veículo ficam muito quentes quando em funcionamento.
Não tocar nas peças quentes como, por exemplo, o sistema de escape, o radiador, o motor, os amortecedores e o sistema
de travões. Antes de começar a efetuar trabalhos nestas peças deixe-as arrefecer.
Operar o veículo apenas se este apresentar um estado técnico impecável e de acordo com a utilização prevista, respeitando as normas
ambientais e de segurança.
O veículo pode apenas ser utilizado por pessoas formadas para este efeito.
As avarias que comprometem a segurança devem ser reparadas imediatamente numa oficina autorizada da KTM.
Ter em atenção os autocolantes de indicação/aviso afixados no veículo.
2.6 Vestuário de proteção
Aviso
Perigo de ferimentosVestuário de proteção ausente ou inadequado constitui um risco para a segurança.
Utilizar sempre vestuário de proteção (capacete, botas, luvas, calças e casaco com protetores) em todas as viagens. Use
sempre vestuário de proteção em bom estado e que corresponda aos requisitos legais.
No interesse da sua segurança pessoal, a KTM recomenda que use sempre vestuário de proteção adequado ao operar o veículo.
2.7 Regras de trabalho
Para alguns trabalhos são necessárias algumas ferramentas especiais. Estas não são componentes do veículo, mas podem ser enco-
mendadas através do número indicado entre parênteses. Exp.: extrator de rolamentos (15112017000)
Na montagem, as peças não reutilizáveis (por exemplo, parafusos e porcas de auto-bloqueio, vedações, anéis vedantes, o-rings, pinos,
chapas de proteção) devem ser substituídas por peças novas.
Para alguns aparafusamentos, é necessário um produto para proteção dos parafusos (p. ex., Loctite
®
). Durante a sua utilização, devem
cumprir-se as indicações específicas do fabricante.
As peças que devem ser reutilizadas após a desmontagem devem ser limpas e controladas quanto a danos e desgaste. Substituir as
peças danificadas ou gastas.
Depois de terminada a reparação ou um serviço, deve garantir-se que o veículo se encontra em condições de segurança para circular
no trânsito.
2.8 Ambiente
Um manuseamento responsável da moto evita a ocorrência de problemas e conflitos. Para garantir o futuro do motociclismo,
certifique-se de que utiliza a moto dentro dos limites legais, de que tem consciência ambiental e de que respeita os direitos dos
outros.
Ao eliminar óleo usado, outros combustíveis e meios auxiliares, bem como peças usadas, observe as respetivas leis e diretivas em
vigor no respetivo país.
Na medida em que as motos não estão sujeitas à diretiva da UE relativa ao tratamento dos veículos em fim de vida útil, não existe
qualquer regulamentação legal para a eliminação de uma moto em fim de vida útil. O seu concessionário KTM autorizado terá todo o
gosto em ajudá-lo.
2 INDICAÇÕES DE SEGURANÇA 8
2.9 Manual de instruções
Leia obrigatoriamente todo este manual de instruções com atenção antes de conduzir a moto pela primeira vez. O manual de instru-
ções contém muitas informações e sugestões que lhe irão facilitar a utilização, o manuseamento e a manutenção da sua moto.
desta forma é que ficará a saber como tirar o melhor partido do veículo e se proteger de ferimentos.
Guarde o manual de instruções num local de fácil acesso para que o possa consultar a qualquer momento em caso de necessidade.
Caso pretenda obter mais informações sobre o veículo ou se surgirem dúvidas durante a leitura do manual, dirija-se a um concessioná-
rio KTM autorizado.
O manual de instruções faz parte integrante do veículo e, caso o veículo seja vendido, deve ser entregue ao novo proprietário.
3 INDICAÇÕES IMPORTANTES 9
3.1 Garantia contratual e legal
Os trabalhos indicados no plano de serviço devem ser efetuados exclusivamente por uma oficina autorizada da KTM e marcados no
caderno de serviço e garantia, assim como em KTM dealer.net, pois, caso contrário, perde-se o direito de garantia. Em caso de danos e
danos consequenciais, que tenham resultado de manipulações e/ou alterações do veículo, perde-se o direito à garantia.
Poderá obter mais informações sobre a garantia contratual ou legal e o seu processamento no caderno de serviço e garantia.
3.2 Combustíveis, meios auxiliares
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
Devem utilizar-se os combustíveis e os meios auxiliares (p. ex., combustíveis e lubrificantes) indicados no manual de instruções e de
acordo com as especificações.
3.3 Peças sobresselentes, acessórios
Para sua própria segurança, utilize apenas peças sobresselentes e acessórios autorizados e/ou recomendados pela KTM e mande-os
montar numa oficina autorizada da KTM. A KTM não assume qualquer responsabilidade pela utilização de outros produtos e danos
que daí possam advir.
Algumas peças sobresselentes e acessórios estão indicados entre parênteses junto das respetivas descrições. O seu concessionário
KTM terá todo o prazer em o aconselhar.
Os KTM PowerParts atuais do seu veículo encontram-se no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
3.4 Serviço
A condição prévia para um funcionamento sem problemas e para se evitar um desgaste precoce é o cumprimento dos trabalhos de ser-
viço, cuidado e regulação referidos no manual de instruções para o motor e o chassis. Uma afinação errada do chassis pode provocar
danos e quebras nos componentes do chassis.
A utilização do veículo em condições difíceis como, p. ex., areia, percursos/terrenos molhados ou enlameados pode provocar um des-
gaste nitidamente acrescido em componentes, como a transmissão, os sistemas de travões ou os componentes do amortecedor. Por
isso, poderá ser necessário um controlo ou substituição das peças antes de estas atingirem o próximo intervalo de serviço.
Tenha obrigatoriamente em atenção os tempos de rodagem e os intervalos de serviço prescritos. O seu cumprimento contribui signifi-
cativamente para o aumento da vida útil da sua moto.
3.5 Ilustrações
As ilustrações apresentadas no manual contêm, por vezes, equipamentos especiais.
Para facilitar a apresentação e a explicação, algumas peças podem estar desmontadas ou não estar ilustradas. Nem sempre é impres-
cindível uma desmontagem para a respetiva descrição. Tenha em atenção as indicações apresentadas no texto.
3.6 Assistência a clientes
Caso tenha perguntas sobre o veículo e a KTM, o seu concessionário autorizado KTM estará ao seu dispor.
Poderá encontrar a lista dos concessionários autorizados KTM no website da KTM.
Website internacional da KTM: http://www.ktm.com
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 10
4.1 Vista do veículo à frente do lado esquerdo (apresentação simbólica)
L00920-10
1 Alavanca do travão de mão ( V. 13)
2 Botão de curto-circuito ( V. 13)
3 Alavanca da embraiagem ( V. 13)
4 Tampa da caixa do filtro de ar
5 Torneira de combustível
6 Choke ( V. 16)
7 Pedal das mudanças ( V. 16)
8 Guia da corrente
4 VISTA GERAL DO VEÍCULO 11
4.2 Vista do veículo atrás do lado direito (apresentação simbólica)
L00921-10
1 Banco
2 Tampão do depósito
3 Forro do guiador
4 Punho do acelerador ( V. 13)
5 Regulação do nível de extensão do amortecedor
6 Vidro de inspecção do líquido dos travões atrás
7 Regulação do nível de compressão do amortecedor
8 Pedal do travão ( V. 17)
9 Pedal do kick ( V. 17)
5 NÚMEROS DE SÉRIE 12
5.1 Número de chassis
L00931-10
O número de chassis 1 está gravado na cabeça da direcção do lado direito.
5.2 Placa de tipo
L00931-11
A placa de tipo 1 está colocada na dianteira da cabeça de direcção.
5.3 Número do motor
101651-10
O número do motor 1 encontra-se do lado esquerdo do motor por baixo do pinhão da
corrente.
5.4 Número de artigo da forqueta
101654-10
O número de artigo da forqueta 1 está gravado no lado de dentro do punho da for-
queta.
5.5 Número de artigo do amortecedor
800194-10
O número de artigo do amortecedor 1 encontra-se gravado na parte de cima do amor-
tecedor sobre o anel de regulação no lado do motor.
6 COMANDOS 13
6.1 Alavanca da embraiagem
101655-10
(todos os modelos 125/150)
A alavanca da embraiagem 1 está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
L01224-11
(todos os modelos 250/300)
A alavanca da embraiagem 1 está colocada no lado esquerdo do guiador.
A embraiagem é accionada hidraulicamente e regula-se automaticamente.
6.2 Alavanca do travão de mão
L00932-10
A alavanca do travão de mão 1 encontra-se do lado direito do guiador.
Com a alavanca do travão de mão acciona-se o travão da roda dianteira.
6.3 Punho do acelerador
L00932-11
O punho do acelerador 1 está colocado no guiador do lado direito.
6.4 Botão de curto-circuito
101659-10
O botão de curto-circuito 1 está colocado no lado esquerdo do guiador.
Estados possíveis
Botão de curto-circuito na posição inicial Nesta posição o circuito da corrente
de ignição está fechado e o motor pode arrancar.
Botão de curto-circuito premido Nesta posição o circuito da corrente de
ignição está interrompido, o motor em funcionamento pára e o motor parado não
arranca.
6 COMANDOS 14
6.5 Botão do arranque eléctrico (250/300 XC)
L01200-10
O botão de arranque eléctrico 1 está colocado no guiador do lado direito.
Estados possíveis
Botão do arranque eléctrico na posição inicial
Botão do arranque eléctrico premido Nesta posição o arranque eléctrico é
accionado.
6.6 Abrir o tampão do depósito
Perigo
Perigo de incêndioO combustível é facilmente inflamável.
Não abastecer o veículo próximo de chamas abertas como, por exemplo, cigarros acesos, e parar sempre o motor. Ter em
atenção para que não salpique combustível especialmente para cima das peças quentes do veículo. Limpar imediatamente
qualquer combustível que tenha salpicado.
O combustível disponível no depósito expande-se com o calor e pode provocar sobreenchimento. Cumprir as indicações de
abastecimento de combustível.
Aviso
Perigo de intoxicaçãoO combustível é tóxico e prejudicial para a saúde.
O combustível não deve entrar em contacto com a pele e os olhos, nem com a roupa. Não inspirar os vapores do combustí-
vel. Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente com água e contactar um médico. Lavar imediatamente com
água e sabão a pele contaminada. Em caso de ingestão de combustível, contactar imediatamente um médico. Trocar a
roupa contaminada com combustível. Conservar o combustível num bidão adequado conforme as normas e manter afas-
tado das crianças.
Aviso
Perigo para o meio ambienteUm manuseamento inadequado do combustível põe em perigo o ambiente.
Não deixar que o combustível entre na água subterrânea, no solo ou na água canalizada.
L00933-10
(todos os modelos SX)
Premir o tampão da gasolina 1 no sentido contrário aos ponteiros do relógio e
retirar para cima.
L00903-10
(todos os modelos XC)
Premir o botão do trinco 1, rodar o tampão da gasolina no sentido contrário
aos ponteiros do relógio e retirar para cima.
6 COMANDOS 15
6.7 Fechar o tampão do depósito
L00960-10
(todos os modelos SX)
Colocar o tampão do depósito 1 e rodar no sentido dos ponteiros do relógio até
o depósito estar bem fechado.
Info
Colocar o tubo de purga do depósito de combustível 2 sem ficar a fazer
vincos.
L01201-10
(todos os modelos XC)
Colocar o tampão do depósito 1 e rodar no sentido dos ponteiros do relógio até
o botão do trinco encaixar.
Info
Colocar o tubo de purga do depósito de combustível 2 sem ficar a fazer
vincos.
6.8 Torneira de combustível (todos os modelos SX)
601185-10
A torneira de combustível encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustível.
Com o manípulo 1 na torneira de combustível pode abrir-se e fechar-se a alimentação
de combustível ao carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF O combustível não pode fluir do depó-
sito para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador. O depósito de combustível esvazia-se com-
pletamente.
6 COMANDOS 16
6.9 Torneira de combustível (todos os modelos XC)
L00904-10
A torneira de combustível encontra-se do lado esquerdo do depósito de combustível.
Com o manípulo 1 na torneira de combustível pode abrir-se e fechar-se a alimentação
de combustível ao carburador.
Estados possíveis
Alimentação do combustível fechada OFF O combustível não pode fluir do depó-
sito para o carburador.
Alimentação do combustível aberta ON Agora o combustível pode fluir do depó-
sito de combustível para o carburador. O depósito de combustível esvazia-se até à
reserva.
Admissão da reserva de combustível aberta RES Agora o combustível pode fluir
do depósito de combustível para o carburador. O depósito de combustível esvazia-
se completamente.
6.10 Choke
L00934-10
O botão do choke 1 encontra-se colocado no lado esquerdo do carburador.
Com a função de choke activada, liberta-se um orifício no carburador através do qual
o motor consegue aspirar combustível adicional. Assim obtém-se uma mistura de ar-
combustível rica tal como é preciso no arranque a frio.
Info
Com o motor à temperatura de funcionamento a função de choke deve estar
desactivada.
Estados possíveis
Função do choke activada O botão do choke está puxado para fora até ao
batente.
Função do choke desactivada O botão do choke está premido para dentro até ao
batente.
6.11 Pedal das mudanças
101665-10
O pedal das mudanças está montado 1 no lado esquerdo do motor.
101666-10
(todos os modelos 125/150, todos os modelos XC)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto-morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
6 COMANDOS 17
101667-10
(250 SX EU, 250 SX USA)
A posição das mudanças aparece na ilustração.
A posição de ponto-morto ou ralenti encontra-se entre a primeira e segunda
mudança.
6.12 Pedal do kick
101734-10
O pedal do kick 1 está colocado no lado direito do motor. A parte superior é oscilável.
6.13 Pedal do travão
L00935-10
O pedal do travão 1 encontra-se à frente do descanso para o direito.
Com o pedal do travão acciona-se o travão da roda traseira.
6.14 Suporte de plug-in (todos os modelos SX)
L00936-10
O apoio para o suporte de plug-in 1 é o lado esquerdo do eixo da roda.
O suporte de plug-in serve para parar a moto.
Info
Antes de arrancar, remover o suporte de plug-in.
6.15 Suporte lateral (todos os modelos XC)
L00900-10
O suporte lateral 1 encontra-se do lado esquerdo do veículo.
6 COMANDOS 18
L00905-10
O suporte lateral serve para apoiar a moto.
Info
Durante a viagem deve dobrar-se o suporte lateral 1 para cima e prender com a
tira de borracha 2.
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KTM 250 SX 2014 Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
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