ATENÇÃO
Indicações sobre uso correto dos cintos de segurança
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Nunca deverá utilizar um cinto de segurança para duas pessoas (mesmo
que sejam crianças), o cinto de segurança também não pode ser colocado
sobre uma criança transportada no colo de um ocupante.
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A lingueta de fecho só deve ser inserida na caixa de travamento perten-
cente ao respectivo banco. A protecção de um cinto de segurança incorrec-
tamente colocado é menor, o que aumenta o risco de ferimentos.
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O encaixe da lingueta na caixa de travamento não pode estar obstruído,
caso contrário não será possível encaixar a lingueta.
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O vestuário muito espesso e largo (sobretudo sobre um casaco, p. ex.) im-
pede que o cinto fique bem ajustado, impedindo o seu funcionamento cor-
recto.
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É proibida a utilização de molas ou outros objectos para ajustar os cintos
de segurança (p. ex. para encurtar os cintos de segurança para pessoas de
baixa estatura).
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Os cintos de segurança dos bancos traseiros só podem funcionar correta-
mente se o encosto do respetivo banco estiver devidamente bloquea-
do » Página 84.
ATENÇÃO
Indicações para a manutenção de cintos de segurança
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O cinto deverá ser mantido limpo. A sujidade na correia do cinto pode
afectar o funcionamento do enrolador automático » Página 175, Cintos de
segurança.
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Os cintos de segurança não devem ser desmontados nem modificados de
qualquer forma. Não tente reparar por si mesmo os cintos de segurança.
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Verifique regularmente o estado dos cintos de segurança. Se detetar da-
nos no cinto de segurança, nas uniões dos cintos, no enrolador automático
ou na lingueta, o cinto de segurança correspondente deve ser substituído
numa oficina especializada.
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Os cintos de segurança danificados, sujeitos a esforços durante um aci-
dente e, por isso, demasiado esticados, devem ser substituídos - de prefe-
rência numa oficina especializada. Além disso, devem examinar-se também
as fixações dos cintos de segurança.
Aviso
Respeite as disposições legais nacionais relativas à utilização dos cintos de se-
gurança.
O princípio físico de uma colisão frontal
Fig. 4 Condutor sem cinto de segurança / passageiro traseiro sem cinto
de segurança
Leia e observe primeiro na página 10.
Logo que começa a deslocar-se, tanto o veículo como os seus ocupantes ficam
sujeitos à energia da deslocação, denominada energia cinética.
A importância da energia cinética depende, principalmente, da velocidade do
veículo e do seu peso, incluindo o dos ocupantes. Quanto mais elevados forem
o peso e a velocidade, maior será a quantidade de energia a absorver em caso
de acidente.
A velocidade do veículo é o fator mais importante. Se duplicar a velocidade, por
exemplo de 25 km/h para 50 km/h, a energia cinética torna-se quatro vezes
maior.
A ideia de que o corpo pode ser amparado com as mãos, no caso de um aciden-
te ligeiro, está errada. Mesmo em caso de embates a velocidades relativamen-
te baixas, são exercidas forças sobre o corpo que não podem ser suportadas.
Mesmo que conduza apenas a uma velocidade entre 30 e 50 km/h, as forças
exercidas sobre o corpo, em caso de acidente, podem facilmente ultrapassar o
peso de uma tonelada (1000 kg).
P. ex., ao circular a 50 km/h, o peso de uma pessoa de 80 kg «aumenta» para
4,8 toneladas (4 800 kg).
Numa colisão frontal os ocupantes sem cinto de segurança são projetados pa-
ra a frente e embatem descontroladamente em partes do habitáculo, como p.
ex. volante, painel de bordo ou pára-brisas » Fig. 4 -
. Os ocupantes podem
mesmo, sob determinadas circunstâncias, ser projectados para fora do veículo,
o que pode provocar ferimentos muito graves ou mesmo mortais.
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Cintos de segurança