PPA Pivo Avião Mono Manual do proprietário

Tipo
Manual do proprietário
MOTOPPAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE AUTOMATIZADORES LTDA.
Av. Dr. Labieno da Costa Machado, 3526 - Distrito Industrial - CEP 17400-000 - Garça - SP - Brasil
www.ppa.com.br
0800 550 250
AVIÃO
PIVO
ATENÇÃO:
Não utilize o equipamento
sem antes ler o manual de
instruções.
Manual Técnico
AVIÃO
PIVO
AVIÃO
PIVO
AVIÃO
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ÍNDICE
INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA ....................................................................... 3
CARACTERISTICAS TÉCNICAS ...................................................................................................... 4
FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA INSTALAÇÃO ............................................................... 5
INSTALAÇÃO ELÉTRICA .................................................................................................................. 5
CUIDADOS COM O PORTÃO ANTES DA AUTOMATIZAÇÃO .............................................. 7
INSTALAÇÃO E FIXAÇÃO DO AUTOMATIZADOR .................................................................. 7
MANUTENÇÃO ...............................................................................................................................13
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INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA
Recomendação:
Para a instalação do equipamento, é impor-
tante que o instalador especializado PPA
siga todas as instruções citadas neste ma-
nual técnico e no manual do usuário.
Munido do manual do usuário, o instala-
dor deve apresentar todas as informações,
utilizações e itens de segurança do equipa-
mento ao usuário.
Antes de utilizar o automatizador, leia e siga
rigorosamente todas as instruções contidas
neste manual.
-Antes de instalar o automatizador, certi-
que-se de que a rede elétrica local é com-
patível com a exigida na etiqueta de identi-
cação do equipamento;
-Não ligue a rede elétrica até que a instala-
ção / manutenção seja concluída. Faça as
ligações elétricas da central de comando
sempre com a rede elétrica desligada;
-Após a instalação, certique-se de que as
peças do portão não se estendem pelas
vias e passeio público;
-É obrigatório o uso de dispositivos de des-
ligamento total na instalação do automati-
zador
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CARACTERISTICAS TÉCNICAS
*O automatizador está disponível nos modelos m de curso ANALÓGICO, DIGITAL ou HÍBRIDO. Verique o modelo do auto-
matizador na embalagem ou etiqueta do produto.
**Altura máxima é calculada pelo valor obtido na descrição do produto (valor em metro) aplicado na equação.
TIPO DE AUTOMATIZADOR Pivotante Pivotante
MODELO Monofásico Monofásico
TENSÃO NOMINAL 220 V 127 V
FREQUÊNCIA NOMINAL 60 Hz 60 Hz
POTÊNCIA NOMINAL 260 W 335 W
ROTAÇÃO DO MOTOR 1740 RPM 1740 RPM
CORRENTE DO MOTOR 1,2 A 3,0 A
REDUÇÃO 2:30 2:30
VELOCIDADE LINEAR 7m/min 7m/min
MANOBRAS 50 ciclos/h 50 ciclos/h
GRAU DE PROTEÇÃO IPX4 IPX4
TRILHO Alumínio Alumínio
FAIXA DE TEMPERATURA -5°C / +50°C -5°C / +50°C
TIPO DE ISOLAMENTO Classe B, 130°C Classe B, 130°C
FIM DE CURSO Analógico / Digital /
Híbrido *
Analógico / Digital /
Híbrido *
MASSA MÁXIMA DA FOLHA
DO PORTÃO 125 Kg 125 Kg
DIMENSÃO MÁXIMA DO
PORTÃO
ALTURA** = (Valor em
metro – 0,5)
COMPR. = 4,0 m
ALTURA** = (Valor em
metro – 0,5)
COMPR. = 4,0 m
PIVO AVIÃO
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FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA INSTALAÇÃO
Segue abaixo algumas ferramentas necessárias para a instalação do automatizador:
INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Para a instalação elétrica, a rede deverá conter as seguintes características:
-Rede elétrica 127 V ou 220 V;
-Ter disjuntores de 5 A na caixa de distribuição de energia elétrica;
-Eletrodutos de 3/4" de diâmetro entre a caixa de distribuição de energia elétrica e
o dispositivo de desligamento total;
-Eletrodutos de 3/4" de diâmetro entre o dispositivo de desligamento total e o pon-
to de ligação do automatizador;
-Eletrodutos de 1/2" de diâmetro para botoeiras externas e opcionais;
-Eletrodutos de 1/2" de diâmetro para fotocélulas de segurança (opcional).
ALICATE ARCO DE SERRA CHAVE CANHÃO CHAVE DE FENDA CHAVE FIXA
ESCADA
MÁQUINA DE SOLDA MARTELO NÍVEL TRENA
ESQUADRO FURADEIRA LÁPIS LIXADEIRA
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- O cabo para a ação xa deve estar conforme a NBR NM 247-3;
- O condutor de alimentação, de um produto de uso interno, deve
ser um cabo exível 3 x 0,75 mm²; 500 V, conforme a norma NBR
NM 247-5;
- O condutor de alimentação, de um produto de uso externo, deve
ser um cabo exível 3 x 0,75 mm²; 500 V, conforme a norma IEC
60245-57.
É obrigatório que o terminal
de aterramento seja ligado ao
cabo de aterramento da rede.
IMPORTANTE
O aparelho deve ser alimentado através de um dispositivo de cor-
rente diferencial residual (DR), com uma corrente de operação resi-
dual nominal excedendo 30 mA.
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CUIDADOS COM O PORTÃO ANTES DA AUTOMATIZAÇÃO
Antes de aplicar o automatizador ao portão, alguns procedimentos deverão ser
tomados:
-Verique o desempenho do portão antes de iniciar a instalação da máquina;
-Verique o esforço exigido para movimentar o portão. Deve-se deslocá-lo com
suavidade em todo o percurso. Para vericar esse esforço, movimente o portão a
uma distância de 80 cm do ponto de giro (local onde o automatizador exerce força
para movimentar);
-O portão deverá ter uma estrutura resistente e, tanto quanto possível, inderfomável.
INSTALAÇÃO E FIXAÇÃO DO AUTOMATIZADOR
Antes da instalação do automatizador, remova todos os cabos des-
necessários e desative qualquer equipamento ou sistema ligado à
rede elétrica.
Para xar o equipamento, siga atentamente as instruções abaixo:
1º Passo: Com o portão totalmente fechado, encontre o centro da base superior
das folhas e marque com um lápis entre 1,5 a 2,0 cm, acima das folhas, depois xe
o suporte conforme gura abaixo.
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2º Passo: Insira o stop de fechamento.
3º Passo: Insira o stop de abertura.
4º Passo: Coloque novamente a tampa superior no trilho.
Observação:
Automatizador com trilho
de aço, o stop deverá ser
feito nas folhas do portão.
Observação:
Automatizador com trilho
de aço, o stop deverá ser
feito nas folhas do portão.
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5º Passo: Para xar a máquina, prenda a extremidade do trilho, oposta ao motorre-
dutor, no suporte xado na parede.
6° Passo: Levante o automatizador até encontrar a posição de nível do trilho (para-
lelo a laje ou suporte de xação) e faça a xação do motorredutor.
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7° Passo: Abra as folhas do portão em 90°.
8° Passo: Ajustar o stop de abertura no trilho aproximadamente 1,5 cm do pino de
articulação do trilho.
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9° Passo: Aproximar a porca acionadora no stop de abertura e xar a haste
(geralmente do mesmo comprimento do trilho).
10° Passo: Com as folhas do portão aberta em 90°, xe o outro lado das hastes,
com auxilio de uma chapa “L (não fornecida).
Obs.: Quanto mais próximo a haste for xada do início da folha do portão, maior
será o travamento do automatizador.
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11° Passo: Feche as folhas do portão. Ajuste o stop de fechamento no trilho de
forma que o mesmo amorteça a porca acionadora no fechamento do portão.
Obs.: Caso a porca acionadora chegue ao nal do curso do trilho sem o fechamen-
to total das folhas, diminua o comprimento da haste.
INSTALAÇÃO DO FIM DE CURSO ANALÓGICO
1º Passo: Posicione os reeds de m de curso de abertura e fechamento, de forma
que acionem quando a folha do portão completar seu movimento. Conecte o m
de curso na central de comando.
Antes do funcionamento do automatizador, é obrigatório parafusar
a tampa da central com 4 parafusos 3,0 x 10 mm (disponível no kit).
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CENTRAL DE COMANDO:
Verique na etiqueta xada no produ-
to (conforme modelo ao lado) qual é
a central do automatizador. Feito isso,
consulte o manual da central que está
disponível para download em www.
ppa.com.br e realize todas as con-
exões e congurações.
Lote:
Código:
Modelo:
Redução:
Tecnologia:
Voltagem:
Central:
Tamanho:
Montagem:
Carenagem:
Engrenagem:
MANUTENÇÃO
Na tabela abaixo, serão citados alguns PROBLEMAS — DEFEITOS, PROVÁVEIS
CAUSAS E CORREÇÕES —, que poderão ocorrer em seu Automatizador. Antes de
qualquer manutenção, é necessário o desligamento total da rede elétrica.
DEFEITOS PROVÁVEIS CAUSAS CORREÇõES
Motor não liga /
não movimenta
A) Energia desligada
B) Fusível aberto / queimado
C) Portão travado
D) Fim de curso com defeito
A) Certique-se de que a rede
elétrica esteja ligada corretamente
B) Substitua o fusível com a mesma
especicação
C) Certique-se de que não exista
nenhum objeto bloqueando o
funcionamento do portão
D) Substitua o sistema de nal de
curso (analógico e/ou digital)
Motor bloqueado A) Ligação do motor invertido
B) Portão ou acionador travados
A) Verique os os do motor
B) Coloque em modo manual e
verique separadamente
Central eletrônica
não aceita
comando
A) Fusível queimado
B) Rede elétrica desligada
(alimentação)
C) Defeito no controle remoto
descarregado
D) Alcance do transmissor (controle
remoto)
A) Troque o fusível
B) Ligue a rede (alimentação)
C) Verique e troque bateria
D) Verique a posição da antena
do receptor e, se necessário,
reposicione-a para garantir o
alcance
Motor só roda para
um dos lados
A) Fios do motor invertidos
B) Sistema de nal de curso
invertidos
C) Defeito na central de comando
A) Verique a ligação do motor
B) Inverta o conector do m de
curso (analógico e/ou digital)
C) Substitua a central de comando
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