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5
Fixar o braço do portão à corrediça
O tirante recto está já pré-montado.
Instalação recomendada:
Separar a corrediça do automatismo puxando pela pega vermelha e
empurrá-la, à mão, no sentido do portão. Com o portão fechado, pren-
der o tirante curvado (1) com a cavilha (2) à peça de fixação do portão
e bloquear com o contrapino (3). Com um parafuso (4), unir o tirante
recto ao curvado com uma sobreposição de 2 orifícios e bloqueá-los
com uma porca (5). Escolher os orifícios de forma que o braço do
portão forme um ângulo de aprox. 30-40°.
Nota: O braço do portão curvado poderá não ser necessário se o
batente do portão tiver sido fixo na extremidade mais acima do portão.
Colocar a pega de desbloqueio de emergência a uma altura
de, no mínimo, 1,8 m.
Aplicar o símbolo de informação amarelo relativo ao bloqueio
(autocolante) no cabo da pega do portão.
Ligação eléctrica
Para evitar ferimentos e danos no equipamento, o automa-
tismo do portão apenas deve ser accionado se tal estiver
expressamente indicado no presente manual.
A ficha de alimentação tem de estar sempre acessível, de modo a
poder ser desligada.
Acessório opcional
Instalação de um sensor fotoeléctrico
Após a instalação e a regulação do automatismo do portão, pode ser
instalado um sensor fotoeléctrico. O manual de instalação está incluído
no material fornecido com o sensor fotoeléctrico. Com o sensor
fotoeléctrico opcional, assegura-se que o portão se abre, ou per-
manece aberto, se existirem pessoas, nomeadamente crianças
pequenas, na área do portão. Através do sensor fotoeléctrico, um
portão que se esteja a fechar é elevado ou um um portão aberto é
impedido de se fechar, se alguém na área do portão estiver a inter-
romper o raio. Recomenda-se a utilização de um sensor eléctrico
sobretudo a famílias com crianças pequenas.
Regular as posições finais e a força de
tracção
1. Abrir a tampa da luz.
2. Premir e manter premido o botão “P” até que o LED3 comece a
piscar.
3. Premir e manter premido o botão “+” até que o portão esteja
completamente aberto. Se necessário, corrigir com o botão “-”.
4. Premir novamente e de forma breve o botão “P”, o LED2 começa a
piscar.
5. Premir e manter premido o botão “-” até que o portão esteja
completamente fechado. A calha não deve curvar para cima.
Se necessário, corrigir com o botão “+”.
6. Premir novamente e de forma breve o botão “P”. Neste momento, o
automatismo abre automaticamente o portão por completo e fecha-o
novamente por completo. Agora, a potência necessária do automa-
tismo é regulada automaticamente.
Notas:
Não desligar o automatismo durante este processo. Em caso de inter-
rupção, o processo terá de ser repetido. Se o portão embater contra a
guarnição do portão e inverter o sentido, a posição final do automa-
tismo não está regulado correctamente, sendo que o automatismo bate
com demasiada força na guarnição. Ajustar novamente a posição final
e encurtar o percurso. A calha do automatismo, na posição de “Portão
fechado”, não deverá curvar para cima em demasia.
Regulação da potência do automatismo:
Opção 1: Na instalação do automatismo, é regulada, em primeiro
lugar, a do percurso (ABRIR-FECHAR) e a força de trabalho ideal.
Opção 2: Retirar a ficha de alimentação do automatismo durante
aprox. 10 segundos. Em seguida, accionar o automatismo com o tele-
comando ou o interruptor de parede e abrir e fechar o portão completa-
mente.
Nota: antes de alterar a regulação da potência, é necessário verificar
se o portão está em perfeito estado de funcionamento (funcionamento
suave). O automatismo não pode ser considerado um equipamento
auxiliar de um portão em mau estado de funcionamento. Verifique se o
portão funciona correctamente antes de efectuar quaisquer alterações
às regulações do automatismo, desbloqueando o portão do acciona-
mento e abrindo-o e fechando-o manualmente.
Testar o retorno automático
de segurança
O retorno automático de segurança tem de ser submeti-
do a um teste. Ao tocar num obstáculo de 50 mm
de altura que se encontre no chão, o portão da garagem
tem de recuar. Uma regulação incorrecta do automatismo do
portão pode provocar ferimentos graves aquando do movimento
de fecho. Repetir o teste uma vez e, se necessário, efectuar as
alterações necessárias.
Teste do obstáculo:
Colocar um obstáculo com 50 mm de altura (1) no chão, sob o portão
da garagem. Descer o portão. O portão tem de recuar ao tocar no
obstáculo. Se parar ao tocar no obstáculo, o portão não desce o sufi-
ciente. Neste caso, programar de novo ambas as posições finais (ver
9.1).
Se o portão recuar ao embater no obstáculo de 50 mm de altura,
remover o mesmo e fechar e abrir o portão por completo. O portão não
pode recuar se tiver atingido a posição de “Fechado”. Se, no entanto,
recuar, ambas as posições finais têm de ser novamente programadas
(ver 9.1).
Teste de abertura: Colocar 20 kg no centro do portão. O portão não
deverá subir.
7.6
8
8.1
9.1
9.2
Regular o portão e testar
O automatismo do portão apenas deve ser operado se a
pessoa responsável conseguir visualizar toda a área do
portão, esta estiver isenta de obstáculos e o automatismo do
portão estiver regulado correctamente. Ninguém deve atravessar o
portão enquanto este estiver em movimento.
Antes da primeira colocação em funcionamento, certifique-se de que
todos os equipamentos que não sejam necessários estão desligados.
Retire todos os acessórios de montagem e ferramentas da área de
deslocação do portão.
9
Ligar a unidade de accionamento
Ligar o automatismo do portão, de acordo com as normas e dis-
posições em vigor no país, a uma tomada com terra correctamente
instalada.
NOTA: Com a ligação do automatismo, a luz do mesmo é também
accionada por breves instantes.
8.2
Na parte traseira do botão, encontram-se dois terminais roscados (1,2).
Devem ser cortados aprox. 6 mm de isolamento do fio (4). Separar os
fios o suficiente para poder ligar o fio branco e vermelho a um terminal
roscado (1) e o fio branco ao outro terminal roscado (2).
Botão de parede luminoso: com os parafusos para chapa fornecidos
(3), montá-lo numa parede interior da garagem. No caso de paredes de
gesso cartonado ou de betão, efectuar previamente orifícios com 5 mm
de diâmetro e utilizar buchas. Recomenda-se a montagem junto à
entrada lateral da garagem, fora do alcance das crianças. Enroscar
ambos os parafusos cuidadosamente, sem os apertar, para não dani-
ficar a caixa em plástico. Fazer passar o fio ao longo da parede até
chegar ao automatismo do portão, passando pelo tecto. Para a fixação
do fio, utilizar abraçadeiras de prego. Fazer passar o fio de cima até ao
terminal, passando-o pela calha para cabos. Os terminais de ligação
(7) do lado esquerdo do automatismo encontram-se no rebaixo junto
ao botão de programação. Ligar o fio aos orifícios destes terminais da
seguinte forma: vermelho e branco ao vermelho e branco ao branco.
Todos os interruptores e botões montados na parede devem
estar instalados fora da área do portão ou da área das cal
has do portão, a uma altura de 1,5 m.
Junto a estes interruptores, deve ser colocada uma placa de aviso para
a protecção das crianças.
Ligar o botão de parede luminoso