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A máquina só pode ser utilizada para os fi ns a
que se destina. Qualquer outro tipo de utilização
é considerado inadequado. Os danos ou feri-
mentos de qualquer tipo daí resultantes são da
responsabilidade do utilizador/operador e não do
fabricante.
Chamamos a atenção para o facto de os nossos
aparelhos não terem sido concebidos para uso
comercial, artesanal ou industrial. Não assumi-
mos qualquer responsabilidade se o aparelho for
utilizado no comércio, artesanato ou indústria ou
em actividades equiparáveis.
4. Dados técnicos
Tensão de rede: ......................220-240 V ~ 50 Hz
Potência nominal absorvida máx.: ............... 20 W
Tensão nominal de saída: ..........6 V d.c./12 V d.c.
Corrente de saída nominal máx.: ....................1 A
Classe de proteção: ........................................... II
Grau de proteção: .........................................IP65
Temperatura ambiente: ...................- 20°C – 40°C
Capacidade da bateria: ............................3-32 Ah
5.Operação
Antes de estabelecer a ligação, certifi que-se de
que os dados constantes da chapa de caracterí-
sticas correspondem aos dados de rede.
Perigo! Não carregue baterias congeladas.
Tenha em atenção as indicações presentes
nos manuais de instruções do automóvel,
rádio, sistema de navegação, etc.
Nota relativamente ao carregamento au-
tomático
O carregador é automático comandado por
microprocessador, ou seja, é adequado especial-
mente para carregar baterias isentas de manu-
tenção, bem como para o carregamento prolon-
gado e a conservação da carga de baterias que
não estão sempre em utilização, p. ex. para veícu-
los históricos, veículos de recreio, tractores corta-
relvas e semelhantes. Graças ao microprocessa-
dor integrado, o carregamento é feito em várias
fases. A última fase de carregamento, a carga de
conservação, conserva a capacidade da bateria
a 95 – 100%, mantendo a bateria sempre total-
mente carregada. O carregamento não tem de
ser monitorizado. No entanto, não deixe a bateria
sem vigilância em caso de carregamento durante
um longo período de tempo, para que, em caso
de avaria, possa desligar o carregador da rede
eléctrica manualmente.
5.1 Explicação dos símbolos (fi g. 2)
A Carregamento de uma bateria de 6 V (bateria
de chumbo-ácido, bateria AGM e bateria de
GEL)
B Carregamento de uma bateria de 12 V (bate-
ria de chumbo-ácido, bateria AGM e bateria
de GEL)
C LED de erro – Terminais mal ligados (pola-
ridade inversa), curto-circuito, seleção de
tensão de carga para bateria de 6 V errada,
bateria com defeito.
5.2 Ajustes de carga (fi g. 2)
Ligue o carregador à tomada (respeitar os da-
dos técnicos).Os 3 LEDs piscam por instantes.
Em seguida, o LED 12 V pisca rapidamente. Se
a tecla Mode (pos. 1) for premida, a tensão de
carga pode ser ajustada de acordo com a tensão
da bateria existente (6 V ou 12 V).Consoante a
seleção, o LED 6 V ou 12 V piscará rapidamente.
Durante o carregamento, o LED correspondente
pisca lentamente.
5.3 Carregar a bateria:
•
Desaperte ou retire as tampas da bateria
(caso existam).
•
Verifique o nível do ácido da bateria. Se ne-
cessário, ateste com água destilada (se pos-
sível). Atenção! O ácido das baterias é corro-
sivo. Se salpicar ácido, lave de imediato com
água abundante e, em caso de emergência,
consulte um médico.
•
Ligue primeiro o cabo de carga vermelho ao
polo positivo da bateria.
•
De seguida, ligue o cabo de carga preto à
carroçaria afastado da bateria e da tubagem
da gasolina. Consoante a tensão da bateria
ajustada, o LED 6 V ou 12 V pisca lentamen-
te.
•
Aviso! Normalmente, o polo negativo da ba-
teria está ligado à carroçaria e para carregar
proceda como descrito anteriormente. Em
casos excecionais, pode acontecer estar o
polo positivo ligado à carroçaria (ligação à
terra positiva). Neste caso, ligue o cabo de
carga preto ao polo negativo da bateria. A
seguir, ligue o cabo de carga vermelho à car-
roçaria afastado da bateria e da tubagem da
gasolina.
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