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Desligue o motor antes de realizar qualquer cont-
rolo da lâmina. Lembre-se de que a lâmina ainda
continua a girar durante alguns segundos depois
de ter desligado o motor. Nunca tente parar a
lâmina. Verifi que regularmente se a lâmina está
correctamente fi xada, em bom estado e bem
afi ada. Caso contrário afi e ou substitua a lâmina.
Caso a lâmina em movimento bata num objecto,
pare a máquina e espere até que a lâmina fi que
totalmente parada. Em seguida, verifi que o esta-
do da lâmina e do suporte da lâmina. Caso esteja
danifi cada, deve ser substituída.
6.3 Desligar o motor
Para desligar o motor, solte o manípulo de
arranque/paragem do motor (fi g. 5a/pos. 1a).
Desligue o cachimbo da vela de ignição, para
evitar que o motor entre em funcionamento. Antes
de ligar novamente o motor, verifi que o cabo do
travão do motor. Verifi que se o cabo está monta-
do correctamente. Troque o cabo para desligar se
este estiver dobrado ou danifi cado.
6.4 Esvaziar o saco de recolha da relva
Se o saco de recolha estiver cheio, o caudal de ar
é reduzido e o indicador do nível de enchimento
(4b) fi ca bem encostado ao saco de recolha (fi g.
13). Esvazie o saco de recolha e liberte o canal
de expulsão.
Perigo! Antes de retirar o saco de recolha,
deve desligar o motor e esperar que o aces-
sório de corte pare.
Para retirar o saco de recolha deve elevar a
portinhola de expulsão com uma mão e tirar o
saco de recolha junto à pega de transporte com
a outra (Fig. 14). Ao desenganchar o saco de
recolha, a portinhola de expulsão cai e fecha a
abertura de expulsão traseira, conforme previsto
nas normas de segurança. Caso restos de relva
fi quem presos na abertura, deve puxar o corta-
relvas aproximadamente 1 cm para trás para
facilitar o accionamento do motor.
Os restos de relva existentes na carcaça do
corta-relvas e na ferramenta de trabalho não
devem ser removidos com a mão ou com os pés,
mas com meios auxiliares adequados, p. ex. uma
escova ou uma vassoura de mão.
Para garantir uma boa recolha da relva, deve-
se limpar o saco de recolha e especialmente a
grelha de ar interior depois de cada utilização.
Engate o saco de recolha apenas quando o
motor estiver desligado e o dispositivo de corte
parado.
Eleve a portinhola de expulsão com uma mão e,
com a outra, segure o saco de recolha junto ao
punho, engatando-o a partir de cima.
7. Limpeza, manutenção,
armazenagem, transporte
e encomenda de peças
sobressalentes
Perigo!
Não trabalhe ou toque em peças condutoras de
corrente da ignição com o motor em funciona-
mento. Antes de todos os trabalhos de manu-
tenção e conservação desligue o cachimbo da
vela de ignição. Nunca execute qualquer trabalho
no aparelho em funcionamento. Os trabalhos que
não estiverem descritos neste manual de inst-
ruções devem apenas ser efectuados por uma
ofi cina autorizada.
7.1 Limpeza
O corta-relvas deve ser bem limpo depois de
cada utilização. Em especial o lado inferior do
aparelho e o suporte da lâmina. Para o efeito, vire
o corta-relvas para trás, pressionando a barra de
condução para baixo.
Nota: Antes de virar o corta-relvas, esvazie com-
pletamente o depósito de combustível com uma
bomba de sucção de gasolina. O corta-relvas não
deve ser virado mais do que 90 graus. Para facili-
tar, remova a sujidade e a relva imediatamente a
seguir a ter cortado a relva. Os resíduos de relva
e sujidade secos podem prejudicar o funciona-
mento do corta-relvas. Verifi que se o canal de ex-
pulsão da relva se encontra livre de resíduos de
relva, removendo-os se necessário. Nunca limpe
o corta-relvas com um jacto de água ou com uma
lavadora de alta pressão. Certifi que-se de que
não entra água para o interior do aparelho. Não
deve utilizar produtos de limpeza agressivos,
como solventes ou benzina.
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